sexta-feira, 27 de junho de 2014

Existem alguns municípios no Brasil...

No Brasil, já existem algumas leis municipais que proíbem as pessoas de jogar lixo nas ruas. A lei pode inibir o cidadão, mas a mudança de comportamento só ocorre com a conscientização, não é mesmo? Lugar de lixo é no lixo! Faça a sua parte e compartilhe esta ideia. 


Convenções partidárias devem ser realizadas até 30 de junho

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Fiocruz alerta o País. Brasil envenenado...

Fiocruz alerta sobre riscos de mudanças na legislação sobre agrotóxicos

Esta matéria foi publicada em fevereiro deste ano, pela Fiocruz que convoca a sociedade brasileira a tomar conhecimento sobre essas inaceitáveis mudanças na lei dos agrotóxicos e suas repercussões para a saúde e a vida.

A crescente pressão dos conglomerados econômicos de produção de agroquímicos para atender as demandas do mercado (agrotóxicos, fertilizantes e micronutrientes, domissanitários) e de commodities agrícolas, tem resultado numa tendência de supressão da função reguladora do Estado.

Em vista disso, a Fiocruz veio a público manifestar o posicionamento dos especialistas em saúde de que a Legislação de Agrotóxicos no Brasil (Lei 7.802/89 e Decreto 4.074/2002) é uma conquista da sociedade brasileira e que deve ser preservado.

Nesta legislação, o Estado, com a participação da sociedade civil, tem o dever de avaliar e controlar o seu uso, por meio de mecanismos interssetoriais de órgãos da saúde, agricultura e meio ambiente. No caso da saúde, cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a execução destas atividades.
                                                                                      
As legislações recentemente publicadas e os correspondentes projetos de lei em tramitação, ao flexibilizarem a função regulatória do estado, tendem a desproteger a população dos efeitos nocivos inerentes aos agrotóxicos, principalmente, e de maneira mais grave, àqueles segmentos sociais de maior vulnerabilidade: trabalhadores e moradores de áreas rurais, trabalhadores das campanhas de saúde pública e de empresas de desinsetização, populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas.
  • Perigo dos agrotóxicos fica maior com ação de ruralistas no Congresso

A literatura científica internacional é inequívoca quanto aos riscos, perigos e danos provocados à saúde pelas exposições agudas e crônicas aos agrotóxicos, particularmente entre os trabalhadores e comunidades rurais que estão sistematicamente expostos a estes produtos, inclusive por meio de pulverizações aéreas de eficácia duvidosa.

A Fundação Oswaldo Cruz, enquanto uma das principais instituições de produção tecnológica, pesquisa, ensino técnico e pós-graduado em saúde do país, tem o compromisso de produzir conhecimento para a proteção, promoção e cuidado da saúde.

Na questão específica do tema agrotóxicos, em perspectiva interdisciplinar, a Fiocruz historicamente oferta cursos e desenvolve pesquisas voltadas para o aprimoramento da gestão pública; realiza diagnóstico de agravos de interesse da saúde pública; implementa programas inovadores de vigilância; desenvolve e a aplica metodologias de monitoramento e avaliação toxicológica, epidemiológica e social; e realiza a investigação de indicadores preditivos de danos e a comunicação científica.

O Sistema Nacional de Informação Toxico-Farmacológica (Sinitox) que disponibiliza desde 1985 informações sobre os agravos relacionados aos agrotóxicos com base nas notificações coletadas junto aos centros de informação e assistência toxicológica distribuídos no país.
A Fiocruz participou diretamente das atividades de reavaliação e decisão sobre os agrotóxicos que provocam efeitos agudos e crônicos sobre a saúde humana conforme dados experimentais, clínicos e epidemiológicos obtidos em trabalhadores e em consumidores, onde são suspeitos de possuir efeitos carcinogênicos, teratogênicos, mutagênicos, neurotóxicos e de desregulação endócrina.



Desregulação sobre agrotóxicos
Este processo em curso de desregulação sobre os agrotóxicos que atinge especialmente o setor saúde e ambiental no Brasil, está associado aos constantes ataques diretos do segmento do agronegócio às instituições e seus pesquisadores que atuam em cumprimento as suas atribuições de proteção à saúde e ao meio ambiente.

Frente a estes ataques a Fiocruz, o Instituto Nacional de Câncer e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva já responderam repudiando-os mediante nota pública, reafirmando assim seu compromisso perante a sociedade de zelar pela prevenção da saúde e proteção da população.

Em suas relações com a sociedade, de acordo com preceitos éticos e do SUS, a Fiocruz participa de diversas iniciativas de esclarecimento e mobilização tais como o "Dossiê da Abrasco - Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na Saúde" assim como da "Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e pela Vida", do "Grito da Terra"; "Fóruns Nacional e Estaduais de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos" entre outros mecanismos e instrumentos que visam buscar alternativas ao uso de agrotóxicos.

Ante o exposto, a Fundação Oswaldo Cruz contesta a Lei que permite o registro temporário no País em casos de emergência fitossanitária ou zoossanitária sem avaliação prévia dos setores reguladores da saúde e do meio ambiente (Lei n° 12.873 /13 e o Decreto n° 8.133/13), pugnando por sua revogação imediata.  

A Fiocruz se coloca também contrária a outros Projetos de Lei que tenham o mesmo sentido, como o PL 209/2013 do Senado que pretende retirar definitivamente ou mesmo restringir a atuação das áreas de saúde e meio ambiente do processo de autorização para registro de agrotóxicos no Brasil.

Em nota, a Fiocruz convoca a sociedade brasileira a tomar conhecimento sobre essas inaceitáveis mudanças na lei dos agrotóxicos e suas repercussões para a saúde e a vida.

Fonte: Fiocruz


segunda-feira, 23 de junho de 2014

Os "Corvos", apaixonados por motos se reúnem em São Thomé das Letras, MG


O presidente do Moto clube "Corvos", Roberto “Cigano”, diz que "São Thomé é um lugar especial..." Assista  a entrevista.


Os "Corvos"- um dos maiores moto clubes do Brasil promovem um evento em São Thomé para comemorar seu aniversário de 21 anos.


A cidade de São Thomé das Letras e 
os "Corvos" não esperavam que viesse 
tanta gente... A cidade estava lotada 
de motos das mais diferentes cilindradas, estilos e motoqueiros de diversas tribos.

 O presidente e fundador do Moto clube, os "Corvos",  Roberto “Cigano” e o Vice-presidente,  “Bodinho” em entrevista exclusiva ao O Guardião da Montanha - jornal online eles falam do trabalho social que realizam em Osasco-SP e que também irão visitar o asilo  de São Thomé, o Lar dos Velhinhos,  promovendo um trabalho social que o moto  clube "Corvos" realiza em todos os lugares em  que se encontram. E de fato, houve distribuição de alimentos  no "Lar dos Velhinhos" de São Thomé.


Os “Corvos” que encontramos, que formam a equipe de trabalho, todos muito simpáticos tinham também apelidos: “Coruja”, de acordo com ele, em função dos seus olhos serem grandes. O “Mestre”, “Bodinho”, em razão do cavanhaque. O Presidente dos "Corvos", que se repararmos bem parece um "cigano".




da esq. para dir. Karin B. Stoecker, o presidente dos "Corvos",Cigano, Reinaldo Baptistucci,  vice-presidente dos "Corvos""Bodinho".
   
.                                                                      Assista ao clipe com Junior Alves

Na sexta a noite, shows até às 4h da manhã. Abertura musical do evento ficou por conta da voz e violão de Junior Alves,26 (foto) que encantou o público com MPB misturado ao Rock, pop nacional. Até sucessos do Ventania ele cantou. Ele veio de Carapicuíba-SP. 









Depois foi a vez do "Da Igreja" (foto), com seu teclado fez o público cantar junto, o inesquecível Tim Maia e Raul Seixas entre outras. Confira os melhores momentos.

Assista o clipe do "Da Igreja":
  Enquanto o som rolava, o público podia comer nas barracas e, também adquirir acessórios para o (a) motoqueiro(a) e sua moto.   


No sábado, 21 foi a Banda "Plágio que deu início aos Shows no cair da tarde. A Banda Plágio é de Varginha, Sul de Minas, perto de  São Thomé das Letras. Assista os melhores momentos desta banda, com a vocalista Milena Castro e sua banda que sabe o que toca.



   veja as imagens do evento e da cidade:     


    

domingo, 22 de junho de 2014

Cientistas explicam relação entre a prece e o perdão

Errar e rezar
Todas as pessoas, uma vez ou outra, sentem culpa por alguma transgressão. Isso acontece porque nós não somos perfeitos e todos acabam quebrando a confiança de alguém ou mesmo cometendo atos danosos aos outros. E, assim como erram, todos têm a esperança de obter o perdão por essas transgressões.

Juntamente com este fato, o psicólogo Nathaniel Lambert e seus colegas da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, constataram um outro, igualmente verificável: 9 de cada 10 norte-americanos relataram em uma pesquisa que rezam, seja rotineiramente, seja de vez em quando.

Interesse científico na oração e no perdão
Os pesquisadores decidiram então estudar as duas coisas em conjunto, propondo questões que parecem estar mais afetas a pregadores religiosos do que a cientistas:
É possível que a oração dirigida a alguém possa acender o perdão naqueles que estão fazendo a oração, ajudando no processo de preservar relacionamentos? Se sim, por que não aproveitar toda estas orações que já são feitas rotineiramente e dirigi-las às pessoas que nos ofenderam?
Embora pareçam ter cunho religioso, estas preocupações têm tudo a ver com a psicologia científica: os erros que todos os seres humanos cometem estragam relacionamentos e geram emoções negativas difíceis de curar. Se as preces de fato ajudam a perdoar - restaurando relacionamentos e aliviando emoções negativas - então por que não utilizá-las como mais um recurso terapêutico?

Teste científico da prece
Para testar cientificamente as duas questões, Lambert e seus colegas bolaram dois experimentos, que estão relatados em um artigo que acaba de ser publicado na revista Psychological Science.
No primeiro experimento, eles colocaram um grupo de homens e mulheres rezando uma única prece para o bem-estar do seu parceiro romântico com que tiveram desavenças sérias recentes.
Enquanto isso, um outro grupo - o chamado grupo de controle experimental - simplesmente descrevia o seu parceiro, registrando sua declaração em um gravador. Em seguida, ele partiram para medir o perdão. Os cientistas definiram o perdão como a diminuição dos sentimentos negativos que surgem em relação a alguém quando você se sente injustiçado por esse alguém - neste caso, os parceiros da relação amorosa.

Efeitos da prece
Os resultados mostraram que aqueles que oraram por seu parceiro abrigavam menos emoções e pensamentos de vingança: eles estavam mais dispostos a perdoar e a deixar sua vida seguir em frente. Se uma única prece pode causar uma diferença tão marcante nos sentimentos, o que então seria capaz de fazer por um relacionamento uma prece que fosse rezada durante um tempo maior?

Para verificar isto, os pesquisadores fizeram um segundo experimento, no qual um grupo de homens e de mulheres rezaram por um amigo próximo todos os dias durante quatro semanas. O grupo de controle simplesmente refletia sobre o relacionamento, com pensamentos positivos, mas sem rezar para o bem-estar do amigo.
Compaixão
Os cientistas também acrescentaram uma outra dimensão. Eles utilizaram uma escala para medir a preocupação altruísta pelos outros - não para qualquer pessoa em particular, mas para todas as outras pessoas em geral.

Eles levantaram a hipótese de que o fato de estarem orando por alguém poderia aumentar o que eles chamam de "preocupação abnegada" - um conceito próximo ao de compaixão - que por sua vez aumentaria a capacidade de perdoar diretamente alguém. E foi justamente isto o que eles encontraram.

Por que a prece funciona
Mas por quê? Como é que esta prática espiritual tão comum - rezar por alguém - exerce seus efeitos de cura emocional?
Os cientistas acreditam poder responder: Na maioria das vezes, os casais professam e acreditam em objetivos comuns, mas quando encaram uma desavença frequentemente passam a se ver como adversários, como emoções como o desejo de retribuir na mesma moeda e o ressentimento.
Essa visão do outro como um adversário muda o foco cognitivo para o self, e pode ser difícil retirar esse foco em si mesmo para amenizar as emoções negativas e restabelecer o relacionamento. A oração parece desviar a atenção do self, levando-a de volta para o outro, o que permite que os ressentimentos aos poucos arrefeçam, até desaparecer.

Ciência e espiritualidade
Os cientistas têm cada vez mais abordado o papel da espiritualidade no cuidado das pessoas e na melhoria da sua saúde. Uma pesquisa recente, por exemplo, demonstrou que união da religião com a medicina é uma receita com alto poder curativo. Um outro estudo de longo prazo mostrou resultados intrigantes sobre o verdadeiro poder da prece.

Fonte:  Diário da Saúde

sábado, 21 de junho de 2014

Dilma tem candidatura oficializada pelo Partido dos Trabalhadores - PT

Dilma: ódio não vence disputa e não ficarei de joelhos        

 Por Vera Rosa e Ricardo Galhardo, enviado especial 

Em convenção marcada por fortes críticas aos tucanos, a presidente Dilma Rousseff foi indicada no sábado, 21, como candidata do PT ao segundo mandato e anunciou um "plano de transformação nacional", com reforma urbana e dos serviços públicos, como eixo de um novo governo petista. Com o slogan Mais Mudanças, Mais Futuro, Dilma prometeu um "ciclo histórico de desenvolvimento", pediu mais quatro anos no Planalto para mudar o País e, numa referência ao PSDB, disse que o ódio não vai vencer a disputa.

“Nunca fiz política com ódio. Não tenho rancor, mas não abaixo a cabeça. Não insulto, mas não me dobro. Não agrido, mas não fico de joelhos para ninguém. Não perco meu tempo odiando meus adversários porque tenho um país para governar, um povo para representar, um modelo de emancipação popular para executar e proteger dos que tentam bloqueá-lo", afirmou Dilma.
O "plano de transformação nacional" proposto pela presidente será ancorado pelo mote do "país das oportunidades". O projeto inclui um conjunto de medidas genéricas, que, no diagnóstico do governo, levará o País a um novo ciclo de desenvolvimento, "com solidez econômica e ampliação das políticas sociais". Estão na mira de Dilma mudanças que não conseguiram sair do papel até hoje, como as reformas política, federativa, urbana e de serviços públicos, além do programa "Brasil Sem Burocracia".
Fiador da segunda candidatura de Dilma, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu sua afilhada, chamou os tucanos de "essa gente" e retomou o discurso na linha "nós contra eles" ao pedir mais empenho e "adrenalina" dos petistas na ofensiva contra o candidato do PSDB, Aécio Neves, principal adversário do PT.
"Esse país foi a vida inteira governado por doutores, engenheiros e intelectuais, mas eu não vou citar nomes porque ele vai pensar que estou falando dele", provocou Lula, numa alusão ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, avalista de Aécio. Logo em seguida, emendou: "Por que, então, essa gente não resolveu o problema da educação no Brasil?".
Fonte: Jornal O Estado de S. Paulo.



segunda-feira, 16 de junho de 2014

É neste feriado de Corpus Christi de 19 a 22 de junho em São Thomé, sul de Minas


Se você gosta de moto e de viver perigosamente.... Não Perca!!!




O som também vai rolar...Shows com bandas incríveis... 


Abertura da Copa do Mundo de futebol o que ninguém reparou



O aparelho foi desenvolvido por cientista brasileiro



Sinta a emoção....









O exoesqueleto do cientista Miguel Nicolelis funcionou e um tetraplégico deu o chute inicial na abertura da Copa. A imagem, contudo, não foi mostrada ao vivo na transmissão oficial --foi ao ar apenas um segundo da cena, após o chute. O cientista comemorou no twitter com duas mensagens: "We did it!" e "Paciente com lesão medular completa dá o pontapé inaugural da Copa com eixo controlado pelo cérebro!". 

Veja a importância disto para quem tem parentes ou conhecidos com este problema. Lógico, que todo este equipamento para uma pessoa tetraplégica, se torna impossível carregar. Mas já é um avanço. "Com eixo controlado pelo cérebro!". Já sabemos que podemos ter eixos controlados pelo cérebro.

domingo, 15 de junho de 2014

Imprensa estrangeira critica cerimônia de abertura da Copa

Os jornais internacionais The Guardian, El País, The New York Times e Le Monde publicaram notícias sobre o primeiro dia do Mundial no Brasil

AGÊNCIA BRASIL

A cerimônia de abertura na Copa do Mundo, a ação da polícia nos protestos contra a realização do Mundial em São Paulo e a atuação da seleção brasileira na partida de estreia contra a Croácia foram os principais destaques da imprensa internacional sobre o primeiro dia do Mundial.
Para o jornal britânico The Guardian, a cerimônia de abertura foi considerada "decepcionante". O jornal destacou o contraste entre protestos contidos pela polícia com balas de borracha e gás lacrimogêneo e a festa dentro da Arena Corinthians, o Itaquerão, em que a Federação Internacional de Futebol (Fifa) dizia à imprensa que o principal objetivo do torneio é "promover a paz mundial".
O norte-americano The New York Times traz a manchete "Futebol e discórdia interna, em exposição para o mundo ver". O diário citou a greve de motoristas de ônibus em Natal e os protestos em Belo Horizonte, Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em São Paulo. De acordo com o The New York Times, na capital paulista, apesar dos protestos terem ocorrido na maioria de forma pacífica, "em certos pontos alguns manifestantes mascarados também atiraram pedras e garrafas na direção da polícia". O jornal citou ainda a hostilização de torcedores à presidente Dilma Rousseff e à Fifa.
O diário francês Le Monde diz que o jogo de abertura entre Brasil e Croácia, quinta-feira, 12 de junho foi palco da primeira controvérsia no Mundial e destaca o erro na arbitragem do japonês Yuichi Nishijmura que favoreceu a seleção brasileira por um pênalti, que resultou num gol de Neymar. Isso foi esclarecido. E houve o penalti, de acordo com o chefe de árbitros da Fifa, Massimo Bussacca, afirmou que o pênalti sobre Fred, na estreia da seleção brasileira contra a Croácia, foi marcado porque não são permitidos agarrões na área.
Além de uma matéria com críticas ao desempenho brasileiro no jogo contra a Croácia, o espanhol El País traz também outra manchete. O periódico traz como manchete “A euforia toma conta do Brasil na hora do futebol” e destaca que a eficiência no transporte público em São Paulo surpreendeu até os brasileiros. Em outro destaque “As manifestações ofuscam a estreia”, o El País aborda os protestos, na capital paulista, contra a Copa. O jornal também citou os xingamentos e as vaias a Dilma."

Fonte: UOL

sábado, 14 de junho de 2014

Pedido do senador Aécio Neves (PSDB)

Jornalista tem casa invadida pela polícia do Rio de Janeiro 

A jornalista Rebeca Mafra teve a casa invadida na tarde desta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro. Rebeca estava no trabalho, na Barra da Tijuca, zona oeste, quando recebeu uma ligação do porteiro do prédio onde mora, na Lapa, região central, dizendo que um delegado queria entrar em seu apartamento. No telefone, ele ameaçou arrombar a porta se Rebeca não estivesse lá em 15 minutos. Segundo a jornalista contou à Revista Fórum, por sorte uma vizinha tinha a chave e conseguiu abrir a porta.



A ação policial foi resultado de um pedido do senador Aécio Neves (PSDB) ao Ministério Público para investigar internautas que teriam postado comentários contra o candidato tucano em sites de notícia.



Quando Rebeca chegou em casa, tinham revirado todas as suas coisas e levado todos equipamentos eletrônicos, inclusive máquina fotográfica e cartão de memória. Rebeca afirmou à Revista Fórum que não tem ideia por que foi alvo do mandado de busca e apreensão. Ela diz que nunca falou nada de Aécio Neves nas redes sociais, que não não tem filiação partidária e nem é militante. Atualmente, ela trabalha com cinema.


Em nota, a equipe do senador disse se tratar de “investigação dos crimes praticados contra Aécio Neves por quadrilhas virtuais” e que “o PSDB, em nenhum momento, requereu a realização de busca e apreensão de quaisquer equipamentos ou documentos, sejam em residências ou em sedes de empresas. Os pedidos solicitados limitaram-se aos que são padrão nesse tipo de investigação, qual seja: oitiva de testemunhas, depoimento dos suspeitos já identificados como participantes da quadrilha, e providências para apuração se essas pessoas são remuneradas por terceiros pela execução dessas ações”.


Fórum teve acesso, com exclusividade, à decisão expedida pelo juiz Alberto Fraga da 39ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, que acolheu requerimento do Ministério Público. A decisão diz que “o procedimento investigatório foi iniciado a partir de notitia criminis encaminhada pelo Exmo. Senador Aécio Neves, na qual noticia a prática reiterada de crimes contra sua honra através da colocação de comentários de leitores em sites de notícia, muitos dos quais não guardam qualquer pertinência com as notícias comentadas”.



O processo do MP diz ainda que haveria  “indícios de que tais de comentários são lançados de forma orquestrada” e que a intenção seria “alterar os resultados dos mecanismos de busca na internet, como o Google, por exemplo, fazendo com que tais páginas – ainda que substancialmente irrelevantes – alcancem destaque nos resultados das pesquisas”.



A medida tem sido considerada censura e um ataque à liberdade de expressão. Também foram expedidos mandados de busca e apreensão para outras quatro pessoas.


Fonte: Revista Forum

"Problemão que Lula criou para Dilma"

Copa do Mundo no Brasil
Juca Kfouri
Ao trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2007, num momento em que o país bombava e tudo dava certo, o ex-presidente Lula não calculou que sete anos depois as coisas poderiam estar diferentes.
Mais: não se ligou que Copas do Mundo não são para o povão, mas apenas para quem pode pagar caro por um ingresso nos novos estádios erguidos a peso de ouro para recebê-las.
Eis que a bomba explodiu no colo de sua sucessora, pouco familiarizada com a mal vista cartolagem do futebol.
Se Dilma Rousseff soube guardar profilática distância de Ricardo Teixeira e, agora, de José Maria Marin (ninguém o viu perto dela ontem) , nem por isso ela evitou a hostilidade da torcida endinheirada que esteve na Arena Corinthians.
Se em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, a presidenta foi vaiada, em São Paulo foi xingada mesmo, com palavrões típicos de quem tem dinheiro, mas não tem um mínimo de educação, civilidade ou espírito democrático.
Ninguém precisava aplaudi-la e até mesmo uma nova vaia seria do jogo.
Mas os xingamentos raivosos foram típicos de quem não sabe conviver com a divergência, mesmo em relação a uma governante legitimamente eleita pelo povo brasileiro.
A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa.
Que os próximos governantes aprendam a lição
Fonte: Uol.com 

Couve é a verdura da moda

Cinco dicas para comer mais couve


Só que não é mais uma dessas “tendências non sense” de alimentação.
A couve é considerada um dos alimentos mais saudáveis de todos! Não é à toa que é chamada de superalimento.

Os benefícios da couve são vários e comprovados cientificamente.
Vitamina A, K, C, ferro, cálcio, ácidos graxos (especialmente Ômega-3) são alguns compostos significativos encontrados nesse vegetal.

É também uma excelente fonte de , que faz tão bem para o organismo. E, como todo vegetal pode ajudar no processo de emagrecimento.

Não dá para deixar a couve de fora da alimentação saudável. O post de hoje traz 5 dicas para comer couve de forma criativa! São ideias sobre como fazer couve, como inclui-la na alimentação.
Como fazer couve

1. Couve na salada!

Uma das ideias mais clássicas é fazer salada de couve + tomate. É só picar como normalmente é cortada como é feita para ser refogada (corte chiffonade) e colocar tomates no meio. Mas, essa não é a única maneira de usar a couve na salada. Outra ideia é fazer um mix de folhas. É possível até incluir legumes crus cortados. Muitos adoram salpicar por cima grãos ou castanhas para dar um toque final. Como é possível perceber, o segredo é a criatividade.

2. Sopa com couve!

Que tal uma sopa de talos de couve? É só bater os talos no liquidificador com água. Em seguida, misturar com batata e cenoura picados, colocar no fogo para ganhar consistência. Tempere à gosto. E, pronto! Que incrível é aproveitar até os talos! Já pensou nisso? É possível usar essa mesma base para fazer sopa de legumes. Quem quiser pode também picar as folhas de couve (como faz quando vai ser refogada) e apenas colocar no meio da sopa.

3. Sucos e vitaminas!

O suco verde é o suco é um dos sucos saudáveis mais famosos! Há inúmeras receitas. Não tem segredo. É bater couve + alguma fruta. Uma das receitas mais famosas é o caldo da couve batido misturado com suco de laranja. Uma outra receita famosa é couve + maçã + limão. A couve batida com abacaxi também é sensacional. Dá para misturar outras frutas, folhas (espinafre, hortelã, manjericão…), sementes (como chia, linhaça, entre outras…), frutas secas (damasco, ameixa…) e, até mesmo raízes (como o gengibre, por exemplo). O indicado é beber o suco sem coar para aproveitar melhor as fibras no organismo. Para muita gente a aparência não é algo tão convidativo. Mas, acredite, você vai se surpreender com o sabor!

4. No meio da comida

Que tal um arroz com talo de couve? Há quem faz refogados com os talos (com outros legumes, com carnes…). Picada no meio do caldo de feijão (ou no meio do feijão mesmo). Que tal um hambúrguer com couve no meio (pode ser até com talos). Ou, então, no meio da torta de legumes, de um suflê, de um molho pesto… E, até mesmo, no meio daqueles bolinhos saudáveis de forno. Inove as receitas que você já possui com a couve!

5. Couve refogada

Essa é a maneira mais tradicional e simples de comer couve. Os nutricionistas recomendam não deixa-la muito tempo no fogo, no máximo 30 segundos. A ideia é apenas saltear a couve. Quem não adora uma couve com alho refogada?

Fonte: Vida Saudável


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Benefícios do óleo de coco para a saúde

Ter uma vida saudável é um esforço cotidiano para muitas pessoas

Há uma consciência sobre a forma de alimentar-se que está diretamente ligada com viver bem e com envelhecer melhor. É preciso se sentir bem com as escolhas alimentares e obter os nutrientes necessários para a saúde do corpo. E, na lista de comidas saudáveis, há sempre aqueles alimentos surpreendentes!

O óleo de coco é mais um superalimento, que contribui para a alimentação saudável e possui uma combinação única de nutrientes que proporciona muitos efeitos positivos no organismo. Muita gente tem até substituído o óleo de soja pelo óleo de coco no preparo dos alimentos na cozinha.


Benefícios do óleo de coco!

1. Melhor gordura saturada


O óleo de coco contém uma quantidade incrível de ácidos graxos. É composto por cerca de 90% de gorduras saturas. Esse óleo é metabolizado de uma maneira diferente, é uma fonte de energia rápida para o corpo. E, muitos afirmam que é o melhor tipo de gordura gorda. As gorduras de forma geral são fundamentais para o bom funcionamento do organismo (construção das células, produção de hormônios, dentre outras atividades…). A maior parte da gordura do coco é triglicérideos de cadeia média, melhor que as gorduras trans e a manteiga, por exemplo.

2. Bom para o coração e para o sistema imunológico

Por ser composto por 50% de ácido láurico (um ácido graxo) contribui para controlar o colesterol (aumenta o HDL). Essa substância pode estar associada com a prevenção de doenças cardíacas. É também convertido no corpo em monolaurina, que possui propriedades antivirais e antibacterianas. Essa substância está associada em vários estudos com o aumento da imunidade do corpo, protegendo-o de alguns vírus e bactérias.

3. Aumenta o metabolismo

Por ser um ácido graxo de cadeia média, é metabolizado de forma diferente que outros ácidos graxos. É remetido diretamente para o fígado e são usados como fonte de energia imediata. E, assim, tende a aumentar o gasto de energia. Lembre-se que por ser uma gordura saturada deve ser ingerido de forma limitada na alimentação. Respeite a quantidade de gordura suficiente. Pode não ter o mesmo efeito para todas as pessoas.

4. Bom para a doença de Alzheimer


Um alimento medicinal! Há indícios que o óleo de coco pode contribuir com as atividades cerebrais, funcionando como fonte alternativa de energia para neurônios após metabolizado (compensando a disfunção mitocondrial). Um estudo piloto foi conduzido pela Memorial University of Newfoundland, no Canadá. É preciso aprofundar as investigações, mas esses resultados preliminares já são animadores!


5. Óleo saudável para cozinhar

O óleo de coco não possui os mesmos efeitos negativos que outras gorduras saturadas, como a manteiga. E, possui melhor performance quando aquecido que outros tipos de óleos (como o azeite de oliva extra virgem, por exemplo) em razão de sua própria quantidade de gordura saturada. Com isso, é menos sensível ao calor. Pode ser até interessante para afogar a couve! Uma discussão muito em voga na atualidade é que muitos óleos vegetais são modificados geneticamente, como o próprio óleo de soja. Alguns grupos acreditam que os ativos existentes nos óleos geneticamente modificados podem ser maléficos para o corpo humano a longo prazo.



O óleo de coco é a gordura da vez! É claro que deve ser consumido nas quantidades recomendadas, sem excesso!


Fonte: Mulher Digital


Um sábado para você reciclar conceitos


Em Varginha, na praça do E.T

O pessoal de Varginha e região venha à praça do E.T no próximo sábado (14). A partir das 10h, até as 14h, você que estiver passando pelo no centro da cidade, venha conferir e poderá trocar o tédio pelo lazer com diversas atrações. Serão realizadas oficinas de desenho, pula-pula e várias outras brincadeiras que prometem animar crianças e adultos. Todo esse movimento faz parte da programação da ‘Feira de Arte Solidária’, realizada pelo Parquescola Ecoetrix. Este evento com cara de Nova Era, tem como objetivo principal, reciclar conceitos e divulgar os princípios da economia solidária, dando continuidade a proposta do Educador e Economista, Marcos Arruda, um “cara da Nova Era”, que recentemente esteve em São Thomé das Letras pela segunda vez e nas cidades da região.



Participar da economia solidária é fácil

Você pode levar para a feira, produtos e utensílios não utilizados, mas, que estejam em bom estado que possam ser trocados por algo diferente. Você pode trocar desde livros, roupas que você não usa mais e que estão apenas ocupando espaço no seu armário, bijuterias até obras de arte. “a variedade tende a aumentar.”, revela a coordenadora do Ecoetrix Marilaine Rabelo. O evento é aberto ao público da região e será animado pela banda de Divinópolis, a ‘Jazzpion & The Biggest Tchousen Fans Rock N’ Roll Music Group’, que traz o melhor do Rock and Roll. A ‘Feira de Economia Solidária’ é uma realização do Parquescola Ecoetrix com o apoio da Prefeitura Municipal de Varginha, da Fundação Cultural, do Conselho Municipal de Incentivo a Cultura e da Autotrans. 

Fonte: assessoria de imprensa da Parquescola Ecoetrix

terça-feira, 10 de junho de 2014

Por que tantas manifestações e greves...


Vamos fazer uma analogia histórica com astrologia
por Ana Lúcia Dias


O ano de 1968 foi de revoltas no mundo todo.  A juventude ansiava por mais liberdade, rejeitando a ordem estabelecida e a sociedade de consumo. Por um ensino descente de qualidade e uma série de acontecimentos nortearam os jovens principalmente, que sonhavam como uma sociedade livre e igualitária... Na época existia no universo um aspecto tenso entre Urano e Plutão.


Veja o que acontecia em 1968:
 Em janeiro de 1968: as forças norte vietnamitas atacavam cetenas das cidades do sul, entre elas, Hve e Saigon. A ofensiva surpresa causou comoção pública americana e desacreditou o governo do presidente norte-americano, Lyndon Johnson (1963-69), mostrou que uma guerrilha poderia desafiar até mesmo o poderio bélico dos EUA.

Em março: Nanterre (França) se agita. Estudantes liderados por Daniel Cohn Bendit ocuparam a torre administrativa da universidade de Nanterre e criaram o movimento 22 de março.

Em abril: o assassinato de Martin Luther King nos EUA. Ativista contra a segregação racial nos EUA, o pastor negro e Prêmio Nobel da Paz em 1964 foi assassinado no dia 4 por um segregacionista branco em Menphis. O que fez o presidente americano assinar a Lei dos Direitos Cívicos proposta por Luther King.

Em maio: a insurreição parisiense (França). A agitação universitária se transformava em insurreição na madrugada de 10 de maio, com barricadas e incêndios de viaturas policiais no bairro latino Quartier Latin.


Em junho: o segundo Kennedy é assassinado (EUA).

Em julho: fome em Biafra (Nigéria)

Em agosto: repressão à primavera de Praga (Tchecoslováquia).

Em outubro: massacre no México.

Enquanto isso no Brasil, a ditadura militar com o requinte das torturas acabava com o ideal de uma "esquerda" no poder... Os nossos estudantes e jovens estavam sem saída ou lutavam e morriam pela pátria, ou entregavam o País por 21 anos a um regime autoritário. O que a "esquerda" não percebeu é que os militares eram muito mais fortes do que eles. 


Em dezembro de 1968, veio o AI-5 (Ato Institucional n.5),que acabou por tolher todos os direitos do cidadão brasileiro. 


Em 1968, astrologicamente, havia um aspecto tenso entre Urano e Plutão, o que fez o mundo se transformar...

 Desde 2013, estamos passando por um aspecto ainda mais tenso entre Urano e Plutão, que em maio, junho, julho e agosto de 2014 serão intensificados, o que significa a busca por uma vida melhor, com a educação de qualidade, com mais direitos pela carga tributária que somos obrigados a pagar.  E se não alcançados, teremos revoltas e manifestações cada vez maiores... Não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Essa tendência deve melhorar a partir de meados de setembro, mas durante todo o ano de 2014 as instituições estarão muito frágeis.

Fonte: Galadriel - Consultoria Astrológica

Voz do Brasil: Dilma flexibiliza transmissão durante a Copa

Medida que autoriza veiculação em horário alternativo foi publicada no Diário Oficial da União - DOU. Durante o Mundial, rádios poderão retransmitir noticiário das 19h às 22h

A presidente Dilma Rousseff autorizou as emissoras de rádio do país a retransmitir o programa A Voz do Brasil em horário alternativo durante a Copa do Mundo, entre os dias 12 de junho e 13 de julho. A flexibilização na obrigatoriedade de retransmitir diariamente o noticiário oficial às 19h ocorreu por meio de uma medida provisória (MP) publicada na edição desta quarta-feira (4) do "Diário Oficial da União".

Com a mudança, as rádios brasileiras poderão optar, somente durante o Mundial da Fifa, por retransmitir a Voz do Brasil entre as 19h e 22h. No ar desde 1935, o programa oficial do governo tem uma hora de duração, na qual são noticiadas informações dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A MP (Medida Provisória) editada pela Presidente Dilma também prevê que, "em casos excepcionais de interesse público", um ato conjunto da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República poderá flexibilizar, "por tempo determinado", o horário de retransmissão de A Voz do Brasil.

A lei que regulamenta a veiculação do noticiário oficial, editada em 1962, não previa mudanças no horário de retransmissão. As únicas exceções previstas pela legislação eram em relação a sábados, domingos e feriados, dias em que as emissoras de rádio não são obrigadas a veicular o programa.

Projeto de lei

Reinvindicação antiga das emissoras, a possibilidade de retransmitir A Voz do Brasil em horários flexíveis diariamente está sendo discutida pelo Congresso Nacional. De autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B-AC), o projeto de lei n° 595, de 2003, prevê autorização para que as rádios escolham o início da transmissão do programa entre as 19h e 22h.

O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2006, mas, como sofreu alteração ao ser discutido no Senado, teve que retornar à Casa em dezembro de 2010. A proposta aguarda votação no plenário da Câmara e, caso aprovado, dependerá apenas de sanção presidencial.

De acordo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), existem atualmente 30 requerimentos na Câmara solicitando a inclusão do projeto na pauta de votações. Um abaixo-assinado que reivindica a flexibilização de A Voz do Brasil, informou a Abert  reúne 65 mil assinaturas.

Fonte: gazetaweb