quarta-feira, 27 de julho de 2016

Falta de sono tranquilo gera alterações dramáticas no corpo

Com informações da BBC

Falta de sono
"Pesquisadores fizeram novas revelações sobre como noites 
mal dormidas podem causar efeitos prejudiciais "dramáticos" à saúde e ao funcionamento do corpo humano.
Doenças cardíacas,diabetes, obesidadebaixo desempenho cognitivo, problemas cerebrais e até baixo desempenho sexual são alguns dos problemas ligados a poucas horas de sono.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Surrey (Inglaterra), a atividade de centenas de genes foi alterada quando as pessoas estudadas dormiram menos de seis horas por dia durante uma semana.
Os cientistas analisaram o sangue de 26 pessoas depois que elas tiveram uma longa noite de sono, até dez horas por noite durante uma semana, e compararam os resultados com amostras coletadas depois de uma semana com menos de seis horas por noite.
Sono e genes
Mais de 700 genes foram alterados pela mudança. Cada gene traz instruções para a construção de uma proteína. Os que ficaram mais ativos produziram mais proteínas, mudando a química do corpo.
O funcionamento do relógio biológico também foi perturbado com a mudança. As atividades de alguns genes, no decorrer do dia, aumentam e diminuem naturalmente, mas este efeito foi prejudicado pela falta de sono.
"O sono tem uma importância crítica para a reconstrução do corpo e a manutenção do estado funcional, todos os tipo de de danos parecem ocorrer (devido à falta de sono), sugerindo que pode levar a problemas de saúde," disse o professor Colin Smith, um dos autores do estudo.
"Se não conseguimos regenerar e substituir células, então, isto vai levar a doenças degenerativas", acrescentou.”
Fonte: Diário da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!