quarta-feira, 1 de julho de 2015

O que é isolamento acústico ?

As paredes são revestidas por espumas emborrachadas.

O Isolamento acústico tem se tornado um assunto cada vez mais recorrente; pouca gente se dá conta, mas o barulho ou ruido é um tipo de poluição: a poluição sonora. A Poluição sonora pode trazer vários distúrbios para as pessoas que são expostas a esse ambiente com altos índices de poluição sonora.

Existe hoje uma gama enorme de materiais voltados para a isolamento acústico industrial Isolamento acústico residenciais contra os efeitos do barulho, mas a pergunta que aparece é sempre a mesma: Qual material usar?

A primeira coisa a se fazer é procurar um profissional especializado para que seja feito um levantamento da área, qual o tipo de ruido e seus níveis atuais. Depois de feito o levantamento pode-se então fazer a indicação de qual barreira acústica poderá ser aplicada no local e quais os materiais mais indicados para isso.

Não confunda Isolamento Acústico com Tratamento Sonoro

isolamento acústico imóveis 
Placa de lã de rocha entre paredes

Vamos entender o que é Isolamento Acústico:

O  isolamento acústico é a não passagem de som de um para outro ambiente, através do uso de diversos materiais: densos, pesados, etc, que consigam amortecer e dissipar a energia sonora (chapas metálicas, vidro, madeira maciça, parede de tijolo maciço, mantas de borracha, etc.). Não deve-se confundir isolamento sonoro com tratamento sonoro. 


Outro fator que influencia no isolamento é o fato de não se usar apenas uma barreira, mas criar uma sequência de obstáculo para o som ter mais dificuldade de se propagar. Por isso, o uso de paredes duplas, janelas com vidros duplos ou a combinação de materiais de diferentes densidades (porta de madeira com chapa de aço) são muito importantes para se ter um bom isolamento acústico.
Neste caso, é ainda importante fazer os diferentes elementos usados não se tocarem diretamente, usando sempre espumas, borrachas e o que for conveniente para se anular a vibração.


Pelo modo que o som se propaga, cuidado para não deixar nenhum tipo de fresta entre os fechamentos, pois isso pode prejudicar todo o conjunto. Portas e caixilhos devem ter atenção especial, use também espumas e borrachas para se garantir a estanqueidade do ambiente. Pense no som como se fosse água.”


As soluções, assim como os materiais são muitas. O consumidor deve ficar atendo é na escolha e na instalação destes materiais, por isso, a consulta de uma profissional qualificado e uma empresa de instalação competente são as ações importantes para que se tenha o resultado esperado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!