terça-feira, 3 de maio de 2011

Prescrição de medicamentos deve favorecer paciente



 A prescrição de medicamentos favorece paciente

A Medicina da Unesp em  Botucatu-SP  lança  curso para ensinar  alunos de quarto ano de medicina  a   prescrever  remédios
Objetivo é acabar com letra ilegível dos profissionais e ensinar os estudantes a fazerem escolhas, baseadas em quatro critérios: eficácia, segurança, facilidade de acesso e custo; o curso estará  disponível online para médicos do SUS (Sistema Único de Saúde)

Este curso pioneiro criado em 2003, na Faculdade de Medicina da UNESP em Botucatu-SP  e só agora, em parceria com o Ministério da Saúde, estará disponível online a todos os profissionais do SUS. A professora Thais Queluz destaca dois objetivos principais do curso criado por ela.  “O primeiro é o de conscientizar os alunos de Medicina, que a receita médica é um documento do paciente e, portanto, ele precisa entender o que está escrito nela. Não pode ter abreviações, a letra tem de ser legível, a dosagem e a forma de administração devem estar claras”, afirma a professora.

O maior desafio, porém, é ensinar os estudantes a fazer uma escolha racional. “Mostramos  como buscar evidências científicas que a selecionar a droga com base em quatro critérios: eficácia, segurança, facilidade de acesso e custo”, explica Thais. Por exemplo, se existem dois remédios semelhantes, afirma, deve-se optar pelo mais barato. O. assédio da indústria  farmacêutica, com seus brindes e amostras grátis impede  os médicos de seguirem  esta orientação.

Com recursos do Ministério da Saúde, em 2010, para Thais desenvolver  uma  versão online do curso, que nos próximos meses estará disponível no portal da Universidade Aberta do SUS,  em fase de teste.
Fonte: Jornal O Estado  de  S. Paulo / Abril de 2011.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morre o terrorista mais procurado


Morre Osama Bin Laden. Ele foi  morto por forças norte-americanas, em sua casa, próximo ao Pasquistão depois de 10 anos do atentado às “Torres Gêmeas”, nos Estados Unidos.  que ocorreu em 11 de setembro de 2001. A partir desta data os EUA que se considerava um país  poderoso, mais bem equipado em termos de combate ao terrorrismo começou a tomar providências mais rígidas quanto seu espaço aéreo, demonstrando uma defesa vulnerável a esse tipo de ação.