terça-feira, 1 de abril de 2014

Guerrilhas da Memória

Em breve você, leitor (a) verá um site que diz respeito aos passados 50 anos da ditadura Militar no Brasil que durou 21 anos de 1964 à 1985. Além de reportagem, é resultado de um projeto de dissertação para Mestrado apresentado na Unicamp, em "História e Gênero", em 1997 para 1998.

Em homenagem às mulheres que resistiram às torturas físicas e psicológicas. As que militaram foram presas, as que sobreviveram. Elas, heroínas desconhecidas, que também lutaram para a Democracia que temos nos dias de hoje no País. 

Veja algumas imagens históricas:    E clique nos  Depoimentos  da historiadora, Dulce Pandolfi e da cineasta, Lucia Murat do Rio de janeiro.

       

 


2 comentários:

  1. Parabéns por este serviço, Ana, que vc presta à Democracia e ao nosso povo forçado à desmemória! Divulguemos!
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Agradeço... Principalmente vindo de vc que também participou da Resistência à Ditadura Militar no Brasil, foi torturado e exilado...Cheguei a tentar falar com algumas pessoas que também foram torturadas. E ouvi: "Por favor, não quero mais lembrar disso"... É muito cruel... Portanto, imagino as sequelas que ficaram, senão as físicas, as psicológicas... A esses seres humanos, heróis e heroínas, que lutaram pela democracia de hoje, que temos de agradecer...

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!