sábado, 6 de junho de 2015

Android: quais os apps que mais consomem bateria, dados e performance?

Por  Renan Hamann 

"Você consegue imaginar quais são os aplicativos que mais interferem no desempenho do seu smartphone? Pois analistas da AVG criaram um relatório bem interessante para mostrar isso para todos os consumidores e ainda foram além. Eles fizeram listas com os dez apps que mais causam impacto na performance; mais usam planos de dados; ocupam maior espaço no armazenamento e; mais consomem bateria.

Ficou curioso para saber se os seus aplicativos favoritos estão nessa lista? Pois as chances de que eles estejam no ranking são bem altas. Confira abaixo deste parágrafo todos os rankings preparados pela AVG, acompanhados de uma breve explicação feita por nós. Você pode conferir também o relatório completo por meio deste link.

1. Bateria (run at start up)

Estes são os dez aplicativos que mais consomem bateria dos smartphones Android e que já são iniciados junto com o sistema operacional. É importante mencionar que os dois primeiros colocados são softwares que fazem parte de alguns aparelhos da Samsung, não sendo aplicados a dispositivos de outras fabricantes. Também vale ressaltar que dois dos apps mais usados no mundo estão no ranking: Facebook e WhatsApp.

2. Bateria (run by user)

Ao contrário dos exemplos dados acima, estes aqui são executados somente quando o usuário ordena. Isso significa que eles não interferem na bateria dos smartphones, a menos que o próprio dono do aparelho faça com que eles sejam executados. Novamente, vemos um app da Samsung sendo o líder do ranking — em uma lista que também traz Snapchat e Spotify.

3. Bateria (jogos)

Também foi criada uma lista para mostrar quais são os jogos com mais impacto na bateria dos smartphones Android. O líder do ranking é um dos maiores sucessos do mundo dos portáteis: Candy Crush Soda Saga, da desenvolvedora King. Vale mencionar que entre os dez primeiros colocados, cinco são da mesma empresa.

4. Performance (run at start up)

Entre os aplicativos que são executados junto com o sistema operacional, o que mais atrapalha o desempenho dos aparelhos é o Facebook. Ele é seguido pelo BBM da Blackberry e pelo jogo 8 Ball Pool da Miniclip. Importante mencionar os outros apps do Facebook que estão na lista: Instagram (4), Facebook Messenger (5) e Facebook Pages Manager (7).

5. Performance (run by user)

Quem lidera a lista de aplicativos que deixam os smartphones mais pesados — e que não são iniciados com o Android — é o Spotify. O ranking também conta com Snapchat, Netflix e SoundCloud, além do aplicativo Clean Master — que vem ganhando bastante espaço no mercado.


6. Armazenamento (run at start up)

A AVG também listou os aplicativos que mais ocupam espaço em disco nos dispositivos — tanto com dados de execução quanto com armazenamento em cache. Entre os que são executados automaticamente, o grande "comedor de espaço" é o Tango Messenger, seguido por Facebook e 8 Ball Pool. Vale dizer que o Google aparece na oitava posição.

7. Armazenamento (run by user)

Seguindo a mesma lógica do ranking anterior, aqui estão os aplicativos que mais ocupam espaço em disco nos dispositivos. Desta vez, a lista traz os que são executados pelos usuários. Na primeira colocação temos o Spotify, seguido pelo navegador Google Chrome.

8. Armazenamento (jogos)

Em relação aos jogos, não existe nenhum app atualmente que ocupe mais espaço em disco do que Despicable Me (Meu Malvado Favorito). Na lista também estão My Talking Angela e My Talking Tom. Candy Crush e Farm Heroes (ambos da King) aparecem apenas nas últimas posições deste top 10.

9. Tráfego de dados (run at start up)

Basta ligar o seu smartphone para os dados comecem a ser consumidos da sua franquia. E no top 3 desta lista estão dois aplicativos do Facebook (o próprio Facebook e o Instagram), que usam as conexões para verificar se existem notificações.

10. Tráfego de dados (run by user)

Entre os apps que exigem a ordem do usuário para que sejam executados, o grande matador de franquias é o Tumblr. Ele é seguido por Snapchat e BBC News, sendo que o Netflix chega na quarta colocação. Menção honrosa para o Tinder, que chega ao ranking com a décima colocação.

.....

Agora você já sabe quais são os aplicativos que mais consomem o desempenho e a franquia de dados do seu smartphone. Os seus apps favoritos estavam nas listas da AVG? Se sim, isso vai fazer com que você os utilize com menos regularidade?"

FONTE(S) AVG / IMAGENS AVG / Tecnomundo




Um comentário:

Sua opinião é sempre bem-vinda!