terça-feira, 30 de junho de 2015

Para dormir adequadamente é preciso um bom ambiente e hábitos saudáveis

Dormir

"Sabemos que uma noite bem dormida resulta em disposição, facilidade para raciocinar e, de modo geral, nos promove qualidade de vida. Na cultura em que vivemos, as pessoas costumam dormir em quartos. Esse ambiente deve ser pensado e modelado para que seja possível atingir, com facilidade, todos os estágios do sono. Você já analisou em que estado está o seu quarto? É importante que ele esteja organizado e limpo, assim como também ter ou não determinados elementos. Veja algumas dicas de como melhorar o ambiente em que você dorme e como dormir melhor.

Sons

Nos quartos de muitas pessoas é possível encontrar computadores, TVs, aparelhos de som e de ar condicionado, celulares, ventilador, sons externos, entre outros. Quando ligados, esses eletroeletrônicos emitem ruídos constantes ou eventuais, que muitas vezes, por estarmos acostumados, nem damos importância quando estamos acordados, porém, quando estamos dormindo ou entrando no estágio de sonolência, o ruído impede que atinjamos estágios profundos do sono e ficamos muito tempo em seus níveis superficiais. Retire do seu quarto equipamentos eletrônicos que não são essenciais para você. Além de tornar o local mais clean, esse ato irá diminuir significantemente o ruído gerado.

Temperatura e ventilação

Um ambiente muito quente e abafado prejudica o sono, e um quarto muito frio exige que o corpo trabalhe mais para manter a temperatura ideal, impedindo o avanço dos estágios do sono. O corpo humano possui variações de temperatura ao longo do dia de até 0,6°C. De manhã a temperatura é menor e tende a subir ao longo do dia, quando então alcança o máximo no início da noite e volta a cair novamente. Nessa última fase é quando devemos nos preparar para dormir, pois o corpo precisa diminuir gradativamente a temperatura para relaxar. Uma dica é tomar um banho quente antes de dormir - isso promove a mesma sensação de diminuição da temperatura e favorece o sono. Para que o quarto fique em uma temperatura agradável, é importante que exista algum tipo de ventilação, preferencialmente natural.

Claridade/escuridão

melatonina é um hormônio que faz parte do controle do seu estado de sonolência e de vigília. Ela é controlada por fatores internos e externos, como a luz. Quando a luz diminui, produzimos mais melatonina, que nos deixa sonolentos. Se o quarto contém luz durante a noite, produzimos menos melatonina e iniciamos o estado de vigília e não de sonolência, como deveria ser. A presença de luz artificial por muito tempo pode confundir o relógio biológico e forçá-lo a uma nova reprogramação, mesmo se for noite.

Cores

As cores presentes nos quartos são importantes porque podem nos deixar mais calmos ou mais agitados. Cores vivas, como amarelo-limão, provocam tensão, agitação e agressividade. As cores suaves e sutis acalmam e nos deixam relaxar. Por isso, é importante evitar, nos quartos e locais para dormir, cores como vermelho, rosa forte, laranja, violeta, branco neve, verde escuro, ou seja, nada muito branco e forte demais. As cores muito claras, como o branco neve, enviam muita luz para os olhos e o cérebro responde com hormônios e reações de agitação. Desse modo, algumas cores ideais em tons pastéis são marrom, bege, amarelo, verde, azul e cinza claro.

Poluição eletromagnética

Os ruídos provocados pelos aparelhos eletrônicos perturbam os estágios de sono, mas tais equipamentos podem ser ainda mais problemáticos. Devido ao seu funcionamento, eles criam campos eletromagnéticos que interferem negativamente na sua saúde e dificultam o sono. É importante retirar aparelhos eletrônicos desnecessários do quarto para eliminar a poluição eletromagnética do ambiente.
Estudos apontam para a associação entre a exposição à radiação eletromagnética e distúrbios do sono, assim como mudanças nos ritmos cerebrais durante o sono. Para evitar a absorção dessa radiação pelo corpo humano, já existem no mercado tecidos capazes de refletir as ondas eletromagnéticas provindas de fora do seu quarto, como as emitidas por antenas de comunicação.

Qualidade do colchão

Ter em seu quarto um colchão ideal para o seu peso, que possua menos de nove ou dez anos e que não libere substâncias nocivas é essencial para manter a saúde na hora de dormir. Os colchões comuns são formados por várias camadas, nas quais contêm e liberam materiais nocivos à saúde, como os compostos orgânicos voláteis (VOCs) e compostos considerados carcinogênicos pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC), como os retardantes de chamas, presentes no látex sintético.
Como opção saudável, atualmente já é possível adquirir colchões que são ideais para o seu peso e, ao mesmo tempo, não liberam substâncias nocivas à saúde.

Para dormir bem

Dormir e se alimentar são atividades correlacionadas. De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, dormir é um dos processos que comandam o apetite, o uso de energia e o controle de peso. Quando dormimos, ocorre o aumento da produção da proteína, que promove menor ingestão alimentar e aumento do metabolismo, chamada leptina. Indivíduos que dormem menos de sete horas por dia possuem maior risco de ficarem acima do peso e atingirem a obesidade, além de sentirem muita vontade de ingerir alimentos ricos em carboidratos, calorias e gordura. Por isso, é importante dormir de sete a oito horas por dia, ingerir alimentos saudáveis com intervalos menores entre as refeições e não comer em grande quantidade antes de dormir, assim você acordará na hora certa com facilidade, mais disposto e, se o seu objetivo for emagrecer, dormir melhor ajuda o metabolismo a trabalhar melhor para então controlar o peso, mas é preciso aliar isso à pratica de atividades físicas regulares.
Ingestão de bebidas alcoólicas não favorece o sono como ele deve ser. É possível se enganar ao pensar que bebidas alcoólicas ajudam a relaxar, porém o indivíduo não vai conseguir entrar nos estágios profundos de sono e então vai sentir-se cansado, como se não tivesse dormido. Antes de dormir prefira tomar chá de plantas que acalmam, como a malvariscoerva de São Jorgeflor-da-paixão entre outras.
A prática de esportes é essencial para ter uma boa noite de sono, porém como o exercício físico eleva a temperatura corporal e isso interfere na capacidade de dormir, é importante que exercícios físicos sejam praticados com no mínimo quatro a duas horas antes da hora de dormir.

Sono ruim, saúde ruim

Dormir durante sete ou oito horas por dia não garante que você irá usufruir de todos os benefícios do processo. É necessário dormir de sete a oito horas com qualidade e conseguir atingir o estágio mais profundo de sono que está na fase de movimento rápido dos olhos, chamada de REM (rapid eye moviment), na qual ocorrem os sonhos, e que pode ser considerado um estágio muito importante por estimular as áreas do cérebro que envolvem o aprendizado e a memória, fazendo o processamento dessas informações e criando novos caminhos para gravar novas informações. Se não entrarmos nessa fase do sono, podemos sofrer diversos efeitos, como a de falta de atenção, perda de memória e de reflexos rápidos, lentidão para fazer atividades simples, confusão mental e depressão. Nas outras fases do sono, ocorrem variações no sistema cardiovascular que são importantes para a saúde do coração e a pressão normalizada. Se ocorrerem distúrbios durante o sono, as chances de doenças cardiovasculares aumentam porque o corpo irá ficar sob estresse, liberando hormônios como adrenalina e cortisol durante o dia. Hormônios que auxiliam na manutenção do sistema imunológico também são produzidos durante o sono. Dormir pouco torna o organismo menos habilitado para combater infecções.
Desse modo, se dormimos bem, evitamos todas essas desregulações e podemos nos manter mais resistentes às doenças, mais ativos mentalmente, com melhor desempenho durante o dia e mais saudáveis fisicamente."
Fonte: eCycle

Como aumentar a durabilidade da bateria do celular

"Smartphones são tão comuns e essenciais hoje em dia, e um dos grandes problemas para seus usuários são suas baterias - depois de um certo tempo, sem exceção, começam a diminuir a capacidade total. Atualmente, a maioria das baterias de celulares são é feita a partir de íons de lítio, modelo comum em notebooks, bicicletas elétricas, tablets, câmeras e outros aparelhos elétricos. A maioria dos fabricantes desse tipo de bateria promete uma capacidade de 80% para 300 a 1000 ciclos completos de carga e descarga. Depois disso, elas irão se desgastar e sua capacidade irá diminuir.
Essa diminuição da capacidade de uma bateria é um dos grandes motivos para a troca de aparelhos por um novo - ou seja, é um fator importante para a obsolescência programad que, nada mais é do que uma técnica utilizada por fabricantes para venderem mais produtos. Consiste em produzir itens já estabelecendo o término da vida útil deles (clique aqui para conhecer mais sobre a obsolescência programada).
Além disso, a diminuição do tempo de vida da bateria leva a seu descarte antecipado, o que contribui para a geração de resíduos. Apesar de poder ser reciclada, a bateria de íons de lítio possui elementos que podem ser nocivos ao meio ambiente, caso descartados de maneira incorreta (veja aqui como reciclar suas baterias de celular).
Mas, calma... Há modos de prolongar a vida útil desse tipo de bateria. Vamos a elas:

1. Leia o manual

Procure ler o manual do seu celular ao comprá-lo. Nele, terá indicações sobre seu uso e preservação. Em caso de dúvidas sobre seu cuidado, procure o lugar em que o produto foi adquirido.

2. Carregue completamente sua bateria nova

Ao comprar um celular novo ou uma bateria nova é necessário carregá-la completamente antes de seu uso para que ela obtenha sua carga máxima. Baterias de ions de lítio, que são as mais comuns atualmente no mercado, devem ser carregadas por seis horas na primeira vez, mesmo que o seu celular indique que a bateria já está em 100%.

3. Não chegue aos 0%

Ao completamente descarregar uma bateria de íons de lítio, sua vida útil diminui.

4. Evite esquentar sua bateria

As baterias funcionam melhor em uma determinada temperatura, ao excedermos esse limite,sua resistência interna diminui e o metabolismo químico aumenta, melhorando assim a performance da bateria. Porém, essa condição também diminui o tempo de vida útil da bateria. Assim, deve-se evitar andar com o celular muito tempo no bolso ou deixar ele exposto dentro de um carro quente, por exemplo. No frio, o efeito é inverso: menor performance, mas maior a longevidade da bateria.

5. Guarde-a com alguma carga

Se você não for utilizar a bateria por algum tempo, guarde-a com algum nível de carga (por volta de 50% é o ideal). Procure armazená-la em um lugar fresco. Uma boa dica é colocá-la em um recipiente dentro da geladeira (não no congelador)."
Fonte: eCycle

Festa de São João na Eubiose de São Thomé das Letras, MG


Fogueira na Festa de São João, na Eubiose
Por Ana Lúcia Dias

A Festa de São João promovida pela Sociedade Brasileira da Eubiose - Unidade São Thomé das Letras, é tradicional há pelo menos 10 anos e realizada em sua sede no final do mês de junho. Este ano foi na noite de 27 de junho, sábado. 


Existe todo um ritual para se acender a fogueira. São quatro tochas, cada uma representando os pontos cardiais, ou seja, o norte, sul, leste e oeste, que acendem a fogueira.

A Eubiose realiza a Festa de João com entrada franca para toda a população de São Thomé e a população flutuante, ou seja para os turistas presentes no município. É uma festa aberta ao público.

A Sociedade Brasileira de Eubiose realiza uma festa que fornece o famoso quentão (sem álccol), chocolate e cachorro quentes, bem propício nessas noite frias no alto da montanha. E convida os pais e filhos para virem também. Resultado é uma reunião que se forma uma grande família. O evento começa às 20 h colocando o fogo na fogueira.

Fogueira ainda apagada
A proposta da Eubiose é de dar um presente trazido da cultura popular, a Festa de São João a fim de que haja uma confraternização entre às pessoas da cidade e da área rural de São Thomé das Letras com coisas típicas de Festa Junina como a fogueira, o quentão, o chocolate e o cachorro quente, tudo isso feito com muito amor e carinho por parte da Sociedade da Eubiose - Unidade de São Thomé das Letras.

A dra. Ana Aurélia foi a primeira a acender a fogueira
Célio foi o segundo e assim por diante.

As pessoas chegando envolta da fogueira, só para se ter uma ideia do frio que estava no
sábado, 27 último.


 Depois de aceso o fogo na fogueira, as pessoas se dão as mãos envolta da fogueira e saúdam o fogo.




Pouco antes do término da Festa de São João é distribuído pra as crianças e desta vez para os adultos também um saquinho com guloseimas de festas juninas como pipoca doce, paçoca, balas, chocolates. Clique nas imagens para ampliá-las

Valquíria Rosa, Marlene Fortuna e Geferson
Peixe.



Mas para tudo isso dar certo, como deu, foi necessário a participação de várias pessoas ligadas a Eubiose de São Thomé e do Grupo Voz da Terra, que recentemente realizou a peça: "Shakespeare sobe a montanha". Elas e eles ajudam em todas as funções com toda a energia que é preciso para contribuir para a festa  de São João para São Thomé das Letras. Clique nas imagens para ampliá-las.


        
                                      

A dra. Ana Aurélia Di Bello Napolitano que além de uma médica respeitada por seu conhecimento e tempo de atuação em São Thomé das Letras, ela também é administradora da Sociedade Brasileira de Eubiose - Unidade de São Thomé das Letras, MG. nos concedeu uma pequena entrevista sobre a Festa de São João realizada no sábado, 27 de junho.



E vamos ver as opiniões do público que compareceu à Festa de São João neste ano.




Celular no bolso da calça reduz fertilidade masculina



Por Redação do Diário da Saúde

"Homens que mantêm o telefone celular no bolso da calça podem estar inadvertidamente prejudicando suas chances de se tornar pais.

O alerta foi divulgado por uma equipe liderada pela Dra. Fiona Mathews, da Universidade de Exeter (Reino Unido) em um artigo publicado na revistaEnvironment International.
Segundo a equipe, as pesquisas científicas vêm sugerindo que a frequência de rádio da radiação eletromagnética (RF-EMR) emitida pelos celulares pode ter efeitos negativos sobre a fertilidade masculina.



Como muitos resultados são conflitantes, a equipe decidiu realizar uma revisão sistemática dos resultados de dez estudos anteriores, incluindo 1.492 amostras, com o objetivo equalizar as metodologias e tentar chegar a uma conclusão geral.

Qualidade do sêmen
Os estudos foram incluídos na análise quando os participantes haviam sido examinados em clínicas de fertilidade ou centros de pesquisa.

A qualidade do esperma foi medida por três metodologias diferentes: motilidade (capacidade do esperma para se mover corretamente na direção de um óvulo), viabilidade (a proporção de espermatozoides que estavam vivos) e concentração (o número de espermatozoides por unidade de sêmen).

Nos grupos de controle, de 50 a 85% dos espermatozoides apresentavam movimento normal. Os pesquisadores observaram que esta proporção caiu em uma média de 8 pontos percentuais quando os homens alegavam carregar os celulares no bolso da calça.

Efeitos similares foram observados para a viabilidade espermática. Os efeitos sobre a concentração do esperma foram menos claros. No geral, dos 10 estudos analisados, nove concluíram por uma ligação entre a exposição aos telefones celulares e a queda na qualidade do esperma.

"Dada a enorme escala de uso de telefones celulares em todo o mundo, o papel potencial desta exposição ambiental precisa ser esclarecido. Isto pode ser particularmente importante para os homens já no limite da infertilidade, e mais pesquisas são necessárias para determinar as implicações clínicas completas para a população em geral," disse a Dra. Mathews.

Segundo a equipe, os resultados foram consistentes em estudosin vitro, realizados sob condições controladas de laboratório, e estudos observacionais in vivo, realizados em homens na população em geral."

Fonte Diário da Saúde





segunda-feira, 29 de junho de 2015

Linha De Crédito Do Pronaf Facilita A Compra De Veículos Para Agricultor...






Termina dia 30 o prazo para os agricultores saldarem dívidas das linhas A e A/C do Pr...





Publicado em 29 de jun de 2015
ÚLTIMAS - 29.06.15: Termina nesta terça-feira (30) o prazo para que famílias assentadas da reforma agrária ou beneficiárias do crédito fundiário solicitem a quitação das dívidas adquiridas pelas linhas de crédito A e A/C do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Os beneficiários devem procurar uma das agências do bancos do Brasil, da Amazônia ou do Nordeste para saldar os débitos. A quitação no prazo garante desconto de 80% no valor total das dividas.

Detecção do câncer que dispensa biópsias e identifica a doença antes do aparecimento dos sintomas

Priscila Kosaka
Por Raquel Morais

 "Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos. Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab"
Priscila Kosaka,cientista brasiliense.

A pesquisadora explica que o sensor é como um "trampolim muito pequenininho” com anticorpos na superfície. Quando em contato com uma amostra de sangue de uma pessoa com câncer, ele “captura” a partícula diferente e acaba ficando mais pesado. Outras estruturas relacionadas à técnica também fazem com que haja uma mudança de cor das partículas, indicando que o paciente que teve o fluido coletado tem um tumor maligno. A taxa de erro, segundo Priscila, é de 2 a cada 10 mil casos.

“Atualmente não existe nenhuma técnica que permita a detecção de moléculas que estão em concentrações muito baixas e que coexistam com mais de 10 mil espécies de proteínas numa única bioamostra”, afirma. “Atualmente nenhuma técnica é capaz de encontrar a ‘agulha no palheiro’. Portanto, existe uma necessidade de tecnologias capazes de registrar moléculas individuais na presença de outras moléculas muito mais abundantes. E o nanosensor que desenvolvi é capaz de fazer isso.”
De acordo com a cientista, novos estudos podem fazer com que o nanosensor também seja usado para identificar a que tipo específico pertenceria uma amostra cancerígena (gastrointestinal ou de pâncreas, por exemplo). Dados da Organização Mundial da Saúde estimam 21,4 milhões de novos casos de câncer em todo o planeta em 2030, com 13,2 milhões de mortes. Há mais de cem tipos da doença, e os mais comuns são de próstata, mama, cólon, reto e pulmão.

“[Estou] Muito feliz, amo o que faço. Consegui um resultado que parecia apenas um sonho há quase seis anos. O que me motivou? Conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Quero que o diagnóstico precoce do câncer seja uma realidade em alguns anos”, diz a mulher. “Trabalho em busca de um resultado como esse desde o meu primeiro dia no Bionanomechanics Lab.”Entre os benefícios da técnica desenvolvida por Priscila está o fato de que a identificação pode ocorrer dispensando a biópsia e por meio dos exames rotineiros de check-up. A cientista conta que ainda é necessário que o sensor passe por novas fases de teste. Além disso, ela precisará de financiamento para os estudos. Um dos objetivos da pesquisadora é que o equipamento tenha um custo acessível e assim possa ser adotado amplamente pela população.

Bacharel em química pela Universidade de Brasília e doutora na área pela Universidade de São Paulo, Priscila é a responsável pelas atividades relacionadas à funcionalização de superfícies do laboratório, além de trabalhar na otimização de estratégias de imobilização de biomoléculas em microcantilevers para biosensing. Ela atua ainda no desenvolvimento de sistemas de nanomecânicos e na combinação de nanotecnologias para o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico altamente sensíveis e específicos e é avaliadora e revisora de projetos europeus para a European Commission desde 2011.

A pesquisadora conta que a descoberta pode ser usada ainda no diagnóstico de hepatite e que pretende estender a técnica a mais doenças, como o Alzheimer. “Em lugar de fazer uma punção na medula espinhal para extrair líquido cefalorraquidiano para o diagnóstico de distúrbios neurológicos, temos sensibilidade suficiente para detectar uma proteína em uma concentração muito baixa no sangue. Assim, o paciente não precisa passar por um exame tão invasivo, pode fazer um simples exame de sangue.”

Benefícios
O oncologista Gustavo Fernandes afirmou apreciar a possibilidade de ver tecnologias do tipo à disposição no dia a dia. "Poder fazer diagnóstico precoce por meio de métodos menos invasivos é muito elegante. Os métodos que temos hoje são muito rudimentares, são muito arcaicos. É um exame físico melhorado em relação ao que se via antes, mas estamos atrás de nódulos, de caroços. O paciente continua fazendo uma porção de testes, de exames de imagem."

O médico disse ainda esperar ver como o equipamento poderá ajudar pacientes, já que cada tipo de câncer evolui de uma forma diferente e que mesmo entre tipos iguais há variações  – como as causas, o comportamento no organismo e a agressividade. A única certeza é de que a intervenção precoce é uma aliada no combate à doença.

"A gente fala de brincadeira que todos os tumores que a gente tratava como comuns estão ficando raros. Câncer de mama é comum, mas as características genéticas são tão específicas que você não trata mais de câncer de mama, mas de câncer de mama de categoria tal. Ou seja, se você for apertando, você vai ter uma centena aí de doenças a partir de uma só. É que nem de pulmão, você acaba dividindo em muitos grupos. Tem muitas alterações sendo detectadas, que acaba que sob um mesmo nome tem várias doenças", concluiu."

Fonte: G1

domingo, 28 de junho de 2015

Ciclovia na Avenida Paulista, em São Paulo


Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad inaugura ciclovia na Avenida Paulista e rebate críticas, apesar de dizer que respeita a manifestação contrária; "Isso aqui não é uma política partidária, é uma política que deveria ser abraçada por todos os partidos", defendeu o prefeito, aplaudido por ciclistas; evento reuniu milhares de pessoas na principal via da capital, que foi fechada para carros neste domingo; projeto polêmico, criticado por motoristas, tem 2,7 quilômetros e trará mais segurança aos ciclistas, que a definem como uma conquista histórica para o movimento na cidade .

O prefeito da capital paulista, defendeu a ciclovia inaugurada neste domingo 28 na Avenida Paulista e rebateu críticas de um grupo contrário à implantação, que gritava de dentro do Hospital Santa Catarina, a quem o petista chamou de "infiltrados", mas afirmou respeitar a manifestação.

"Isso aqui não é uma política partidária, é uma política que deveria ser abraçada por todos os partidos", disse Haddad, que também pedalou. A ciclovia tem 2,7 km, indo da Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, à Consolação.

O evento de inauguração, que estava marcado para as 11h, reuniu milhares de pessoas na principal via da capital paulista, que foi fechada para carros. A implantação da ciclovia será um teste também para a proposta de fechar a Paulista todos os domingos para veículos. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, defendeu hoje a ideia, mas disse que ela ainda está em estudo.

Ciclistas consideram que a implantação da estrutura simboliza uma vitória histórica. O movimento vinha defendendo com veemência o projeto, que foi recebido com muitas críticas por motoristas paulistanos e setores mais conservadores da sociedade. As ciclovias são uma das principais bandeiras da gestão de Haddad.

Para Willian Cruz, líder do movimento 'Vá de Bike', o trecho inaugurado neste domingo 28 é uma vitória da sociedade paulista, pois vai evitar acidentes, estimular outras opções de mobilidade e influenciar as demais cidades do Brasil.

"Deixando de lado a questão da representatividade da Avenida Paulista, essa ciclovia tem uma importância muito grande no sentido de proteger a vida das pessoas que pedalam por lá. Historicamente, ela tem um alto índice de acidentes envolvendo ciclistas", diz o cicloativista.

Além de deixar a cidade de São Paulo com menos gás carbônico emitido pelos automóveis, é também um ótimo exercício.


Fonte: Brasil 247

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Coleta Seletiva - Por que não?

Por Ana Lúcia Dias

O poder legislativo municipal de  São Paulo

aprovou a coleta  seletiva em São Paulo, depois de  vários prefeitos não se importarem com o meio ambiente.

 A primeira a preocupar com essa questão foi a Prefeita Luiza Erundina, na época do Partido dos Trabalhadores (PT). Que chegou a implantar na Av. Paulista alguns recuos para colocação dos containers para coleta seletiva e uma lixeira em cada esquina da Avenida Paulista e em outras principais avenidas da capital paulista. 

Ouça Coleta Seletiva - boletim

O vereador Ítalo Cardoso fala sobre a coleta seletiva em São Paulo.            
                                                           
Vereador Ìtalo Cardoso  
                                                         
                                                               
As escolas precisam dar o exemplo, ensinando aos alunos como usar as lixeiras, desde o ensino fundamental até o médio.



              jingle da Coleta Seletiva em São Paulo

  E não é só em São Paulo, em Minas Gerais também em algumas cidades existe essa preocupação, que deve ser de todos.

                Coleta Seletiva em Pouso Alegre, MG

    O clima está se modificando, o efeito estufa, água, os dias de sol

    estão cada vez mais quentes. E o frio então, cada vez mais gelado.  
 
 Mas se não houver a participação de todos os envolvidos, ou seja, de todos nós, o Planeta Terra não vai aguentar.

O Planeta está pedindo Socorro!

Vamos fazer nossa parte!      


   Veja como é fácil participar da coleta seletiva.

   Obs. todas as embalagens precisam ser lavadas antes de serem colocadas na coleta seletiva de lixo.
 



A cerveja e seus benefícios incríveis!

"Eu desconheço algo que seja mais saboroso do que uma cerveja estupidamente gelada num daqueles dias quentes de verão. Não há melhor. Nada!

Mas, experimente abrir a geladinha para você ver o que acontece. Vai aparecer gente dos quatro cantos do mundo para te passar um sermão sobre os supostos males provocados pelo álcool e, em geral, da cerveja em particular.

Eu estou aqui para te dizer que eles não sabem nada e que enquanto você talvez pense na cerveja como um prazer, mas com uma pontinha de culpa, a ciência mostra que você não tem nada para se culpar.

Na verdade a cerveja é uma “comida” saudável!
Sim! Você leu isso direito.  A cerveja é praticamente uma refeição em si, e uma refeição bem saudável, inclusive. A cerveja é uma daquelas bebidas que podem apoiar a sua saúde mais do que qualquer outra.

Então, deixe-me compartilhar com você o meu PACOTE DE SEIS RAZÕES PARA BEBER MAIS CERVEJA:

1)  SAÚDE CARDÍACA: 

A cerveja é o melhor tônico de saúde!
Sim, é verdade que TODAS as bebidas alcoólicas são boas para o coração.  Mas, a cerveja em particular talvez seja a melhor delas. Uma única cerveja por dia pode cortar o seu risco de doença cardíaca em quase um terço, de acordo com as pesquisas.

Dentro de duas horas após o primeiro gole as artérias relaxam.  Isso, por sua vez, reduz a dureza no seu “encanamento” e ajuda a assegurar que o sangue flua do seu coração, assim como a cerveja de um barril recentemente aberto.

Então, esqueça aquela história de tomar uma aspirina por dia e passe a tomar uma cerveja diariamente.

2)  PERDA DE PESO:

Pança de cerveja?  Isso não existe!  Na verdade, a cerveja pode de fato ajuda-lo a encolher a sua cintura.

Um grande estudo realizado na Espanha descobriu que os bebedores de cerveja têm níveis mais baixos de gordura corporal e são menos propensos a ganhar peso do que as pessoas que não bebem.  E se isto não for o suficiente, os cervejeiros têm menos probabilidade de se tornarem diabéticos também.

A chave aqui é você se certificar de que está combinando a sua cerveja com linguiça e queijo e não com bolachas, salgadinhos e pretzels, pois são os carboidratos vazios destes lanchinhos que levam você a ganhar peso, e não as calorias da cerveja.

#3)  PROTEÇÃO ÓSSEA: 

Tem cerveja?  Troque aquele bigode de leite por um feito da espuma de uma boa cerveja, pois ela é realmente o melhor construtor de ossos que existe por aí. A cerveja é rica em silício dietético, e é do silício que o seu corpo precisa para construir novos ossos.

Cervejas cheias de lúpulo, como as ales pálidas irlandesas, tem 41,2 mg por litro, enquanto que asales pálidas tem 36,5 mg/L, as ales tem 32,8 mg/L e o chope tem uma média de 23,7 mg/L.

Quando você considera que a maioria das pessoas ingere menos que 20 mg de silício por dia, você pode ver como o hábito de tomar cerveja pode dobrar ou até triplicar o seu nível deste elemento essencial.

E o melhor, o silício na cerveja está em uma forma que o seu corpo pode absorver.  Como resultado, um estudo da Universidade Tufts descobriu que os bebedores de cerveja têm densidade mineral ósseo mais forte no quadril do que os não bebedores.

4)  SAÚDE DOS RINS: 

A cerveja não só é levemente diurética para ajudar a manter as coisas fluindo, como também auxilia na diminuição da liberação de cálcio dos seus ossos.

Isto, por sua vez, faz parar o acúmulo de cálcio em excesso nos rins e evita a formação de pedras, que é a razão pela qual um estudo descobriu que cada garrafa de cerveja que você beber por dia cortará o seu risco de ter pedras no rim em até 40%.

#5)  PREVINA CONTRA A ARTRITE:

A artrite reumatoide é uma forma dolorosa e debilitante de artrite que é especialmente difícil de tratar e reverter.  Diferente da osteoartrite, a reumatoide não é causada por desgaste, mas pelo seu sistema imune que ataca o seu próprio corpo, danificando as suas articulações.

A cerveja, entretanto, pode ajudar a assegurar que você nunca tenha esta doença, conforme os achados de um estudo recente que descobriu que ingerir cerveja moderadamente cortará o risco de artrite reumatoide nas mulheres por quase um terço (e bebidas alcoólicas em geral cortarão este risco por um quinto).

#6)  HIDRATAÇÃO:

Enquanto você talvez tenha ouvido falar que o álcool é desidratador, a cerveja é composta de 93% a 95% de água.  É mais água que qualquer outra coisa.  Sim o álcool irá te desidratar, mas só se você beber o álcool de limpeza não diluído (o que eu não recomendo).

Mas como componente da cerveja, a quantidade de água em si ganha em quantidade. Além do que, uma boa cerveja tem os sais minerais essenciais que ajudam a aumentar a absorção da água.

A cerveja é tão eficaz que um estudo da Espanha descobriu que a cerveja é na verdade MAIS HIDRATANTE do que a própria água. É isso aí! A cerveja é a “água vitaminada” original.

Um hábito moderado de consumir cerveja também pode ajudar a combater a infecção, incrementar o sistema imune e melhorar a sua concentração e proteger a sua visão; aquelas “lentes de cerveja” talvez sejam melhores do que os seus óculos usuais.

A cerveja pode até fazer outros alimentos mais salutares. Marinar carnes em cerveja eliminará as aminas heterocíclicas cancerígenas que se formam durante o cozimento na churrasqueira, por exemplo.

O álcool em geral, seja na cerveja, no vinho, destilado ou “mé”, pode proteger o seu cérebro e coração. E mais, as pessoas que bebem moderadamente têm um risco menor de desenvolver quase todas as principais doenças da terceira idade. Não é de se estranhar que elas vivam bem mais também.

Mas atenção! Aqui NÃO vale a afirmação “se um pouco é bom, mais pode ser melhor”. Beba sempre com moderação, senão todos os benefícios podem ser anulados. ´Tim Tim´. "

Fonte: Dr. Rondó - "A prevenção é a melhor medicina"