segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Reunião de brigadistas e moradores da área rural de São Thomé das Letras, MG

   Reunião brigadistas e moradores da área rural

Devido aos incêndios de grandes proporções na área rural de São Thomé e a falta de preparo e equipamentos para brigada de incêndio, moradores e alguns brigadistas se propuseram na tarde de 23 de outubro, na "Casa do Emprego e Renda", na cidade de São Thomé, a reunião se destina a ver como conseguir equipamentos e dinheiro doados pela comunidade, tamanho foi o desastre ambiental provocado pelos incêndios na região.

Os bombeiros de Três Corações tiveram grande participação no combate aos incêndios, mas atendem a todas as regiões próximas a São Thomé como: Cambuquira, Lambari, Carmo da Cachoeira, São Bento Abade, Olímpio Noronha, Conceição do Rio Verde, Jesuania. Para um efetivo 32 pessoas que são concursados pelo Estado de Minas. Dentre eles, no máximo oito bombeiros de fato, que ficam de plantão 24 horas. Eles apenas dispõem de um Carro de bombeiros para atender essa grande demanda de incêndios. 

Em função disto é muito importante que se tenha brigada de incêndio nas cidades e nas áreas rurais das mesmas. Neste período de estiagem são muito comuns os incêndios que destroem toda a natureza, as nascentes, a fauna e flora tão apreciadas e que deveriam ser preservadas por todos.
Patrícia Rodrigues, escrevendo a ATA da
reunião

Em São Thomé tivemos o apoio de voluntários(as), que mesmo sem experiência e equipamentos de brigada de incêndio e com ajuda essencial dos poucos bombeiros e do exército (a ESA de Três Corações) conseguiram contornar o incêndio.Reportagem sobre incêndio em São Thomé

No início do ano, outra reportagem foi realizada para conscientizar as pessoas dos riscos dos incêndios, a reportagem foi realizada com parte da brigada de incêndio de São Thomé, que explica o que precisa para se ter uma brigada de incêndio eficiente. Brigada X Queimadas em São Thomé das Letras, MG

Como nada acontece sem a participação da população. Em São Thomé das Letras, MG não poderia ser diferente. Esse grupo de pessoas, moradores  que combateram o incêndio na área rural se reuniu para formar equipes de brigadistas na área rural para evitar novas tragédias.

A ideia é a seguinte: formar equipes nas áreas rurais, brigadas equipadas com material doado e ou comprado por doações em dinheiro, nas casas de moradores ou comerciantes da área rural formando várias equipes brigadas de incêndio. Mas para isso, é necessário solicitar o apoio dos bombeiros que realizam cursos de brigada nas cidades. Equipamento para as brigadas... São Thomé precisa de uma brigada equipada com mais brigadistas e consciência ambiental.

Isto é válido para todos, desde o turista, pessoas descuidadas que jogam bituca de cigarro, não apagam direito a sua fogueirinha, soltam foguetes de artifício até vidros e latas nas matas que propagam o fogo. Isso é crime ambiental, previsto na Lei  No 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 - Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e da outras providencias.


Assista os vídeos clipes com a reunião e propostas:



    Próxima reunião às 18h, na Casa    de Emprego e Renda na quinta-      feira, 6 de novembro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!