sábado, 30 de janeiro de 2016

Carnaval: cuidados com álcool são essenciais

  1. Não misture tipos diferentes de bebidas. Se começou a noite tomando cerveja, não misture com outros tipos de fermentados, como vinho ou destilados, como cachaça e vodka;
  1. O melhor conselho é não beber em excesso. E, se for beber, é bem importante se hidratar todo o tempo, intercalando água entre a bebida alcoólica;

  1. Entre uma lata de cerveja ou um copo de caipirinha, intercale um copo de água ou refrigerante. E, de vez em quando, belisque algum aperitivo. Isto evita a desidratação e a alta concentração de álcool no sangue;
  1. Para dias normais, a quantidade diária de água recomendada é de dois litros, mas durante o Carnaval e sob consumo de bebida alcoólica é preciso beber mais de três litros diariamente;
A Polícia Militar vai estar de olho. Não se esqueça, SE BEBER NÃO DIRIJA, não coloque
outras vidas em jogo !

6. Comer fruta também é uma boa opção. Mas o melhor, nesse caso, são os sucos que têm rápida absorção também.

7. Lembre-se também da camisinha. Ela é essencial para sua segurança.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Flúor faz mal ? Sim, e sua saúde pode estar em risco !


"Pesquisa inédita feita pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, que analisou 11.700 amostras de água em 642 municípios do estado, mostra que 1/3 da água de São Paulo tem flúor em concentração inadequada. Este é considerado o maior levantamento já feito no mundo sobre fluoretação da água.

Com isso, baseado numa determinação de 1995, na qual todas as empresas de abastecimento de São Paulo deveriam adicionar 0,6 a 0,8 mg de flúor por litro de água, já se pensa em PUNIÇÃO caso a Secretaria Estadual de Saúde entenda que estes municípios não estão cumprindo a normatização – entende-se que a fluoretação é a medida mais econômica de combate às cáries.

Será que o flúor é tão benéfico assim?

Todos sabem que o flúor ajuda na prevenção das cáries porque temos ouvido isso centenas de vezes nas propagandas sobre pastas de dente, endossadas pelos dentistas. Além disso, muitas cidades adicionam flúor à sua água de beber. Porém, há algo sobre o flúor que não é mencionado: ele é extremamente tóxico.

O flúor é um veneno: em uma pasta de dentes básica há quantidade de flúor suficiente para matar uma criança de 10 kg. Quando introduzido no nosso corpo, age como um inibidor enzimático que faz com que as células deixem de funcionar.

Essa substância é e sempre foi listada como um veneno letal no Manual Merck, o manual básico de doenças e toxinas, usado como referência por todos os médicos. Além do mais, você pode corroborar essa informação em qualquer livro de referência em toxicologia, como o “Goodman and Gilman’s The Pharmacological Basis of Therapeutics”, o mais renomado livro de toxicologia.

Estudos realizados por todo o mundo têm provado que adicionar flúor à água de beber não é totalmente efetivo na redução ou prevenção da cárie dentária. O uso tópico de pasta de dente ou desinfetante bucal provavelmente tem algum benefício, porque eles matarão bactérias – afinal de contas, o flúor é um rodenticida e inseticida. Entretanto, com certeza, há maneiras mais seguras de destruir bactérias na boca.

Entenda, cáries são primariamente uma doença sistêmica. Assim, nutrição adequada e manutenção do equilíbrio bioquímico do seu corpo é o modo mais definitivo de preveni-las.

Efeitos do flúor:


Cáries: o suporte original de que o flúor tem impacto positivo contra as cáries foi realizado no final da década de 40, através de um estudo realizado em ratos. Durante 5 anos, 2 cidades foram estudadas. Em uma delas, usou-se flúor na água; na outra, a cidade controle, não. Após esse tempo, observou-se que houve redução de 65% na quantidade de cáries em AMBAS as cidades. Entretanto, os resultados dos testes da cidade controle não foram mencionados, e assim ficou parecendo que o flúor tem impacto miraculoso na redução de cáries. Por conta disso, o Departamento de Saúde e Educação Americano aceitou as conclusões distorcidas dos estudos.

Consumo: o flúor se tornou tão prevalente na água para beber que hoje, virtualmente, todas as bebidas engarrafadas, incluindo sucos industrializados, o contêm. Com isso, está se consumindo água fluoretada em tudo, tornando difícil saber qual o real nível de flúor acumulado e consequentemente ingerido.

Dentes manchados: um dos mais óbvios sinais de excessiva exposição ao flúor é a mancha nos dentes. Os dentistas podem dizer algumas vezes que essas manchas brancas são causadas por febre ou uso de antibióticos no período da infância. Na verdade, a causa disso é a fluorose. Em estágio mais avançado ela causa descoloração, caroços e fendas, e em geral enfraquece os dentes, ao invés de fortalecê-los.

Apesar dos dentistas, em outros casos, admitirem que as manchas brancas tenham relação com o fluoreto, eles consideram isso um pequeno problema cosmético. A verdade é que o flúor muda a estrutura celular do enema dentário nos anos de formação, quando o dente está em desenvolvimento.

Estudos realizados na Universidade de Rochester mostram que 28% das crianças entre 11 e 13 anos, que vivem em áreas aonde a água é fluoretada, apresenta fluorose. O que mais essa substância poderia estar afetando? Não seria ingenuidade pensar que o fluoreto afeta apenas a formação do dente, e nada mais ?

Outros efeitos colaterais:

Mesmo a ingestão de pequenas quantidades de flúor pode causar efeitos colaterais significativos. Para se ter uma ideia, o consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1,0 mg de flúor, o que pode resultar em:
  • cólicas e dores abdominais
  • tremores
  • perda de apetite
  • aftas na boca
  • perda de peso
  • vômitos sanguinolentos
  • náuseas
  • fraqueza
  • diarreia
  • constipação
  • rigidez
  • eczema
Envelhecimento: embora muitas pessoas não apresentem nenhum dos sintomas mencionados acima, elas poderão ter uma forma de deterioração subclínica que chamamos de “envelhecimento”. O flúor acelera os processos de envelhecimento pela inibição da produção de enzimas essenciais em certas reações químicas no corpo. Ele também promove a degradação de colágeno, a principal proteína que suporta pele, tendões, ossos, cartilagem, tecido conectivo e, claro, os dentes.

Danos genéticos: também podem ocorrer alterações do sistema imunológico, pois o flúor interage e distorce as forças que mantêm a forma normal de diferentes proteínas corpóreas. Como resultado, o sistema imune ataca sua própria proteína, promovendo o que chamamos de doença autoimune. Há numerosos estudos na literatura mostrando a ligação entre pequenas quantidades de flúor e dano genético. Há também uma forte correlação com o câncer.

Impacto nos glóbulos brancos: pequenas quantidades de flúor podem causar outras alterações corpóreas significativas. A água fluoretada causa redução da habilidade dos glóbulos brancos, comprometendo sua ação de combate e destruição de bactérias.

Função tireoidiana: o consumo de água fluoretada pode causar a redução da função tireoidiana.

Osteoporose: a exposição a 1ppm (partes por milhão) de flúor na água causa redução da resistência óssea e da sua elasticidade, levando à osteoporose.

Dano Cromossomal: já em 1974, o médico Austríaco Dr. Wolfgang Klein reportou que 1ppm de flúor inibe em 50% as enzimas de reparação de DNA, causando lesão cromossômica.


Em geral, estas enzimas vão sendo reduzidas lentamente com o envelhecimento, o que aumenta o risco de defeitos genéticos nos recém-nascidos de mulheres com mais de 40 anos. Porém, com a fluoretação, essa destruição enzimática ocorre mais cedo, resultando em aumento de risco de defeitos também em bebês de mulheres jovens.

Câncer: em estudo realizado em 1977 pelo Dr. Deam Burk, criador do Chief Chemist Emeritus, no Instituto de Câncer Americano, em conjunto com o Dr. John Yiamouyiannis, foram comparadas as taxas de morte por câncer entre as 10 maiores cidades sem fluoretação da água e as 10 maiores cidades com água fluoretada. No caso dessas últimas, levou-se em conta suas taxas originais de morte por câncer antes da adoção da fluoretação, entre 1940 até 1950.

Chegou-se à conclusão de que nas cidades com fluoretação, de 1952 (quando começou a adição de flúor à água) a 1969, houve um aumento de 10% de mortes por câncer, relacionadas a esse processo. A ocorrência de câncer aumentou principalmente nas pessoas entre 45 e 64 anos. Por outro lado, não houve aumento de câncer em cidades que não fluoretaram água durante esse mesmo período.

QI: estudos realizados na China, com crianças, mostraram redução de QI. Foram avaliadas 907 crianças entre 8 e 13 anos, concluindo-se que o QI estava correlacionado à quantidade de fluorosis. Em áreas de fluorose moderada a severa, supôs-se que o Sistema Nervoso Central foi afetado durante o desenvolvimento fetal ou nos primeiros anos das crianças, resultando em comprometimento da inteligência. Além disso, pesquisas mais recentes demonstraram que ratos expostos a fluoreto de sódio apresentaram comprometimento do Sistema Nervoso.

Duração e dose:

Quão séria é a contaminação por flúor para você e sua família? Em média, um tubo de pasta de dentes (70 g) tem aproximadamente 100 ppm de flúor, o que é suficiente para matar uma criança de 10 kg, em caso de ingestão total da pasta desse tubo.

Se as pastas de dente fossem sujeitas às mesmas leis de produtos de limpeza doméstica, os fabricantes precisariam informar que se trata de uma substância tóxica, que deveria ser mantida fora do alcance das crianças. Com a contaminação por metais pesados, nós estamos convivendo com uma exposição a pequenas quantidades de uma toxina por longo período de tempo. Isso torna difícil que se estabeleça uma relação entre causa e efeito e, consequentemente, que se chegue a um diagnóstico correto. Devemos ter em mente que trata-se de uma combinação entre efeitos tanto da dose quanto da duração da exposição.

Cuidados


Até aqui, já foi possível concluir que o flúor é um problema, e que nós estamos ingerindo-o a partir de diversas fontes em dosagens desconhecidas.
E agora? O que devemos fazer? Procure consumir água que não seja clorada, usando sistemas de filtragem que eliminem o flúor, como o Sistema de Osmose Reversa, por exemplo. Talvez você precise de água envasada, livre de flúor. Utilize essa água também no preparo de arroz, pasta, cereais quentes, feijões, sopas, chá e café. Ou seja, evite cozinhar com água fluoretada!

No que diz respeito aos cuidados bucais, é difícil encontrar pasta de dentes e solução para gargarejo sem flúor. Uma boa dica é procurar em lojas de produtos naturais. Ou, quem sabe, o óleo de coco pode ser a sua solução, usado como dentifrício. "

Fonte: Dr. Rondó – “A prevenção é a melhor medicina”

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Acupuntura é melhor que remédios para dores cervicais crônicas


Ninguém quer viver com dor. Isso é óbvio e claro! E as dores cervicais crônicas tornam a vida miserável, comprometendo atividades básicas, como tomar banho, se vestir pela manhã, dormir confortavelmente, e às vezes impossibilita até de dirigir com segurança. E fazer exercício? Uma tortura!

Caso você conviva com esse tipo de problema, com certeza não aguenta mais tomar tantas medicações. São relaxantes musculares, anti-inflamatórios… Será que não tem outra opção para esse terrível problema?

Tem sim! Os pesquisadores britânicos acharam algo que pode acabar com o seu sofrimento. E é algo que nem é tão novo… tem só alguns MILÊNIOS.

Segundo seus estudos publicados no Annals of Internal Medicine, com este tratamento você pode desfrutar de até 3 vezes mais alivio da dor do que se estivesse usando remédios. Isso mesmo. Estou falando da acupuntura!

Acupuntura no tratamento de dor cervical crônica


Os pesquisadores dividiram os pacientes com dor cervical crônica em 2 grupos.

Um recebeu o tratamento tradicional, com medicações e terapia física, enquanto o outro grupo realizou só sessões regulares de acupuntura. Após um ano de avaliação, os pacientes que fizeram acupuntura reportaram o triplo de alívio comparado com o outro grupo.

Além disso, a acupuntura é segura e sem riscos ou efeitos colaterais. Já no caso do grupo que usou medicação, os efeitos colaterais incluíam desde náusea até doença hepática fatal. A acupuntura age de forma poderosa e estimula o seu sistema nervoso a liberar endorfinas que aliviam a dor, com efeito anti-inflamatório no corpo.

Se você tem dor crônica e nunca tentou acupuntura, eu recomendo: dê essa chance a si mesmo! Vale a pena!"


Fonte:  Dr. Rondó – "A prevenção é a melhor medicina."

Já pensou em usar óleo de coco como pasta de dente ?

"Pode ficar sossegado, pois essa não é uma ideia absurda. Usar o óleo de coco como pasta de dente tem se tornado mais frequente do que você imagina, principalmente depois que os famosos na Europa começaram a usar.

Você deve estar se perguntando se isso faz algum sentido, e estou para te dizer que segundo estudos, o óleo de coco tem propriedades contra as cáries e tem se mostrado bastante efetivo no combate a elas.

Testou-se o óleo de coco no seu estado natural contra a bactéria Streptococus, uma habitante comum em nossa boca. Esse teste demonstrou que o óleo de coco foi capaz de inibir o crescimento desta bactéria, além de inibir o Streptococus mutans, o maior causador da cárie dentária.

Agora, os produtos mais sofisticados de higiene bucal tem como atrativo o óleo de coco pela sua provada eficiência no combate das infecções microbianas e por ser uma alternativa segura e eficiente a aditivos químicos. Observe as razões:

  1. Não apresenta químicos antibacterianos, como o Triclosan e o Flúor, comumente usados nas pastas de dente e que estão correlacionados com a resistência ao antibiótico e alterações hormonais.

  2. Efetivo contra bactérias causadoras de cavidades: os estudos mostram que massageando as gengivas e dentes com óleo de coco por 10 minutos diariamente por três semanas, há uma redução significativa do Streptococus mutans e das placas.

  3. Mantém o equilíbrio dos lipídeos na sua língua, enquanto que as pastas convencionais contêm lauril sulfato de sódio e sulfato de sódio, substâncias químicas responsáveis pela ação espumante da pasta de dente e que promove a degradação dos fosfolipídeos da sua língua.

  4. Produto barato: um pote de óleo de coco pode durar meses, tornando-se uma pasta de dente bem mais barata.

Além da ação como pasta de dente, o óleo de coco pode ser usado para enxaguar a boca, como se faz com o desinfetante bucal, uma vez que ele promove a eliminação de substâncias indesejáveis entre seus dentes. Experimente fazer isso por cerca de cinco minutos. Isso não só reduzirá a quantidade de placas de Streptococus mutans, como também vai melhorar a saúde da sua gengiva e reduzir o mal hálito.

Com isso, se reduz a quantidade de placas de Streptococus mutans, melhora a saúde da gengiva, além de reduzir mau hálito.

Resumindo: o óleo de coco é altamente eficiente para a saúde oral. Pode apostar!


Fonte: Dr. Rondó – “A prevenção é a melhor medicina”

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

O QUE UMA DOENÇA PODE NOS ENSINAR ?

"Observar o que nos adoece e respeitar o processo de cura propicia lições valiosas"
"Só mesmo quando adoecemos é que entendemos o valor daquela expressão "tendo saúde, o resto a gente enfrenta". Ora, se uma simples dor de cabeça já incapacita tantas pessoas para o cumprimento de tarefas cotidianas, imagine uma doença mais grave ou crônica, que nos obrigue a ficar na cama ou a mudar completamente os nossos hábitos !

A doença física é um tormento, sem dúvida. De uma gripe que agride o corpo todo com dores, tosse, congestão nasal e febre, ou uma gastrite que, além de causar dor, limita a nossa alimentação, passando pelo diabetes, que exige uma dieta adequada e medicação pela vida inteira, até os problemas que impedem nossos movimentos livres - seja temporariamente, como no caso de uma fratura, seja por uma doença crônica, como artrite, artrose ou problemas na coluna -, adoecer é sempre perturbador. O fato é que dificilmente encontraremos alguém que nunca teve um resfriado ou um problema de saúde que não o fizesse lembrar de que ele tem um corpo, e de que esse corpo precisa de cuidados que vão além da estética ou da prevenção de doenças. Em algum momento adoecemos, tanto por causa de uma doença corriqueira quanto devido a um problema mais grave.

SINTOMAS E DOENÇAS PODEM SER REFLEXOS DO NOSSO COMPORTAMENTO


Ouço muitas pessoas dizerem "eu fiz essa doença em mim". É certo que a forma como lidamos com os acontecimentos em nossas vidas pode desencadear sintomas físicos e até mesmo certas doenças. Uma pessoa não tem uma gastrite gratuitamente; certamente ela "engole" situações que lhe provocam dor, situações de difícil digestão."Uma pessoa não tem uma gastrite gratuitamente; certamente ela "engole" situações que lhe provocam dor, situações de difícil digestão."

O mesmo ocorre com quem tem dor de garganta frequentemente ou problemas de tireoide. Essa pessoa pode estar cheia de "sapos" atravessados na garganta, pode não conseguir expressar seus sentimentos de maneira adequada ou ainda pode estar bloqueando a própria expressão criativa. Claro que não existe uma cartilha que relacione de forma rígida a doença com o estado emocional que a provoca. É preciso conhecer o histórico da pessoa. Mas é certo que as doenças estão intimamente relacionadas ao nosso estado de alma.

Porém, saber disso não deve ser um elemento a mais para nos sentirmos mal. Muitas pessoas se culpam terrivelmente ou culpam outras por terem atravessado momentos emocionalmente delicados, acabando por creditar suas doenças a tais eventos de forma tão contundente que não percebem o quanto a culpa e a raiva podem estar dificultando a sua recuperação.

É sabido que.as emoções podem interferir na nossa saúde física Mas é igualmente importante aprender a lidar com essas emoções quando o corpo já está doente. É praticamente impossível ficarmos constantemente atentos ao nosso estado emocional, ainda mais com o objetivo de evitar a doença física. Não temos superpoderes, pelo contrário - somos vulneráveis, somos humanos.

SENTIMENTO DE CULPA APENAS DIFICULTA O PROCESSO DE CURA


A doença é, de fato, mais um caminho para o autoconhecimento. Mas não é correndo atrás das causas psicológicas, emocionais ou afetivas que faremos com que ela desapareça, como por encanto. Melhor é, enquanto se está doente, que as energias sejam dirigidas ao processo da cura física, obedecendo às orientações médicas, aceitando o carinho e a atenção das pessoas queridas e percebendo conscientemente as próprias limitações. Ao aceitar o próprio estado temporariamente limitado, ao invés de esbravejar contra a doença, contra si ou alguém, você tem a oportunidade de dedicar-se a si mesmo, no momento presente, iniciando então o processo de cura. A aceitação e o reconhecimento da necessidade de ajuda acionam no doente a coragem para enfrentar o problema.

Sim, existem doenças que não têm cura, mas têm tratamentos que possibilitam uma qualidade de vida bem perto do desejável, em função das circunstâncias. Nesse caso, aquietar os pensamentos e entregar-se resignadamente ao tratamento são os primeiros passos para seguir em rumo a um estado mais amoroso em relação a si próprio."aquietar os pensamentos e entregar-se resignadamente ao tratamento são os primeiros passos para seguir em rumo a um estado mais amoroso em relação a si próprio."

Viver da melhor forma possível com um problema de saúde deve ser o objetivo de todos os que se defrontam com uma situação difícil.

Assim, eliminar a própria culpa por estar doente é fundamental para a recuperação. É preciso compreender que se você não lidou de outra forma com os eventos da vida que o levaram a adoecer, foi porque naquele momento não tinha maturidade suficiente para agir de outra maneira. É a experiência de vida que nos traz lucidez.

Da mesma forma, responsabilizar outra pessoa pelo advento da doença não vai ajudá-lo em nada na sua recuperação. Buscar do lado de fora os motivos que o levaram à tristeza, à raiva ou ao arrependimento é útil apenas para que você saiba que, afinal, tudo aquilo não tinha a importância imensa que você deu, ou que você estava completamente impotente com relação às atitudes do outro. Você não tem o controle sobre o outro! Aliás, abandonar o controle é de grande ajuda para viver mais suavemente. Controlar é uma ilusão.

IDENTIFICANDO E TRANSFORMANDO ATITUDES NOCIVAS À SAÚDE


Ao adoecer, busque orientação profissional o mais rápido que puder. Faça sempre exames de rotina e não acredite que você está imune a doenças, porque não está. Se possível, escolha um médico que lhe transmita confiança, com quem você se sinta confortável para falar sobre seus medos e dúvidas. Pergunte tudo o que quiser - o profissional está ali para esclarecer e te ajudar. Mas, acima de tudo, procure focar no momento presente, que é o que exige a sua atenção. Seja generoso consigo mesmo, tendo paciência com o tempo necessário ao tratamento, e, fundamentalmente, não se torture com culpa ou outros sentimentos que não lhe serão nada úteis enquanto estiver se tratando. Aceite ajuda, aceite companhia, aprenda a pedir."não se torture com culpa ou outros sentimentos que não lhe serão nada úteis enquanto estiver se tratando. Aceite ajuda, aceite companhia, aprenda a pedir."

No momento adequado você poderá recolher-se em reflexões e, aí sim, buscar novas formas de agir, de modo a cuidar das suas emoções em função das experiências que já viveu. Em suas reflexões você poderá reconhecer o que precisa deixar para trás, do que precisa desapegar-se e de que forma mais branda, amorosa, acolhedora e gentil pode presentear-se todos os dias.

Não ficamos doentes por acaso, mas a doença física possibilita o exercício do autoconhecimento, para revermos o nosso jeito de viver a vida e promovermos mudanças em nossas atitudes, especialmente as que nos afastam de quem verdadeiramente somos."

Fonte: Personare

"CUIDAR DAS EMOÇÕES É CUIDAR DO CORPO"

Entenda como a sua saúde emocional afeta a saúde física
A saúde como um todo começa nas emoções, é processada pela mente (consciente ou inconsciente) e é materializada no corpo. Todos nós temos sensações que se expressam através de bem-estar, desconforto, insegurança, e temos também emoções como raiva, paixão, desprezo.

Num acesso de raiva, por exemplo, se não pensarmos antes de agir podemos reagir com violência, batendo em alguém, gritando com alguém, quebrando objetos, dirigindo perigosamente. Mas, como nós pensamos e somos conscientes das conseqüências de nossos atos, vamos reprimir nosso impulso e a manifestação da emoção terá sido represada. O que acontece com nosso corpo ?

Nosso corpo reage. Não será difícil que, no decorrer do dia, sintamos uma ligeira dor nos músculos do braço, do ombro, ou dores nas articulações do pulso e dos dedos. Também não será de estranhar que depois de um tempo nossa boca comece a amargar e a cabeça comece a doer.

A energia que ficou presa vai desequilibrar esse todo que nós somos e vai se manifestar no corpo físico. Vamos adoecer.

A emoção é uma qualidade de energia, o pensamento outra e o corpo outra. Todas podem ser medidas em laboratório e existem meios para isso, como o eletroencefalograma, aparelhos que detectam alterações na freqüência respiratória, batimentos cardíacos, pressão arterial. Como somos um todo, se desequilibramos qualquer uma delas, todas são afetadas.

Repare: quando estamos amando, nosso corpo é leve; quando estamos preocupados nosso corpo é pesado; quando estamos irritados nosso corpo coça; quando estamos nervosos nosso corpo pulsa.

Nosso corpo nos dá todas as dicas para que possamos compreender qual é a emoção que deve ser trabalhada, mas na maior parte das vezes "esquecemos" de vincular o problema físico a uma emoção anterior. Tratamos a alergia, as dores, a febre, e a causa emocional permanece latente, o que faz com que o problema volte a aparecer na maioria das vezes.


É de fundamental importância que cuidemos do corpo doente, que consultemos um médico e sigamos sua orientação. Mas é igualmente importante ficarmos atentos ao aspecto emocional que gerou a doença física. Os florais são uma terapia completar eficiente para colaborar, senão na cura das doenças do corpo, na suavização dos sintomas. Silenciosamente, as essências vão agindo no sentido de trabalhar as emoções que desencadearam a doença até que, de forma consciente ou não, o indivíduo se fortaleça e consiga obter a melhora desejada: sua recuperação.”

Sobre o autor

Psicoterapeuta Holística, utiliza florais e técnicas da psicossíntese como apoio ao processo terapêutico. Presta atendimento individual e em grupo, e serviços de mentoring pessoal e profissional.

Fonte: Personare


quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Diretor-presidente da Samarco é afastado do cargo

Ricardo Vescovi
Por: Leonardo Augusto

BELO HORIZONTE - O diretor-presidente da mineradora Samarco, Ricardo Vescovi, foi afastado do cargo conforme comunicado divulgado pela empresa. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, 20, pelo conselho de administração da companhia. O afastamento foi a pedido, segundo o comunicado. A informação foi antecipada pela coluna Direto da Fonte.

Também foi afastado o diretor de Operações Kleber Terra. Segundo o comunicado, "após concluídas as primeiras etapas de atendimento emergencial ao acidente, os executivos acreditam que o licenciamento temporário é importante para que possam se dedicar às suas defesas". A Samarco é investigada pela Polícia Federal, Polícia Civil, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual.

A empresa disse ainda que o cargo de Vescovi será assumido interinamente pelo atual diretor comercial, Roberto Carvalho. O de Terra ficará com o diretor de Projetos e Ecoeficiência, Maury de Souza Junior, que passa a acumular as duas funções.

Na quarta-feira, 13, Vescovi, Terra e outros seis profissionais foram indiciados pela Polícia Federal por crime ambiental pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Dezessete pessoas morreram na tragédia. Duas ainda estão desaparecidas. A lama destruiu o distrito de Bento Rodrigues e atingiu o Rio Doce, destruindo flora e fauna.

À época a Polícia Federal informou que os indiciamentos tinham como base ponto da legislação ambiental que fala sobre "causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". A pena vai de seis meses a um ano de prisão e multa. Em nota, também à época, a Samarco disse que não concordava com os indiciamentos por não haver conclusão sobre a perícia da barragem que ruiu.

Em uma de suas últimas atividades na empresa antes do afastamento, Vescovi participou nesta terça de reunião em Belo Horizonte com o advogado geral da União, Luis Inácio Adams, e representantes dos governos de Minas e o Espírito para discutir ação judicial no valor de R$ 20 bilhões movida contra a Samarco e suas controladoras, Vale e BHP Billiton. Na reunião ficou acertado que um total de R$ 2 bilhões que deveria ser depositado pela Samarco nesta quarta para início do plano de recuperação ambiental da região atingida pela lama poderá ser repassado somente daqui a 15 dias."

Fonte: Estadão on-line

"Delator diz que Aécio era "o mais chato" na cobrança de propina"


"O entregador de valores Carlos Alexandre de Souza Rocha ("Ceará") disse em sua delação premiada, divulgada pelo, que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) era "o mais chato" na cobrança de propina junto à empreiteira UTC.
Ceará trabalhava com Alberto Youssef. Segundo a reportagem, ele afirmou ainda ter levado R$ 300 mil a um diretor da UTC no Rio, de sobrenome Miranda, que seriam destinados a Aécio.

O delator contou que Miranda estava ansioso pela "encomenda" e teria lhe falado: "Esse dinheiro tá me sendo muito cobrado".

Ceará teria quastionado o diretor da UTC, que teria respondido que o destinário do dinheiro era o senador tucano. "[Miranda] ainda falou que era o mais chato que tinha para cobrar", revelou Rocha.

A Folha também refere que "Ceará" acusou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) de ter recebido propina em delação. Porém, o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki determinou o arquivamento da investigação depois de uma contradição com o depoimento de outro delator.

Resposta
Em dezembro, época da delação de Ceará, o senador tucano já havia negado as afirmações do delator, classificando-a como "absurda e irresponsável" a citação a seu nome, "sem nenhum tipo de comprovação".

"Trata-se de mais uma falsa denúncia com o claro objetivo de tentar constranger o PSDB, confundir a opinião pública e desviar o foco das investigações". "A falsidade da acusação pode ser constatada também pela total ausência de lógica: o senador não exerce influência nas empresas do governo federal com as quais a empresa atuava e não era sequer candidato à época mencionada. O senador não conhece a pessoa mencionada e de todas as eleições de que participou, a única campanha que recebeu doação eleitoral da UTC foi a de 2014, através do Comitê Financeiro do PSDB". A UTC disse que "a acusação não tem fundamento"."

Fonte: Notícias ao minuto


Não perca este maravilhoso evento natural

   
   
Por Waldemar Falcão

 "A partir de hoje até o dia 12 de fevereiro, um pouco antes do Sol nascer, o céu vai nos mostrar esse espetáculo de cinco planetas "enfileirados": Júpiter em Virgem, Marte em Escorpião, Saturno em Sagitário, Vênus passando de Sagitário pra Capricórnio e Mercúrio em Capricórnio. No dia 3 de fevereiro, por volta de 05:30 (horário de verão), ainda teremos a Lua minguante junto ao Saturno. Imperdível!

Vale o esforço de acordar mais cedo para ver o show. "

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

"Até que ponto a água potável é segura?"

"A água perde apenas para o oxigênio na importância para a saúde humana. Nosso corpo é feito 65 a 75% de água, e cada célula precisa dela para suprir suas funções essenciais. A água mantém o sistema equilibrado, lubrificado, descarrega excessos e toxinas, hidrata a pele, regula a temperatura do corpo, age como um absorvente de impacto para articulações, ossos e músculos, acrescenta minerais e os transporta, assim como vitaminas, proteínas e açúcares para assimilação.
A água limpa o corpo por dentro e por fora. Quando o corpo recebe água suficiente, ele trabalha com sua potência máxima; a retenção de fluidos e de sódio decresce, as glândulas e hormônios aumentam suas funções, o fígado trabalha melhor e expele mais gordura e a fome é diminuída. Para manter esse maravilhoso ambiente interno, deve-se tomar muita água todos os dias – pelo menos 6 a 7 copos – para repor as perdas de eletrólitos e do fluido metabólico.      

Os tipos de água e suas reações

Infelizmente, a maior parte de nossa água potável, hoje em dia, é clorada, fluorada e tratada até o ponto em que se torna um fluido irritantemente desagradável, em vez de um valioso benefício. A água encanada das cidades normalmente contém geradores de doenças diversas provocadas por bactérias, vírus e parasitas. Muitos elementos químicos tóxicos e metais pesados usados pela indústria e pela agricultura foram descarregados no subsolo, atingindo os lençóis freáticos ou represas e acrescentando-lhes mais poluentes.
Certos tipos de água de torneira são hoje tão ruins que, sem o enorme esforço do nosso corpo para eliminar esses poluentes químicos, teríamos ingerido o suficiente para virarmos pedra com a idade de 30 anos! A preocupação com essa falta de pureza está levando mais e mais pessoas a usarem apenas água mineral engarrafada, a qual também pode ter risco por contaminação da fonte.
A fluoretação, por outro lado, interfere na ação de algumas enzimas, agride a formação normal do feto, atua na formação da úlcera gástrica, cistite, enxaqueca e potencializa o acúmulo de alumínio, o que pode gerar e agravar a osteoporose e potencializar a manifestação da Doença de Alzheimer. Por outro lado, em pequenas doses, reduz a incidência de cáries.

Até que ponto a água potável é segura?

Existem doenças transmitidas pela água, como a cólera, a hepatite e outras doenças associadas com inúmeros parasitas, vírus e bactérias que podem contaminar a água potável. Foram descobertos, pelos órgãos de saúde, mais de 700 agentes contaminantes diferentes nas fontes de água potável. Muitos desses contaminantes – como os pesticidas, a radioatividade, os aditivos da gasolina, os solventes de limpeza, os metais (como o cobre e o arsênico) e os produtos desinfetantes – têm sido correlacionados não somente à má formação do feto, como também ao câncer de pulmão, fígado, rins e doenças do coração, bem como outras doenças prejudiciais à saúde.

Água tratada       

É importante adicionar-se cloro à água para evitar o crescimento de fungos e bactérias. Porém, ele é útil apenas até nossas caixas d’água; quando a água passa a ser consumida, dela deve ser retirado o cloro.
O cloreto (como na água clorada da torneira) foi usado durante a Primeira Guerra Mundial para matar pessoas. Atualmente, a proporção é outra, porém sabemos que o cloro, combinado à gordura animal da alimentação (o que é consumido em toneladas), resulta numa combinação química cloreto-gordura, originando uma substância pastosa que adere nas paredes arteriais, propiciando o aparecimento de aterosclerose e doença cardíaca. Quando o cloro é adicionado à água e reage com ácidos, presentes normalmente nos reservatórios, forma-se o Trihalo-metano, que está associado ao aumento de risco de câncer.
Um segundo tipo comum de tratamento de água é a fluoretação. Consultando um dicionário, veremos que o fluoreto de sódio é uma substância venenosa, também usada no tratamento e na prevenção de cáries. É utilizado também nos venenos para rato, em produtos em pó contra baratas, em produtos industriais como corantes e plásticos, inseticidas, fungicidas, germicidas, solventes e até em extintores de fogo. Será que esse é o produto mais adequado para termos na nossa água ou naquela que é usada pelos dentistas na prevenção de cáries em crianças? Estudo desenvolvido em mais de duzentas cidades americanas mostra que o uso de silicofluoreto de sódio promove aumento importante na absorção de chumbo pelas crianças. Porém, com o uso de fluoreto de sódio ou sem fluoretação, a porcentagem de crianças com alto índice de chumbo era bem menor.
A potabilidade da água fornecida depende cada vez mais de investimentos em produtos químicos para compensar a qualidade dos mananciais, a cada dia mais degradados. Só na represa de Guarapiranga, em São Paulo, nos últimos dez anos houve um aumento de 176% dos químicos utilizados. Atualmente, são jogadas cerca de 8,4 toneladas desses produtos químicos por mês, como o sulfato de cobre e alumínio (ação algicida e floculizante) e o cloro (ação bactericida).

O que fazer?

Depois de tudo o que te falei, pode ser que você esteja assustado e fique até com medo de beber um bom copo d’água. Mas, vamos com calma. A minha dica é usar o Sistema de Osmose Reversa. Saiba mais neste outro texto (clique aqui pra ler), no qual explico em mais detalhes os malefícios do flúor."
Fonte: Dr. Rondó - "A prevenção é a melhor medicina"

"O que é a Medicina Ortomolecular ?"





"A vida humana é um constante caleidoscópio de mosaicos moleculares. Saúde e doença, em nível molecular e de transferência de elétrons, podem ser definidas como um estado criado pelo impacto sobre a genética individual, transformando as moléculas no ambiente interno e externo.

Saúde, nessa visão, pode ser vista como a dinâmica molecular que preserva a integridade estrutural e funcional de células, tecidos e órgãos.

Doença, ao contrário, pode ser definida como eventos moleculares que causam agressões às células e aos tecidos.

Considero a prática clínica da medicina baseada nesses conceitos como Medicina Ortomolecular.

Considerações Moleculares
A essencial distinção aqui é que antes se tratavam as doenças somente após diagnósticos  morfológicos estabelecidos por estudos microscópicos, que nos diziam sobre a agressão aos tecidos depois que estes já haviam sido lesados. O estudo da dinâmica molecular, ao contrário, nos dá uma visão do trabalho das células e tecidos antes de a lesão ocorrer. Estamos progredindo nos meios diagnósticos e nos planos da matéria, o que causa dificuldade de adaptação pela resistência a tudo o que é novo, como normalmente acontece.

O uso de terapias nutricionais, baseadas na compreensão da dinâmica molecular na saúde e doença (Medicina Ortomolecular), em contraste com a terapia das drogas químicas baseadas no quadro morfológico estabelecido de doença (Medicina de Lesão Tecidual), requer uma rápida e profunda adaptação intelectual…

Precisa ser bem entendida também a diferença entre correção de deficiências na nutrição pelas terapias nutricionais e o uso de nutrientes por seu papel metabólico. O principal bloqueio que muita gente tem para compreender a Medicina Ortomolecular é aquele dogma de que deve-se usar os nutrientes essenciais para corrigir deficiências nutricionais. Essa medicina, que eu acredito e pratico, não pode ser praticada até que essa barreira seja quebrada!



Vou dar um exemplo: o uso da vitamina C somente para tratar escorbuto é irrelevante para os problemas clínicos que nós vemos atualmente… Devemos, na verdade, penar em usar esse nutriente para corrigir processos desregulados de redução química, que causam doenças – e não simplesmente na correção de deficiências, tais como o escorbuto !

Quebrando dogmas

Aprendemos medicina sob o dogma dos três D (Filosofia Osteriana): doença, diagnóstico e drogas. É a filosofia na qual se usam todos os dados clínicos para se chegar ao diagnóstico de uma simples doença, para ser tratada por um único agente terapêutico.

Drogas, sabemos, agem alterando as reações bioquímicas, inibindo, acelerando ou até inativando esses processos. Drogas são desenvolvidas para esse propósito.Em tratamentos de doenças agudas, esses efeitos moleculares das drogas salvam vidas (apesar dos efeitos secundários). Em doenças crônicas, imunes e degenerativas, drogas xenobióticas apresentam maior potencial para efeitos colaterais, pois são usadas por longo período de tempo, frequentemente anos.

Esse é o momento em que o tratamento com nutrientes com conhecido complexo estrutural e funcional em nível molecular oferece benefícios superiores: ele mantém a saúde e não tem riscos de efeitos colaterais. O essencial também é entender que terapia com um único nutriente (mononutriente) não tem lugar na prática clinica de Medicina Ortomolecular.



Há momentos em que os médicos devem usar somente drogas químicas sintéticas; em outras situações, devem associar drogas e nutrientes, e há situações em que devem só usar nutrientes.

Compete ao medico ter a “cabeça aberta” para melhor beneficiar o paciente. Drogas químicas são essenciais para doenças agudas, mas não são substitutos para nutrientes na reversão de desordens crônicas moleculares! Espero que você tenha entendido um pouco mais sobre a Medicina Ortomolecular e sua relação com a saúde e doença. Conhecimento é tudo!"


Fonte: Dr. Rondó - “A prevenção é a melhor medicina”