sexta-feira, 24 de julho de 2015

É possível treinar o cérebro para preferir alimentos mais saudáveis ?


Para muitas pessoas, é difícil quebrar o seu padrão de busca por alimentos não saudáveis, os alimentos processados que são carregados com produtos químicos e um alto teor de açúcar e gordura. Enquanto elas estão cientes de que comer mais frutas e vegetais é necessário para combater a obesidade, diabetes, doenças de pele e uma série de outros problemas de saúde que vêm como resultado da participação em uma dieta de junk food tradicional, é mais fácil dizer do que fazer.

Um novo estudo mostrou que pode ser possível treinar o cérebro para realmente desejar o gosto do brócolis ao invés de alimentos como batatas fritas e, por sua vez, ser uma alternativa mais saudável e não-invasiva a respeito de métodos tais como a cirurgia gástrica. 

Os cientistas do Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging (USDA HNRCA) da Universidade Tufts e do Massachusetts General Hospital estabeleceram como as pessoas reagem aos alimentos mais saudáveis ao longo do tempo. A ressonância magnética (RM) cerebral dos grupos de homens e mulheres com sobrepeso e obesidade foi analisada por esses especialistas ao longo de um período de seis meses, enquanto eles consumiram uma variedade de alimentos, incluindo um programa de alimentação saudável preparado pelos pesquisadores.

               

Nós não começamos a vida amando batatas fritas e odiando, por exemplo, toda a massa integral”, disse o autor sênior e co-correspondente Susan B. Roberts, Ph.D., diretora do Laboratório de Metabolismo de Energia no HNRCA USDA, que também é professora na Escola Friedman de Nutrição e Ciências Políticas na Universidade de Tufts e professora adjunto de psiquiatria da Escola de Medicina da Universidade Tufts. “Este condicionamento acontece ao longo do tempo em resposta a comer – repetidamente! – O que está lá fora, no ambiente alimentar tóxico”.



Após seis meses, observou-se que a parte do cérebro ligada a recompensas no que se refere ao vício e aprendizagem foi mais sensível em resposta à ingestão de alimentos saudáveis de baixa caloria do que comer outras alternativas não saudáveis. (1)

A cirurgia de perda de peso não é necessariamente treinar o corpo para comer alimentos mais saudáveis

Embora outros estudos tenham mostrado que os procedimentos cirúrgicos como a Gastroplastia podem diminuir o quanto as pessoas gostam de alimentos em geral, isso não é muito satisfatório, pois normalmente tira a apreciação da comida, em vez de tornar os alimentos saudáveis mais atraentes“, diz o primeiro autor e autor co-correspondente Thilo Deckersbach, Ph.D., que é também um psicólogo no Hospital Massachusetts General. “Mostramos que é possível mudar as preferências por alimentos pouco saudáveis para alimentos saudáveis, sem cirurgia, e que a ressonância magnética é uma técnica importante para explorar o papel do cérebro na interpretação dos alimentos.

Os alimentos saudáveis consumidos pelos participantes eram principalmente opções com alto teor de fibras e baixo índice glicêmico.

De acordo com o co-autor Sai Krupa Das, Ph.D., um cientista no Laboratório de Metabolismo Energético da USDA HNRCA e professor assistente na Escola Friedman, “o nosso estudo mostra quem participou dele tinha um aumento de desejo por alimentos mais saudáveis juntamente com uma diminuição de preferência por alimentos não saudáveis, efeitos combinados que são provavelmente críticos para o controle sustentável do peso.

Comer alimentos mais saudáveis não está apenas ligado ao controle de peso e melhora de outras condições de saúde, mas outras descobertas também o têm ligado com um maior crescimento psicológico que inclui um aumento da sensação de bem-estar e um desejo mais aprimorado pela curiosidade e criatividade. “Os adultos jovens que comiam mais frutas e vegetais apresentaram maior taxa de bem-estar eudaemonic, sentimentos de curiosidade mais intensos, e uma maior criatividade em comparação com os adultos jovens que comiam menos frutas e verduras“, dizem os pesquisadores deste estudo específico.

A alimentação saudável ajuda as pessoas tanto na parte física quanto emocional; os alimentos integrais frescos, que consistem principalmente de frutas, legumes, nozes e sementes podem aumentar a energia, construir ossos mais fortes, regular o humor, controlar o peso, ajudar o sistema digestivo e muito mais.


Fonte: notícias naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!