sábado, 30 de agosto de 2014

Quanto Vale o Professor Brasileiro?

Educação


O comentarista, jornalista, Alexandre Garcia diz que o trágico primeiro lugar em violência contra o professor não surpreende, visto que, o país possui mais de 150 homicídios por dia.



 Clique neste link para ver : Quanto Vale um Professor?




   
       Fonte: Bom Dia Brasil 





sexta-feira, 29 de agosto de 2014

O poder de um pedido de desculpas

Quando a pessoa que cometeu uma falha antecipa-se para fazer as pazes, a vítima fica muito mais inclinada a perdoar e esquecer o fato. Isso é bem sabido.
 Mas os psicólogos gostariam de entender exatamente por que isso acontece, de forma a tentar atuar quando os conflitos não foram tão prontamente apaziguados.
Michael McCullough e seus colegas da Universidade de Miami (EUA) afirmam ter feito progressos substanciais nessa tentativa de explicar os processos psicológicos que fazem o perdão acontecer.
Seus resultados mostram que os esforços de pacificação - como pedidos de desculpas, ofertas de compensação e assumir a responsabilidade pelo fato - ajudam na concessão do perdão e reduzem a raiva ao fazer o agressor parecer um parceiro de relacionamento mais valoroso e fazendo com que a vítima sinta um risco menor de ser novamente ferida pelo transgressor no futuro.
O estudo incluiu 356 voluntários, com acompanhamentos de até 21 dias.
"É um dos maiores, mais longos e, acreditamos, mais definitivos estudos já realizados sobre os efeitos dos gestos conciliatórios na resolução dos conflitos humanos", disse ele.
Pedir perdão                                       
Os resultados mostraram que a concessão do perdão foi diretamente proporcional à intensidade dos gestos conciliatórios feitos pelos agressores.
Os gestos conciliatórios também parecem mudar a percepção da vítima não apenas sobre o relacionamento, mas também sobre a pessoa do agressor de forma mais integral.
  • Arrependimento verdadeiro pode reconquistar confiança
E não parece ser difícil obter o perdão e restaurar os relacionamentos, bastando que o agressor tome a iniciativa - ainda que faça as coisas do seu próprio jeito.
"Todas as coisas que as pessoas são motivadas a fazer quando prejudicaram alguém que realmente valorizam parecem ser eficazes em ajudar as vítimas a perdoar e livrar-se da raiva," resume o Dr. McCullough.
Os resultados colocam em xeque um estudo recente muito criticado, feito por pesquisadores australianos, que concluíram que seria mais fácil perdoar quando a vítima vê o agressor sendo punido.
Fonte: Diário da Saúde





HIV - Novas descobertas

Pessoas infectadas pelo HIV carregam diferentes vírus da doença, e todos com personalidades distintas. Ainda que cerca de 76% das infecções pelo HIV surjam de um único tipo de vírus, alguns são mais infecciosos do que outros.Agora, os cientistas acreditam poder identificar o culpado, efetuando medições muito precisas da quantidade de uma proteína-chave do vírus HIV.

Vírus na gaiola de luz
Quantificar essa proteína-chave pode revelar qual desses muitos vírus presentes realmente causou a infecção. Usando sua técnica óptica, os pesquisadores conseguiram capturar uma única partícula viral - um único HIV - e estudá-lo com resolução molecular.

"Existem diferenças moleculares significativas nas partículas virais do HIV - algumas são muito perigosas e infecciosas, e algumas mais mansas. O vírus é muito heterogêneo," disse Wei Cheng, da Universidade de Michigan (EUA). O estudo mostrou que as partículas do vírus HIV possuem diferentes quantidades de uma proteína que determina sua virulência, e que as partículas de vírus ricas nessa proteína são mais infecciosas do que as outras.


Um único HIV-1 foi capturado por uma armadilha óptica ilustrada pelas linhas brancas e sombras vermelhas. [Imagem: David Brennan]
"Nossa técnica nos permite ver as diferenças mesmo ao nível de uma molécula, ou seja, se uma partícula do vírus difere da outra por uma única molécula, nosso instrumento pode detectar isso. Essa técnica abre a possibilidade de desenvolver drogas para atingir as características moleculares presentes nas cepas mais virulentas", contou Cheng.

Pinça de luz
Para estudar as partículas virais individuais do HIV a equipe aperfeiçoou uma ferramenta já existente, chamada "pinça óptica", que usa luz para manipular partículas minúsculas. O feixe de luz imobiliza o vírus, mantendo-o lugar para que ele possa ser estudado, livre de qualquer contato que possa perturbar ou distorcer sua estrutura.


Esta técnica permitirá, por exemplo, infectar células individuais com uma única partícula viral do HIV para determinar a virulência de cada tipo de vírus.


a violência contra a mulher...

Não se engane, Aécio Neves é PSDB

"A Globo é contra Dilma." Será que mais uma vez, influenciará os brasileiros?

Pense alguns instantes sobre o lugar onde mora...

Pôr do Sol na Pirâmide em São Thomé

Dúvidas sobre aposentadoria. Vale a pena assistir...

E agora? Sem Eduardo Campos quem assume?

Conselho de Comunicação aprova exigência do Diploma para o exercício da profissão de Jornalista

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Entre nós e nas linhas da história




O Código Penal, que atualmente vigora 
em nosso país, data de 1940 e é o 
terceiro existente no Brasil. Inicialmente, 
ele previa duas condições para o aborto         legal. A partir de 2012, com a resolução       do Superior Tribunal Federal (STF), uma 
terceira condição ficou prevista. 
Atualmente o aborto é permitido por 
lei em: casos de estupro, 
risco de morte para a gestante e anencefalia.

O caso recente de Janira nos traz diversos questionamentos. Mesmo na ilegalidade diversas mulheres recorrem a esse procedimento, são experiência, relatos que marcam diversas vidas. E quantas famílias não tem histórias parecidas, mesmo que veladas? São diversas arvores genealógicas que poderiam ser atualizadas se as experiências viessem a tona.
Pesquisa da UNB revelou que as mulheres que abortam no Brasil somam cerca de 5 milhões. Dentre o total de mulheres que declararam na pesquisa já terem feito pelo menos um aborto, 64% são casadas e 81% são mães. “A mulher que aborta é uma de nós. Ela é a sua irmã, ela é a sua vizinha, ela é a sua filha ou a sua mãe”, define Débora Diniz. A classe social não interfere na decisão. Do total de mulheres que abortaram, 23% ganham até um salário mínimo, 31% de um a dois, 35% de dois a cinco e 11% recebem mais de cinco. “Pobres e ricas, todas abortam”, afirma a professora. A maioria é casada, tem filhos e religião. Mais de 50% delas têm entre 30 e 39 anos.
E se fossemos mais fundo, na história? Abaixo copio um trecho do artigo “O aborto: um resgate histórico e outros dados”, que nos dá uma perspectiva histórica e social a sobre o tema:
Ainda que no Brasil, o aborto, essa prática clandestina por excelência, carregue a marca da reprovação, certamente não terá sido assim no decorrer da história da humanidade. Sabe-se que desde os povos da antiguidade este era difundido entre a maioria das culturas pesquisadas. O imperador chinês Shen Nung cita em texto médico escrito entre 2737 e 2696 a.C. a receita de um abortífero oral, provavelmente contendo mercúrio.
Na antiga Grécia, o aborto era preconizado por Aristóteles como método eficaz para limitar os nascimentos e manter estáveis as populações das cidades gregas. Por sua vez, Platão opinava que o aborto deveria ser obrigatório, por motivos eugênicos, para as mulheres com mais de 40 anos e para preservar a pureza da raça dos guerreiros.
Sócrates aconselhava às porteiras, por sinal profissão de sua mãe, que facilitassem o aborto às mulheres que assim o desejassem. Já Hipócrates, em seu juramento, assumiu o compromisso de não aplicar pressário em mulheres para provocar abortou.
Entre os Gauleses, o aborto era considerado um direito natural do pai, que era o chefe incontestável da família, com livre arbítrio sobre a vida ou a morte de seus filhos, nascidos ou não nascidos. 10 O mesmo ocorria em Roma, onde o aborto era uma prática comum, embora interpretada sob diferentes ópticas, dependendo da época. Quando a natalidade era alta, como nos primeiros tempos da República, ela era bem tolerada. Com o declínio da taxa de natalidade a partir do Império, a legislação tornou-se extremamente severa, caracterizando o aborto provocado como delito contra a segurança do Estado.


(…) Com o advento do Cristianismo, entretanto, o aborto passou a ser definitivamente condenado, com base no mandamento “Não Matarás”. Essa posição é mantida até hoje pela Igreja Católica mas, ao contrário do que se possa pensar, ela não foi tão uniforme ao longo dos anos. Interesses políticos e econômicos contribuíram para que isso acontecesse.
São Tomás de Aquino, com sua tese da animação tardia do feto, contribuiu para que a posição da Igreja com relação à questão fosse mais benévola do que nos dias de hoje. (…) Alguns acontecimentos históricos, no início deste século, ocasionaram certas modificações importantes nas legislações que regiam a questão do aborto e são explicitadoras dessas diferentes ordens de motivos que fundamentam concepções e políticas a respeito.

Com a Resolução de 1917, na União Soviética, o aborto deixou de ser considerado um crime naquele país, tornando-se um direito da mulher a partir de decreto de 1920. Processo inverso aconteceu em alguns países da Europa Ocidental, sobretudo aqueles que sofreram grandes baixas durante a Primeira Guerra Mundial, que optaram por uma política natalista, com o endurecimento na legislação do aborto.
De acordo com Joana Maria Pedro em “A descriminalização do aborto: estranhas relações com lutas mais antigas” a prática do aborto esteve presente na vida de muitas famílias, até a criação do estado moderno que colocou como centro de suas políticas o controle da população, e como consequência, o controle da natalidade e dos corpos:
Práticas anticonceptivas e abortivas são antigas. Fazem parte da tradição. Foram, através do tempo, transmitidas, entre gerações, por diferentes povos. Faziam parte do conhecimento que a mulher recém-casada recebia das amigas, parentas e vizinhas. Faziam parte, também, da iniciação sexual dos homens, em algumas culturas. Um “marido cuidadoso” era o elogio que uma esposa faria, ao esposo que sabia como fazer corretamente um “coito interrompido”.
A prática do aborto, também transmitida entre mulheres, geralmente as casadas e já com alguns filhos, era, por muitos, considerada como legítima forma de controle da família, para impedir que mais filhos viessem comprometer a sobrevivência dos já existentes. Enquanto o feto não se movesse no ventre, não seria uma criança; portanto não se faria um aborto e, sim, usar-se-ia algum estratagema para fazer a menstruação regularizar-se.           
Convém destacar que, por muito tempo, as decisões contraceptivas
foram tomadas de forma privada, ou pela família, ou pelo pai, ou pelo casal, ou individualmente pelas mulheres, muitas vezes com a cumplicidade de outras. A interferência do Estado fez-se, no máximo, de forma punitiva, muitas vezes por imposição da Igreja Católica, como no caso da perseguição às mulheres acusadas de infanticídio e de práticas abortivas. Foi a partir da metade do século XVIII que a problemática da população substituiu a da família, como modelo de governo. A família, no novo contexto, tornou-se “instrumento privilegiado para o governo da população”. A população tornar-se-á, no novo modelo de governo que substituiu o da soberania, o grande objetivo. A questão era “melhorar a sorte da população, aumentar sua riqueza, sua duração de vida, sua saúde, etc.” Em nome disso, foram criadas leis punitivas e políticas públicas que visavam, ora expandir, ora reduzir a população
Selecionei esses trechos como ponto de partida, os textos completos são muitos mais aprofundados. Mas essa pequena seleção já mostra como este tema é alvo da desinformação. Na verdade, ele é um tabu. Naturalizamos que nossos valores são eternos. Como se houvesse uma homogeneidade no tempo e no espaço. Mas até a Igreja Católica, já teve diferentes visões sobre o assunto, influenciada pelas ideias de São Tomas de Aquino e pelo contexto histórico.
Referências
SCHOR, N.; , A. T. O Aborto: Um Resgate Histórico e Outros Dados. Rev.
Bras. Cresc. Dás. Hum., São Paulo, IV(2), 1994.
Revista do Mestrado de História / Mestrado em História, Universidade Severino
Sombra – v.1, (1998) – Vassouras,1998

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pense alguns instantes sobre o lugar onde mora...

Pense alguns instantes sobre o lugar onde mora. É silencioso? Barulhento? A intensidade do som é constante durante todo o dia? Ou o barulho se concentra em um período do dia (à tarde ou à noite, por exemplo)? O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores. 

"O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores." No estágio Não-REM - fase caracterizada por um sono leve - ainda é relativamente fácil acordar se formos perturbados por ruídos. Para chegarmos ao sono de ondas lentas, que é o período de regeneração do corpo, e, em seguida, ao estágio REM (sigla que, em inglês, significa Rapid Eye Movement - Movimento Rápido dos Olhos), que é o de regeneração da mente, precisamos de tranquilidade e silêncio. 


Nas grandes cidades é difícil encontrar locais verdadeiramente silenciosos, por isso falamos em níveis aceitáveis ou toleráveis de ruídos para a manutenção da saúde do aparelho auditivo, de modo geral, e do sono, que nos interessa aqui de modo particular. É importante lembrar que a poluição sonora pode gerar transtornos fisiológicos (como a perda progressiva da audição) e psicológicos (como irritação, cansaço, redução do rendimento do trabalho e problemas de relacionamento interpessoal). 

De modo geral, a medicina tradicional se preocupa com níveis de exposição a frequências  "O silêncio é muito importante para que nosso organismo faça a transição aos estágios de sono mais profundos e reparadores."



domingo, 24 de agosto de 2014

Pôr do Sol na Pirâmide em São Thomé

Assim é o Pôr do Sol na Pirâmide, em São Thomé



Eram 17h, quando começamos a fotografar o caminho até a Pirâmide. Muita gente que
ainda não tinha ido embora, em função também do show sertanejo que encerra a Festa de Agosto 2014 de São Thomé, no domingo. Nesta festa de Agosto teve muita gente que veio a São Thomé para curtir o clima da festa. Enquanto outros também vieram para ver os shows.                                
 
E na Pirâmide, onde as pessoas gostam mais de ver o pôr do Sol, sem poluição, respirando o ar puro, não encontrado na maioria das cidades de onde esses turistas vieram. Então é uma festa quando o sol se põe, todos batem palmas. É de fato um dos lugares de São Thomé que se pode apreciar o pôr do sol. É um dos mais famosos shows de graça, proporcionado pela Mãe Natureza.


 

 

Essas duas moças moram em Itajubá, MG à da esquerda 
nasceu no interior do estado de SP. Ao lado, a outra 

moça nasceu em  São Thomé e depois de muitos 
anos veio visitar a cidade e encontrou sua 
primeira professora, conta com saudades... 
As pessoas se encontram, na melhor hora, no instante em que o sol vai se pondo, as pessoas aplaudem este espetáculo único, a cada dia.





 
 
Em cima da Casa da  Pirâmide vai quem quer, mas no espaço em torno também se reúnem um "monte de gente" , que fica esperando o pôr do sol.
 


 



 


 

 

 Veja o espetáculo que toda essa gente vem ver...


















Pelos caminhos de São Thomé das Letras,     passando pelo Cruzeiro até a Pirâmide, 
que virou uma atração turística. A  Pirâmide, que encanta a todos os visitantes... 
foi construída por um morador de São Thomé.


                             








Sábado, tinham mais turistas na 
cidade. Veja as imagens:



    

                                                                          
                                                                                                                                                     

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

"A Globo é contra Dilma." Será que mais uma vez, influenciará os brasileiros?

:

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Não se engane, Aécio Neves é PSDB

Assim é o governo de Aécio Neves 

• Não dá autonomia para os professores avaliarem o processo de aprendizagem dos alunos, impondo a aprovação automática.

Manipula as informações sobre qualidade da educação, divulgando apenas o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB). Outros indicadores que apontam os problemas não são repassados à população.

• O programa Fica Vivo não diminuiu a violência. A taxa de homicídio em Minas aumentou 80% de 2001 a 2011. Nossos jovens estão morrendo!

• Os programas do Governo são apenas para propaganda, não atingem a maioria dos municípios mineiros. O Poupança Jovem, por exemplo, atende apenas nove dos 853 
municípios.

• Faltam 1.010.491 de vagas no Ensino Médio.

• Somente 35% das crianças mineiras conseguem vaga na Educação Infantil.

• Não tem nenhuma política preventiva sobre violência nas escolas. Professores são agredidos, alunos assassinados e nada é feito.

• Não paga o Piso Salarial Profissional Nacional aos profissionais do Magistério, conforme determinado pela Lei Federal 11.738/08 e decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

• Efetivou, sem concurso, mais de 98 mil servidores, colocando estas pessoas numa situação de fragilidade jurídica.

• Congelou a carreira de todos os trabalhadores em educação até dezembro de 2015.

• Não cumpre acordos que assina.

• Acabou com o Fundo de Previdência dos Servidores Estaduais (Funpemg), que já tinha capitalizado mais de R$3 bilhões para aposentadoria dos servidores.”

Fonte: FB

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Bem-vindos à Pousada Alpha Centauris em São Thomé

   
 Pessoal de Taboão da Serra-SP que vieram passar um final de semana na Pousada Alpha
Centauris em São Thomé das Letras. Uma cidade no alto de uma montanha com cerca de 3.500 habitantes na área urbana e a área rural também com  cerca de 3.500   habitantes. A montanha onde situa-se São Thomé das Letras tem uma altitude de 1444m do nível do mar. A impressão que dá é de se pode pegar as estrelas com a mãos, levantando os pés. 


A Pousada Alpha Centauris está em lugar da cidade privilegiado, em função de estar bem pertinho do  Parque Antonio Rosa, onde fica o ponto mais alto da cidade,  o Cruzeiro e da Pirâmide de onde é possível  ver um  incrível  o pôr do sol.

Clique no link ao lado:    Para ver o  movimento na área livre    



     Na foto ao lado, só as mulheres que              vieram de Taboão...







Na foto abaixo: os homens do grupo e a Ana Paula, quem organiza excursões para São Thomé,  sempre na Alpha.                               

o motorista, Franco é o que esta agachado 


Ainda bem que o motorista da Van, Franco não bebe... 

Veja mais fotos deste grupo maravilhoso que resolveu no domingo, último dia do final de semana. Depois de muita correria nos dois dias anteriores para conhecer as lindas cachoeiras,  na área rural de São Thomé,  resolveram permanecer na pousada até mais tarde, fazendo um churrasco na área livre da Alpha Centauris. Eles acabaram saindo às 16h30.