sábado, 28 de janeiro de 2012

Governo publica decreto que altera regras para concessões de rádio e TV


O Decreto sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, que altera as regras para a concessão de novas emissoras de rádio e televisão. Pelo decreto, o conteúdo jornalístico, cultural e educativo será decisivo na escolha do vencedor da licitação. (Diário Oficial da União o Decreto 7.670, de 16 de janeiro de 2012).

Com o novo decreto torna o processo mais rápido e impede que empresas sem qualificação participem e ganhem a outorga e, depois, tenham dificuldade de operar. Até então, o item que mais pesava era o prazo oferecido pelo concessionário para colocar a emissora no ar.

O decreto surge após denúncias veiculadas na imprensa, no ano passado, de que “laranjas” obtinham concessões de emissoras de rádio e TV. “Qualquer candidato à uma concessão terá que apresentar dois pareceres de auditorias independentes, comprovando sua capacidade financeira, como também apresentar projeto indicando a origem dos recursos a serem usados no empreendimento”, afirma o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Antes, quem ganhava uma concessão pagava ao governo a outorga em duas parcelas. Agora, o valor da outorga será cobrado em parcela única. Tal medida visa coibir calotes, uma vez que um grande número de concessionários sequer pagou a primeira parcela de outorgas e outros não pagaram a segunda parte. O Ministério já encaminhou cerca de 100 processos à Advocacia-Geral da União para recuperar as frequências daqueles que não cumpriram com as regras.

Com a mudança, o tempo destinado a programas locais (produzidos no município de outorga) e a produções independentes será utilizado como critério para decidir os vencedores dos leilões. Até agora, essa avaliação levava em conta o tempo destinado a programas jornalísticos, educativos, culturais e informativos. Segundo o Ministério das Comunicações, a nova exigência segue uma diretriz da Constituição, que prevê a valorização de as produções locais e as independentes.


Há expectativa de que o governo federal retome neste ano os editais de leilões de concessões suspensos em 2011. O governo estuda o aumento do valor da caução exigida em cada edital, que hoje é de 1% do valor da outorga.

Para acessar a íntegra do decreto, clique aqui
.

Fonte: FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas  (Agência Brasil)