quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Entrevista: Luiza Erundina, candidata à prefeitura de São Paulo



Publicado em 28 de jul de 2016

"A deputada federal e candidata à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina (PSOL), fez na manhã desta quarta-feira, 27, uma série de críticas ao PT - partido que ajudou a fundar e pelo qual foi a primeira mulher a governar a capital paulista, entre 1989 e 1992 - mas disse que terá membros da sua ex-legenda em seu governo, caso seja eleita."

Fonte: TV Estadão

Ciro Gomes Fala sobre o Golpe!



Publicado em 15 de mai de 2016 
( Inteligência brasileira )) .

"Em entrevista exclusiva ao repórter Kennedy Alencar, o ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, disse que impeachment é golpe e chamou o presidente da Câmara, .

O ex-governador do Ceará Ciro Gomes foi convidado do programa Mariana Godoy Entrevista desta
sexta-feira (4), na RedeTV!. Vídeo da RedeTV.

Segundo Ciro Gomes, o Vice-Presidente da República Michel Temer é o verdadeiro articulador do
golpe imundo articulado contra Dilma Roussef."

domingo, 28 de agosto de 2016

8 multas que você nem sabe que existem



"Que existem coisas bastante incomuns descobrimos a cada dia, mas quando se trata de trânsito também ocorrem coisas bem improváveis. Essas não estão ligadas apenas as atrocidades que os motoristas cometam ou a veículos estranhos circulando, mas também a multas que você nem sabe que existem.

As leis de trânsito, às vezes, podem criar multas que parecem bastante esquisitas, mas que, se pararmos para pensar, nem sempre são sem fundamento. O problema é que muita gente desconhece sobre elas e isso pode pesar no bolso depois, caso pegue um guarda mais atento em cumprir a lei.

Conheça abaixo oito multas que você talvez desconheça:

1 - Molhar pessoas no ponto de ônibus
Quem anda de ônibus já deve estar acostumado a, nos dias de chuva, ficar bem longe da guia para não tomar um banho, afinal, quando os carros passam, vai água para todos os lados. Porém, esse ato pode ocasionar multa aos motoristas, então quem está ao volante deve diminuir a velocidade, se não quiser ser multado e levar pontos na carteira por cometer uma infração leve.

2 - Não usar os limpadores do para-brisa
Isso mesmo: não usar os limpadores do para-brisa gera uma multa considerada infração grave. Mas calma: não é preciso sair por aí com eles ligados o tempo todo, porém, ao começar a chover, é preciso ligá-los, até porque dirigir na chuva sem eles é quase que algo impossível.

3 - Buzinar
Usar a buzina de forma errada gera uma multa leve, por isso para os esquentadinhos que enfiam a mão na buzina para reclamar que foram fechados ou simplesmente para incomodar estão sujeitos à multa. Parar na frente da casa do amigo e buzinar para que ele saia no portão também gera multa.
A buzina só pode ser usada para alertar ao redor e precisa estar relacionada ao trânsito.

4 - Não usar as setas
Quando observamos alguns motoristas no trânsito é até possível pensar que a seta é um item opcional no veículo, pois muitos não fazem uso delas e assim não usam a sinalização adequada. Por isso, se não quiser ter uma infração grave em sua carteira, sempre dê seta ao virar e estacionar.

5 - Colocar o braço para fora
Os que acham que podem dirigir como se estivessem no sofá de casa estão enganados: nada de dirigir com o braço para fora do veículo e ainda pegar um bronzeado. Esse fato, além de colocar em risco a integridade do motorista, faz com que ele não dirija com as duas mãos no volante, o que não é permitido. Por isso, se não quiser uma multa média, mantenha os dois braços dentro do veículo.

6 - Atirar objetos na via
Jogar objetos em via pública, além de ser porco, acaba gerando multa ao motorista. O ideal é sempre ter um lixo dentro do carro para juntar as coisas e depois jogar no local adequado, a menos que queria levar 4 pontos na carteira e desembolsar alguns reais.

7 - Parar longe da guia
Saber fazer baliza não é só uma questão de mostrar que sabe dirigir. Não saber estacionar o carro corretamente, deixando a mais de 50 cm da guia, gera multa, além de atrapalhar o trânsito.

Dá ainda para levar em conta que, deixando o veículo muito no meio da rua, corre-se o risco de alguém passar e ralar todo o carro, indo embora e te deixando no prejuízo, se não tiver um bom seguro de carro.

Agora, saber estacionar vai ser mais que uma questão de simples honra, vai evitar também multas.

8 - Cobrar tarifa com o veículo em movimento
Essa vai para os motoristas de ônibus, Uber ou táxis, que querem fazer tudo ao mesmo tempo, dar o troco para o passageiro e ainda dirigir o ônibus. Nesse caso, ser multitarefa rende uma multa, por isso é bom dar o troco antes de sair do lugar.

Você já conhecia essas multas? O que acha delas? E tem alguma multa estranha que já levou e não esteja na lista? Compartilhe para que outros motoristas não saiam no prejuízo."

Fonte: Seguroauto

No Rio, filho de Bolsonaro passa mal no debate na TV

O candidato do PSC à Prefeitura do Rio, Flávio Bolsonaro (centro)
O candidato do PSC à Prefeitura do Rio, Flávio Bolsonaro (centro), é amparado pelos adversários Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB) ao passar mal no debate  (foto reprodução Band News)

      

RIO - “O candidato à prefeitura do Rio Flávio Bolsonaro (PSC) passou mal ao vivo durante o debate na TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira, 25. Flávio foi amparado pelos adversários Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB). O debate foi interrompido e o candidato se retirou do estúdio.

Assim que o programa recomeçou, Jandira aproveitou o primeiro tempo que lhe foi concedido para contar que, como médica, havia se oferecido para ajudar Bolsonaro, mas teve seu auxílio recusado pelo pai do candidato, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Ela reforçou a recusa da oferta de ajuda por meio de uma postagem em uma rede social. Seguidores de Jandira elogiaram a postura da candidata e criticaram fortemente Jair por ser "orgulhoso". Em menos de 9 horas, a mensagem já tinha mais de 12 mil curtidas.

Quem protege torturador não me representa”, afirmou Jandira no debate, referindo-se à homenagem que Jair Bolsonaro fez ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, em abril passado. “A solidariedade não faz parte desse grupo”, concluiu Jandira.

Por recomendação médica, Flávio Bolsonaro não retornou ao debate. Por volta das 2h, Flávio postou em seu perfil nota em que afirma ter sido atendido em um hospital da rede privada e liberado na madrugada. Segundo a nota, "vários fatores colaboraram para seu mal-estar, o principal deles uma intoxicação alimentar que vitimou inclusive um de seus assessores, devido a uma refeição na tarde de quarta-feira". "Flávio Bolsonaro pede desculpas a todos os seus concorrentes pela ausência no restante do debate; o candidato agradece publicamente aos concorrentes Jandira Feghali e Carlos Osório pelos gestos de solidariedade ao socorrê-lo", diz a nota publicada em seu perfil no Facebook.

RIO - O candidato à prefeitura do Rio Flávio Bolsonaro (PSC) passou mal ao vivo durante o debate na TV Bandeirantes na noite desta quinta-feira, 25. Flávio foi amparado pelos adversários Jandira Feghali (PCdoB) e Carlos Roberto Osorio (PSDB). O debate foi interrompido e o candidato se retirou do estúdio.

Assim que o programa recomeçou, Jandira aproveitou o primeiro tempo que lhe foi concedido para contar que, como médica, havia se oferecido para ajudar Bolsonaro, mas teve seu auxílio recusado pelo pai do candidato, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC). Ela reforçou a recusa da oferta de ajuda por meio de uma postagem em uma rede social. Seguidores de Jandira elogiaram a postura da candidata e criticaram fortemente Jair por ser "orgulhoso". Em menos de 9 horas, a mensagem já tinha mais de 12 mil curtidas.
Foto: ReproduçãoPrint Jandira Feghali
Em postagem em uma rede social, Jandira, que é médica, critica a recusa de sua ajuda por parte de Jair Bolsonaro ao filho, Flávio

Quem protege torturador não me representa”, afirmou Jandira no debate, referindo-se à homenagem que Jair Bolsonaro fez ao coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação do impeachment na Câmara dos Deputados, em abril passado. “A solidariedade não faz parte desse grupo”, concluiu Jandira.

Por recomendação médica, Flávio Bolsonaro não retornou ao debate. Por volta das 2h, Flávio postou em seu perfil nota em que afirma ter sido atendido em um hospital da rede privada e liberado na madrugada. Segundo a nota, "vários fatores colaboraram para seu mal-estar, o principal deles uma intoxicação alimentar que vitimou inclusive um de seus assessores, devido a uma refeição na tarde de quarta-feira". "Flávio Bolsonaro pede desculpas a todos os seus concorrentes pela ausência no restante do debate; o candidato agradece publicamente aos concorrentes Jandira Feghali e Carlos Osório pelos gestos de solidariedade ao socorrê-lo", diz a nota publicada em seu perfil no Facebook.

Política nacional. No dia em que teve início no Senado o julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff, que pode resultar no impeachment da petista, o cenário político federal foi tema recorrente no debate entre sete dos candidatos a prefeito do Rio de Janeiro. O PT não tem candidato próprio, mas apoia Jandira Feghali, que iniciou sua participação classificando o processo de impeachment como “golpe institucional”. Vaiada pela plateia, ela afirmou: “Podem vaiar, golpista é assim mesmo”.

Jandira seguiu tratando da situação de Dilma ao chamar o estúdio que reunia os candidatos de “palco da traição”. Segundo ela, partidos que, enquanto comandavam o Estado e a Prefeitura do Rio, receberam ajuda federal dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma atualmente criticam os dois petistas.

O candidato do PSDB, Carlos Roberto Osorio, retrucou as críticas de Jandira ao processo de impeachment dizendo que “Dilma e o marqueteiro João Santana” cometeram “estelionato eleitoral” no pleito presidencial de 2014. A candidata do PCdoB respondeu acusando o partido de Osorio de “pegar carona no golpe” e apoiar uma proposta de “torniquete” na economia. Jandira foi novamente vaiada. Índio da Costa, candidato do PSD, também criticou a presidente afastada.

Agressão. A candidata do PCdoB foi a única a se referir à suposta agressão física de Pedro Paulo (PMDB) à sua ex-mulher, Alexandra Marcondes, quando ainda eram casados. Aliando esse episódio ao fato de o peemedebista ter votado pelo impeachment de Dilma, Jandira afirmou que não respeita “quem trai o voto popular e quem bate em mulher”. Pedro Paulo reagiu afirmando que “é muito triste você fazer esse tipo de acusação, que sabe ser falsa” e negou a agressão.

Ao longo do debate, os demais candidatos concentraram suas críticas sobre o peemedebista, apoiado pelo atual prefeito, o colega de partido Eduardo Paes. Até Osorio, que foi secretário de Paes, fez duras críticas à situação econômica do município. Índio da Costa, que também ocupou cargo de confiança na gestão do prefeito, afirmou ter saído do governo municipal quando Paes se recusou a lançar um programa de esportes em favela “porque não queria colocar azeitona na empada do (secretário estadual de Segurança José Mariano) Beltrame”.

Além de Jandira, Osorio, Pedro Paulo, Bolsonaro e Índio da Costa, também participaram do debate Alessandro Molon (Rede) e  Marcelo Crivella (PRB).

Sem Freixo. O debate foi organizado ainda sob as normas previstas pela lei 13.165/2015, que garantia a participação nesses eventos apenas aos candidatos de partidos que tenham mais de nove deputados federais eleitos na atual legislatura. Segundo essa norma, a participação dos demais dependia da autorização de 2/3 dos candidatos registrados. Por isso, Marcelo Freixo, candidato do PSOL que está em segundo lugar na corrida eleitoral segundo a pesquisa mais recente feita pelo Ibope, não pode participar do debate.

Poucas horas antes do debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa exigência, impedindo que a participação de algum candidato seja vetada pelos demais.
A TV Bandeirantes não mudou as regras do debate e, por meio de nota, informou que “a decisão do STF ainda será publicada e, portanto, não interfere no debate desta noite”.


Impedido de participar do debate na televisão, Freixo esteve na Cinelândia, na região central do Rio, desde as 20 horas desta quinta-feira para debater temas relativos à eleição. Em nota, o candidato do PSOL reclamou do veto à participação no debate: “O veto retira não apenas de Freixo o direito de expor suas propostas em rede nacional de rádio e televisão. Ele coloca a democracia em xeque ao cassar o direito dos eleitores de conhecerem as ideias de um candidato que possui chances concretas de ser eleito”.” (De acordo com informações do Estadão – Política). 
  

sábado, 27 de agosto de 2016

PGR pede que Feliciano seja investigado por abuso sexual

Deputado Marco Feliciano
"O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o deputado Marco Feliciano (PSC-SP) por queixa de abuso sexual apresentada pela estudante Patrícia Lellis, de 22 anos.

Cabe ao presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski, determinar sorteio do processo a um dos magistrados.

De acordo com relato de Lélis, o parlamentar a assediou em 15 de junho, no apartamento funcional do parlamentar, em Brasília. Ele nega as acusações.

A estudante foi diagnosticada com transtorno de personalidade que faz com que minta compulsivamente, chamado de "mitomania". O laudo psicológico foi divulgado na última sexta-feira (19) pela Polícia Civil de São Paulo.

Lélis foi indiciada por denúncia caluniosa e extorsão após acusar o chefe de gabinete de Feliciano, Talma Bauer, de tentar acobertar o caso.

Um vídeo sob análise da Polícia, onde a denúncia contra Bauer foi registrada, mostra os dois conversando sobre um pagamento de R$ 50 mil à jovem. Lélis acusa Bauer de mantê-la em cárcere privado e de forçá-la a gravar vídeos negando que o parlamentar tenha tentado violentá-la. Na interpretação da polícia, porém, partiu da estudante pedir o dinheiro."


Fonte: HuffPost Brasil

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Veja os temas de Redação do Enem 2016


"A redação do Enem mete medo em muita gente. E existem razões de sobra para isso. Um zero nesta prova impede o candidato de concorrer em processo seletivos do Governo Federal para vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e financiamento estudantil a juros baixos.

No outro extremo, muita gente acha que escrever sobre algum tema da atualidade é moleza e não precisa investir tempo nisso. Esse é um erro muito comum, que tira milhares de candidatos da disputa todo ano.

A redação é uma prova bastante complexa, que vai exigir do aluno uma visão geral acerca do tema, capacidade de argumentação, domínio das normas cultas da Língua Portuguesa e ainda conhecimento sobre direitos humanos.

Nem o Ministério da Educação (MEC) nem o edital trazem indicações do que pode ser abordado na redação do Enem 2016. O tema pode ser qualquer assunto que esteja em evidência atualmente - o segredo só vai ser relevado mesmo no segundo dia da prova (domingo), no momento em que os fiscais de sala autorizarem a abertura dos cadernos.

Para se dar bem na redação deste ano, o segredo é estudar diversos assuntos, analisar todos os lados possíveis da questão e manter-se continuamente informado.

Se você não quer passar apuros na redação do Enem 2016, dê uma olhada nesses cinco temas que podem aparecer na prova deste ano. No final do texto, listamos algumas dicas de como melhorar seus estudos.

1. O impeachment e os caminhos da política brasileira
Com o impeachment da presidente Dilma Rousseff em andamento, o que será do futuro do Brasil até as próximas eleições?

A política entrou com tudo na pauta de discussão dos brasileiros. Corrupção, abuso de poder, “pedaladas fiscais”, atropelo à Constituição, a interferência da bancada religiosa, dos ruralistas e dos grandes empresários, gente que defende intervenção militar, gente achando que o processo é um golpe de estado disfarçado, o papel da mídia, enfim, são muitos e muitos temas relacionados que devem ser levados em conta.

Neste caso é muito importante analisar os dois lados da moeda, por mais que você tenha uma posição política definida. Lembre-se de que você vai ter que construir um texto analítico, posicionar-se criticamente e elaborar uma proposta que contemple os direitos humanos. Evite posturas radicais ou repetir chavões que você lê na internet - nada disso vai resultar numa boa pontuação para você.

Fique de olho também no papel que o Poder Judiciário vem assumindo nos últimos anos, com juízes e promotores tomando partido publicamente e o impacto que isso tem em um regime democrático.

2. As Olimpíadas no Rio de Janeiro
Até a época do Enem 2016, que acontece em novembro, as Olimpíadas já vão ter passado.

No entanto, é um momento oportuno para refletir sobre o legado que o evento deixou no País e o que é preciso melhorar em termos de infraestrutura, capacidade de realização de eventos, violência, desenvolvimento urbano, o comportamento do brasileiro diante do mundo, as políticas de crescimento, o investimento para a realização dos jogos, etc.
3. O futuro econômico e as políticas sociais no País
Na última década, o Brasil veio num crescimento galopante que durou até poucos anos atrás, quando começou a perder fôlego e, finalmente, cedeu de vez à crise.

A estagnação econômica, o aumento da inflação, o desemprego e a falta de crédito no mercado fazem crer que voltaremos a viver no Brasil da década de 1990.

Será que isso realmente procede? Estamos tão mal assim? Essa crise é realmente mais econômica do que política?

Busque os motivos que nos levaram à situação atual, analise os cenários possíveis e as reivindicações de diferentes classes sociais

4. O poder da mídia tradicional x poder das redes sociais
Há uma batalha midiática nada silenciosa em andamento no Brasil, travada pelos grandes veículos de comunicação em oposição às mídias sociais.

Muitos grandes jornais e revistas, salvo raras exceções, estão em crise e alguns prestes a fechar as portas. E boa parte disso deve-se à mudança de hábito do brasileiro, que vem abandonando os meios tradicionais e tem preferido usar a internet (e ainda a TV) como meio de informação.

A mídia também perdeu muito do seu poder de formar opiniões. Hoje, redes sociais, como Facebook e Twitter, já divulgam muito mais informações que todos os canais tradicionais juntos, com muito mais alcance. Os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, têm tirado muito cliente das TVs a cabo - o que fez algumas operadoras anunciarem que vão limitar a internet no País.

             
Enfim, é uma trama complexa. Você consegue arriscar qual o futuro dos meios de comunicação nesse cenário? O que está em jogo aqui?

5. A ascensão do pensamento ultraconservador
Muitos brasileiros têm assumido posições ultrarradicais, por vezes consideradas “fascistas”.
Famosos jargões da época da ditadura, como “bandido bom é bandido morto” e a reivindicação de alguns grupos que exigem intervenção militar no País são cada vez mais comuns.

Esse é um fenômeno que pode ser observado em todas as escalas sociais, mas aparece principalmente nas classes média e alta.

O que causa essa perigosa aproximação das pessoas com os regimes totalitaristas? Quem são os líderes desses movimentos? Como isso pode se refletir nas próximas eleições presidenciais em 2018? Por que também encontramos reflexos desses posicionamentos nos Estados Unidos e países da Europa?

Dicas rápidas para fazer uma redação nota 1.000
-Fique atento ao formato da redação. O texto pedido é dissertativo-argumentativo em prosa. Portanto, nada de inventar moda (fazer poesia, esboçar poucas linhas, etc.).

-Pratique bastante. Para cada tema possível, faça um texto no formato pedido. Busque referências de redações nota 1.000 na internet para facilitar a estruturação do texto.

-Reforce seu texto com dados estatísticos, casos semelhantes, pesquisas, citações e fatos históricos.

-Estude direitos humanos. Você vai precisar deles para a proposta de intervenção social pedida na redação.


-Pense rápido. Você vai ter mais ou menos uma hora para fazer a redação do Enem. Nesse tempo, terá que elaborar a linha de pensamento, listar e encadear as ideias, fazer a proposta, escrever no rascunho, revisar e passar tudo a limpo. Pratique o texto com um relógio do lado.

-Não desanime. No começo é difícil, mas depois você pega o jeito. Redação exige prática e quanto mais você escrever, mais fácil vai ficar no dia da prova.”

Faculdades que aceitam a nota do ENEM no vestibular:
-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
-Centro Universitário UNISEB (UNISEB-Estácio)
-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
-Universidade de Franca (UNIFRAN)
-Universidade Estácio de Sá (UNESA)
-Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
-Universidade São Judas Tadeu (USJT) - em São Paulo
Fonte: Mundo Vestibular


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Notícias sobre o terremoto na madrugada de hoje na Itália

    
Ao menos 73 pessoas morreram no terremoto de 6,2 graus de magnitude que abalou a região central da Itália na madrugada desta quarta-feira, informa a imprensa local.



Roma verifica eventuais danos ao Coliseu após terremoto- Refugiados se tornam voluntários em área atingida por tremor- Papa expressa 'grande dor' por terremoto na Itália.

O número de vítimas fatais pode ser ainda maior, já que muitas pessoas estão presas nos escombros dos edifícios que desabaram nas pequenas cidades de Amatrice e Accumoli, na região do Lacio, e Arquata del Tronto, na região de Marcas, as três mais afetadas pelo terremoto.


Fonte: reuters

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Forte terremoto atinge a Itália!

O tremor ocorreu a 76 km a sudeste de Perugia de magnitude 6,2, atingindo o centro da Itália na madrugada desta quarta feira (24) a 200km de Roma.

Não informações de danos e vítimas até o momento. O porta-voz do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi afirmou que o governo monitora a situação, sem dar maiores informações sobre o ocorrido.

Fonte: G1.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Dez alimentos que fazem mal ao cérebro!

Existem alguns alimentos que são conhecidos pelo efeito devastador que causam no funcionamento do cérebro


"O alimento é nosso combustível, mas mesmo ele sendo responsável por nos manter de pé, algumas variedades podem ser perigosas para o cérebro. Se certas comidas podem estimular a função cognitiva e melhorar a memória (é o caso do peixe, que contém ômega 3), outros alimentos são conhecidos pelo efeito devastador que causam ao funcionamento cerebral. Alguns nutricionistas até aconselham a consumi-los com moderação, a fim de limitar os impactos negativos.
E para te dar aquela força, listamos abaixo os dez alimentos que podem ser bem prejudiciais ao seu organismo. Desse modo, ficai mais fácil de você se prevenir. Fique atento:
Produtos açucarados - além de te fazerem ganhar peso, eles podem prejudicar bastante o cérebro. O consumo em longo prazo de açúcar pode criar uma grande variedade de problemas neurológicos, interferir na memória e prejudicar a capacidade de aprendizado. Por isso, é recomendável que se evite produtos muito açucarados e com alto teor de frutose;
Álcool - conhecido por prejudicar o fígado a longo prazo, o álcool costuma criar uma espécie de "nevoeiro" cerebral - um sentimento de confusão mental que impacta a capacidade de pensar com clareza e a memória. Você já percebeu que depois de beber um pouquinho a mais é difícil lembrar nomes de itens comuns, do lugar em que estivemos ou da roupa que estávamos usando? Isso acontece por influência da grande quantidade de álcool que foi ingerida e que acabou impactando o balanceamento do cérebro. Felizmente, esses sintomas podem ser revertidos se você parar de ingerir bebida alcoólica ou se você se limitar a um ou dois drinques por semana;
Junk Food - um estudo recente realizado pela Universidade de Montreal revelou que a junk food (comum em restaurantes fast food) pode mudar os químicos presentes no cérebro, levando a sintomas associados à depressão e à ansiedade. Além disso, os alimentos ricos em gordura também podem desencadear sintomas similares aos sinais de abstinência, quando você para de consumi-los. Esses alimentos afetam a produção de dopamina, que é uma substância química responsável pela sensação de felicidade e que dá suporte à função cognitiva do cérebro, à capacidade de aprendizado, à atenção, à motivação e à memória;
Frituras - praticamente todas as frituras contêm químicos, corantes, aditivos, sabores artificiais e conservantes, que podem afetar o comportamento e funcionamento cognitivo do cérebro, devido à química que provoca a hiperatividade, tanto em crianças, como em adultos. As frituras também destroem lentamente as células nervosas localizadas no cérebro. Alguns óleos são mais perigosos do que outros, como o óleo de girassol, que está entre os mais tóxicos;
Alimentos pré-cozidos - impactam o sistema nervoso central e aumentam o risco de desenvolvimento de distúrbios degenerativos no cérebro, como o mal de Alzheimer, pois contêm muitos conservantes.
Alimentos muito salgados - todo mundo sabe que comidas salgadas afetam a pressão sanguínea e o coração a longo prazo. Entretanto, pesquisas sugerem que essas comidas contêm quantidades elevadas de sal (sódio), que pode afetar a função cognitiva e prejudicar a capacidade de pensar. Além disso, o consumo de sal e de nicotina, por exemplo, tem os mesmos efeitos das drogas, que causam crises de abstinência quando não são mais consumidas pela pessoa;
Proteínas processadas - muito importante para os músculos e para o funcionamento do corpo. A carne é a maior fonte de proteínas, mas as processadas, como salsichas e salames, devem ser evitadas. As proteínas naturais ajudam o corpo a isolar o sistema nervoso, enquanto as processadas fazem exatamente o contrário. Opte por peixe, laticínios, nozes e sementes que são fontes de proteínas naturais e de alta qualidade;
Evite gordura trans a todo custo - pode causar uma série de problemas, desde os relacionados ao coração até colesterol elevado e obesidade. Além disso, pode fazer mal ao seu cérebro, deixando-o mais lento e afetando os reflexos e a qualidade de resposta, sem contar o risco de AVC. E se for consumida a longo prazo, pode resultar em uma espécie de encolhimento do cérebro, que é um pouco semelhante com o envelhecimento causado pela doença de Alzheimer. Isso acontece porque as gorduras trans vão lentamente danificando as artérias cerebrais. Você pode evitar isso e diminuir os riscos simplesmente limitando a ingestão de gorduras trans;
Adoçantes artificiais - quando alguém está tentando perder peso, substitui o açúcar pelo adoçante artificial. Dá resultado porque os adoçantes contêm menos calorias, mas eles podem fazer mais mal do que bem. E se forem usados por um longo período de tempo, podem causar danos ao cérebro e interferir na capacidade cognitiva;
Nicotina - apesar da nicotina não ser de fato um produto alimentar, ela é ingerida com o cigarro e causa estragos em seu cérebro, restringindo o fluxo de sangue deste importante órgão, juntamente com o fluxo regular de glicose e oxigênio. A nicotina não só causa envelhecimento precoce, má respiração e representa um risco para o pulmão, como também afeta a produção e função dos neurotransmissores, apertando os vasos capilares, que são pequenos vasos sanguíneos que desempenham um papel fundamental no que se refere à função cerebral."

Fonte: Fitnea

Abertas as inscrições para vagas remanescentes do Fies

Por Andreia Verdélio

Começam nesta segunda-feira (22) as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2016. O prazo para os estudantes não graduados que tenham sido pré-selecionados no processo regular vai até o dia 28. No dia 26, começam as inscrições para os estudantes graduados pré-selecionados.

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção. Em seguida, o estudante deve acessar o Sistema Informatizado do Fies e concluir sua inscrição em dois dias úteis subsequentes.

Pode se inscrever às vagas remanescentes o estudante que tenha renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos, tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a 0.
                                                                               
O Fies é o programa do Ministério da Educação que financia
cursos superiores em instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Nesta edição, foram ofertadas 75 mil vagas.

O programa oferece financiamento a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.”

Fonte: Agência Brasil

Carga tributária do País deve se igualar a de 2001

Afundada pela retração econômica, a carga tributária bruta brasileira – ou seja, o quanto é pago de impostos em relação ao Produto Interno Bruto – caminha para registrar, este ano, seu nível mais baixo desde 2001. É o que aponta o estudo Termômetro Tributário, elaborado pelos economistas José Roberto Afonso, professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e Kleber Pacheco de Castro, doutorando em Economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Em matéria divulgada no jornal O Estado de São Paulo, eles estimam que o total de impostos e contribuições pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais chegará ao final deste ano a 33,15% do Produto Interno Bruto (PIB). “Esse resultado significaria uma queda de 0,2 ponto do produto neste ano e, ficando abaixo de 33,2% do PIB, seria o menor índice desde 2001”, afirma o estudo. Naquele ano, a carga tributária foi de 32,05% do PIB. O nível mais alto foi registrado em 2008, com 34,76%.

O Termômetro é calculado mês a mês, com o objetivo de antecipar o comportamento da carga tributária no ano. Ele toma por base os principais tributos recolhidos por União e Estados. A partir deles, é feita uma extrapolação que se aproxima da carga nacional. O resultado, alertam os pesquisadores, não é igual ao da Receita Federal, que faz uma conta semelhante. A tendência, porém, é coincidente com o dado oficial.

Anúncio de privatizações fica para depois do julgamento do impeachment
O primeiro pacote de concessões e privatizações do governo Michel Temer deverá ser anunciado em meados de setembro. O Palácio do Planalto decidiu aguardar a aprovação pelo Congresso da medida provisória que criou o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), responsável pela gestão da iniciativa, para lançar as medidas.

Há receio de que a indefinição sobre a estrutura do PPI e o cargo do secretário-executivo do programa, Moreira Franco, crie insegurança jurídica, afastando investidores e prejudicando negócios.

A medida provisória foi editada em maio, e o seu prazo acaba em 8 de setembro. Para evitar que ela prescreva, o presidente interino mobilizou seus aliados no Congresso para votá-la na semana que vem na Câmara e no início de setembro no Senado.

Professores e mulheres devem ter transição especial na previdência

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou na última quinta-feira (18) que o presidente interino Michel Temer solicitou que os estudos para a proposta de reforma da Previdência incluam um período de transição especial para mulheres e professores.

Padilha coordena o trabalho para definir as novas regras, com o argumento de tentar equacionar, a longo prazo, o déficit da Previdência. A proposta inclui aumentar a idade mínima para a aposentadoria e unificar os sistemas de previdência pública e privada.

A ideia é elevar a idade mínima de 60 para 65 anos, para os homens, e de 55 para 60 anos, no caso das mulheres.

O presidente Temer me pediu apenas uma exceção: que o grupo que eu coordeno observe para as mulheres e os professores uma transição mais longa, para que não seja abruptamente elevada essa diferença de idade com relação à idade mínima para os homens (de outras profissões)”, disse o ministro, em entrevista no Rio.

Mercado financeiro
O mercado financeiro amanheceu especulando sobre a reunião de emergência que acontecerá na tarde dessa sexta-feira (19) convocada pelo presidente interino Michel Temer que deverá contar com a presença de integrantes da equipe econômica e núcleo político do governo.

O Ibovespa, principal benchmark da Bolsa de Valores de São Paulo, opera as 12h00 em baixa de -0,48% com 58.922 pontos. Enquanto o dólar apresenta desvalorização de -0,28%, negociado a R$ 3,22.”


Este artigo foi escrito por Redação Dinheirama

Direitos dos portadores de câncer




Enfrentar um câncer é uma batalha e tanto, mas em momentos difíceis é preciso manter a calma e procurar os melhores caminhos.

Além das preocupações com a saúde, surgem também os problemas financeiros, já que a doença pede tratamentos em locais específicos, consultas com especialistas, exames, uso de medicamentos caros e, muitas vezes, afastamento do trabalho.

Mas você sabia que a legislação brasileira assegura alguns benefícios para facilitar essa jornada e colaborar com as despesas do tratamento?

Pensando nisso, fizemos esse compilado com 10 direitos do paciente com câncer. Continue lendo para saber informações detalhadas de como garantir cada um dos seus direitos!
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.
Art. 196, Constituição Federal Brasileira

1-  DIREITO DO PACIENTE COM CÂNCER: SAQUE DO FGTS



FGTS é a sigla para Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. E é uma soma de depósitos mensais que sua empresa é obrigada a fazer em seu nome – o valor correspondente a 8% do seu salário e é corrigido anualmente.

Todos os trabalhadores que têm carteira assinada, registrados em regime de CLT, têm uma conta bancária vinculada ao seu contrato de trabalho e é administrado pela Caixa Econômica Federal.

Pacientes com câncer têm direito ao resgate total do valor depositado.
Também podem resgatar FGTS os trabalhadores que tiverem dependentes nessas condições (esposos, filhos, irmãos menores de 21 anos ou inválidos e pais), desde que os dependentes já estejam registrados no INSS ou no Imposto de Renda.

1.1 ONDE FAÇO A SOLICITAÇÃO DO FGTS ?

É preciso ir pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal. Para encontrar a agência mais próxima, acesse www.caixa.gov.br/atendimento.

Ou ligue para 0800-7260207 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 10h às 16h).

1.2 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SAQUE DO FGTS DO PACIENTE COM CÂNCER
  • Seu documento de identificação com foto
  • Sua carteira de trabalho
  • Seu número de inscrição no PIS/PASEP/NIS
  • Atestado médico com validade não superior a trinta dias, contados de sua expedição, firmado com assinatura sobre carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, contendo diagnóstico no qual relate a doença do paciente, o estágio clínico atual da doença e do paciente, indicando expressamente: “Paciente
    sintomático para a patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna, em razão da patologia classificada sob o CID________”; ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos da Lei nº. 8.922/94”, ou “Paciente acometido de neoplasia maligna nos termos do Decreto nº.
    5.860/2006”;
  • Laudo do exame laboratorial que comprove a doença.
No caso de saque pelo titular responsável por um dependente doente, é preciso levar um comprovante de dependência.

1.3. EM QUANTO TEMPO TEREI O DINHEIRO DO FGTS DISPONÍVEL PARA O SAQUE?


O prazo é de 5 dias úteis contados a partir da data de solicitação.


2- DIREITO DO PACIENTE COM CÂNCER: SAQUE DO PIS/PASEP




Antes de 1988, esses benefícios eram depositados numa conta vinculada ao trabalhador, assim como o FGTS.

O PIS, Programa de Integração Social, se dá com empregados atuantes no setor privado e tem o pagamento sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal. Já o PASEP, Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, beneficia funcionários do setor público e é pago pelo Banco do Brasil.

Só tem direito ao fundo o trabalhador cadastrado como participante do Fundo PIS/PASEP até 04/10/1988 que ainda não sacou.

Podem sacar os pacientes com câncer e trabalhadores que tiverem dependentes nessas condições (esposos, filhos, irmãos menores de 21 anos ou inválidos, e pais previamente registrados no INSS ou no Imposto de Renda).

2.2 ONDE FAÇO A SOLICITAÇÃO?

Para sacar o benefício do PIS, vá pessoalmente até uma agência da Caixa Econômica Federal – encontre a agência mais próxima em www.caixa.gov.br/atendimento ou ligue para 0800-7260207 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, das 10h às 16h).

Para sacar o do PASEP, dirija-se a uma agência do Banco do Brasil – encontre a agência mais próxima em www.encontreobb.com.br ou ligue para 4004-0001, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.


2.3. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O SAQUE DO PIS/PASEP

  • Sua carteira de identidade
  • Seu CPF
  • Cartão de inscrição no PIS/PASEP ou carteira de trabalho
  • Um atestado médico com validade de até 30 dias, com assinatura sobre carimbo e CRM do médico responsável pelo tratamento, com diagnóstico, estágio clínico atual da doença e do paciente, do que o paciente está em fase sintomática. O médico não pode deixar de incluir o número do CID (Classificação Internacional de Doenças) e uma menção à Resolução de n°01 de 15/10/1996, do Conselho Diretor do Fundo de Participação PIS/PASEP.
  •  Cópia do exame que comprove o diagnóstico.
No caso de saque pelo titular responsável por um dependente doente, é preciso levar um comprovante de dependência.

2.4 EM QUANTO TEMPO TEREI O DINHEIRO DISPONÍVEL PARA O SAQUE?

O prazo é de 5 dias úteis contados a partir da data de solicitação.

3- DIREITOS DO PACIENTE DO CÂNCER: BENEFÍCIO DA PRESTAÇÃO CONTINUADA (BCP) DA LOAS


BCP é um benefício concedido pela Lei Orgânica de Assistência Social. É o direito do deficiente ou idoso de receber um salário mínimo  mensal, desde que comprove não possuir meios de prover seu sustento e o da família.

A renda de toda a família somada deve ser menor do que ¼ do salário mínimo por pessoa. Para obter esse benefício não é necessário ter contribuído para a Previdência.

Em relação ao paciente com câncer, para ter direito ao BCP da LOAS, Tudo dependerá de uma avaliação de um médico do INSS, além de uma avaliação financeira – um profissional do INSS (perito) deverá ir até a sua casa para comprovar a situação. Além disso, você não pode receber nenhum outro benefício.

Ou seja, para o paciente com câncer ter direito ao BCP da LOAS, é preciso:
  • Incapacidade para o trabalho
  • Hipossuficiência
  • Não é preciso ter contribuído para a Previdência Social

3.2. COMO OBTER O BCP DA LOAS?


Procure o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais perto de sua casa.
É necessário fazer o CADÚNICO. Geralmente nas Prefeituras, na Secretaria de Assistência Social você consegue fazer essa solicitação.

3.3. ATÉ QUANDO POSSO RECEBER O BCP DA LOAS?

A cada dois anos haverá revisão do benefício para que sejam avaliadas as condições financeiras.

O benefício termina em caso de morte do beneficiário ou quando ele supera as dificuldades e pode retomar o trabalho, conseguindo seu sustento.

3.4. QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR O BCP DA LOAS?

  • Seu documento de identificação com foto
  • Número do CPF
  • Comprovante de residência
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de rendimentos dos membros da família
  • Documentos pessoais dos membros da família  (identidade, certidão de nascimento quando menor, CPF, número do PIS/PASEP)
  • Tutela, se for o caso
  • Todos os formulários requeridos preenchidos

Modelo de formulário: CLIQUE AQUI


4- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: QUITAÇÃO DO FINANCIAMENTO DA CASA PRÓPRIA

Quando você entra em um financiamento imobiliário, é comum que precise contratar um seguro para garantir a quitação do imóvel em caso de morte ou invalidez resultante de alguma doença.

Por isso, se você está na situação de invalidez, veja se tem essa cobertura no contrato do financiamento.

Se tiver, o seguro quita a sua parte – por exemplo: se você entrou no financiamento com responsabilidade de pagar 100% dele.

O seguro pagará o total restante; se você entrou com responsabilidade de pagar 50% do financiamento (e outra pessoa paga a outra metade), o seguro pagará os 50% que correspondem à sua parte (mas a outra pessoa continuará pagando a parte dela).

4.1. O PACIENTE COM CÂNCER TEM DIREITO A ESSE BENEFÍCIO?

Somente se você tiver esta cláusula de seguro no contrato e se encontrar na condição de incapacidade por invalidez.

4.2. COMO SOLICITAR?

Você deve procurar o banco que fez o financiamento (ou a Cohab ou a Caixa, dependendo do seu caso) e ele encaminhará o pedido à seguradora.
Você deve apresentar os seguintes documentos:
  • Aviso de Sinistro Habitacional
  • Declaração de Invalidez Permanente preenchida e assinada pelo órgão que cuida da sua previdência
  • Carta de concessão da aposentadoria por invalidez permanente, emitida pelo seu órgão previdenciário
  • Comunicado de sinistro com firma reconhecida do seu médico assistente
  • Contrato de financiamento (e alterações contratuais, se houver)
  • Declaração com indicação de responsabilidades de cada financiado (com o valor que você entrou na composição da renda para a compra da casa)
  • Demonstrativo de evolução do saldo devedor (demonstrativo de pagamento de parcelas, ou planilha de evolução da dívida).
Funcionários Públicos devem apresentar publicação da aposentadoria no Diário Oficial. Militares devem apresentar quadro nosológico.




5- DIREITO DO PACIENTE COM CÂNCER: MEDICAMENTOS GRATUITOS

Os medicamentos usados no tratamento do câncer são os chamados medicamentos de alto custo e eles serão oferecidos gratuitamente pelo SUS quando seu médico indicar, pelo tempo que for necessário.

Há uma listagem desses remédios, mas, caso o seu não esteja nesta lista, o médico pode fazer uma solicitação especial – até 30 dias depois do pedido, você vai receber a resposta por telegrama ou e-mail.

5.1 QUALQUER PACIENTE COM CÂNCER, INDEPENDENTEMENTE DA SUA CONDIÇÃO SOCIAL, TEM ESSE DIREITO?

Sim, a nossa Constituição assegura o direito à saúde para todos de forma igualitária.

5.2. ONDE FAZER A SOLICITAÇÃO?

Informe-se no hospital ou ambulatório onde está sendo assistido ou procure a Secretaria Municipal de Saúde da região onde mora.

Normalmente, o procedimento é feito diretamente pelo médico, no próprio local de atendimento. Aprovada a solicitação, você deverá fazer as retiradas do remédio no local indicado.

5.3. E SE FALTAR MEDICAMENTO?

Infelizmente, isso pode acontecer. O primeiro passo é entrar em contato com a Ouvidoria do SUS ou com os assistentes sociais do próprio local de atendimento.




6- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: AUXÍLIO-DOENÇA


Ele funciona como uma licença: você fica afastado do trabalho, fazendo seu tratamento e, mesmo assim, recebe uma remuneração.

O benefício é dado aos pacientes com câncer que sejam segurados do INSS, mesmo aqueles que contribuem de forma autônoma. A doença deve ser considerada temporária e gerar um incapacidade total para trabalhar.

E saiba que, para ter direito a esse benefício, você não pode ter se filiado ao INSS depois da descoberta da doença.

Funcionários públicos têm regras próprias – se for o seu caso, peça informações em sua repartição.

6.1. COMO FAZER PARA RECEBER O AUXÍLIO DOENÇA?

Há duas formas:
Você pode ir pessoalmente a uma agência da Previdência Social, preencher um requerimento e agendar uma consulta com um médico do INSS (perícia).

Ou pode fazer isso pelo site – é só acessar www.previdencia.gov.br, imprimir o requerimento e agendar. É nessa consulta que o médico do INSS vai comprovar a doença e liberar o benefício.

E fique atento: se você não aparecer no dia agendado, o pedido será negado.
Então, se tiver qualquer imprevisto, remarque a perícia até três dias antes da data agendada – você só tem direito a remarcar uma única vez!

6.2. QUANDO DEVO DAR ENTRADA NO PEDIDO?

Se você é funcionário com registro em carteira, dê entrada após 15 dias do afastamento do trabalho por causa da doença (os primeiros 15 dias de falta são pagos pela empresa).

Os demais segurados do INSS, incluindo os trabalhadores domésticos e avulsos, precisam pedir o benefício logo na data de início da incapacidade para o trabalho.

E fique atento aos prazos, pois se o seu pedido for feito após 30 dias de afastamento, não há pagamento de valores retroativos.

6.3. E SE NÃO HOUVER DATA DISPONÍVEL PARA O AGENDAMENTO DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS EM 15 DIAS?

Nesse caso, faça rapidamente a solicitação do agendamento para a próxima data disponível e guarde o protocolo que comprove o dia em que entrou com o pedido.

Aí, sim, você terá direito a pedir os valores retroativos.

6.4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAR AUXÍLIO-DOENÇA PARA PACIENTES COM CÂNCER:

  • Seu documento de identificação oficial com foto
  • Seu número do CPF
  • Sua carteira de trabalho ou carnês de contribuição (ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS) e o número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP)

  • Um relatório médico que comprove a doença, o tratamento indicado, o período sugerido de afastamento do trabalho e a justificativa da incapacidade de trabalho. Nele ainda devem constar: identificação do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), data, assinatura, carimbo e CRM do médico

  • Requerimento carimbado e assinado pela sua empresa, informando o último dia de trabalho.

6.5. E SE EU NÃO TIVER CONDIÇÕES DE IR ATÉ A AGÊNCIA DO INSS?

Existe a possibilidade do médico do INSS ir até você. Para isso, é preciso apresentar um documento assinado pelo seu médico que prove que você não tem condições de se deslocar.

Peça para um representante levar esse pedido à agência do INSS, juntamente com as informações completas do local onde você está (endereço, telefone e todas as informações para que a sua localização seja facilitada e o médico do INSS chegue até você).

6.6. QUAL É O VALOR QUE RECEBEREI COM AUXÍLIO-DOENÇA PARA PACIENTES COM CÂNCER?

O valor corresponde a 91% da média dos últimos 12 meses de contribuição com o INSS. 

Desse valor final, você receberá 91%. Vale lembrar que esse benefício é isento do Imposto de Renda.

6.7 QUANDO ACABA O BENEFÍCIO?

De acordo com a avaliação em consulta, o médico do INSS estabelece um prazo que deve ser suficiente para que você esteja recuperado e preparado para voltar ao trabalho.

6.8. E SE ESTIVER TERMINANDO O PRAZO DO AFASTAMENTO DETERMINADO PELO MÉDICO E EU SENTIR QUE NÃO ESTOU PRONTO PARA VOLTAR AO TRABALHO?

Essa situação é comum e você pode pedir a prorrogação do benefício.
Porém, fique atento ao prazo: você deve dar entrada no pedido de prorrogação 15 dias antes de terminar sua licença (data estipulada pelo médico do INSS), devendo agendar outra consulta com o médico do INSS.
Para tanto, vá até a agência da Previdência onde fez a primeira consulta (perícia), ou ligue para a Central de Atendimento da Previdência Social, ou faça o agendamento diretamente pelo site.
E saiba que você pode conseguir a prorrogação do benefício diversas vezes, desde que não esteja em condições para voltar ao trabalho e respeite o prazo de solicitação (15 dias antes do término de cada licença para fazer o novo pedido).

6.9. O QUE FAZER SE O PEDIDO FOR NEGADO?

Você pode solicitar uma nova consulta com o médico do INSS até 30 dias depois de ter o pedido negado. Você tem direito a esse procedimento uma única vez.
Contatos da Previdência Social: Telefone: 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) Site: www.previdencia.gov.br

Modelo de requerimento: CLIQUE AQUI

7- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: APOSENTADORIA POR INVALIDEZ
Foto6
Aposentadoria por invalidez um benefício dado ao trabalhador e ao segurado do INSS que estiver impossibilitado permanentemente de trabalhar ou exercer suas atividades habituais.
Quem recebe a aposentadoria por invalidez deve ser reavaliado pelo INSS a cada dois anos – ficam fora dessa obrigatoriedade pessoas com mais de 60 anos.
Funcionários públicos têm regras próprias, então, se for o seu caso, peça informações em sua repartição. Assim como o auxílio-doença, é uma remuneração dada ao trabalhador segurado do INSS que precise ficar afastado.

A diferença é que o auxílio-doença é temporário, com data para acabar, enquanto a aposentadoria por invalidez deve ser permanente.
Mesmo assim, o benefício é reavaliado pelo INSS a cada dois anos, em nova consulta médica – ficam fora dessa obrigatoriedade pessoas com mais de 60 anos.

7.1. QUEM TEM DIREITO A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

Pacientes com câncer assegurados do INSS podem solicitar o benefício – você só não terá direito caso tenha se filiado ao INSS após o diagnóstico da doença.

Ou seja, você precisa ter contribuído para o INSS para ter direito ao benefício.

Funcionários públicos têm regras próprias, então, se for o seu caso, peça informações em sua repartição.

O prazo de carência (contribuição ao INSS) é de 12 meses. Porém, há situações que basta apenas 1 mês de contribuição.

Essa exceção acontece quando há agravamento ou progressão da doença ou lesão, por exemplo, nos casos de quimioterapia.

7.2. COMO FAZER PARA RECEBER A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

Inicialmente você deve requerer o auxílio-doença (veja no tópico anterior todas as informações).

Somente na consulta com o médico do INSS (perícia), ele pode dar o atestado que diz se você terá condições de voltar ao trabalho ou se está incapacitado permanentemente.

7.3. QUAL É O VALOR DA APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?

O valor corresponde a 100% da média de todo o seu período de contribuição com o INSS. Por exemplo: se você contribuiu durante 30 meses, todo o valor será somado e dividido por 30.
O resultado é o valor pago integralmente, isento do Imposto de Renda.

7.4 SE EU PRECISAR DA AJUDA DE OUTRA PESSOA DIARIAMENTE, ESSE BENEFÍCIO AUMENTA?


Sim, nesse caso, o valor da aposentadoria por invalidez aumenta em 25%. É também o médico do INSS que avalia a necessidade de um acompanhante para você e libera esse benefício.

7.5 QUANDO COMEÇO A RECEBER A APOSENTADORIA POR INVALIDEZ?


Há duas situações: a mais comum é o auxílio-doença se transformar em aposentadoria por invalidez (quando o médico entende que você não poderá mais voltar ao trabalho).

Nesse caso, o auxílio-doença é encerrado e a aposentadoria começa a valer no dia seguinte. A outra situação é a primeira perícia médica do INSS já comprovar a incapacidade permanente para o trabalho.

Aí, o pagamento se inicia a partir do 16º dia de afastamento (ou da data de entrada do pedido).

7.6. O QUE FAZER SE O BENEFÍCIO FOR NEGADO?

Você pode solicitar uma nova consulta com o médico do INSS (perícia) até 30 dias depois de ter o pedido negado.

Você tem direito a esse procedimento uma única vez. Se ainda assim não conseguir o benefício, você pode entrar com uma ação na Justiça.
Contatos da Previdência Social: Telefone: 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h) Site: www.previdencia.gov.br

8- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO (TFD)

Se não houver condições de tratamento na sua região, é possível obter uma ajuda de custo para que você possa ir a outro local – a distância precisa ser superior a 50 km da sua casa.

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é garantido aos pacientes tratados pelo SUS, oferecido de acordo com disponibilidade do orçamento de cada município.
Além da ajuda de custo, o paciente tem direito a consultas e tratamentos agendados pelo SUS em outra região.

8.1. QUAIS OS VALORES OFERECIDOS PARA TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO?

Há uma tabela padrão (mas os municípios podem estabelecer outros valores): R$ 181,50 para transporte aéreo (a cada 200 milhas), R$ 4,95 para transporte terrestre (a cada 50 km), R$ 3,70 para transporte fluvial (a cada 50 km).
Para alimentação é R$ 16,80 do paciente e acompanhante, R$ 49,50 para diária completa com acompanhante (alimentação e pernoite), R$ 8,40 para alimentação do paciente sem acompanhante e R$ 24,75 para diária completa apenas do paciente (alimentação e pernoite).

8.2. COMO CONSEGUIR O BENEFÍCIO?

O médico do SUS é quem avalia e indica a necessidade do Tratamento Fora do Domicílio. O pedido deve ser oficializado na Secretaria Estadual/Municipal de Saúde ou Departamento Regional de Saúde de sua região.

9- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: TRATAMENTO GRATUITO
O Sistema Único de Saúde é o serviço público de saúde ao qual todo brasileiro tem direito.
Ele inclui todo tipo de atendimento, de forma gratuita, desde o ambulatorial até o transplante de órgãos e o acesso aos medicamentos.
E qualquer pessoa tem direito a utilizá-lo, independente de classe social e condição econômica.

9.1. COMO FAÇO PARA USAR O SUS?

É preciso se cadastrar na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de sua casa e fazer o Cartão SUS.
Para isso, leve seu documento de identidade e comprovante de residência. Quando precisar de atendimento, você poderá usar Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Unidades de Atendimento Médico Ambulatorial, pronto socorro e hospitais.

9.2. E SE HOUVER DEMORA E EU PRECISAR DE UM TRATAMENTO RAPIDAMENTE?

Infelizmente muitas vezes há uma longa espera. O problema maior costuma ser a demora na realização dos exames que dão o diagnóstico da doença.
Por isso, tente agendá-los o mais rápido que conseguir.
E saiba que assim que você tiver o resultado com o diagnóstico do câncer em mãos, poderá contar com uma lei que obriga o início do tratamento em até 60 dias: é a chamada Lei dos 60 dias.

9.3. QUEM EU DEVO PROCURAR EM CASO DE DESCUMPRIMENTO DA LEI DOS 60 DIAS?

Se esse prazo não for respeitado, procure a ouvidoria da unidade de saúde onde está sendo atendido. Em último caso, é possível acionar a Justiça.

9.4. TENHO DIREITO À CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO MAMÁRIA PELO SUS?

Sim, todas as mulheres que tiraram total ou parcialmente a mama para o tratamento de um câncer têm direito à cirurgia plástica reparadora da mama.
Se você estiver em tratamento, exija o agendamento da cirurgia no mesmo local. Se já não estiver mais em tratamento, vá a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para solicitar que seja encaminhada a uma unidade especializada.
10- DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER: ISENÇÃO DE IMPOSTOS (IR,IPVA,IPTU, IPI,ICMS E IOF)
Ao paciente com câncer é garantido a isenção de alguns impostos, como o Imposto de Renda, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, Imposto sobre Produtos Industrializados, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e o Impostos sobre Operações Financeiras.

Veja a seguir como fica a isenção do paciente com câncer conforme cada uma dos tipos de impostos:

10.1. ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA PACIENTES COM CÂNCER


 10.1.1. O QUE É O IMPOSTO DE RENDA?

É um tributo cobrado pelo Governo sobre o salário de trabalhadores, atividades econômicas e rendimentos.
Todos os anos, é preciso preencher e entregar a declaração à Receita Federal – há um limite mínimo de recebimento e bens, por isso, alguns cidadãos declaram como isentos.

10.1.2. EU TENHO DIREITO À ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA?

Sim, pacientes com câncer ficam isentos do Imposto de Renda apenas sobre rendimentos de APOSENTADORIA, reforma (que equivale à aposentadoria de militares) e recebimentos de pensão.
Só nesses casos mesmo!
Ou seja, se você estiver recebendo salário, você pagará o Imposto de Renda sobre esse rendimento, sim.
E atenção: mesmo com a isenção sobre aposentadoria, reforma e pensão, é preciso continuar declarando Imposto de Renda todo ano (caso você se enquadre nas condições de obrigatoriedade) – a diferença é que você precisará declarar esses benefícios no campo “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” da declaração.

10.1.3. COMO FAZER PARA RECEBER ESSE BENEFÍCIO?

Você deve procurar a instituição responsável pelo seu pagamento de aposentadoria, pensão ou reforma (na maioria dos casos é a Previdência Social).
Aí, será preciso passar por uma consulta com médico do local para que ele comprove a doença e libere a isenção.

10.1.4 QUANDO DEVO DAR ENTRADA NO PEDIDO?

Assim que descobrir a doença você já pode dar entrada. Mas fique tranquilo, pois se você demorar é possível conseguir a restituição do Imposto retroativo desde o diagnóstico (limite de cinco anos).

10.1.5 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:

  • Requerimento de Isenção de Imposto de Renda
  • Relatório médico emitido por serviço médico oficial da União, Estados, DF ou Municípios com validade de 30 dias.
Esse laudo deve conter: diagnóstico da doença e histórico do paciente, CID (Classificação Internacional de Doenças), sequelas que possam ser resultantes da doença, justificativa da incapacidade para trabalho, data de início da doença (se não for possível indicar, será considerada a data da emissão do laudo), assinatura, CRM e carimbo do médico.
  • Exame laboratorial que confirme a doença
  • Comprovantes da renda recebida

10.1.6. QUANDO PASSA A VALER O BENEFÍCIO?

Assim que a isenção é aprovada, a fonte pagadora automaticamente deixa de descontar o Imposto de Renda.
Contatos da Receita Federal: Telefone: 146 (atendimento 24 horas) Site: www.receita.fazenda.gov.br  

10.2. ISENÇÃO DE IPTU PARA PACIENTES COM CÂNCER

10.2.1. O QUE É O IPTU?

O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo cobrado sobre a posse de todo tipo de imóvel localizado em zona urbana.

10.2.2. PACIENTES COM CÂNCER TÊM DIREITO À ISENÇÃO DE IPTU?

Não há uma lei nacional que garanta a isenção. Assim, cada município tem sua legislação e pode ou não dar o benefício a portadores de doenças graves, como câncer.
Informe-se na Secretaria das Finanças do seu município e verifique o que é preciso para dar entrada no pedido.

10.3. ISENÇÃO DE IPI PARA VEÍCULOS ADAPTADOS PARA PACIENTE COM CÂNCER

10.3.1. O QUE É O IPI?

O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é um imposto taxado sobre a fabricação de qualquer produto brasileiro.
No caso dos carros, o valor desse imposto já está embutido no preço final, por isso, as pessoas que têm direito à isenção do IPI podem fazer a compra do veículo com desconto.
Atenção: a isenção só vale para carros fabricados no Brasil.

10.3.2. EU TENHO DIREITO À ISENÇÃO DO IPI?

Só têm direito à isenção os pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores.
Se esse for o seu caso, você terá direito a comprar um veículo adaptado (com câmbio automático ou direção hidráulica), com o valor do imposto descontado.
Se você estiver incapacitado de dirigir, poderá pedir a isenção em nome de um representante (até três pessoas podem ter a autorização de dirigir seu veículo).
Mulheres que tiveram câncer de mama e tiraram os gânglios linfáticos das axilas têm esse direito.

10.3.3. COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO?

O primeiro passo é ir ao Departamento de Trânsito da sua região para conseguir um atestado com médico do próprio local que comprove a deficiência.
O ideal é ligar antes e ver se é preciso agendar o atendimento. Você também pode fazer a solicitação na Receita Federal.

10.3.4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOLICITAÇÃO:

  • Laudo de perícia médica feito pelo DETRAN ou serviço público de saúde que ateste o tipo de deficiência (com CID da doença) e a incapacidade para conduzir veículos comuns. Esse relatório também deve descrever o tipo de veículo adequado para o paciente.
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com a especificação do veículo que está autorizado a dirigir
  • Cópia simples do seu RG e CPF
  • Comprovação de disponibilidade financeira para a compra
  • Requerimento específico em três vias, dirigido ao Delegado da Receita Federal da Inspetoria de Classe A de onde você mora (com cópias dos documentos acima) – Para conseguir o benefício você não pode ter pendências na Secretaria da Receita Federal.

10.3.5. PODEREI VENDER O CARRO QUE COMPRAR COM ISENÇÃO DE IPI?

Sim, você pode vendê-lo a qualquer pessoa, mas somente depois de dois anos. E o benefício pode ser usado novamente na compra dos seus próximos carros, de dois em dois anos, repetindo-se todo o processo.
Modelo de formulário –  CLIQUE AQUI

10.4 ISENÇÃO DE ICMS PARA PACIENTES COM CÂNCER

10.4.1 O QUE É O ICMS?

O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias) é uma taxa estadual que também é cobrada sobre a venda de automóveis. Cada Estado estipula seu valor.

10.4.2. EU TENHO DIREITO À ISENÇÃO DO ICMS?

Verifique a legislação do seu Estado, mas de forma geral, a regra é a mesma para a isenção do IPI: só têm direito os pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores.
Se esse for o seu caso, você terá direito a comprar um veículo adaptado (com câmbio automático ou direção hidráulica), com o valor do imposto descontado.
Mas nesse caso, se você não puder dirigir, o desconto não pode ser repassado a um representante.
Mulheres que tiveram câncer de mama e tiraram os gânglios linfáticos das axilas têm esse direito.

10.4.3. COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO?

Você deve ir ao Departamento de Trânsito da sua região. O ideal é ligar antes e ver se é preciso agendar o atendimento.

10.4.4. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A SOLICITAÇÃO

  • Laudo de perícia médica feito pelo DETRAN ou serviço público de saúde que ateste o tipo de deficiência (com CID da doença) e a incapacidade para conduzir veículos comuns. Esse relatório também deve descrever o tipo de veículo adequado para o paciente
  • Cópia autenticada da Carteira Nacional de habilitação (CNH) com a especificação do veículo que está autorizado a dirigir
  • Cópia autenticada da autorização expedida pela Secretaria da Receita Federal para aquisição do veículo com isenção do IPI
  • Comprovante de residência
  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovação de disponibilidade financeira para a compra 38 | Cartilha Direitos do Paciente com Câncer
  • Requerimento específico em três vias, dirigido ao Delegado da Receita Federal da Inspetoria de Classe A de onde você mora (com cópias dos documentos acima) –

10.4.5. PARA CONSEGUIR O BENEFÍCIO VOCÊ NÃO PODE TER PENDÊNCIAS NA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL. HÁ UM LIMITE EM RELAÇÃO AO PREÇO DO CARRO?

Sim, o preço do veículo não pode ser maior do que R$ 70 mil.

10.4.6. PODEREI VENDER O CARRO QUE COMPRAR COM ISENÇÃO DE ICMS?

Sim, você pode vendê-lo a qualquer pessoa, mas somente após três anos.
E o benefício pode ser usado novamente na compra dos seus próximos carros, repetindo-se todo o processo.

10.5. ISENÇÃO DE IOF PARA PACIENTES COM CÂNCER

10.5.1. O QUE É IOF?

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa federal que incide também no financiamento de automóveis.

10.5.2. EU TENHO DIREITO À ISENÇÃO DE IOF NA COMPRA DO CARRO?

Apenas uma vez! E só têm direito à isenção os pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores.

Se esse for o seu caso, você terá direito à isenção na compra de um veículo adaptado (com câmbio automático ou direção hidráulica) fabricado no Brasil, com até 127 HP de potência bruta.

Mulheres que tiveram câncer de mama e tiraram os gânglios linfáticos das axilas têm esse direito.

10.5.3. PODEREI VENDER O CARRO QUE COMPRAR COM ISENÇÃO DE IOF?


Sim, você pode vendê-lo a qualquer pessoa, mas somente após três anos. E o benefício só pode ser usado uma vez.

10.5.4. COMO SOLICITAR O BENEFÍCIO?

Vá até o Departamento de Trânsito de sua região para conseguir um atestado com médico do próprio local que comprove a deficiência.
O ideal é ligar antes e ver se é preciso agendar o atendimento. Você também pode fazer a solicitação na Receita Federal.

Modelo formulário – CLIQUE AQUI

10.6. ISENÇÃO DE IPVA PARA PACIENTES COM CÂNCER
10.6.1. O QUE É O IPVA?
É o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores pago anualmente pelo proprietário do carro.

10.6.2. EU TENHO DIREITO À ISENÇÃO DO IPVA?

A legislação varia em cada Estado, mas a maioria isenta o deficiente físico de pagar o IPVA sobre veículos de fabricação nacional, assim como os pacientes com câncer que ficaram com alguma sequela em membros superiores ou inferiores.

10.6.3. ONDE FAZER A SOLICITAÇÃO?

No Departamento de Trânsito da cidade onde seu veículo está registrado ou na Secretaria Estadual da Fazenda – cada estado tem sua legislação e estabelece requisitos próprios para isenção. No Estado de MG, nem adianta por que eles não respeitam nada e ninguém. A Justiça não existe para o cidadão em MG.

Esses departamentos darão todas as informações para que você entre com o pedido.
E saiba que a isenção do IPVA só vale para um veículo, ou seja, se você tiver dois carros em seu nome, só conseguirá a isenção de um deles.

10.6.4. E SEU EU DEMORAR ANOS A PEDIR A ISENÇÃO, POSSO PEDIR DE VOLTA OS VALORES PAGOS ANTERIORMENTE?


Sim! Você pode solicitar a restituição dos valores referentes à data do diagnóstico comprovado da doença (limite de cinco anos).

Fonte: Abrale