domingo, 30 de dezembro de 2012

Nação indígena em São Thomé

Cantora indígena Yaka e o Pajé Re Kan
Eles são da Nação Nokê Kuim (Katukina), índios reais do município Cruzeiro do Sul, no Acre, da Aldeia Samauma. Eles vieram a São Thomé para promover a medicina indígena. O terapeuta e curador da mostra para São Thomé, Diego Leite Teixeira trouxe o Cacique Shere, o Pajé Re Kan, a cantora indígena, Yaka e a índia Soninha.

Na primeira palestra  no receptivo de Turismo "João Antão",  às 20h30 de 29 de  dezembro, sobre medicina indígena, eles que falam o idioma Pano, mas também falam o português disseram que o interesse deles é divulgar a cultura indígena e a medicina que pode ajudar "os brancos" na cura de doenças sociais, como o stress, a depressão, síndrome do Pânico entre outras doenças da atualidade. 



Muitos turistas estavam no receptivo de turismo, assistindo ao vídeo e a palestra do 

Cacique Shere.


O Cacique Shere que teve ideia há sete anos de promover o vídeo exibido no espaço "João Antão", com algumas técnicas de cura, por exemplo, a vacina do sapo que é usada para o fortalecimento da imunidade do corpo na cura do stress,  depressão, síndrome do Pânico na chamada medicina do Kambô. Os índios da aldeia Samauma são os "Guardiões da Medicina do Kambô". Assim como em outras aldeias, eles detêm o conhecimento de seus ancestrais eles não escrevem nada, eles trazem o conhecimento de pai para filho, de família para família. "Eles são felizes... Qualquer acontecimento é motivo de festa", conta Luiz Saldanha.
Soninha e Luiz Saldanha


Durante a palestra do Cacique Shere, o carioca Luiz Saldanha, que frequenta a aldeia contou suas experiências desde  a primeira vez que foi até a aldeia Samauma dos índios da Nação Nokê Kuim (Katukina) no Acre. 






       Pajé Re Kan         Profa. Vivi      Cacique Shere


Eles vão ficar em São Thomé das Letras, MG até o carnaval, em fevereiro, para conhecer outras culturas. Assista a alguns trechos do vídeo e ao vídeo da palestra.


Os índios da aldeia Samauma ainda trouxeram o artesanato indígena para expor e vender em São Thomé das Letras, MG

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Formatura 3° Ano - EJAM da Escola Estadual José Cristiano Alves, em São Thomé

 Formatura 3° Ano - EJAM da Escola Estadual José Cristiano Alves, em São Thomé

Formatura 3° Ano - EJAM da Escola Estadual José Cristiano Alves, em São Thomé



 A formatura aconteceu na noite de 22 dezembro, às 19h30 no Centro de Eventos da Cidade. Fizemos a cobertura, em especial do 3° ano - EJA-M em função do esforço de cada um deles em voltar a estudar para garantir um futuro melhor, com oportunidade de melhores empregos e novas perspectivas de vida.

Assista o vídeo.










  








sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Diplomação Oficial dos eleitos em São Thomé e Região

    Os eleitores e  familiares de Três Corações, São Thomé das Letras e São Bento Abade que vieram prestigiar a Diplomação dos eleitos.


É oficial perante o Tribunal Regional Eleitoral, Marisa Maciel e Tião Benedito já são Prefeita e vice-prefeito, o executivo de São Thomé das Letras, MG.

Na Cerimônia de Diplomação, realizada na Câmara Municipal de Três Corações na noite da última quarta-feira(19), prefeitos e vereadores da região  especialmente  Marisa Maciel e Tião Benedito, que não pôde comparecer, foi representado pelo ex-prefeito  Alaor Flauzino de Oliveira também cunhado de Tião Benedito. E os vereadores eleitos de São Thomé das 
Letras, MG.

A Cerimônia contou com a presença de autoridades como a Juíza Eleitoral, Dra. Lisandre Figueira, o Promotor Eleitoral, Dr. Gustavo Brandão(foto), os mesmos que vieram a São Thomé das Letras, quando o povo de São Thomé exigiu a presença da Justiça Eleitoral e Polícia Federal para averiguar as urnas eleitorais na véspera da eleição deste ano por suspeita de violação das mesmas.



As autoridades que compuseram a mesa na Cerimônia de Diplomação na Câmara Municipal de Três Corações, MG (Foto)

 Da esq p. dir. Prof. Marcelo Pereira, Dr. Claudio de Souza, Dr. Márcio Benfica, Altair Nogueira, Dra. Lisandre Figueira, Dr. Gustavo Brandão, Cel, Marcelo de Freitas Pereira (substituindo o general que não pôde vir.)

A Juíza Eleitoral, Dra. Lisandre Figueira deu início à cerimônia, alertou os prefeitos e vereadores eleitos da tamanha responsabilidade de terem sido eleitos por seus municípios e, ainda acrescentou: “... Os senhores foram eleitos pelo povo para lhes servir. Respeitem a Lei de Responsabilidade Fiscal é forma mais aplicada de controle público dos dados governamentais”.

“Sejam solidários. Sejam cordiais e, antes de mais nada, sejam cumpridores das obrigações assumidas perante os seus eleitores. Serão eles que cobrarão dos senhores as promessas que foram feitas”. E desejou boa sorte na condução das atribuições de cada um e que a mão de Deus independentemente do credo de cada um possa conduzi-los em todas as coisas."

Depois foi a vez do Promotor Eleitoral, Dr. Gustavo Brandão que afirmou:
“...Esse diploma que os senhores irão receber, jamais se esqueçam, representa um atestado de confiança dos cidadãos: tricordianos, Sãothomeense e sãobetenses para que em seu nome seja realizada a relevante tarefa de construir um futuro melhor, de resgatar a fé e a esperança nos seus mandatários, arquitetos... Tal tarefa não os permite falhar na execução de suas funções com seriedade, comprometimento, responsabilidade, denodo e zelo pela coisa pública”.

“Os senhores se defrontam durante suas campanhas com os sonhos e esperanças do povo, verdadeiro titular de todo o poder, hoje transmudado pelo mandato recebido...”. 

Na entrega dos diplomas pela Juíza Eleitoral, a Dra. Lisandre Figueira, o primeiro foi o prefeito eleito de Três Corações, que recebeu o diploma. Logo em seguida, foi a vez da  prefeita eleita de São Thomé das Letras que recebeu o diploma e seu vice representado pelo ex-prefeito Alaor Flauzino de Oliveira. E por último, o prefeito reeleito e vice de São Bento Abade. 

Depois do discurso do prefeito eleito de Três Corações, foi a vez da Prefeita de São Thomé das Letras e, por último o prefeito  reeleito de São Bento Abade. 

A diplomação dos vereadores:

Os 10 vereadores de Três Corações















O prefeito reeleito de São Bento Abade, Reinaldo Vilela Paranaíba Filho, o vice e os nove vereadores de São Bento Abade










A Prefeita de São Thomé das Letras, Marisa Maciel, o ex-prefeito, Alaor Flauzino de Oliveira,  representando o vice-Prefeito, Tião Benedito. E os nove vereadores. 





A Diplomação dos prefeitos e  foi realizada da seguinte maneira: Três Corações, São Thomé das Letras e São Bento Abade. A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira é que lhes entregou o Diploma.



Da esq. p. dir. vice-prefeito eleito de Três Corações a Juíza Eleitoral, Dra. Lisandre Figueira e o Prefeito Claudio Cosme.

Da esq. p. dir. a Prefeita eleita, Marisa Maciel de São Thomé, a Juíza Eleitoral, Dra. Lisandre Figueira e o ex-prefeito, Alaor Flauzino de Oliveira.
 Da esq. p. dir. a Juíza Eleitoral, Dra. Lisandre Figueira, o prefeito reeleito de São Bento Abade, Reinaldo Vilela Paranaíba Filho e o vice-prefeito.
A Prefeita de São Thomé, Marisa Maciel e o representante do vice-prefeito, o ex-prefeito, Alaor Flauzino de Oliveira. E os vereadores.



O Prefeito, Reinaldo V. Paranaíba Filho e o  vice-prefeito de São Bento Abade com os seus diplomas. E os vereadores.


Os vereadores foram diplomados na mesma ordem das cidades, em ordem alfabética:
Os vereadores de Três Corações:























Os vereadores de São Thomé:


A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito, Tião Amador.
 A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito Ariel.
A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador reeleito, Benedito Jeremias.
 A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito, Geraldo.
 A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito. 
 A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito, Tomé.
 A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito, Silvio Cardoso.
A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito. 










A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e o vereador eleito.


As suplentes de vereador pela coligação:

A Juíza Eleitoral, Lisandre Figueira e as suplentes, Val e Ana Maria Sigaud, a Aninha.

Agora, a comemoração da festa da democracia













Assista ao vídeo com os melhores momentos da Diplomação dos Eleitos: