segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Chegada da Companhia Folia de Reis, "Estrela do Oriente", em São Thomé das Letras, MG


A chegada da Companhia de Reis, "Estrela do Oriente", em 6 de janeiro no Centro de Eventos da cidade de São Thomé das Letras, MG. foi acompanhada por grande parte dos antigos moradores e nativos do município. 

Há mais de 10 anos havia um encontro das Folias de Reis, inclusive da região, na cidade. Mas a memória de uma tradição que encanta a todos está se acabando. A "Estrela do Oriente" é a única Companhia de Reis que ainda sobreviveu e que completou agora em 2013, sete anos. A "Estrela do Oriente" tem algumas normas declaradas pelo seu comandante, capitão Divino: a principal delas é "não se pode beber nem aceitar bebidas alcóolicas durante as visitas à casas da comunidade." É uma festa popular, cultura do povo do lugar, no caso, de São Thomé
.
Quer dizer, a memória de uma festa popular, que encanta a todos está indo embora. É isso não pode acontecer! Os turistas que não veem mais a Folia de Reis, em suas cidades, fotografaram e até filmaram o que para eles é novidade. 


Estava prevista a chegada da Companhia de Reis "Estrela do Oriente", entre às 17h30 e      18h30, mas a folia foi chegar às 20h30 em função do sol quente. Enquanto isso, as
 pessoas iam chegando e sentando na Praça do Minerador, que pela primeira vez, teve alguma utilidade. Ou então,  em frente ao Centro de Eventos, nas muretas do canteiro central.


Acompanhe as imagens (ao lado) 

O Centro de eventos foi enfeitado pelos 
filhos do capitão Divino e amigos. 
Foram comprados pela "Estrela do 
Oriente", 2500 pãezinhos, mais cerca 
de 15 quilos de carne moída e diversos 
tipos de refrigerantes. Como disse o capitão 
disse, nada de álcool.







Com a arrecadação em dinheiro recebida pela Folia de Reis "Estrela do Oriente" que caminhou pelo bairros rurais de São Thomé. Ainda na cidade comemoraram com suas famílias a passagem do ano e foram para estrada. Passaram pelo bairro rural do Pinhal, Baatinga e Cantagalo. Quando voltaram à cidade no Dia de Reis (6) visitaram mais algumas casas e foram para tão esperada chegada no Centro de Eventos de São Thomé.



Assista os melhores momentos da chegada da Companhia de Reis, "Estrela do Oriente" , veja também, uma entrevista que conta como era o encontro de folias de reis em São Thomé. 
 
   

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!