segunda-feira, 27 de junho de 2016

Câncer na criança e adolescente. Palestra em Três Corações, MG

Por Ana Lúcia Dias 

O Câncer na criança e adolescente este foi o assunto da palestra ministrada pelo diretor da Unidade de Câncer infantojuvenil do Hospital do Câncer de Barretos, SP – Médico pediatra, especialista em oncologia, prof. dr. Luiz Fernando Lopes, na UninCor em Três Corações, MG


Hospital de Câncer de Barretos(HCB) é referência nacional na Prevenção, tratamento e cura em crianças e adolescentes (de 0 a 18 anos) e em adultos também. No Brasil, 12.500 casos de câncer infantojuvenil foram registrados em 2012. Para o ano 2020 estima-se cerca de mais de 30% de casos, se não for feito nada a respeito. O tempo é fundamental no diagnóstico.

A iniciativa de trazer o dr. Luiz Fernando Lopes para Três Corações partiu do Grupo do Hospital do Câncer de Três Corações (HCTC), o grupo é coordenado por Marlon Mendes, que além de promover esta palestra, ainda todos os anos, em novembro, o grupo HCTC promove Caminhada Passos que Salvam, que no ano passado reuniu cerca de 5 mil pessoas de Três Corações e Região pelas ruas da cidade do rei Pelé. "Caminhada Passos que Salvam" , em Três Corações

UninCor – Universidade Vale do Rio  Verde, em Três Corações, MG apoiou o evento cedendo o auditório nobre para as Palestras nos dias 19 e 20 de maio.

 A reitora da UninCor, profª Gleicione Aparecida Dias Bagne de Souza diz: “que a Universidade está de portas abertas, não apenas para o Hospital do Câncer de Barretos, mas para qualquer assunto que vá de encontro às necessidades da sociedade tricordiana e região."

"E que o grande diferencial do Hospital de Câncer de Barretos é o atendimento. Não importando o poder aquisitivo do paciente, todos são atendidos, tratados e curados igualmente com os mesmos cuidados e atenção", completou.

Dr. Luiz Fernando Lopes, na 5ª feira 
Na quinta-feira, 19 de maio às 19h participaram de palestra os alunos da universidade, estudantes dos Cursos de Enfermagem e Pedagogia. Na quinta-feira, o dr. Luiz Fernando explicou, deu uma verdadeira aula, sobre o câncer infantojuvenil, os sintomas e tipos de neoplasia maligna (Câncer), ele que é também diretor da Unidade Infantojuvenil e Médico Pediatra-Oncologista no Hospital do Câncer de Barretos. 
Tipos e Sintomas de Câncer mais comum em crianças e adolescentes

Alunos de enfermagem e pedagogia assistindo a palestra  






































Na quinta e sexta-feira a Universidade UninCor disponibilizou o Auditório Nobre para a os dois dias de palestra. 

Na quinta-feira, cerca de 200 alunos assistiram a palestra do prof. dr. Luiz Fernando Lopes (fotos ao lado) sobre o câncer na criança e no adolescente.  Quem é o prof. dr. Luiz Fernando Lopes?


Alunos  dos cursos de Enfermagem e Pedagogia assistiram na quinta-feira a palestra do dr. Luiz Fernando Lopes.

Na sexta-feira(20), às 14h, a palestra foi dirigida para profissionais da Saúde e Educadores de Três Corações, Região e interessados no assunto. 

Depois da apresentação realizada pelo Assessor de Comunicação e Marketing da UninCor, Cristiano Savio, o prof. dr. Luiz Fernando Lopes disse que só pode vir ministrar esta palestra, em Três Corações, no sul de Minas, em função da equipe estar em Barretos, cumprindo suas funções no Hospital de Câncer, especificamente na unidade infantojuvenil. 

"Somos uma equipe de 300 funcionários capacitados, para atender  em Barretos, cuidando do que é necessário para o atendimento da unidade infantojuvenil", da qual ele é  o diretor. 

Obs. Clique nas fotos para ampliá-las





Auditório Nobre da UninCor, na sexta-feira.
Dr. Luiz Fernando insiste na importância do diagnóstico precoce para um tratamento mais eficiente e aumento das chances de cura para os pacientes e, também, da humanização e especialização e capacitação dos profissionais da área para o acompanhamento não só da criança e do adolescente, mas também da doença, da “alma” e de toda a família.



Embora o professor dr. Luiz Fernando Lopes tenha vindo direto da Polônia, parecia nem sentir o “Jet Lag” (relação ao fuso horário de um país para outro). 

Ele como profissional competente e coordenador  está sempre viajando para o exterior para conhecer os avanços no tratamento, cura e prevenção do câncer infantojuvenil. E para buscar  novas informações e estudos mais avançados sobre o câncer na criança e adolescente e também divulgando os estudos  realizados em nosso país. É uma troca de informações e conhecimentos muito importante. 

É uma honra para os sulmineiros terem a oportunidade de assistir um diretor e médico especialista em oncologia da Unidade infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos - A Fundação Pio XII. 

O atendimento é o grande diferencial do Hospital do Câncer em Barretos(HCB), no caso das crianças, ele como diretor e coordenador da Unidade Infantojuvenil, faz questão de um tratamento é humanizado e bem diferente de outros locais. As crianças e adolescentes são tratados com muito carinho por seus 300 funcionários, inclusive com brincadeiras para estimular o tratamento e a cura. 

Por exemplo, a cada vez que as crianças superam alguma batalha no tratamento, elas têm um bolo e é cantado parabéns por mais um desafio enfrentado e superado. Além de palhaços, cinema e lanchonete. E até escola.
O outro lado do auditório.

Profissionais de Saúde e Educação da região
assistindo a palestra do prof.dr.Luiz Fernando
Lopes.



Auditório Nobre da UninCor com profissionais da saúde, educadores e interessados no assunto. 






































 O dr. Luiz contou com o apoio do data show, explicando na sexta-feira, por meio de quadros como o diagnóstico realizado em tempo e, como um tratamento mais humanizado com profissionais capacitados pode salvar vidas.

Casos de câncer em crianças e adolescentes em 2012 nos principais países e no mundo. Para 2020 estão previstos mais 30% no aumento de cânceres nas crianças e adolescentes.
  



  Clique nas fotos para ampliá-las.






Informações valiosas: "se uma grávida toma Novalgina  nos três primeiros meses de gestação em excesso, isso pode adulterar o cromossomo 4 e 11 e resultar em um bebê com Leucemia”, 
alerta o dr.

"Os pesticidas, aqueles que são espalhados pelas plantações também são cancerígenos. Quem não conhece aqueles aparelhinhos com pastilha contra os pernilongos, pois é, eles também usados em excesso podem criar uma neoplasia maligna (câncer). Nunca durma com esses aparelhinhos ligados". Essas foram algumas das dicas que o pediatra especialista em oncologia disse em sua palestra, entre outros assuntos que é sempre bom saber.

O tempo (diagnóstico) é nosso maior aliado
O prof. dr. Luiz Fernando Lopes esteve em setembro de ano passado (2015) em São Thomé das Letras, no Centro de Eventos com profissionais da Saúde e Educadores e também pessoas interessadas, que na realidade têm um maior contato com as crianças e adolescentes, onde respondeu por questões que envolviam o tratamento e a cura desta doença que mata, se não tratada em tempo,  por isso que o dr. Luiz enfatiza, que o principal é assim que surgir algum dos sintomas é necessário procurar ajuda de profissionais de saúde.

Em São Thomé das Letras, sob a coordenação de Regina Santos houve um trabalho muito grande de conscientização da necessidade de maiores esclarecimentos sobre a doença, visto que temos tido muitos casos de neoplasia maligna em moradores, crianças, adolescentes e em nativos, em comparação com outras cidades, com um maior número de habitantes e com todas as condições mais favoráveis ao aparecimento da doença. palestra sobre Câncer na criança e adolescente em São Thomé das Letras, MG


Fizeram uma Estudo na Unidade Infantojuvenil de Barretos sobre o grau de escolaridade das famílias atendidas no Hospital do Câncer de Barretos. E mais de 50% do grau de escolaridade é de analfabetismo ou então, do ensino fundamental incompleto. Por isso é fundamental que se tenha educadores com conhecimento básico sobre os tipos e sintomas para que se possa orientar aos pais, sugerindo a procura de ajuda especializada.

O mais gratificante para a equipe do prof. dr. Luiz Fernando, especialmente para ele, é ver alguns anos depois, que as crianças e adolescentes, além de não se esquecerem do tratamento e cura, algumas delas, ainda se graduam em medicina com especialização em oncologia e o convidam para a formatura! 

Ele é coordenador e diretor da Unidade Infantojuvenil “Lulinha” que é uma Unidade que foi financiada pelo ex-presidente Lula. Como também existem Unidades financiadas por duplas sertanejas dentre outros artistas, que têm consciência de quão importante é salvar vidas

Estes vídeos são clipes da segunda palestra ministrada pelo prof. dr. Luiz Fernando Lopes, na UninCor, em Três Corações, MG  foram divididos em três vídeos clipes, da palestra de sexta-feira (20).

 A foto do primeiro vídeo são de duas moças, hoje médicas oncologistas,  que foram tratadas e curadas, quando adolescentes na Unidade Infantojuvenil do Hospital de Câncer de Barretos, pela equipe  do dr. Luiz Fernando Lopes. 


No segundo vídeo clipe: veja a diferença de tratamento em crianças e adolescentes com imagens (fotos) e o preparo de uma  equipe de profissionais capacitados do HCB, que o dr. Luiz Fernando trouxe para     mostrar nas  palestras. Ele também conta que depois de muitos estudos feitos com a médicos oncologistas e cientistas na Inglaterra, algumas das causas e maneiras de se evitar a leucemia genética, causada pelos cromossomos 4 e 11, o uso excessivo de "Novalgina", nos três primeiros meses de gravidez.


No terceiro e último vídeo clipe, algumas questões e esclarecimentos      de profissionais de saúde e educadores presentes, entre eles a  do Coordenador do grupo HCTC,  Marlon Mendes,ao prof. dr. Luiz           Fernando Lopes. 

     


    






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!