terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Final de ano em Caxambu





Feliz 2014, que todos tenham um ano cheio de novas realizações, paz, amor e saúde !

Hoje a partir das 23h59min. show com a Banda San Marco agitando o calçadão até o amanhecer e uma mega queima de fogos como Caxambu nunca viu !


Você é o nosso convidado especial.
A gente se encontra-lá !

domingo, 29 de dezembro de 2013

Folia de Reis "Estrela do Oriente", em São Thomé

Folia de Reis uma tradição em cidades menores do interior de Minas e em outras cidades do interior do País.. 

Em São Thomé, uma das mais tradicionais folia de Reis, a Folia "Estrela do Oriente".


Em alguns clipes, assista como é a Folia de Reis, "Estrela do Oriente" e veja outras imagens... (ao lado)















Entrevistas com o comandante e organizador da Folia de Reis, "Estrela do Oriente", o capitão Divino e também com outros componentes desta folia. 



Primeira entrevista é com o marungo, José Celestino da Silva, a segunda é com os marungos, Baltazar e Luciano (mascarados) e a terceira entrevista é com o organizador da Folia de Reis, "Estrela do Oriente", o capitão, Divino (clipe acima).

Polícia Federal em Três Corações, sul de Minas

Polícia Federal em Três Corações, sul de Minas


A Polícia Federal vinha investigando havia um tempo. Para na manhã de 17 de dezembro, cerca de 300 integrantes da Polícia Federal e mais 27 auditores fiscais, vindos de Brasília e Cuiabá  chegarem em Três Corações, MG. 

Com 37 mandatos de prisão por licitações fraudulentas. E mais, 100 mandatos de busca de apreensão. Dos 37 mandatos foram cumpridos 30 mandatos, pois três não foram presos por "delação premiada", aquela história de delatar os envolvidos no esquema.

As licitações fraudulentas se referem à reforma da Casa de Cultura de Três Corações e a reforma da Casa do Pelé. Obras essas da gestão 2008-2012 do ex-prefeito de Três Corações, Fausto Ximenes. 


Eles foram levados para a penitenciária de segurança máxima em Três Corações, a penitenciária que fica na estrada de Três Corações a caminho de São Thomé das Letras, São Bento Abade e Luminárias. 

As obras:                                                                          
Faixa na sacada da Casa de Cultura
de Três Corações, MG

Polícia Federal em Três Corações

Casa da Cultura de Três corações

Essa é a outra obra (foto à esq) sob suspeita, a reforma da casa, onde viveu Pelé com seus avós, pais e irmãos.






A maioria deles, por exemplo, o presidente da Câmara Municipal, Altair Nogueira, o ex-prefeito de Três Corações, MG Fausto Ximenes foram soltos antes do natal.

Saiba mais e veja quem participou do esquema - G1.com.br/sul




sábado, 28 de dezembro de 2013

Vacina contra câncer no cérebro...

Vacina contra câncer no cérebro...

Vacina contra câncer no cérebro...

Vacina contra câncer no cérebro começa a ser testada

Vacina terapêutica
Um novo medicamento que se propõe a tratar uma forma agressiva do câncer de cérebro começou a ser testado em Londres. O medicamento é personalizado e atua "ensinando" o sistema imunológico a lutar contra as células de um tumor. Essa forma de atuação faz com que ele seja considerado uma vacina terapêutica, embora não seja aplicável de forma preventiva como as vacinas tradicionais - ele só é desenvolvido e aplicado em pacientes já com a doença desenvolvida.

Produzindo a vacina
O primeiro paciente a receber o tratamento nesta etapa de testes que se inicia agora é um ator de televisão e teatro famoso na Inglaterra. Cirurgiões removeram o máximo possível do tumor cerebral, que já causava convulsões no paciente. O tecido retirado foi levado a um laboratório onde foi incubado com células dendríticas, células do sistema imunológico também retiradas do sangue do ator. O objetivo era "ensinar" as células a reconhecer o tumor.

A vacina personalizada que resultou do processo foi injetada no braço do paciente, na esperança de que aquelas células treinariam o sistema imunológico para localizar e destruir o câncer.

Terapia personalizada
Se tudo correr bem, o paciente receberá dez doses da vacina nos próximos dois anos - a média de sobrevivência desses pacientes é de 12 a 18 meses. Dois testes anteriores menores do mesmo tipo de terapia - conhecida como DCVax -, realizados nos Estados Unidos, mostraram que o tratamento aumenta essa sobrevida para três anos, sem efeitos colaterais. Vinte pacientes participaram dos testes e dois deles estão vivos há mais de 10 anos.

Este teste que começou agora envolverá 300 pacientes. Assim como outros cânceres, os tumores de cérebro são altamente variáveis de um paciente para outro, o que tem levado à busca de técnicas de tratamento personalizadas.

Fonte: BBC

Frentistas de postos de gasolina podem ter fortes perdas visuais

Frentistas de postos de gasolina podem ter fortes perdas visuais

Frentistas de postos de gasolina podem ter fortes perdas visuais

Frentistas de postos de gasolina têm fortes perdas visuais


A perda de visão envolve principalmente a capacidade de ver cores - em alguns frentistas o problema é comparável ao daltonismo congênito. 

Os frentistas de postos de combustível estão com a visão em risco pela exposição aos solventes existentes na gasolina.

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) observou perdas visuais significativas - principalmente relacionadas à capacidade de discriminar cores - no grupo avaliado, de 25 trabalhadores.

Eles foram examinados por meio de uma nova metodologia capaz de detectar problemas que passam despercebidos em exames oftalmológicos convencionais.

"Esses trabalhadores têm contato diário com solventes da gasolina, como benzeno, tolueno e xileno, e não há um controle normativo forte. Não há parâmetros de segurança para a exposição à mistura de substâncias presentes na gasolina e praticamente ninguém faz uso de equipamentos de proteção individual", disse o pesquisador Thiago Leiros Costa.

Os voluntários passaram por exames oftalmológicos que descartaram qualquer alteração estrutural na córnea, no cristalino ou no fundo do olho. Ainda assim, o desempenho dos frentistas nos testes psicofísicos foi significativamente inferior quando comparado ao do grupo controle.

A hipótese dos pesquisadores é que o impacto na visão seja decorrente do dano neurológico causado pelas substâncias tóxicas do combustível, absorvidas principalmente pelas mucosas da boca e do nariz.

"Encontramos alterações em todos os testes de visão de cores e de contrastes. Foi uma perda difusa de sensibilidade visual e isso sugere que foram afetados diferentes níveis de processamento do córtex visual", contou Thiago.

Em quatro dos frentistas testados, a perda de sensibilidade para cores foi tão significativa que os pesquisadores precisaram realizar um exame genético para descartar a possibilidade de daltonismo congênito.

"Todos os voluntários trabalhavam em postos controlados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) e, em princípio, deveriam estar de acordo com as normas de segurança. Isso sugere que, atualmente, o trabalho de frentista não é tão seguro quanto o proposto. Se os solventes estão de fato afetando o cérebro, não é apenas a visão que está sendo comprometida", avaliou Thiago.

O pesquisador destacou ainda outras categorias de trabalhadores que podem sofrer perdas visuais pela exposição crônica a solventes orgânicos, como funcionários da indústria gráfica e de tintas.

Fonte: Diário da saúde

Cultura e Educação caminham juntas

Cultura e Educação caminham juntas

Cultura e Educação caminham juntas

Dilma sanciona lei que regulamenta direito à meia-entrada 


O benefício é para  estudantes, idosos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência
A  presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.933 que dá direito ao pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens entre 15 e 29 anos comprovadamente de baixa renda em espetáculos artístico-culturais e esportivos. A concessão do direito ao benefício da meia-entrada é assegurada em 40% do total dos ingressos disponíveis para cada evento.


A medida não vale para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas de 2016, que são eventos internacionais, cuja organização compete aos comitês gestores.

A nova lei é diferente do Estatuto da Juventude, que trata de meia-entrada apenas para jovens de baixa renda. 
                                                                                                     Para garantir que a reserva de lugares seja cumprida, a lei estabelece que qualquer pessoa pode ter acesso às informações sobre bilheteria. Além de serem obrigados a deixar visíveis as informações sobre ingressos disponíveis e os avisos quando a cota de meia-entrada estiver esgotada, os donos de estabelecimentos terão de disponibilizar o relatório da venda de ingressos de cada evento para entidades representativas como a Associação Nacional de Pós-Graduandos, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

"Vítimas de tragédias naturais terão assistência mais rápida"

"Vítimas de tragédias naturais terão assistência mais rápida"

A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem (26), que as vítimas de tragédias naturais terão assistência mais rápida com a publicação da medida provisória que agiliza o envio de recursos públicos federais para dar suporte às ações de prevenção dos municípios e Estados.

Esta medida provisória altera o funcionamento sobre o Fundo Especial para Calamidades Públicas do governo federal, agilizando o repasse de verbas para a execução de ações de resposta e recuperação nas áreas atingidas por desastres, como a que está acontecendo no Espírito Santo.


Residência no Espírito Santo

Presidente Dilma sobrevoando o Espírito Santo

“Assinei Medida Provisória que agiliza o envio de recursos públicos federais para dar suporte às ações de prevenção dos municípios e Estados necessárias para enfrentar desastres naturais. Muitas vezes, os recursos para prevenção ou reconstrução chegam atrasados aos municípios por falta de projetos ou exigências, que são corretas em tempos normais, mas excessivas para enfrentar situações de emergência. Agora, teremos mecanismos mais simples e rápidos, sem perder a transparência nos quais o controle sobre o gasto do recurso público se dará sobre os resultados, durante a execução e na prestação de contas. Isso significa que as vítimas de tragédias naturais terão assistência mais rápida e que as autoridades locais poderão planejar a prevenção”, disse.


E, hoje (27), sexta-feira "Nossa prioridade do governo federal é salvar vidas e assegurar abrigo", disse a Presidente Dilma que esteve hoje(27), em Governador Valadares e em Minas Gerais, para sobrevoar áreas alagadas e articular ações de apoio às populações atingidas. 

“Estive hoje em Minas Gerais acompanhando a assistências às vítimas das chuvas que desabrigaram 10 mil pessoas. A prioridade neste momento é salvar vidas e assegurar abrigo. Não temos como impedir desastres naturais como as chuvas, mas estamos trabalhando firmemente para impedir que uma vida sequer seja perdida. 


Presidente, Dilma também sobrevoou Minas
Temos sempre de fazer mais. Desde 2012, o governo federal colocou à disposição dos prefeitos e dos governadores, o cartão eletrônico da Defesa Civil, para gastos de enfrentamento de desastres naturais. 

O cartão evita a burocracia, torna mais rápido e transparente o gasto. Desde então, por meio do cartão, foram liberados R$ 613 milhões para estados e municípios. 

Este cartão só pode ser usado quando é decretado estado de emergência. Pode ser empregado na assistência às vítimas e nas ações de resgate e proteção dos desabrigados”, disse.

Dilma  participou hoje de reunião com o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também falou sobre os investimentos do governo federal em obras de drenagem e proteção de encostas.

“Na prevenção de desastres naturais, o governo federal contratou R$ 19 bilhões em investimentos. São obras em drenagem urbana, proteção de encostas e proteção de cheias. R$ 13,6 bilhões de recursos a fundo perdido do Orçamento e R$ 7,7 bilhões de financiamento com 20 anos para pagar, 6% de taxa de juros e 4 anos de carência. 

Para maior rapidez e eficiência na realização desses investimentos, assinei ontem MP que simplifica a liberação dos recursos federais relativos às ações de prevenção realizadas pelos municípios e estados. Com essa MP, prefeitos e os governadores poderão planejar, fazer projetos e mais rapidamente investir na prevenção dos desastres naturais”, disse a Presidente.

Fonte: Blog do Planalto

Curiosidades...

Curiosidades...

Curiosidades...

Qual é a origem dos quintos dos infernos?
por Sergio Nogueira

Quinto, como todos sabem, é o numeral ordinal correspondente a cinco: “O brasileiro chegou em quinto lugar”. Como numeral fracionário, corresponde a cada uma das cinco partes iguais em que pode ser dividido um todo: “Comeu um quinto do bolo”.
No período colonial, o quinto correspondia ao imposto de 20% que o erário português cobrava sobre o ouro, a prata e os diamantes extraídos do solo brasileiro. Quintos é um substantivo masculino plural, e significa “um lugar muito distante ou desconhecido”. Os quintos (sempre no plural) estão geralmente associados ao inferno, daí mandar alguém para “os quintos dos infernos”. É interessante notar que falamos dos quintos dos infernos, e não do “quinto” dos infernos, uma vez que (acho!) não estamos nos referindo aquele inferno que fica entre o quarto e o sexto inferno, muito menos à quinta parte do inferno…
Segundo o dicionário Houaiss, a expressão “ir ou mandar para os quintos” vem de “ir na nau dos quintos”, ou seja, ir degredado para o Brasil (a nau dos quintos era a que levava à metrópole o imposto de 20% sobre os metais preciosos). Por isso, “ir para os quintos” significava ser banido para esse lugar distante e desconhecido, que era o Brasil.
Acredite, “os quintos dos infernos” era o Brasil.
Fonte: G1

Ano marcado por polêmicas na gestão da Comissão dos Direitos Humanos

 Ano marcado por polêmicas na gestão da Comissão dos Direitos Humanos

Ano marcado por polêmicas na gestão da Comissão dos Direitos Humanos

Marco Feliciano encerra gestão na Comissão dos Direitos Humanos, marcada por pauta antigays.





O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o pastor Marco feliciano (PSC-SP), encerrou sua gestão com a aprovação de propostas consideradas homofóbicas e com críticas de militantes. As pautas não avançaram fora da comissão, que neste ano ficou sob o controle da bancada evangélica da Casa.

Acompanhe a cronologia:

28 de fevereiro de 2013
Indicação
O PSC indica o deputado Feliciano, acusado de ser homofóbico e racista, para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

7 de março
Eleito
Marco Feliciano é eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos.

13 de março
Primeiras reuniões
A primeira sessão presidida por Feliciano ocorre em meio a bate-boca, vaias e tumulto.
A segunda reunião, dia 20, também é tumultuada e ele deixa a sessão após oito minutos.

9 de abril
Pressão
Mesmo sob pressão de líderes da Câmara, Feliciano diz que não renuncia.

1 de maio
Cura gay
Feliciano coloca na pauta o projeto de "cura gay", que suspende trecho da  resolução do Conselho Federal da Psicologia que proíbe profissionais da área, de "tratar" homossexuais.

18 de junho
Aprovação
A despeito de protestos, a comissão aprova projeto da "cura gay". O texto ainda seguiu para duas comissões antes de ir a plenário.

2 de julho
Arquivamento
Câmara aprova arquivamento do projeto da "cura gay".

20 de novembro
Direitos homossexuais
Comissão aprova duas propostas para tentar reverter decisões do Judiciário sobre casamento e união civil gay -- ambas estão paradas em outras comissões.


Feliciano ainda disse que "os africanos são amaldiçoados" e que a podridão de sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, a rejeição". Com apoio da bancada evangélica, resistiu à pressão e ficou no posto.




Fonte: O Estado de S. Paulo


terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Feliz Natal


  Feliz Natal 
Com muito Amor,
Paz e Alegria para todos os leitores e  amigos... 

É o desejo do 
oblogdoguardiao,  

O Guardião da Montanha - o jornal online de São Thomé e Região 



Making off de São Thomé das Letras, o filme

Making off de São Thomé das Letras, o filme

Making off de São Thomé das Letras, o filme

Apresentação do making off de São Thomé das Letras, o filme foi realizado no restaurante Sinhá. O making off é o mesmo que assistir o que aconteceu nos bastidores do filme. Cenas engraçadas e difíceis, na qual os atores fazem a mesma cena diversas vezes até que o diretor diga que valeu!

Diretor e roteirista: Nato Carvalho
Produção:TVJBrazil - Joel Ferraz Junior
Locação no Sobradinho: Fazenda João
Cota, Gruta do Labirinto. Produção:      
André Rocha. Locação na cidade de São Thomé: Igreja Matriz, Restaurante Sinhá, Pousada Mirante das Pedras. Produção: Ananda Fortini. Tomadas com os bonecos: estúdio TVJBrazil. Apoio: Argeu Lucca. Coordenação Fotográfica: Argeu Lucca e Marcelo Leite. Trilha Sonora: Tupac Chamorro.




Fábrica de Teatro apresenta: São Thomé das Letras, o filme

Elenco: Ananda Fortini 
           André  Rocha
           Nato Carvalho
           Flávia Cardoso Alvarenga
           Argeu Lucca
           Lucila Costa
           Graziela Tassia
           Gerson Rosa
           Guilherme Guerra
           

Agradecimentos:  Sociedade Brasileira de Eubiose
                         Padre Luizinho 
                         Padre Edson
                         Bispo Diamantino
                         Marlene Cabelereira
                         Marques Leite
                         Bernadette Cavarzan
                         Wilson Carvalho

Agora veja o making off realizado por Nato Carvalho e o depoimento dos atores que participaram desta produção de nove meses, como disse o diretor, Nato, "uma gestação, risos". 

O filme conta a lenda de São Thomé, na visão de um grupo de teatro.

Making off do filme...


Depoimento da equipe, atores e atrizes do filme...



Acompanhe a trilha sonora do filme com o compositor e interprete, Tupac Chamorro

 

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Conheça o "Sabor do Brasil", em São Thomé das Letras

Conheça o "Sabor do Brasil", em São Thomé das Letras

Conheça o "Sabor do Brasil", em São Thomé das Letras

Sabor do Brasil

Inaugurado recentemente (15) com propósito de ser um bar diferente, em estilo agradável, harmônico, bem  
brasileiro e com o atendimento especial.


Um banquinho e um violão que ficou por conta de Rodrigo Pessoa, com um repertório desde MPB até Beatles... 

O Sabor do Brasil fica na Rua da Igreja do Rosário, Igreja de Pedra, em São Thomé das Letras, Sul de Minas. 

Para inauguração  foram convidadas pessoas especiais, da cidade e da área rural de São Thomé,  amigos da proprietária, Fernanda uma carioca que trocou as praias do Rio de Janeiro, pela montanha "mágica" de Minas.

Veja as imagens e acompanhe o clipe:

Assista como foi a inauguração     Curta as imagens do Sabor do Brasil                    


    

Novo Salário Mínimo em janeiro

Dilma assina decreto que reajusta salário mínimo para R$ 724

Presidente anunciou a assinatura do decreto do. Novo valor representa reajuste  de 6,78% e passa a vigorar em janeiro. 


Fonte: G1 Brasília



domingo, 22 de dezembro de 2013

Casados ou Solteiros?

Casados ou Solteiros?

"Aspirantes", às 14h30m - o primeiro jogo               "Titulares", às 16h  - o segundo jogo
No domingo (15), completando 15. Ano da competição. Dois jogos: o primeiro foi dos times “aspirantes”, os Casados (de uniforme vermelho) X Solteiros (de uniforme azul), que começou no Arizão, às 14h30m.  Teve como trio de arbitragem, juiz, Reis e mais dois bandeiras, o Mauro e Lázaro. Assista os melhores     momentos: 




 















Faltando 15 minutos para o término do jogo, o juiz Reis ficou  indignado, em
função da "torcida" do  próximo jogo, permanecer no banco de reservas dos 
Solteiros, interferindo nas jogadas e na arbitragem. Ao ponto do Juiz da       partida, Reis paralisar e desistir de apitar o jogo.  Assim, o jogo foi
encerrado.

Polêmica: será que podem permanecer outros jogadores do próximo jogo, no banco de reservas, interferindo no jogo e na arbitragem?

O jogo dos “Aspirantes” ficou empatado em 1 a 1. Os autores dos gols foram  receptivamente  Casados: Juliano e Solteiros: Linho. 

Resultado: o chefe do Departamento de Esportes, Leonardo informou que o  troféu (o menor) vai ficar para o próximo ano. 





Começou logo em seguida o jogo com o chamado time “Titular”. Logo no início do jogo os Casados (de uniformes cor de vinho), fizeram 1X0 contra os solteiros (de uniforme branco). O trio de arbitragem: juiz, Juliano mais dois bandeiras: Lázaro e Palito.

Quando o jogo começou o céu estava com cara de chuva, de fato caiu uma forte chuva, que para os jogadores até foi bom para refrescar, mas ao mesmo tempo, a bola fica mais pesada. Coitado do goleiro. 

No jogo titular, os casados ganharam de 3X2 dos solteiros. Assista os melhores momentos:

                          

                                 Clique neste link: Casados X Solteiros - Jogo do time Titular

                                 Clique neste link: Casados X Solteiros

Os quatro times foram comemorar em uma festa de confraternização como ocorre todos os anos, no “For Rock”. com churrasco e 300 litros de chopp. Em um encontro  bem “clube do bolinha”, só de homens esportistas.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Uruguai aprova plantio, comércio e uso da maconha

O Uruguai é o primeiro país do mun do a legalizar e regulamentar o uso da maconha ou marijuana como é conhecida. Nesse país, que faz fronteira com o Brasil. o consumo de maconha ou de qualquer outra droga não considerado
crime há 40 anos, mas era proibido comprar e vender tais produtos.

A nova lei acaba com essa proibição em busca de uma alternativa à guerra 
contra as drogas, que está sendo perdida no mundo todo. 

Estima-se que 28 mil uruguaios (5% da população entre 15 e 65 anos) fumam
um cigarro de maconha por dia.  Comparado com outros países, é um mercado
pequeno, que  movimenta US$ 40 milhões ao ano e tem crescido, apesar das 
políticas de combate ao narcotráfico. O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, 
quer que o Estado controle o comércio e uso dessa droga - a quarta mais 
consumida no país, depois das bebidas alcoólicas, cigarros e remédios 
psiquiátricos.

Plantio legal de maconha
Pela nova lei - que deve levar cerca de 120 dias para ser regulamentada e 
colocada em prática - o governo vai distribuir licenças para o cultivo de
até 40 hectares de maconha, que será usada em pesquisas científicas, na 
indústria e para consumo recreativo.

Consumidores - uruguaios residentes maiores  de  18 anos e  devidamente
registrados - terão direito a comprar até 40 gramas por mês a preços 
inferiores aos do mercado legal. E quem quiser pode plantar até seis pés
de maconha em casa, que deverão ser   declarados às autoridades.

Os defensores da lei argumentamque a "guerra contra as drogas", 
implementada durante as últimas décadas fracassou no Uruguai e em outros países. Esta medida pretende acabar com o narcotráfico. Os norte-americanos têm buscado  alternativas para regular  o mercado em vez de tentar destruí-lo com armas.

"Os ventos estão mudando, mas vai levar tempo para convencer outros países a mudar de estratégia", disse Pieri. "Por isso mesmo o presidente Mujica pediu  apoio internacional à sua iniciativa".

Fonte: Agência Brasil













sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Casados X Solteiros

É neste domingo (15), a partir das 14h no Estádio Arizão de São Thomé.
O jogo de futebol terá os "Solteiros X Casados", é o 15. ano da competição.

O Estádio é utilizado também  por uma turma que corre e faz exercícios toda a tarde, durante a semana.

incentivar o esporte em São Thomé é também a torcida, que ultimamente não tem comparecido no Estádio Arizão, que foi reformado pela atual administração.  




Casados X Solteiros

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

São Paulo, a capital inovadora do País

São Paulo, a capital inovadora do País

São Paulo, a capital inovadora do País

São Paulo testa relógio de pulso para pagar passagem de 
ônibus


Criticados por muitos, os smartwatches parecem ter encontrado uma função 
realmente útil, pelo menos na vida do usuário paulistano. Isso porque o trans-porte coletivo da cidade de São Paulo poderá permitir, em breve, o uso de re-lógios inteligentes para recarregar o Bilhete Único. 

Quem falou sobre essa possível novidade foi Jilmar Tatto, secretário municipal dos Transportes de São Paulo, durante um evento no Centro Educacional 
Unificado (CEU) Jaguaré, na zona oeste da capital paulista - Tatto usava um  modelo do gadget no evento.

A ideia é simples: colocar um chip no relógio do passageiro, que precisa apenas encostar o acessório na catraca e pagar a condução. A recarga funcionaria como a do Bilhete Único atualmente. No entanto, o relógio seria comum, sem contar com as ferramentas tecnológicas de outros eletrônicos, como o Galaxy Gear e o Sony Smartwatch 2.  
                                         


O projeto se chama "Watch2pay" ("relógio para pagar", na tradução livre) e 
pertence à empresa Rede Ponto Certo, uma das gerenciadoras das recargas do Bilhete Único. Em julho, a companhia testou um relógio desse tipo no sistema de transporte público de Recife, em Pernambuco, e em Ribeirão Preto, no 
interior de São Paulo.

Não foi anunciada uma data específica para começo das operações com o relógio para pagar passagem, mas este não é o primeiro conceito voltado para os usuários do transporte coletivo. A São Paulo Transporte (SPTrans), que gerencia o sistema de ônibus, estuda implantar o uso do celular como forma de pagamento da tarifa e dispensar o cartão magnético. O funcionamento seria o mesmo do relógio: o passageiro encosta o smartphone no validador para liberar a 
catraca.

O Rio de Janeiro também está testando um sistema parecido. A Fetranspor, 
federação que reúne sindicatos e empresas de meios de transporte do Estado 
carioca, começou a testar um projeto que permite utilizar o smartphone como cartão para pagar passagens de ônibus, trens, barcas e vans legalizadas do Rio. O usuário baixa um aplicativo no celular para adicionar créditos em sua conta e, assim, fazer uso do transporte coletivo pagando pelo smartphone. 

 Fonte: Canaltech/ESTADÃO