quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta

 Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta

Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta


Oito mentiras que você conta para se enganar durante a dieta

Desculpas simples atrapalham a emagrecer e passam despercebidas na rotina

Por Carolina Gonçalves – Minha Vida

Você sabia que as mulheres contam, em média, 474 mentiras por ano relacionadas a seus hábitos alimentares? Quem faz essa afirmação é uma pesquisa feita pela empresa britânica Timex, que entrevistou 3000 mil mulheres. O estudo revelou que frases como "é só um pouquinho", "só saio da dieta em ocasiões especiais" ou "bebo vinho tinto porque faz bem à saúde" são algumas das mentirinhas preferidas das mulheres. Se você faz parte desse grupo e anda acreditando que esses escorregões não afetam o emagrecimento, saiba que seu corpo não concorda com isso - e a balança menos ainda. Separamos as mentiras mais comuns e conversamos com duas especialistas que explicam por que elas são o terror da sua dieta:
1 DE 8

salada com bacon - Foto: Getty Images Toda a salada é saudável e não vai engordar

Apesar de saber que a salada é uma ótima fonte de nutrientes e o melhor jeito de começar uma refeição, você sempre corre o risco de errar na escolha dos ingredientes. "Normalmente optamos por molhos à base de queijos amarelos , azeitonas, batata palha e croutons são inimigos de uma salada magra", diz a nutricionista Mariana Ribeiro, do Rio de Janeiro. Se a salada for apenas parte do prato, ela deverá ser composta por duas folhas verdes escuras (endívia, rúcula, agrião, alface, escarola) e temperada com limão, azeite extra virgem (uma colher de sobremesa), alho e muitas das ervas, como manjericão, salsinha, orégano e sálvia. Caso a salada seja a refeição completa, acrescente alguma proteína, como peixe, ovos cozidos ou frango desfiado. "Comendo um bom prato de salada como esse, você tem mais saciedade e começa o segundo prato com menos avidez ou então fica satisfeito até a próxima refeição.”
três pequenos bolos de banana - Foto: Getty Images

Bolo sem cobertura pode comer à vontade

É óbvio que bolos com recheios ou coberturas são muito mais calóricos. "Escolher o tipo de bolo evita alguns quilos a mais, receitas com farinha de aveia, quinua, amaranto ou farinha integral são mais saudáveis, assim como aqueles que reduzem ou substituem o açúcar branco por orgânico", aconselha a nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo. "Mas isso não serve como desculpa para comer um bolo inteiro, pois um volume alto excede no valor calórico, ainda que contenha ingredientes magros", afirma a nutricionista Sandra da Silva Maria, da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo. O ideal é sempre ingerir uma porção de 150 gramas - os sabores laranja, limão, cenoura ou fubá são os mais recomendados. "Vamos deixar bem claro que bolo deve ser consumido poucas vezes na semana e nunca diariamente', afirma Sandra. "Se o objetivo for manutenção de peso, de duas a três vezes na semana, se for dieta hipocalórica, uma vez na semana." 
mulher comparando dois produtos no mercado - Foto: Getty Images

Se for light ou diet pode comer mais

Rótulos do tipo light ou diet não servem como justificativa para exageros. A nutricionista Sandra explica que alimentos diet geralmente são isentos de açúcar, sódio ou proteínas. "Para compensar a falta de açúcar, por exemplo, adiciona-se uma maior quantidade de gordura, para conservar o sabor, e os alimentos considerados diet são quase sempre mais calóricos que o normal, não sendo indicados para perda de peso", diz.

O mesmo vale para os alimentos light, que podem ter uma redução de calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. No entanto, a diferença calórica entre um produto e outro pode ser muito pequena e o sabor pode ser compensado aumentando a quantidade de outros componentes. "O importante é consumir o produto em porções pequenas, seja normal, light ou diet, e ler o rótulo com atenção para verificar qual o componente está isento ou reduzido naquele produto", aconselha a especialista. Mariana Ribeiro completa dizendo que, ao ler um rótulo, você precisa ir além das calorias totais e avaliar a composição deste alimento no que se refere às gorduras, sódio, fibras, carboidratos e proteínas. "Às vezes as calorias não são muitas, mas há o predomínio de gorduras de má qualidade nutricional no alimento e isso deve contar na sua decisão."
pão francês - Foto: Getty Images

O que engorda no pão é mesmo o miolo

"O miolo é sempre acusado como vilão, mas ele e a casca têm a mesma quantidade de calorias", afirma Thatyana Freitas. "Ao retirá-lo, você está apenas comendo menos, e não diminuindo as calorias do pão." Faça a contas: sem o miolo, reduzimos a calorias do pão pela metade, de 135 para 67, aproximadamente - é como se você estivesse comendo meio pão. No fundo, é só a quantidade que muda. "Nesse caso, o melhor é optar pela versão integral, que tem mais fibras e ajuda na digestão, além de prolongar a saciedade e contribuir com o emagrecimento", aconselha a especialista. 
halteres e maçã - Foto: Getty Images

Se eu malhei mais do que o normal, posso comer mais

"Quando o objetivo é perder peso, não há ginástica que funcione se você usar os exercícios como desculpa para exagerar nas refeições", diz a nutricionista Thatyana. Emagrecer é o resultado de um gasto de calorias superior àquelas consumidas. "Comer mais porque gastou mais só vai emperrar sua perda de peso", afirma a nutricionista Sandra. 
happy hour - Foto: Getty Images

Tomar cerveja na sexta feira pode

A cerveja pode até conter nutrientes, porém a ingestão elevada de álcool favorece a eliminação de vitaminas e minerais do nosso organismo pela urina. "Eles são fundamentais para oxidação de gordura e metabolização dos carboidratos, proteínas e lipídeos', diz a nutricionista Thatyana. Além disso, a nutricionista Mariana explica que 1g de álcool tem 7kcal, mais calorias do que em 1g de carboidrato ou proteína (4 kcal). Se você quer curtir o happy hour na sexta, procure beber entre um e dois copos de cerveja e maneire nos petiscos, dispensando as opções fritas.  
duas taças de vinho tinto - Foto: Getty Images

Vinho pode, porque ele é saudável

O vinho tinto é rico em antioxidantes e antocianinas, compostos que protegem o sistema cardiovascular, previnem o diabetes, ajudam na digestão e combatem o envelhecimento precoce. No entanto, esses benefícios só são aproveitados se você consome a bebida com moderação e mantém outros hábitos saudáveis, como uma dieta adequada e a prática de exercícios físicos. A quantidade diária recomendada é de uma taça de vinho para mulheres e até duas para homens. 
mulher mancando data no calendário - Foto: Getty Images

No fim de semana pode

A dieta deverá ser mantida até mesmo aos finais de semana ou nas ocasiões especiais, para que os resultados já alcançados não sejam perdidos. "As células de gordura de quem está em processo de emagrecimento absorvem e armazenam os nutrientes com mais facilidade, ou seja, se exagerar você pode engordar tudo o que emagreceu e mais um pouco no fim de semana", alerta a nutricionista Thatyana. 
Abrindo mão de dietas radicais, você não vai sentir necessidade de exagerar no fim de semana. Em ocasiões especiais, não saia de casa sem antes fazer um pequeno lanche, como um iogurte com cereais, ou uma fruta. "Lembrando que dentre as opções servidas nos eventos, vale escolher a mais saudável e consumir em pequenas quantidades, evitando petiscar de tudo o que for servido."
Fonte: minha vida

Assista e morra de rir ou de raiva...


 Oblogdoguardiao também é entretenimento

Assista e morra de rir ou de raiva

Por José Eurico da Silva

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VII Caminhada de Mulheres de São Thomé à Santa Nhá Chica, em Baependi

Em 17 de setembro, Nhá Chica foi oficialmente beatificada pelo Papa Bento XI, depois de reconhecidos diversos milagres. 

Mesmo antes de beatificação da Santa Nhá Chica, muitas mulheres, devotas de Nhá Chica, de São Thomé das Letras já acompanham em caminhada para agradecer a Santa Nhá Chica às graças alcançadas.

Tudo o que é necessário saber sobre a Caminhada de São Thomé das Letras à Santa Nhá Chica, em Baependi em uma entrevista com Neide Marie, a organizadora do evento há sete anos. A Caminhada de Mulheres à Santa Nhá Chica acontecerá  às 0h de sexta-feira para sábado dia 1° de dezembro de 2012.

..."São 50 km de caminhada, mas nem precisa de condicionamento físico", conta Neide Marie... Veja a entrevista:


domingo, 25 de novembro de 2012

A que ponto chegamos... São Thomé das Letras, MG

: A que ponto chegamos... São Thomé das Letras, MG

A que ponto chegamos... São Thomé das Letras, MG


Moradores de São Thomé das Letras, MG consertando o esgoto, na entrada da cidade, que há meses espera uma providência da prefeitura. Isso caberia à prefeitura, porquê além de ser uma questão básica de saúde pública também envolve a responsabilidade social, que passou longe desta gestão.

Observe na imagem ao lado que foram colocados papelões para tampar o esgoto. Isto, porque foi pedido pessoalmente por uma moradora ao prefeito na casa dele, em horário de trabalho. Um ex-prefeito tem de cumprir o mandato até o final do ano. 


Tarde de sábado, 24/11 os moradores, Paulino Fernandes Vicente e Rogério Francez (foto abaixo), da Rua Marcionílio Ribeiro Costa, na entrada da cidade de São Thomé das Letras, dando um jeito no esgoto na frente de casa, pois além do mau cheiro se tem as moscas varejeiras, aquelas moscas verdes.

O prefeito de São Thomé das Letras, José Roberto da Silva (PPS) foi comunicado pessoalmente, a respeito deste  descaso para com a população, que paga seus impostos, em um município que ele deixou a desejar nos quatro anos de sua administração.   


O Município que também sobrevive do turismo, sendo que a maioria dos impostos arrecadados vêm do turismo, como por exemplo, o ICMS. É também o ganha pão das pousadas e do comércio local, que nestes últimos quatro anos, se apoiaram na bela natureza proporcionada por Deus, para chamar os turistas de volta a São Thomé, porque a cidade teve poucos ou bons eventos promovidos pela prefeitura. 

 
Os dois moradores fizeram uma espécie de galeria...
 
       









quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Análise cerebral dos médiuns enquanto psicografam.

 Análise cerebral dos médiuns enquanto psicografam.

Análise cerebral dos médiuns enquanto psicografam.

Imagem: Chico Xavier psicografando Emmanuel 
Wikipedia/André Koehne

“Cientistas analisam cérebros de médiuns durante psicografia”

Psicografia científica

Cientistas brasileiros e norte-americanos usaram as mais modernas técnicas de neuroimagens para analisar o cérebro de médiuns brasileiros. Os estudos foram feitos durante sessões de psicografia, uma forma de comunicação em que o espírito de uma pessoa já falecida escreve por meio das mãos do médium.

A nova pesquisa revelou resultados intrigantes da atividade cerebral, como um estado descrito pelos cientistas como "dissociativo". Os médiuns mais experientes apresentaram uma redução na atividade cerebral, apesar do complexo conteúdo escrito produzido por eles. Os resultados foram publicados na revista científica PLOS ONE.

Ciência e mediunidade
"Já se sabe que as experiências espirituais afetam a atividade cerebral. Mas a resposta cerebral à mediunidade, a prática de supostamente estabelecer comunicação ou ser controlado por uma pessoa já falecida, tem recebido pouca atenção científica," disse o coordenador do estudo, Andrew Newberg, da Universidade Thomas Jefferson (EUA).

A partir destas primeiras constatações, novos estudos sobre o assunto deverão começar a ser feitos. Foram analisados 10 médiuns, cinco deles classificados como "experientes" e cinco como "menos experientes". Todos receberam uma injeção de um marcador radioativo (radiofármaco) para capturar sua atividade cerebral durante processos normais de escrita e durante a prática da psicografia, que envolve um estado similar ao transe.

Os médiuns foram analisados usando um exame chamado SPECT (single photon emission computed tomography, tomografia computadorizada por emissão de fóton único), que é capaz de registrar as áreas ativas e as áreas inativas do cérebro a cada momento.

O estudo mostrou que os psicografistas experientes apresentaram menores níveis de atividade no hipocampo esquerdo (sistema límbico), giro temporal superior direito e regiões do lobo frontal do cingulado anterior esquerdo e giro precentral direito durante a psicografia, em comparação com sua escrita normal, fora do transe mediúnico. 

As áreas do lobo frontal estão associadas com o planejamento, raciocínio, produção da linguagem,, movimento e resolução de problemas. Os cientistas levantaram a hipótese de que isso reflete, durante o transe mediúnico, uma ausência de foco, autopercepção e consciência durante a psicografia. Já os médiuns menos experientes apresentaram exatamente o efeito oposto, o que os cientistas sugerem estar associado ao maior esforço que eles fazem para executar a psicografia.


                                                                                                           
Avaliação neurocientífica do transe mediúnico
Os textos psicografados foram analisados pelos cientistas, que verificaram que os textos produzidos durante o transe mediúnico, apresentaram complexidades maiores do que aqueles produzidos espontaneamente pelo próprio médium para referência, que não eram oriundos de psicografia.

Os médiuns mais experientes produziram textos com maiores pontuações no quesito complexidade, que normalmente exigiriam mais atividade no córtex frontal e temporal - exatamente o oposto do que os exames verificaram. O conteúdo produzido durante as psicografias versava sobre princípios éticos, a importância da espiritualidade, e a aproximação entre ciência e espiritualidade.

"Esta que é a primeira avaliação neurocientífica já realizada dos estados de transe mediúnico revela alguns dados interessantes para melhorar a nossa compreensão da mente e sua relação com o cérebro. Estas descobertas merecem estudos mais aprofundados, tanto em termos de replicação quanto de hipóteses explicativas," concluiu o Dr. Newberg.

O estudo foi orientado pelo Dr. Newberg, e contou com a participação dos brasileiros Julio Fernando Peres (Universidade da Pensilvânia), Alexander Moreira Almeida e Leonardo Caixeta (Universidade Federal de Juiz de Fora) e Frederico Leão (Universidade de São Paulo).
Fonte: Diário da Saúde





















































terça-feira, 20 de novembro de 2012

TIM tem promoção suspensa pela Anatel

TIM tem promoção suspensa pela Anatel

TIM tem promoção suspensa pela Anatel


    Em 16 de Novembro de 2012
TIM tem promoção suspensa pela Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) enviou um ofício para a TIM 
pedindo a suspensão imediata da 
sua mais nova promoção,
Infinity Dayque começou na última 
terça-feira, dia 13 em 19 estados 
diferentes.
Segundo informou a assessoria de imprensa do órgão, o pedido se deve ao
fato de que o grande volume de adesões pode vir a comprometer os serviços
da companhia, fazendo com que todos os seus clientes acabem
sendo prejudicados. A promoção permite que os clientes façam ligações 
ilimitadas entre números da própria TIM pagando apenas 50 centavos 
por dia.

Além de pedir a suspensão pela própria companhia, a Anatel publicou um 
despacho cautelar, suspendendo o novo plano disponibilizado pela empresa. 
Nele constam detalhes e explicações técnicas para o pedido de cancelamento.
De acordo com o presidente do órgão, José Rezende, pode haver um excesso
de tráfego, algo que sobrecarregaria a rede da TIM e faria com que a qualidade
do serviço fosse bastante prejudicada – afetando toda a base de clientes.

Avisando todos os consumidores

A companhia deve manter a cobrança dos preços promocionais até as 23
 horas e 59 minutos de domingo – isso para que quem aderiu ao plano não 
saia totalmente prejudicado. Além disso, em um prazo de 24 horas, a TIM 
deverá enviar aos clientes envolvidos uma SMS (mensagem 
de texto) comunicando a suspensão da promoção Infinity Day.
Caso descumpra a proibição, a empresa deverá botar a mão no bolso, 
pois a Anatel instituiu uma multa de 200 mil reais por dia para cada estado 
em que a ordem não for cumprida. Além disso, há outra multa, também 
diária, de 10 mil reais, caso as mensagens para os clientes não sejam enviadas.

TIM se defende

Enquanto a Anatel já veio a público e explicou a suspensão, a TIM ainda não 
se manifestou oficialmente sobre a proibição ou as multas instituídas pelo órgão. 
A companhia, contudo, disse que repassou à agência todos os detalhes 
mercadológicos e técnicos sobre a promoção.
Vale lembrar que recentemente TIM, Claro e Oi tiveram a venda de novas
linhas suspensas, após a Anatel avaliar que o serviço prestado pelas operadoras
estava longe de ser o melhor. A TIM, inclusive, foi investigada 
por derrubar propositalmente a linha dos seus clientes.
Fonte: Tecmundo

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Serviços essenciais de São Thomé estão em greve...

 Serviços essenciais de São Thomé estão em greve...

Serviços essenciais de São Thomé estão em greve...

 Os serviços municipais essenciais em São Thomé das Letras estão em greve, por falta de pagamento.

O governo municipal não fez um planejamento financeiro para os últimos meses de mandato, além de demitir cerca de 150 contratados pela prefeitura, agora nem paga os que restaram. 

A educação municipal em greve. A saúde em greve. Os serviços de manutenção do município em greve. As estradas de terra da área rural sem manutenção em tempos de chuva. Os serviços de limpeza da cidade em greve. Em que será que a prefeitura gastou as verbas destinadas aos serviços essenciais? Por exemplo, para Saúde, Educação, Turismo entre outras? E a Lei de responsabilidade fiscal, onde entra nesses casos? O que pressupõe a Lei de Responsabilidade Fiscal?


A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe
  • ação planejada e transparente;
  • prevenção de riscos e correção de desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas;
  • cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas;
  • obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.
As disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal se aplica a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. A Lei de Responsabilidade Fiscal reforça os princípios da Lei Federal 4320/64, apontando a necessidade da gestão responsável da receita e da administração do gasto público com eficiência na busca do equilibrio orçamentário.

Para se ter uma ideia, neste feriado de 15 até 18 de novembro, na unidade de saúde do município não terão médicos para atendimentos de emergência. 

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Inauguração do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília/MG.

 Inauguração do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília/MG.

Inauguração do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília/MG.


  
A inauguração do Museu Nacional Mangalarga Marchador que desde 2010 estava em reforma, ficou pronto.

O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador será um presente não só para os apaixonados pela raça, mas para todos os apreciadores da história e da cultura brasileira. Localizado no centro de Cruzília, a inauguração do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília/MG será no sábado, 17 de novembro, às 10h30. Este é um dos acontecimentos mais esperado pelos amantes da raça, o Museu funcionará no casarão da Fazenda Bela Cruz e abrigará preciosos detalhes da raça Mangalarga Marchador como fotografias, objetos, mobiliários, documentos sobre a raça, faixas, troféus, dentre outros artigos.

Inserido no Caminho Velho da Estrada Real, o Museu que  será inaugurado,  terá o  caráter de Primeiro Museu no território nacional desta natureza. Um orgulho para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador-ABCCMM, Magdi Shaat. “O Museu é um sonho de todos os criadores. Ele vai agregar valor à nossa tradição e história e será um ponto de referência para as pessoas interessadas em resgatar a cultura nacional”, ressalta. Durante a solenidade, a ABCCMM lança, em parceria com os Correios, um selo comemorativo alusivo ao museu.

O IV Marchador Fest, acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, no Sul de Minas Gerais. Evento conhecido como o “Oscar” da raça é uma realização da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador).

Em 15 de novembro, feriado, o evento do IV Marchador Fest será marcado pela Copa de Marcha Barão de Alfenas. Os julgamentos da competição acontecerão no Parque de Exposições de Caxambu e serão finalizados, dia 16 de novembro, quando ocorrerá o Leilão de Elite Barão de Alfenas. O remate acontecerá no Hotel Glória, na cidade de Caxambu, com a oferta de 40 lotes entre garanhões, matrizes e embriões de genética comprovada.  A expectativa de vendas para esse ano é R$ 2,5 milhões.

Uma das atrações na inauguração do museu será um Pocket Show com o Neguinho da Beija-Flor e a bateria da escola de samba que escolheu o Mangalarga Marchador para ser homenageado no samba-enredo do carnaval de 2013 com o tema “Amigo fiel – do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador”.

A partir das 20h30, no hotel Glória em Caxambu/MG, acontece a noite do Oscar da Raça, em que serão homenageados criadores e expositores que se destacaram no cenário nacional em 2011 e 2012.


Acompanhe a programação:

15/11
·        Copa da Marcha Barão de Alfenas /Parque de Exposições de Caxambu

16/11
·        Copa de Marcha Barão de Alfenas / Parque de Exposições de Caxambu
·        IV Leilão de Elite Marchador Fest – Barão de Alfenas, às 21h no Hotel Glória / Caxambu.

17/11
·        Inauguração do Museu Nacional
Local: Casa Bela da Cruz, Praça da Matriz em Cruzília, às 10h30. As principais atrações são: Chegada da Cavalgada Raízes e Pocket show com Neguinho da Beija-Flor e bateria.

·        IV Marchador Fest – O Oscar da raça, às 20h30, no Hotel Glória em Caxambu. 
F
      Fonte: Press Comunicação
      Mateus Meireles
      Núcleo de Relacionamento com a Imprensa
F   



sábado, 10 de novembro de 2012

"Cirurgia traz melhores resultados para diabéticos cardíacos"

: "Cirurgia traz melhores resultados para diabéticos cardíacos"

"Cirurgia traz melhores resultados para diabéticos cardíacos"


Cirurgia traz melhores resultados para diabéticos cardíacos
Com informações da Agência Brasil

Pontes e angioplastia
Pacientes diabéticos com artérias obstruídas têm melhores resultados se forem submetidos à cirurgia para colocação de pontes (safena, mamária e radial).
O tratamento mostrou-se uma opção melhor do que a angioplastia para implante de stent - tubo perfurado que facilita a circulação sanguínea local.
Apesar de a angioplastia ser uma intervenção menos invasiva e agressiva, o acompanhamento de 1,9 mil pacientes comprovou que a longo prazo a opção cirúrgica apresenta melhores resultados.
A conclusão é de um estudo contou com a participação de 140 centros cardiológicos de todo o mundo, entre eles o Instituto do Coração (InCor) de São Paulo.
Diabéticos cardíacos
O estudo, desenvolvido ao longo de cinco anos, apontou que a mortalidade entre os pacientes submetidos a angioplastia alcançou 16% - 5 pontos percentuais a mais do que a taxa de pacientes diabéticos que morreram após passar por cirurgia (11%).
Além disso, a morte por motivos cardíacos para os submetidos à angioplastia chegou a 11%, contra 7% para os operados.
A necessidade de novas intervenções também foi menor para os submetidos à cirurgia: 5% contra 13% para os que receberam o stent.
O trabalho foi publicado na revista New England Journal of Medicine.
Nem todos
Para o cardiologista e coordenador da pesquisa no InCor, Whady Hueb,  o estudo ajuda a dissipar as dúvidas sobre o resultado dos procedimentos em diabéticos, já que a doença altera a resposta dos pacientes aos tratamentos.
Mas o diretor de cardiologia do InCor, Roberto Kalil, acredita que, em casos menos complexos, alguns pacientes diabéticos deverão continuar a optar pelo stent medicamentoso, por ser um procedimento menos invasivo.
Fonte: Diário da saúde

"Quem Mexeu na Máquina do Rei"

"Quem Mexeu na Máquina do Rei"

"Quem Mexeu na Máquina do Rei"

Não perca na Praça Barão de Alfenas, em frente à Igreja Matriz de São Tomé, em São Thomé das Letras, MG

Sexta-feira próxima, 16 de novembro, às  17h, se apresenta o Grupo Teatro Experimental,  de Pouso Alegre, MG com a peça: 

  "Quem Mexeu na Máquina do Rei”, Inspirado no “Médico à Força”, de Molière. Adaptação e direção, Lúcio Marques. 






quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Crimes virtuais punidos com prisão


Câmara aprova projeto que transforma delitos virtuais em crimes
Obtenção de dados e informações de forma não autorizada poderá render multa e até um ano de prisão. Por Douglas Ciriaco

Foi aprovado na quarta-feira (7) na Câmara dos Deputados o projeto de lei que transforma em crime delitos cometidos na internet. As penas para criminosos virtuais podem variar de três meses a um ano de prisão, além de multa. O projeto classifica como criminosas atividades como invasão de computadores e outros dispositivos do gênero, como tablets, para fins de obter, adulterar ou destruir dados de forma não autorizada.

A aprovação do projeto de lei, que agora aguarda sanção da presidenta Dilma Rousseff, ganhou mais velocidade a partir de maio deste ano, quando a atriz Carolina Dieckmann teve fotos íntimas divulgadas na internet.

Crimes virtuais punidos com prisão

O texto da lei aprovada tipifica como crime "devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita."
Penas de prisão serão aplicadas a "quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde programa de computador" com o objetivo de causar dano a alguém. A intenção aqui é punir responsáveis pela criação e difusão de softwares maliciosos, como vírus e spywares. Para roubo de senhas e invasão de emails, a pena varia entre seis meses e dois anos de reclusão.
Se houver prejuízo econômico à vítima, a pena pode ainda ser aumentada de um sexto a um terço do período estipulado.


Marco Civil da Internet

Está prevista para acontecer ainda hoje a votação do Marco Civil da Internet no Brasil, uma espécie de conjunto de leis que visa regulamentar o uso da rede mundial de computadores no país, prevendo direitos e deveres aos internautas brasileiros.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, defendeu que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) seja responsável pela regulamentação do Marco Civil. “A Anatel é o órgão que tem competência e legitimidade para fazer isso [regulamentação da lei].” O ministro afirmou que a agência poderia discutir o regulamento com a sociedade civil em audiências públicas, trazendo mais transparência a todo o processo.

Outra proposta para o Marco Civil é a chamada “Lei Azeredo”, que ganhou este nome por causa de seu relator, o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG). Ela tramita há mais de uma década no Congresso Nacional e vários de seus itens se tornaram obsoletos com o avanço da tecnologia nos últimos dez anos.

Fonte: tecmundo

Marco Civil: lei sobre a internet brasileira ainda pode ter alterações sugeridas pelos cidadãos – Por Renan Hamann

Em breve, o texto será encaminhado para a Câmara dos Deputados para que seja realizada a votação da nova lei.



O Brasil está mais próximo de ter uma lei regulamentando a internet. O texto do Marco Civil da Internet está quase pronto, aguardando apenas que os cidadãos enviem sugestões de alterações antes que seja encaminhado para votação na Câmara dos Deputados em Brasília. O grande foco do projeto de lei é garantir mais proteção aos usuários e também evitar ações abusivas das empresas ligadas à prestação de serviços.


O Marco Civil da Internet não pretende fiscalizar ou punir responsáveis por crimes virtuais – já existem outros projetos de lei em andamento para isso –, mas agir em três pontos muito importantes para qualquer pessoa que utilize a internet no Brasil:

1    1-    Dados privados não podem ser tratados como mercadoria pelas empresas;

            2-     Liberdade de expressão na internet (desde que não interfira no direito alheio);

3    3-     Neutralidade nas redes (garantir que todas as empresas tenham os mesmos direitos).
Você pode acessar o texto provisório por este link e aproveitar para deixar os comentários pertinentes ao tema para possíveis alterações.

Fonte: tecmundo 

Dormir sem calcinha???

Dormir sem calcinha???

Dormir sem calcinha faz bem à saúde

Foto: ThinkStock

Por Thaís Pontes | Yahoo! Brasil

"Dormir sem calcinha realmente pode ajudar muito na saúde íntima da mulher. Por vivermos em um país de clima quente e úmido, e estarmos cada vez mais propensas ao estress e a problemas que levam à queda da imunidade, não é raro sentirmos desconfortos vaginais. Um dos mais comuns é a Candidíase Vulvovaginal: estima-se que cerca de 75% das mulheres experimentarão pelo menos um episódio da doença durante a vida. De acordo com o ginecologista Fábio Muniz para entender esse problema um pouco melhor, 



O que é a Candidíase Vulvovaginal e quais são suas causas?


Trata-se de uma infecção da vulva e da vagina causada pela proliferação de um fungo chamado Cândida albicans que, em muitos casos, já existe na flora vaginal da mulher, mas não é prejudicial em pequenas quantidades. Existem vários fatores que predispõem esta proliferação, como a gravidez, a obesidade, o diabetes descompensado, as altas dosagens de anticoncepcionais e antibióticos, o contato com substâncias alérgicas (perfume, talco, desodorantes), o uso constante de biquínis molhados, absorventes diários e roupas íntimas de tecidos que diminuem a ventilação da região vaginal.

Quais são os sintomas dessa doença?

Os sintomas dependem do grau da infecção e eles podem apresentar-se isolados ou associados. O principal sintoma é a coceira vulvovaginal, mas a pessoa também pode sentir dor ao urinar e no ato sexual, vermelhidão na vulva, ter a vagina coberta por uma placa branca ou acizentada e perceber na calcinha um corrimento branco sem cheiro e com aspecto de leite coalhado. É importante lembrar que, ao sentir qualquer desconforto, a visita a um ginecologista é essencial.

Candidíase é considerada uma DST?

Não, pois a relação sexual não é a principal forma de transmissão. Porém, é sempre importante se preservar usando camisinha!

Como é possível evitar a Candidíase?

Algumas medidas bem simples, relacionadas à higiene íntima e ao vestuário, podem ajudar a evitar a Candidíase:

- Dê preferência às roupas íntimas de puro algodão e evite usar absorventes íntimos diariamente, pois prejudicam a ventilação local.

- Adquira o hábito de dormir com roupas confortáveis e largas, de preferência de puro algodão. Se possível, durma sem calcinha, para que a região íntima fique ventilada e menos propença à contaminação.

- Evite usar toalhas e roupas íntimas que ficaram secando no banheiro (isso facilita a manutenção dos fungos) e, principalmente, aquelas que pertencem a outras pessoas. As toalhas devem ser bem lavadas e sempre passadas a ferro antes do uso.

- Após as evacuações, a higiene local deve ser feita trazendo o papel higiênico no sentido da vulva para o ânus (da frente para trás), nunca ao contrário, evitando assim a contaminação da vagina por germes que habitam as fezes.

- Evite ficar períodos longos com o maiôs ou biquínis molhados, porque eles prejudicam a transpiração e deixam o ambiente úmido e quente, o que favorece a proliferação dos fungos.

- Duchas intra-vaginais são absolutamente desnecessárias, pois causam desequilíbrio na flora vaginal e podem levar os germes para outros órgãos genitais, como o útero, o ovário e as trompas.

Como é o tratamento para a Candidíase Vulvovaginal?

Ao sentir os sintomas, a pessoa deve procurar o ginecologista imediatamente, para que seja feito um exame ginecológico. Tratamentos com cremes e remédios via oral são os mais recomendados, lembrando que somente um médico pode prescrevê-los."




O Dr. Fábio. Muniz é ginecologista, obstetra 
e mastologista no Hospital e Maternidade São Cristóvão

Fonte: Minha Vida

Obama é reeleito presidente dos EUA

 Obama é reeleito presidente dos EUA

Obama é reeleito presidente dos EUA

Obama é reeleito presidente dos EUA

Enem 2012 - acompanhe o gabarito


O MEC (Ministério da Educação) divulgou ontem  o gabarito oficial da edição 2012 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os resultados estão disponíveis para download aqui. O resultado final, com a nota da redação, será divulgado no dia 28 de dezembro.

Neste ano, o Enem registrou recorde de inscritos: 5.791.290. A abstenção foi de 27,9%, o que significa que mais de 1,6 milhão de inscritos não foram fazer a prova. O custo com os faltosos neste exame foi de R$ 90,4 milhões.


No sábado (03), os candidatos responderam a 45 questões de ciências humanas e 45 de ciências da natureza. As provas de domingo contaram com 45 questões de linguagens e códigos e mais 45 questões de matemática, mais a redação.


O Ministro da Educação, Aloísio Mercadante já disse neste ano que o MEC estuda tornar o Enem obrigatório para os concluintes do ensino médio. A medida significaria a substituição da Prova Brasil pelo exame. Hoje, a Prova avalia os concluintes dessa fase por amostragem. 

Para alcançar todos os concluintes, haveria aumento de 300 mil estudantes no Enem. A medida exigiria um custo adicional de R$ 17 milhões no exame.

Fonte:Estadão Conteúdo



Abstenção do Enem custa R$ 90,4 milhões ao governo
“O Ministério da Educação (MEC) vai fazer um estudo para tentar reduzir o número de candidatos que se inscrevem e faltam ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A taxa de abstenção neste ano foi de 27,9%, índice similar ao das duas últimas edições. Em um vestibular, essa taxa não costuma passar de 9%. O custo com os faltosos neste exame foi de R$ 90,4 milhões.
O estudo foi um pedido pessoal do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ao professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão que organiza o Enem. A análise deve ficar pronta em 20 dias. “O ministro atentou para esse problema e já estamos produzindo o estudo. Tenho convicção de que é possível construir uma política para reduzir esses índices”, disse Costa.
O órgão quer entender exatamente o perfil dos faltosos, cujo número chegou a 1,6 milhão no exame do fim de semana passado. O Inep quer identificar se existe variação da abstenção por região e idade e também se há predominância dos candidatos isentos ou treineiros. Neste ano, 70% dos 5,7 milhões de inscritos não pagaram a taxa de inscrição. São alunos de escola pública ou que pediram isenção por carência.
O custo por aluno neste Enem foi de R$ 55,98, um aumento de R$ 8 em relação ao ano passado. Esse gasto tem sido crescente a cada ano e a taxa de abstenção se mantém estável. Em 2011, a média de faltas foi de 26,4% e, em 2010, de 28%.
Apesar dos altos índices registrados nos anos anteriores, o Inep nunca fez um estudo para entender os motivos da abstenção. “Vamos fazer agora o recorte, levando em conta os dados deste ano e dos anteriores, para mostrar ao ministro o que aconteceu em cada edição”, disse o presidente do Inep.
Inscrição                                                                                             
A impressão que corre no MEC é de que a alta taxa não é culpa apenas dos que não pagam. Haveria também um porcentual representativo de faltosos entre aqueles que pagam o valor da inscrição. Mesmo quem paga a taxa, de R$ 35, é beneficiado com subsídio do governo - a taxa real seria de R$ 45.
O MEC arrecadou R$ 66 milhões com as taxas de inscrição neste ano. Com isso, o gasto do governo com a organização desta edição foi de R$ 262 milhões. O valor refere-se às questões de logística, segurança, impressão, aplicação e correção da prova. Apesar de não terem a prova corrigida, o custo por aluno dos ausentes não tem alteração, segundo o ministério.
De acordo com especialistas, o modelo híbrido da prova também pode favorecer o número de faltas. O Enem nasceu em 1998 como ferramenta nacional de avaliação do ensino médio. A partir de 2009, foi reformulado e se tornou o maior vestibular do País - já adotado pela maioria das universidade federais. Além disso, a nota é usada como critério para a concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiamento estudantil. Ainda é usado para certificação do ensino médio para jovens e adultos.
Para o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Cipriano Luckesi, ainda existe muita confusão em torno do exame. “A população em geral ainda não assimilou com clareza a verdadeira função do Enem”, afirmou o professor, que é especialista em avaliação. “Acho que o MEC precisa se esforçar para esclarecer que o Enem é recurso de seleção. Mas ainda é importante que ele continue sendo uma ferramenta para avaliar o ensino médio.”
Mercadante já disse neste ano que o MEC estuda tornar o Enem obrigatório para os concluintes do ensino médio. A medida significaria a substituição da Prova Brasil pelo exame. Hoje, a Prova avalia os concluintes dessa fase por amostragem. 

Bastidores
De acordo com o ministro, Mercadante, "a operação logística do exame é bastante complexa”. Mais de 566.617 pessoas trabalharam na realização do exame em 15.076 locais de prova de 1.615 municípios". A organização do Enem de 2012 ainda contou com o apoio do Ministério de Minas e Energia, que fez um monitoramento em todas as regiões para prevenir eventuais quedas de energia elétrica. Apesar disso, alguns locais de prova ficaram sem eletricidade, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que permaneceu mais de 20 minutos sem luz em alguns prédios do campus Pampulha. 


Fonte: O Estado de S.Paulo