domingo, 30 de novembro de 2014

Qual a diferença entre smartphone e celular?

Para acertar na hora da compra, entenda a diferença entre celular e smartphone.

Não é nenhuma novidade afirmar que os celulares não param de inovar. São tantos os modelos que pode parecer complicado escolher o aparelho ideal para o seu dia a dia. E se você está pensando em comprar um celular novo, escolher um smartphone pode ser uma boa opção. Mas você sabe qual a diferença entre celular e smartphone?Qual a diferença entre smartphone e celular
Aqui você vai poder tirar as suas dúvidas e saber tudo sobre os celulares e também smartphones. Assim você faz a melhor escolha e tem em mãos um aparelho na medida certa para suas tarefas.

Entenda a diferença entre celular e smartphone

Antes de mais nada, é preciso entender que um smartphone possui sistema operacional. Já um celular comum, não. Também não se deixe levar apenas pelo teclado físico ou pela tela touchscreen do aparelho. Para você entender melhor: embora a maioria dos modelos com tela touchscreen realmente seja de smartphones, é possível você encontrar também celulares com esse tipo de tela. Sendo assim, em modelos de celular com tela touch você também vai encontrar aparelhos que são smartphones.
O mesmo acontece quando falamos em celular com teclado QWERTY físico. Ainda que grande parte desses modelos sejam de celulares, alguns modelos de smartphones (um número reduzido, é verdade) foram desenvolvidos com esse teclado físico.
Mas a diferença entre smartphone e celular não para por aqui. E, para facilitar você, olha só estas informações:

Tudo que você precisa saber sobre os celulares

  • Características principais:
celular é indicado para tarefas mais simples. Se você usa o aparelho basicamente para fazer ligações e enviar mensagens, ter um celular já pode ser suficiente. Além disso, com ele você também pode tirar fotos (em uma resolução menor), gravar vídeos simples e até ouvir música pelo rádio FM, dependendo do modelo.
  • Armazenamento interno:
É limitado, com pouca capacidade de armazenamento. Alguns modelos permitem expandir a memória interna por meio de um cartão de memória.
  • Sistema operacional:
Não possui. Tem apenas interfaces simples, limitadas às funções básicas do aparelho. Não é possível instalar novos programas para aumentar as funcionalidades.
  • Conectividade:
Com um celular é possível acessar a internet, mas lembre-se de que grande parte dos modelos contam com uma conexão mais simples, como a GPRS e a EDGE. Porém, mesmo que em menor número, é possível encontrar um celular Wi-Fi (para você aproveitar alguns pontos onde há sinal Wi-Fi liberado, como em restaurantes e hotéis) e até um celular 3G, que garante uma velocidade maior (se você comparar com a EDGE e a GPRS).

O que você vai encontrar nos smartphones

  • Características principais:
Os smartphones são indicados para quem vai realizar ainda mais tarefas com o aparelho. Como ele conta com sistema operacional multitarefa e multimídia, está pronto para acessar a internet, redes sociais, baixar aplicativos, jogar, entre outros.
Na hora de escolher o sistema operacional do aparelho, você terá algumas opções. Você pode escolher, por exemplo, um smartphone com Android, um smartphone Windows Phone ou umiPhone, o celular da Apple que conta com sistema iOS.
  • Armazenamento interno:
O armazenamento interno é bem maior do que o presente nos celulares. A maior parte dos smartphones têm armazenamento de 4GB, mas é possível encontrar smartphones com 64GB! Alguns modelos ainda permitem expandir a memória interna por meio de cartões de memória. Com isso, fica fácil guardar suas fotos, vídeos, músicas e mais.
  • Conectividade:
Você realmente gosta de estar sempre conectado? Então a melhor escolha realmente será um smartphone. Aqui podemos destacar osmartphone 3G e ainda o smartphone 4G, que conta com a conexão com maior velocidade. Por ser mais recente, verifique se na região onde você mora já tem cobertura 4G. E não custa lembrar que para essas conexões também será necessário o plano da sua operadora.

Celular ou smartphone para você?

Se você quer um aparelho apenas para fazer e receber ligações, ou enviar mensagens sempre que necessário, o celular já pode agradar. Muitos desses modelos são celulares dual chip. E você pode encontrar até celular com 4 chips, para aproveitar as vantagens de várias operadoras.
Por outro lado, se você gosta de estar sempre conectado e quer ter em mãos um modelo mais potente, o smartphone entrega um melhor desempenho. Aliás, muitos deles vêm com alto processamento, isso sem falar nas várias outras funções: um smartphone com boa câmera (só para citar um dos recursos) pode substituir sua câmera compacta, e será fácil publicar diretamente nas redes sociais.
Agora que você já sabe qual a diferença entre smartphone e celular pode pesquisar, sem complicação, e encontrar o aparelho ideal. Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos para você comparar preços e faça a escolha certa!

Fonte: zoom

Programa Água Pura para Crianças



Juntos falamos mais alto!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Definida a equipe econômica no 2º mandato da Presidente Dilma

  Nomeado ministro da Fazenda, Joaquim Levy fixa meta de superávit. Joaquim Barbosa ficará no Planejamento; Alexandre Tombini, no BC. 



 Analistas do mercado financeiro, em geral, reagiram de uma forma positiva aos nomes dessa equipe nova. 

O mercado financeiro permaneceu estável. Na verdade, ficou à espera da confirmação dos nomes que vinham sendo especulados até o anúncio da nova equipe econômica

Ninguém comprava nem vendia ações. Ninguém comprava nem vendia dólar. Todo mundo esperando o anuncio da nova equipe econômica.

O gráfico do dólar estava estável. O governo adiou a coletiva da nova equipe econômica Isso já gerou uma incerteza, o dólar subiu. Veio a confirmação da nova equipe e ele voltou a cair e voltou para o patamar que ele estava.

A cotação da moeda americana fechou com alta de 0,9% cotado a R$ 2,53. A subida, dizem os analistas, está mais relacionada à forte queda no preço do petróleo do que na situação da economia brasileira.

A Bovespa caiu 0,68% muito por causa do feriado nos Estados Unidos. A confirmação da equipe econômica agradou o mercado financeiro. Tanto que os juros futuros, que servem para medir a confiança dos investidores, continuam em queda.

Estamos dando o primeiro passo para conseguir estabelecer uma nova etapa, uma nova credibilidade para a política econômica do governo como um todo”, afirma o economista da Gradual Investimentos André Perfeito.

Os economistas dizem que o grande desafio será botar as contas públicas em ordem com equilíbrio.

Eles precisam lançar um programa que reestabeleça a confiança para os empresários voltarem a investir, para os consumidores voltarem a consumir e a economia voltar a crescer", destaca o economista da Fator Corretora, Paulo Gala.

O ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega diz que o mais importante não é apenas prestigiar a nova equipe, e sim, a nova política econômica.

"Se as circunstâncias mudaram, se a política não deu certo, eu acho que a presidente está fazendo um gesto de coragem para enfrentar essa situação mudando o curso da política econômica. O seu teste é manter, resistir, evitar o relaxamento e mesmo o abandono posterior dessa política econômica pelas pressões que virão", diz o ex-ministro.

Fonte: G1.com.br

Para quem precisa justificar o "não voto" nas últimas eleições

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina dia 4/12

Quem não compareceu para votar no primeiro turno das eleições deste ano tem até o próximo dia 4 de dezembro para justificar a ausência
O eleitor que não compareceu ao pleito precisa justificar a ausência até a data indicada - 60 dias após cada turno. Caso contrário, deverá pagar multa em qualquer cartório eleitoral. Para justificar, é preciso comparecer ao cartório eleitoral  no caso de São Thomé das Letras, MG é necessário ir até o cartório eleitoral em Três Corações ou enviar requerimento de justificativa ao juiz eleitoral de sua zona de votação, anexando documentos que comprovem a impossibilidade do voto, como, por exemplo, bilhete de passagem e atestado médico.

Pessoas com mais de 70 anos e menores de 18 não precisam justificar, uma vez que o voto é facultativo.



O eleitor que estava fora de seu domicílio eleitoral no dia da eleição tem até 60 dias para efetuar a justificativa. O prazo termina no dia 4 de dezembro com relação ao primeiro turno e no dia 26 de dezembro com relação ao segundo.Para isso, ele deve apresentar o requerimento ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito, pessoalmente ou pelos Correios.

 Fonte:  TRE-MG
 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Diga Não aos Fogos!


Além de causarem incêndios criminosos como o que ocorreu recentemente na área rural de São Thomé.

Atlético Mineiro é campeão da Copa do Brasil

 Atlético Mineiro é campeão da Copa do Brasil.

O Atlético Mineiro ganhou de 1 a 0 do Cruzeiro nesta quarta-feira (26)

Parabéns ao Atlético Mineiro.

domingo, 23 de novembro de 2014

Onde está o Aécio?

Polícia Federal chega no 'Doutor Freitas' e Aécio Neves desaparece

por Helena Sthephanowitz 


De 11 sessões no Senado, Aécio só apareceu em cinco. Precisa aparecer para explicar o que sempre chamou de corrupção.


Após depoimentos de executivos que fizeram acordos de delação premiada afirmando que existia um "clube" de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano sumiu da imprensa.

Nas últimas entrevistas, o senador Aécio Neves (PSDB), apareceu histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na Operação Lava Jato para atacar o governo Dilma e afastar os holofotes dos tucanos. Parece que vai ser difícil agora.


Depois de muita enrolação, com direito a manchete do tipo "Doações de investigadas na Lava Jato priorizam PP, PMDB, PT e outros", para não citar PSDB, apareceu o Doutor Freitas. Notinhas tímidas, em letras miúdas, no rodapé de páginas dos grandes jornais informam que o dono da UTC, Ricardo Pessoa, disse em depoimento à Polícia Federal que tinha contato mais próximo com o arrecadador de campanha do PSDB, o Doutor Freitas, Sérgio de Silva Freitas, ex-executivo do Itaú que atuou na arrecadação de campanhas tucanas em 2010 e 2014 e esteve com o empreiteiro na sede da UTC. Ainda de acordo com o depoimento, objetivo da visita do Doutor Freitas foi receber recursos para a campanha presidencial de Aécio.


Dados da Justiça Eleitoral sobre as eleições de 2014 mostram que a UTC doou R$ 2,5 milhões ao comitê do PSDB para a campanha presidencial e mais R$ 4,1 milhões aos comitês do PSDB em São Paulo e em Minas Gerais, além de R$ 400 mil para outros candidatos tucanos.


Depois dos depoimentos de dois executivos da Toyo Setal que fizeram acordos de delação premiada, e afirmaram que existia um "clube" de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano Aécio Neves sumiu da imprensa.


Aécio é senador até 2018, mas também não é mais visto na casa. De 11 sessões, compareceu apenas a cinco. O ex-candidato tucano precisa aparecer para explicar a arrecadação junto à empreiteira, o que, para ele, sempre foi visto como "escândalo do PT", e outras questões. Como se não bastassem antecedentes tucanos na Operação Castelo de Areia, como se não bastasse a infiltração de corruptos na Petrobras desde o governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), como se não bastasse o inquérito que liga o doleiro Alberto Youssef à Cemig, basta observar o caso da construção do palácio de governo de Minas na gestão de Aécio quando foi governador.


Para quem não se lembra, a "grande" obra de Aécio como governador de Minas, além dos dois famosos aecioportos, não foi construir hospitais, nem escolas técnicas, nem campi universitários. Foi um palácio de governo faraônico chamado Cidade Administrativa de Minas, com custo de cerca R$ 2,3 bilhões (R$ 1,7 bi em 2010 corrigido pelo IGP-M). A farra com o dinheiro público ganhou dos mineiros apelidos de Aeciolândia ou Neveslândia.


Além de a obra ser praticamente supérflua para um custo tão alto, pois está longe de ser prioridade se comparada com a necessidade de investimento em saúde, educação, moradia e mobilidade urbana, foi feita com uma das mais estranhas licitações da história do Brasil.


O próprio resultado deixou "batom na cueca" escancarado em praça pública, já que os dois prédios iguais foram construídos por dois consórcios diferentes, cada um com três empreiteiras diferentes.


Imagina-se que se um consórcio ganhou um dos prédios com preço menor teria de construir os dois prédios, nada justifica pagar mais caro pelo outro praticamente igual.


Se os preços foram iguais, a caracterização de formação de cartel fica muito evidente e precisa ser investigada. Afinal, por que seis grandes empreiteiras, em uma obra que cada uma teria capacidade de fazer sozinha, precisariam dividir entre elas em vez de cada uma participar da licitação concorrendo com a outra? Difícil de explicar.


O próprio processo licitatório deveria proibir esse tipo de situação pois não existe explicação razoável. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.


No final das contas, nove grandes empreiteiras formando três consórcios executaram a obra. Cinco delas estão com diretores presos na Operação Lava Jato, acusados de formação de cartel e corrupção de funcionários públicos.
Em março de 2010 havia uma investigação aberta no Ministério Público de Minas Gerais para apurar esse escândalo. Estamos em 2014 e onde estão os tucanos responsáveis? Todos soltos. A imprensa mineira, que deveria acompanhar o caso, nem toca no assunto de tão tucana que é. E a pergunta do momento é: onde está Aécio?

Fonte: Conexão jornalismo

 Jornalistas de Minas alertam quanto à censura aos jornais impressos

No Chile, os torturadores são presos!


Michelle Bachelet
Augusto Bachelet morreu após sessões de tortura; dois coronéis reformados foram condenados a até três anos de prisão.

Dois coronéis reformados foram presos nesta sexta-feira por torturar repetidamente o pai da presidente do Chile, Michelle Bachelet, em 1973.

O general Alberto Bachelet foi preso e submetido à tortura por fazer oposição ao golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet (1915-2006).

Ele morreu em 1974 após uma parada cardíaca causada pela tortura a qual foi submetido.

Os coronéis reformados da Aeronáutica chilena - Ramón Cáceres Jorquera e Edgar Ceballos Jones - foram condenados a três e dois anos de prisão, respectivamente.
Eles "repetidamente cometeram o crime de tortura" com seu superior, afirmou o juiz Mario Carroza ao ler a sentença na capital Santiago.

O porta-voz do governo chileno, Álvaro Elizalde, afirmou que o julgamento foi "mais um passo" rumo à verdade e à justiça de que o país precisava.

Mas um homem que diz ter sido torturado por Ceballos, Sergio Santos, afirmou à agência de notícias AP que as sentenças foram muito "brandas".

"Parece-me um pouco ridículo que, depois de tantos anos de repressão, tortura contra centenas de pessoas de diferentes organizações, eles só peguem três anos de prisão", afirmou ele.

Mais de 40 mil pessoas foram mortas durante o governo de Pinochet no Chile, que durou 17 anos. No período, 3 mil também desapareceram.

Solitária

Os dois coronéis reformados foram acusados formalmente pelo crime em julho de 2012, depois da conclusão de um relatório forense sobre a morte de Alberto na prisão.

Investigadores afirmaram na ocasião que o pai da presidente do Chile morreu por problemas cardíacos decorrentes das sessões de tortura que se seguiram à sua prisão.

O general Alberto: morreu após sessões de tortura.
O general Alberto: morreu após sessões de tortura.  
O general havia permanecido leal ao então presidente socialista Salvador Allende, deposto no golpe militar de 1973.

Ele foi mantido preso na academia militar por seis meses e torturado por integrantes da mesma esquadra aérea da qual era responsável antes da derrubada de Allende.

"Fiquei detido na solitária por 26 dias", escreveu ele posteriormente à família. "Fui submetido à tortura por 30 horas. Eles me quebraram todo por dentro".

Alberto morreu no dia 12 de março de 1974, aos 50 anos, depois de uma noite de interrogatórios. Ele estava cumprindo pena por traição na capital do Chile, Santiago.

Sua mulher, Angela Jeria, e sua filha, Michelle, também foram presas e torturadas antes de fugir para a Austrália e para a Alemanha Oriental.

Bachelet tornou-se a primeira mulher presidente do Chile em 2006.

Como a Constituição chilena proíbe a reeleição, ela deixou a presidência após o fim de seu mandato, em 2010. Posteriormente, chefiou a agência da ONU para mulheres antes de voltar à cena política de seu país.

No ano passado, Bachelet voltou a concorrer à presidência e foi eleita novamente para um mandato de quatro anos.


Fonte: Conexão jornalismo

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

"É ver prá crer" - O carro sobe sozinho - na Ladeira do Amendoim em São Thomé




"A Ladeira do Amendoim fica em São Thomé das Letras - MG e é conhecida pelo fato de que os carros que estão nela, quando estão em ponto morto, ao invés de descer, sobem ladeira acima, contrariando a força da gravidade. Será mágica? Será uma força magnética? Será ilusão de óptica? No final desse vídeo um pouco de líquido (cerveja) é jogado no chão da ladeira pra ver se ele sobe ou desce, mas era muito pouco líquido e foi absorvido rapidamente pela terra e a experiencia foi inconclusiva. Assista e tire suas conclusões... "

Fonte: Ricardo Seleto de Souza - youtube


quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Presidenta Dilma concede entrevista coletiva à imprensa após Cúpula do G20



Ao final dos compromissos oficiais na Cúpula do G20 em Brisbane, na Austrália, a presidenta Dilma Rousseff concedeu entrevista coletiva à imprensa na qual abordou os principais temas de discussão do evento como crescimento econômico internacional, reforma no FMI e universalização do acesso à energia e educação.





domingo, 16 de novembro de 2014

Progressão continuada na escola deve ser revista

  • Apesar de os integrantes do corpo escolar terem manifestado, em pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), forte rejeição ao modelo de progressão continuada, a entidade avalia que ele não deve ser descartado, mas, sim, revisto.
O estudo, que avalia a qualidade da educação nas escolas do estado paulista, aponta que 94% dos pais, 75% dos alunos e 63% dos professores criticam o sistema pedagógico formado por ciclos, nos quais os estudantes passam automaticamente para a etapa seguinte.
"Nós não temos como ser a favor desse [modelo de progressão continuada] que está aí. Ele vai ao encontro do que foi mostrado na pesquisa: quase 800 mil alunos passam sem saber da matéria", apontou a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha.
Ela critica o foco desse modelo no ato de aprovar ou reprovar os alunos. "Ele [modelo] deve ser entendido como um conjunto de medidas que caminham para a progressão," declarou. Segundo o estudo, 46% dos alunos da rede estadual admitiu ter passado de ano sem aprender a matéria.
Izabel avalia que a mudança anunciada no ano passado pelo governo estadual, que ampliou os ciclos de dois para três, aumentando a possibilidade de reprovação, não é suficiente. "Junto com essas alterações tem que ter um conjunto de medidas para chegar a um desenvolvimento pleno desses jovens em cada ciclo", apontou. Ela destaca ainda a necessidade de compor conselhos de classe para que a avaliação dos alunos seja feita conjuntamente com professores de diferentes disciplinas.
                                                                                 
A pesquisa revela que a falta de segurança é o principal problema da rede estadual de ensino, tendo sido citada por 32% dos professores, 37% dos pais e 25% dos alunos.
A progressão continuada (11%) aparece em segunda posição entre os educadores e, em terceiro, a falta de estrutura (8%). Para os responsáveis, os alunos desrespeitosos (14%) e a falta de professores (10%) foram os itens considerados mais problemáticos.
Já os estudantes citaram os alunos desrespeitosos (23%) e a falta de interesse dos alunos (10%).
Sobre o fator que mais interfere na qualidade da educação, os entrevistados indicaram, em primeiro lugar, a qualificação e preparo dos professores. Esse item foi destacado por 39% dos professores, 34% dos pais e 40% dos alunos.
O estudo também apurou a presença de casos de discriminação nas escolas. O preconceito contra homossexuais foi citado em maior proporção por professores (36%) e alunos (35%). Entre os pais, a discriminação racial foi a mais citada, com 19%. Ao serem questionados se tinham conhecimento ou se tinham presenciado alguma situação de discriminação contra alunos, também foram relatados casos de preconceito contra nordestinos, pobres, deficientes físicos e mulheres.

Fonte:Agência Brasil

Descanso mental reforça memória e aprendizado futuro


Descansar a mente, deixando-a vagar em um devaneio, ajuda a fortalecer as memórias de eventos recentes e reter informações adquiridas recentemente.
A novidade é que, mais do que isso, o descanso adequado ajuda a aumentar o aprendizado futuro.
Os pesquisadores mostraram que o tipo certo de descanso mental reforça e consolida as memórias de tarefas recentes de aprendizagem e estabelece conexões que facilitam aprender coisas novas.
Aprendizagem futura
Margaret Schlichting e Alison Preston, da Universidade do Texas em Austin (EUA) deram aos voluntários do estudo duas tarefas de aprendizagem em que os participantes deviam memorizar diferentes séries de pares de fotografias associadas.
Entre as tarefas, os participantes descansavam e podiam pensar em qualquer coisa que escolhessem.
Mas exames cerebrais revelaram que aqueles que usaram esse tempo para refletir sobre o que tinham aprendido no início do dia se saíram melhor nos testes que fizeram a seguir sobre o que haviam aprendido.
Além disso, esses participantes absorveram melhor informações que lhes foram fornecidas mais tarde, mesmo que estas fossem apenas vagamente relacionadas com o que haviam aprendido mais cedo.
"Nós mostramos pela primeira vez que a forma como o cérebro processa a informação durante o repouso pode melhorar a aprendizagem futura," disse Preston. "Nós acreditamos que revisar as memórias durante o repouso torna essas memórias mais fortes, não apenas afetando o conteúdo original, mas impactando as memórias que estão por vir.
Teorias às avessas
                                                                                                         
Até agora, os cientistas assumiam que as memórias anteriores são mais susceptíveis de interferir negativamente com um novo aprendizado porque produziriam uma espécie de "engarrafamento" nos processos cerebrais.
Este novo estudo mostra que, pelo menos em algumas situações, o oposto é que é verdadeiro.
"Nada acontece de forma isolada," defende Preston. "Quando você está aprendendo algo novo, você traz à mente todas as coisas que você sabe que estão relacionadas a essa nova informação. Ao fazer isso, você incorpora a nova informação em seu conhecimento existente."
Fonte: Diário da Saúde

sábado, 15 de novembro de 2014

Operação Lava jato

3º Encontro de Danças Orientais em São Thomé

 Você não pode perder: em 29 de novembro, às 20h no Centro de  Eventos da cidade, em São Thomé das Letras, MG. 


    
    Angel Kalin conseguiu com a Prefeitura de São Thomé das Letras, MG
    que este Evento seja colocado no calendário oficial da cidade.






     



Novas Regras do FGTS






Fonte: G1











   

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

exames de sangue podem identificar doenças graves

Aids, hepatite C e alterações na próstata são facilmente identificadas


Muito se fala sobre as doenças silenciosas e a relevância de seu diagnóstico precoce, evitando seu agravamento. Segundo o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia, os exames laboratoriais devem ser feitos sempre após uma consulta médica, já que eles são um complemento da avaliação clínica do paciente. Mas há aqueles exames e pedidos que não podem esperar uma dor ou desconforto para serem feitos - e você deve expressar ao seu médico a vontade de rastrear esse tipo de problema. 

Ele irá avaliar sua idade, histórico familiar e outras doenças relacionadas, estudando a sua necessidade de fazer aquele exame e analisar os resultados com propriedade. Separamos alguns exames muito simples de serem feitos, que não exigem nenhuma preparação especial ou horas de jejum, e que podem detectar problemas graves. Dê uma olhada e converse com seu médico sobre a necessidade de fazê-los:

HIV

O rastreamento da Aids ainda é um assunto delicado e difícil de ser feito no Brasil. Segundo o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, estima-se que 530 mil pessoas vivam com HIV/Aids no país, sendo que 135 mil dessas pessoas não sabem que portam o vírus ou nunca ?zeram o teste. O exame para rastreamento do HIV é a principal estratégia para o acesso ao diagnóstico. "Ele é feito geralmente pela coleta de sangue ou outros fluídos corporais, como a saliva", explica o patologista clínico Gustavo Rassi, do laboratório Atalaia, em Goiânia. O especialista explica que com essa amostra se faz a pesquisa de anticorpos anti-HIV. 
"Os grupos e comportamentos de risco são os mais indicados a fazer o exame, como usuários de drogas injetáveis e indivíduos que praticam sexo com vários parceiros sem preservativos", diz. Entretanto, o vírus não afeta apenas essas pessoas, e deveria ser feito pelo menos uma vez naqueles que não se enquadram nesses grupos. Com a detecção precoce, afirma o especialista, é possível encontrar melhores resultados terapêuticos, cuidar para não transmitir a infecção aos parceiros e até mesmo conseguir melhores prognósticos, podendo inclusive impedir uma manifestação grave da doença. 
O teste é rápido e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e seu médico pode fazer o pedido do exame se você expressar essa vontade na consulta. Caso você ainda não se sinta confortável para conversar sobre esse assunto no consultório, e ainda sim quer fazer o exame, experimente doar sangue - antes da doação, seu sangue é testado para diversas doenças que podem ser transmitidas pelo sangue, incluindo a presença do HIV.

Hepatite C

De acordo com o Fundo Mundial para a Hepatite da Organização das Nações Unidas, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo está infectada com os vírus para hepatite B e C, e apenas 5% delas sabem que tem a doença. No Brasil, existem cerca de 1,5 milhão de pessoas infectadas pela hepatite C, doença responsável por 70% das hepatites crônicas e 40% dos casos de cirrose, segundo dados do Ministério da Saúde. O infectologista Paulo Roberto Ferreira, do Hospital Bandeirantes, conta que as formas crônicas das hepatites B e C raramente apresentam sintomas fortes. 
"Depois do início, não há sintomas por 20 a 30 anos, até que apareça cirrose ou câncer de fígado. Esse é o grande problema da doença, que é silenciosa por muito tempo", afirma. De acordo com o fundo da ONU, as pessoas nascidas entre 1945 e 1965 devem fazer o teste da hepatite C pelo menos uma vez na vida, pois têm cinco vezes mais chances de estarem contaminadas. 
Isso porque a doença é transmitida pelo sangue, como transfusões, compartilhamento de agulhas e etc - e nesse período os cuidados com a higiene e a sorologia para verificar a existência do vírus no sangue doado ainda não tinha sido desenvolvida. O exame é importante para a prevenção de uma doença mais grave, pois uma vez identificado o vírus, é possível controlá-lo e impedir complicações.
Colesterol alto
Esse é outro exame de sangue simples de fazer, o de colesterol e frações. "Ele possibilita ao médico avaliar índices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco 
para  aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial", explica o geriatra Clóvis Cechinel, do laboratório Pasteur, em Brasília. Esse é um exame que pode ser feito em qualquer época da vida, uma vez que o colesterol também não apresenta sintomas, podendo se manifestar já na forma de uma doença mais grave, como o infarto. A recomendação se intensifica para pessoas com mais de 40 anos ou então aqueles que possuem histórico de doenças cardiovasculares.

Distúrbios da tireoide

Enquanto o colesterol alto, a hepatite e a Aids não apresentam sintomas antes de atingirem gravidade, as desordens da tireoide enganam pela simplicidade e variedade de sinais. Cansaço, calor excessivo e insônia são algumas das manifestações de problemas com esse órgão - e quem não se identifica com pelo menos um desses sintomas? Por isso é comum que pessoas com problemas na tireoide suspeitem de outras doenças, demorando a pesquisar o problema corretamente. Segundo a endocrinologista Gisah Amaral de Carvalho, do departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), os hormônios da tireoide são responsáveis pelo nosso metabolismo basal: eles estimulam nossas células a trabalharem e garantem que tudo funcione corretamente em nosso corpo. 
Quando produzimos esses hormônios em excesso (hipertireoidismo), o metabolismo passará a funcionar de forma acelerada. É como se o organismo fosse uma máquina a vapor que está recebendo mais carvão que o normal, passando a trabalhar rapidamente. "Quando a tireoide não está produzindo quantidade suficiente de hormônios (hipotireoidismo), o metabolismo fica mais lento", diz a especialista. Devido a essa dificuldade no diagnóstico, o exame de TSH é importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento. 
"Com a análise clínica do médico com base no perfil do paciente, é possível entender se algumas das dificuldades são causadas pela tireoide", explica o patologista Gustavo. Os distúrbios da tireoide são mais comuns em mulheres e ficam mais incidentes com o passar da idade, por isso, se você tem mais de 50 anos, é bom considerar fazer esse exame.
Alterações na próstata 
Nesse caso, existem dois exames muito importantes para identificar possíveis problemas no órgão, incluindo o câncer de próstata. Existe a dosagem de PSA, que analisa a proteína de mesmo nome. "Uma próstata normal produz essa proteína normalmente, mas uma pessoa que tem um tumor pode produzir em maior quantidade", afirma o patologista Gustavo. Entretanto, apenas o exame de PSA não é conclusivo para o diagnóstico de câncer de próstata, uma vez que ele pode ser falho. 
"De 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame", afirma o oncologista Fabio Kater, coordenador do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho. Outro cenário é quando o exame apresenta resultado anormal, mas a alteração na próstata em si não representa um problema e, portanto, não irá necessitar de tratamento.

Por isso o exame de toque também deve ser feito preferencialmente, e se possível em conjunto com o PSA. "O exame de toque retal nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna", afirma o urologista Ravendra Moniz, do Núcleo de Urologia do Hospital Samaritano, em São Paulo. Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.

Os homens precisam fazer o exame de toque anualmente a partir dos 50 anos, pois é a partir dessa idade que a incidência de alterações aumenta. "Antes desta idade o exame pode ser recomendado pelo médico para pessoas sintomáticas ou pessoas de alto risco para a doença, como obesidade e parentes de primeiro grau com o diagnóstico da doença", ressalta o oncologista Fabio. 
A recomendação atual da Associação Americana de Urologia é de que homens entre 40 e 54 anos sejam submetidos a avaliação prostática com PSA e toque retal se apresentarem fatores de risco para o câncer de próstata, caso contrário, a avaliação prostática de rotina deverá ser realizada em homens a partir dos 50 anos. 
Entretanto, homens em idade muito avançada - expectativa de vida abaixo dos 10 anos - que não apresentam sintomas e nunca tiveram diagnóstico para câncer de próstata podem receber dispensa do exame pelo médico, sob a justificativa de que o diagnóstico nessa idade pode não beneficiar o paciente, pois o tratamento poderá ser muito exaustivo e pouco efetivo para alguém cuja expectativa de vida já está baixa. 
Um exemplo: um homem que já tem 90 ou 95 anos não se beneficia tanto do diagnóstico quanto um homem mais jovem, pois o tratamento para o câncer pode ser debilitante. Entretanto, tudo deve ser conversado adequadamente com um médico.

Doenças renais

As doenças renais também podem demorar anos para apresentar algum sintoma, quando já atingem certa gravidade. "Por isso, o exame de creatinina é importante para avaliar a função dos rins, uma vez que quanto maiores são os níveis de creatinina, menos eficiente está o rim", explica o patologista Gustavo. 
A creatinina é uma substância serve de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que estão passando ali. Pacientes com hipertensão, obesidade e diabetes estão em maior risco para lesões e infecções nos rins, bem como a insuficiência renal. Outras indicações para o exame de creatinina incluem histórico familiar de doença renal, pedra nos rins ou infecção urinária.

Doenças do sangue

O primeiro nome que vem à cabeça é anemia ferropriva , ou deficiência de ferro, quando se fala em doenças que afetam o sangue. Entretanto, existe uma série de doenças que podem ser identificadas pelo sangue ou interferir em seu metabolismo de alguma forma. "Um exemplo é a hemocromatose, que é uma hiperabsorção de ferro pelo organismo, podendo afetar diversos órgão do corpo, como o fígado", lembra o patologista clínico Gustavo. Para identificar esses problemas, você pode pedir ao seu médico para fazer o hemograma, incluindo saturação de transferrina, ferritina e ferro.

Além disso, o sangue também abriga outras substâncias que, quando em quantidades alteradas, podem sinalizar a presença de uma doença, como alguns tipos de câncer. Nesse caso, a pedida é a eletroforese de proteínas, um método que permite separar as proteínas do plasma humano em frações, podendo assim mensurar suas possíveis alterações. Pessoas acima dos 40 anos são mais indicadas para fazer esses exames, ou então pessoas que tenham sintomas ou fatores de risco para a anemia, por exemplo.
Fonte: Minha Vida