sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Morre o ditador da Líbia

- Morre Miomar Kadafi em Sirte, local em que nasceu. Foi morto por rebeldes líbios. O ditador que "governou" a Líbia com "maõs de ferro" por 42 anos.  Ele dizia que só deixaria o poder morto.
A revolução começou em Dezembro do ano passado (2010) é uma vitória para o povo Líbio e sossego para os países europeus.


Aos 70 anos ele era muito vadoso e excêntrico. 









A presidenta do Brasil, Dilma Roussef disse que o Brasil pode auxiliar na reconstrução da Líbia. 



Salve o Corinthians

Maquete
De acordo com a FIFA, o Corinthians em sua nova sede, em Itaquera - um bairro da zona Leste da cidade de São Paulo - Capital vai  sediar a abertura da Copa do mundo, no Brasil em 2014. 


E a final será no Rio de Janeiro.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ETA - declara um declara um cessar-fogo definitivo





ETA - declara um  declara um cessar-fogo definitivo




"As detenções continuarão e seguiremos com a perseguição daqueles que não respeitam as leis"
José Luis Rodríguez Zapatero, chefe do governo espanhol
"Duas pessoas foram detidas na Espanha e na França por suspeita de envolvimento com a organização terrorista ETA. As detenções ocorrem um dia depois de o ETA declarar um cessar-fogo "permanente, geral e verificável.”
Os detidos, especialistas em informática, são um homem, identificado como Iraitz Guesalaga e presona  cidade francesa de Ciboure, e uma mulher, Itsaso Urtiaga que foi detida na localidade espanhola de Zarautz. A Guarda Civil os acusa de ter dado aulas sobre o uso de computadores a membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do grupo separatista basco na Venezuela.
O chefe do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, mostrou descrença diante do anúncio de "trégua" do ETA, e afirmou que a política antiterrorista do país será mantida. "Ou seja, as detenções continuarão e seguiremos com a perseguição daqueles que não respeitam as leis”, destacou. Ele disse ainda que não permitirá ser "enganado" pela organização armada".
"O comunicado do ETA não serve: tem que dar passos muito mais contundentes e definitivos: não vamos permitir que nos enganem", completou, deixando claro que o governo espanhol e diversas forças políticas consideraram insuficiente o anúncio porque não declara o fim definitivo da violência no país. Zapatero ainda deixou claro que "não haverá nenhum tipo de diálogo" com a organização armada e que não será aceita "nenhuma condição política que possa servir para os objetivos do grupo terrorista".
(Com agência EFE)

História


- ETA - O grupo terrorista separatista basco ETA foi criado em 1959 durante a ditadura de direita do general Francisco Franco. Sigla para a frase em basco, Euskadi Ta AskatasunaPaís Basco e Liberdade, o grupo foi fundado com o objetivo de conseguir independência para o País Basco --região que abrange o norte da Espanha, parte da região de Navarra e o sudoeste da França.




Menino passa de bicicleta por símbolo do ETA em Alsasua
O ETA surgiu como uma dissidência do Partido Nacionalista Basco (PNB), fundado em 1894 para obter, pelas vias políticas, a independência da região. O partido conseguiu sobreviver, ilegalmente, pela ditadura de Franco com a manutenção de um quartel general em Paris, na França.


Um grupo de jovens partidários, cansados da falta de conquistas do partido e de sua rejeição ao confronto armado, fundou o ETA. Nos próximos anos, a nova organização desenvolveu-se com a ajuda dos marxistas e estabeleceu o socialismo revolucionário como objetivo.


Em 1966, na quinta conferência do grupo, o ETA dividiu-se ideologicamente em duas alas: os nacionalistas, ou ETA-V, que mantiveram o ideal original de autonomia basca, e os ideologistas, ou ETA-VI, que favoreciam a linha marxista de independência basca e engajaram na campanha de violência e assassinatos.


Cerca de dois anos depois da divisão, o grupo começou efetivamente sua campanha de violência na Espanha --principalmente com atentados com carros-bomba e assassinatos de alvos específicos. A primeira vítima foi Meliton Manzanas, chefe de polícia na cidade basca de San Sebastian. Ele foi morto a tiros em 7 de junho de 1968.


Atualmente, o grupo é responsabilizado por ao menos 850 mortes.


O regime de Franco tentou acabar com o ETA nas Províncias bascas com prisões, espancamentos e até mesmo tortura. Até o começo dos anos 70, os principais líderes haviam sido presos pela polícia e submetidos a julgamentos em tribunais militares na cidade de Burgos.


Nas duas décadas seguintes, contudo, o ETA receberia a adesão de cerca de mil membros de uma população regional de cerca de 2 milhões. O grupo alternava entre as medidas políticas e os atentados violentos na luta pela independência regional.


Depois da morte de Franco, em 1975, os governos democráticos da Espanha fizeram avanços no estabelecimento da autonomia regional das Províncias bascas e ofereceram perdão aos membros do ETA que renunciassem ao terrorismo.


Na década seguinte, contudo, o número de mortes em atentados a bomba e assassinatos do ETA aumentaram significativamente --a maioria dos alvos eram militares, juízes e membros do governo.


Nos anos 90, a França ampliou a cooperação com a Espanha na campanha contra os terroristas --que tradicionalmente buscavam refúgio no país vizinho.


Os partidos políticos ligados ao ETA também foram banidos. Anteriormente, partidos como Batasuna conseguiam cerca de 12% dos votos.


Em setembro de 1998, o ETA declarou cessar-fogo, que durou 14 meses. Em março de 2006, anunciou uma trégua permanente. Em dezembro do mesmo ano, contudo, o grupo realizou um ataque a bomba no aeroporto de Madri que deixou vários mortos. Em junho de 2007, cancelou oficialmente o cessar-fogo.


Em janeiro de 2008, sob aceno do ETA por um novo acordo, o presidente do governo espanhol, Jose Luis Rodriguez Zapatero, fecha a porta para o diálogo e diz que o único caminho é a rendição unilateral.


Em 30 de janeiro deste ano, o ETA anunciou que continuará lutando no aniversário de 50 anos de sua fundação.


As autoridades realizaram desde então uma série de prisões de líderes importantes do ETA e afirmam que o grupo basco foi reduzido e enfraquecido a um grupo pequeno de comandos com dois ou três membros cada.


A lista de detidos inclui Jurdan Martitegi, ex-líder militar do ETA conhecido como "o gigante", um suposto líder do grupo Mikel Albisu Iriarte, conhecido como Mikel Antza, e o líder Francisco Javier Lopez Pena, conhecido como Thierry.


Há, atualmente, cerca de mil membros do ETA em prisões da Espanha e França.


Com Associated Press, Reuters e Enciclopédia Britannicam setembro de 1998, o ETA declarou cessar-fogo, que durou 14 meses. Em março de 2006, anunciou uma trégua permanente. Em dezembro do mesmo ano, contudo, o grupo realizou um ataque a bomba no aeroporto de Madri que deixou vários mortos. Em junho de 2007, cancelou oficialmente o cessar-fogo.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Imagens de 12 de Outubro de 2011


Nossa Senhora da Aparecida - Padroeira do Brasil

Imagem da Basílica


História

“O rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.

Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros.Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.”

(imagem do wikipédia)

A rainha e padroeira do Brasil


“Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada.

Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.


Rosa de Ouro


Em 1967, ao completar-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário a “Rosa de Ouro”, gesto repetido pelo Papa Bento XVI que ofereceu outra Rosa, em 2007, em decorrência da sua Viagem Apóstolica ao país nesse mesmo ano, reconhecendo a importância da santa devoção.


O maior santuário mariano do mundo

Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.”        Fonte: Wikipédia



O Guardião da Montanha esteve em São Thomé das Letras, no feriado nacional de 12 de outubro, onde além de procissão nas ruas enfeitadas, os sinos da Igreja matriz de São Tomé badalaram muitas vezes, às 6h, às 12h às 18h acompanhada de uma grande queima de fogos. Em Baependi, Caxambu, São Lourenço e Cruzília além dos sinos e a queima de fogos aconteceram carreatas acompanhando a imagem da Nossa Senhora da Aparecida.


Em Cruzília, às 19h na Igreja da cidade, a matriz, que estava lotada de fiéis e o pároco o padre Vicente Deon celebrou a missa em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Aparecida – veja as imagens:











Em Cruzília, a igreja de São Sebastião toda iluminada e enfeitada para a missa celebrada às 19h em 12 de outubro pelo pároco da cidade,  pe. Vicente Deon,  em comemoração ao feriado nacional  da Padroeira do Brasil - Nossa Senhora  da  Aparecida.
Igreja Matriz de Cruzília - MG


Frente da Igreja de São Sebastião em Cruzília-MG
                                                       
Altar preparado para a Nossa Senhora da Aparecida

                  



















sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Começa o horário de verão

Começa o horário de verão



É quando os relógios devem ser adiantados por uma hora a partir das 0h de domingo, 16 de outubro e termina às 0h em 26 de fevereiro  de 2012.

São os Estados que determinam a adesão ao horário de verão. A Bahia este ano aderiu ao HV em função da economia de energia. "Para que a festa comece mais cedo".

O  que altera nosso ritmo biológico.Ter de acordar uma hora mais cedo, em compensação para a maioria dos trabalhadores se termina o dia  de trabalho uma hora mais cedo!

Fim da greve dos correios

Fim da greve dos correios

Fim da greve dos correios

Serão feitos mutirões, nos finais de semana para a entrega de cerca de 180 milhões de correspondências e encomendas.

O que vai exigir trabalho extra para os correios, calculado em até 10 dias. Foram 28 dias de greve. tendo de trabalhar agora 21 dias pra colocar tudo em ordem.