quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Demonstração de amor, carinho e cuidado com São Thomé...






              Mapa do Parque Municipal Antônio Rosa
                              
 
Os candidatos às eleições deste ano foram convocados pelo “Grupo de Apoio Popular”, a participar no sábado, 25 de agosto, a partir das 13h, do Primeiro Mutirão de Limpeza no Parque Antônio Rosa.
Foram convidados cerca dos 80 candidatos a vereadores (as) e os quatro candidatos à prefeitura de São Thomé das Letras.
                                                                          

“O ´Grupo de Apoio Popular´ é um grupo em formação. A intenção é ser grupo suprapartidário, focando no BEM COMUM, empoderando (dando o poder) o povo, aos cidadãos. É UM GRUPO ABERTO, composto por pessoas, que tem liberdade para votar em quem quiser. A intenção é mobilizar as pessoas para uma participação política para além das urnas de forma consciente e organizada.”

“Nota de esclarecimento sobre 1º Mutirão de Limpeza dos Candidatos”

“Considerando que o Parque Antônio Rosa (Criado pela Lei Municipal Nº 777 de 1997 e tombado pelo COMPHAST e reconhecido pelo IEPHA- MG em 2002) apesar de protegido por lei, não existe um PLANO DE MANEJO ou estrutura de órgão gestor do mesmo. Mesmo em área “urbana” é uma área rupestre remanescente de um terreno Geológico antiquíssimo, as rochas foram formadas pela sedimentação das águas do mar, na era Proterozóica, antes de haver vida celular na terra, rochas depois moldadas pelas ações naturais do tempo. o parque têm limites em área de mosaico de biomas, onde além da beleza, pode-se identificar várias espécies diferentes, é necessário considerar a diversidade de espécies, plantas e animais que carecem de estudo, alguns quem sabe que só existam por aqui”.

“Considerando a constante visitação e a falta de estrutura para a limpeza do parque sempre acontecem MUTIRÕES VOLUNTÁRIOS DA POPULAÇÃO.”

“Este não é o primeiro e nem será o último, portanto vamos nos unir nessas ações coletivas.”

Objetivos do 1º Mutirão de Limpeza dos Candidatos:

1- Convidar a população e candidatos para conhecer a realidade do Parque Antônio Rosa;

2- Sensibilizar a população e comunidade sobre a importância de ações coletivas e voluntárias;

3- População e candidatos Limpar o Parque, retirando lixo e cacos de vidro;


4- Mutirão aberto para a POPULAÇÃO EM GERAL, traga sua sacola de lixo e dê um bom exemplo;

5- Fazer com que os candidatos se comprometam realmente com um plano de manejo prevendo práticas para manutenção e conservação do parque, para que não seja mais necessários os mutirões.

“Não temos vínculos com nenhum partido, a intenção é conscientizar a população e os candidatos sobre a situação do Parque e mobilizar a população e candidatos para a limpeza do Parque Antônio Rosa.” por Karina Do Espírito Santo Ferreira



Com o COMPHAST - Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico São Thomé -, reativado por iniciativa de Bernadette (foto) – Bê da Alpha – iniciou-se então, o processo de tombamento do Parque Municipal Antônio Rosa. O tombamento de um bem público visa a preservação desse bem. E para tanto o IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico - responsável pelo Bem Tombado envia ao poder executivo municipal uma verba para sua manutenção.

 Foram ao Parque Antônio Rosa, demonstrar  amor, carinho e cuidado com São Thomé, os  candidatos da coligação “Mudança Já”, como a candidata à prefeitura de São Thomé, Marisa Maciel, os candidatos e as candidatas ao cargo de vereadores (as) da coligação. E também alguns moradores. 




Tupac Chamorro Lobo (foto) e Gil Farias,  organizadores da limpeza do Parque Antônio Rosa,  eles são do  "Grupo de Apoio Popular" , que está em formação e é aberto a quem queira participar. É suprapartidário, ou seja, que não é ligado a nenhum partido.

Foi o grupo que trouxe sacos de lixo, luvas e a boa vontade de numa tarde de sábado, de colocar a "mão no lixo".
Foram convidados por intermédio do facebook,  os candidatos às eleições municipais deste ano. 
As eleições deste ano elegerão para executivo da cidade, um(a) prefeito(a) e um vice
prefeito.E para o legislativo, ou seja, para Câmara Municipal, nove vereadores(as) dos cerca de 80 candidatos para os "nove cargos" de vereadores.
Luciana, candidata
Aninha, candidata
Geraldo, candidato e Leon, estudante

   
Morador, Marques Leite


Bê, candidata






Imagens são de São Thomé, vistas do Parque Antônio Rosa. 
Que paisagens maravilhosas!         





                 Cada objeto estranho encontrado no Parque Municipal Antônio Rosa


Broa - morador e comerciante

 candidatos pela coligação "Mudança Já"
Val, candidata
                                         
                                                                                 
    
      Pensa que terminou?  Que nada! 
         
    



Veja o clipe final da operação limpeza:





Fim da operação, limpeza no parque...

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Horário reservado ...




A propaganda eleitoral obrigatória e gratuita no rádio e na TV começa dia 21 de agosto e termina para o primeiro turno dia 4 de outubro.



         Para municípios com menos de 50 mil eleitores, as eleições só terão um turno. Este é o caso da maioria dos municípios de Minas Gerais... Minas têm 853 municípios. 

        Agora, para os municípios com mais de 50 mil eleitores, as eleições serão em dois
        turnos.


Fonte: TSE - Tribunal Superior Eleitoral

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Senado aprova diploma para o Jornalista

 

 
Por 60 votos a favor contra quatro votos, a exigência do diploma para o exercício da profissão de Jornalista foi aprovada pelo Senado, em 7 de agosto, no segundo turno. Dentre os quatro votos contra, apenas Aluysio Nunes (PSDB-SP), que manifestou sua opinião contrária ao diploma. “Por volta das 20h30, a PEC dos Jornalistas foi colocada em discussão e votação. A primeira fala, única contrária a manifestar-se no microfone, foi do senador Aluysio Nunes (PSDB/SP)”.
 
 

Após a aprovação da PEC 33/09 no Senado, a Comitiva de Jornalistas reunida em Brasília, agora tem de cobrar o compromisso assumido pelos deputados, quando foram unânimes pela exigência do diploma de jornalista com curso superior para o exercício da profissão.

Aprovação da PEC 33 dos Jornalistas agora é na Câmara dos Deputados.


 
Câmara dos Deputados é o novo palco da luta

“O Senado mostrou sintonia e sensibilidade com o desejo da sociedade e dos jornalistas pela qualificação e valorização do jornalismo. Temos certeza de que, com mais luta e mobilização, a Câmara dos Deputados fará o mesmo”, considera o presidente da FENAJ, Celso Schröder.

No Salão Verde do Congresso Nacional, a comitiva reuniu-se com o presidente e a vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, os deputados Paulo Pimenta (PT/RS), autor da PEC 386/09, e Rebeca Garcia (PP/AM). Posteriormente houve contato, ainda, com o deputado Marco Maia (PT/RS), presidente da Câmara dos Deputados.

A comitiva, com mais de 60 participantes, ocupou as galerias do plenário da Câmara. Com a movimentação dos jornalistas bastante visível, alguns parlamentares, entre eles o deputado André Moura (PSB/SE) – autor do projeto de lei que prevê o estabelecimento de um piso salarial nacional para os jornalistas -, registraram a presença, repercutiram a decisão do Senado do dia anterior e solicitaram mais celeridade na tramitação da matéria na Casa.

Solidariedade e comemoração

A Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) comemorou, no dia 8 de agosto, a aprovação da PEC 33/09. A entidade “defende a valorização da formação universitária, a qual se desdobra em ensino, pesquisa e extensão, e, por oportuno, a Associação destaca a propriedade da recente decisão do Senado Federal e se solidariza com instituições e movimentos sociais no processo de reconhecimento legal do diploma profissional de jornalismo como necessário para o exercício da profissão”, registra a nota emitida.
 
O Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) comemorou, juntamente com a FENAJ e SBPJor. ”Ao somarmos esforços junto ao GT do Diploma da FENAJ, que agora voltará seu trabalho à Câmara dos Deputados, reforçamos a importância da formação jornalística para o exercício da profissão”,

http://youtu.be/jtuOLL3zwxM - Assista o Presidente da Fenaj, Celso Schröder, falando sobre aprovação da PEC – 33/09 do Diploma de Jornalismo para o exercício da profissão.


* Carlos Chagas
 
"A exigência do diploma para jornalistas exercerem a profissão foi aprovada no Senado, quase por unanimidade, pois apenas dois senadores votaram contra. Ainda que a matéria dependa da Câmara, conclui-se haver sido feita justiça, depois que o Supremo Tribunal Federal, em 2009, pronunciou-se contra a obrigatoriedade do diploma.  

 A maioria dos barões da imprensa coloca-se contra a emenda constitucional, assim como aquele bando de jornalistas sabujos, empenhados em bajular o patrão. Além, é claro, de uns poucos bem intencionados coleguinhas que tem todo o direito de pensar e de manifestar-se como bem entendem.
 
 
O argumento fundamental contra o diploma continua pueril: dizem que vai atropelar a liberdade de expressão. Mentira. Acrescentam que o dom de escrever nasce com o indivíduo e que a limitação agride a liberdade. Outra mentira. Ninguém está proibido de escrever em jornal ou de expressar-se pela mídia eletrônica. Apenas, quem não tiver diploma atuará como “colaborador”. Como jornalista, só quem tiver adquirido nos bancos universitários a gama variada de conhecimentos imprescindíveis ao exercício da profissão. Porque ser jornalista não é apenas dispor do dom de escrever ou manifestar-se pelas câmaras e microfones. Exige saber editar, selecionar, apurar, ponderar, respeitar, diagramar, resumir, coordenar e chefiar, predicados mais fáceis de adquirir os que receberem lições ordenadas de Ética, História, Política, Economia, Geografia, Psicologia e quanta coisa a mais?

Replicam os inimigos do diploma que as Faculdades de Jornalismo são fracas, falhas e lamentáveis, deixando de preparar os jovens para a profissão. Ainda que fosse verdade, e não é, a solução parece longe daquela dada pelo cidadão que para acabar com o adultério da mulher decidiu retirar o sofá da sala. Que se melhorem os currículos, que se fiscalize o ensino, que se acabe com os estabelecimentos “PP”, aqueles do “pagou, passou”.

Quanto ao dom de escrever, basta lembrar que o “seu” Manoel, dono do açougue ali da esquina, é um craque na arte de cortar carne. Tira cada filé de dar água na boca. Por isso deve trocar o avental por um jaleco e operar alguém de apendicite, no hospital ao lado? O camelô da rodoviária dispõe de excepcional dom de oratória. Vende tudo o que apresenta em sua bancada. Estará livre para vestir a beca, entrar no tribunal e defender um réu?
 
A conquista do diploma para jornalista exprimiu a mesma progressão de outras exigências. Antes das escolas de medicina os curandeiros podiam exercer a profissão. Hoje, não podem mais. Vale o mesmo para os advogados, os engenheiros e os arquitetos, entre tantas outras atividades.
 
Quem assina estas considerações é jornalista desde 1958, sem jamais haver cursado Faculdades de Comunicação. Naqueles idos, depois de alguns meses na profissão, ia-se ao ministério do Trabalho para o registro profissional, claro que endossado pela empresa na qual trabalhava. Formavam-se assim os jornalistas, que necessitavam preencher o vazio da teoria pela prática continuada. Ficaram lacunas, hoje preenchidas pelo diploma.
 
Mais um adendo: tirando os que honestamente pensam contra, os demais que se opõem escondem a verdadeira razão de porque assim se posicionam: porque é nos bancos universitários que a categoria se aprimora, adquire amor próprio, sentimento de classe e força para exigir das empresas melhores salários,condições de trabalho e respeito à honestidade e veracidade da notícia. Seria preferível, para os barões, dispor apenas da facilidade de escolher sabujos incapazes de pensar e discernir, adeptos da subserviência a interesses nem sempre verazes e honestos..."



* Jornalista


Fonte: Fenaj – Federação Nacional dos Jornalistas

 

 



 
 





 



 

 








 





 


 




 







 





 







 







 







 







 








quinta-feira, 9 de agosto de 2012

"Mudança Já é o que São Thomé quer"

"Mudança Já é o que São Thomé quer"


   "Mudança Já  é o que São Thomé quer"  




 
Deputado federal, Odair Cunha, PT-MG inaugurou
o Comitê "Mudança Já"      

  
O deputado federal , Odair Cunha (PT-MG), que também
é relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do "Carlinhos Cachoeira", esteve em São Thomé em 4 de agosto para inaugurar o Comitê da MUDANÇA JÁ dos candidatos do PT à prefeitura, Marisa Maciel e Tião Benedito .

                                        
  








O deputado Odair ficou pouco tempo em São Thomé das Letras, em função de ter de inaugurar outros 62 comitês do PT - (Partido dos trabalhadores) na região, no final de semana. Estiveram presentes os candidatos à  prefeitura de São Thomé das Letras  e os  candidatos à Câmara   Municipal.   
                                                                              
Marisa Maciel, a candidata a Prefeita pelo PT- Partido dos Trabalhadores - e o Vice-prefeito Tião Benedito já possuem diversas coligações, entre elas: o PDT - Partido Democrático Trabalhista - , o PSDB - Partido da Social Democrácia Brasileira - , o PV - Partido Verde, o PRB - Partido Republicano Brasileiro, por exemplo. 


 Muita gente quer "Mudança já", inclusive ex-aliados do atual governo municipal. Vale lembrar se a Lei da Ficha Limpa tivesse sido aprovada  para estas eleições municipais, muitos candidatos, teriam de desistir da eleição... inclusive o atual governo de São Thomé das Letras. Acesse o link: fraudes eleitorais no sul de minas postado no oblogdoguardiao, em 6 de setembro de 2011.


Foi grande a manifestação de apoio à candidatura de Marisa e Tião Benedito, os mesmos candidatos de quatro anos atrás.

 

Como diz o ditado: "Cada povo tem o governo que merece"... "Chegou a hora do PT mudar São Thomé". Vale lembrar que foi o governo Lula que também é do PT em plena crise internacional pagou a dívida externa do País para o FMI. Hoje, com o governo da presidente Dilma Roussef, o Brasil é que empresta para o FMI - Fundo Monetário Internacional e a crise continua. 
                                                          
           

 

 




                         No quadro abaixo, os vereadores que apoiam a "Mudança Já"