sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Definida a equipe econômica no 2º mandato da Presidente Dilma

  Nomeado ministro da Fazenda, Joaquim Levy fixa meta de superávit. Joaquim Barbosa ficará no Planejamento; Alexandre Tombini, no BC. 



 Analistas do mercado financeiro, em geral, reagiram de uma forma positiva aos nomes dessa equipe nova. 

O mercado financeiro permaneceu estável. Na verdade, ficou à espera da confirmação dos nomes que vinham sendo especulados até o anúncio da nova equipe econômica

Ninguém comprava nem vendia ações. Ninguém comprava nem vendia dólar. Todo mundo esperando o anuncio da nova equipe econômica.

O gráfico do dólar estava estável. O governo adiou a coletiva da nova equipe econômica Isso já gerou uma incerteza, o dólar subiu. Veio a confirmação da nova equipe e ele voltou a cair e voltou para o patamar que ele estava.

A cotação da moeda americana fechou com alta de 0,9% cotado a R$ 2,53. A subida, dizem os analistas, está mais relacionada à forte queda no preço do petróleo do que na situação da economia brasileira.

A Bovespa caiu 0,68% muito por causa do feriado nos Estados Unidos. A confirmação da equipe econômica agradou o mercado financeiro. Tanto que os juros futuros, que servem para medir a confiança dos investidores, continuam em queda.

Estamos dando o primeiro passo para conseguir estabelecer uma nova etapa, uma nova credibilidade para a política econômica do governo como um todo”, afirma o economista da Gradual Investimentos André Perfeito.

Os economistas dizem que o grande desafio será botar as contas públicas em ordem com equilíbrio.

Eles precisam lançar um programa que reestabeleça a confiança para os empresários voltarem a investir, para os consumidores voltarem a consumir e a economia voltar a crescer", destaca o economista da Fator Corretora, Paulo Gala.

O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega diz que o mais importante não é apenas prestigiar a nova equipe, e sim, a nova política econômica.

"Se as circunstâncias mudaram, se a política não deu certo, eu acho que a presidente está fazendo um gesto de coragem para enfrentar essa situação mudando o curso da política econômica. O seu teste é manter, resistir, evitar o relaxamento e mesmo o abandono posterior dessa política econômica pelas pressões que virão", diz o ex-ministro.

Fonte: G1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!