segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Eleições não mudam realização de concursos

Preparação para concursos públicos está entre os cursos mais procurados (Foto: Reprodução/ TV Integração)
(Foto: Reprodução/ TV Integração)


Pâmela KometaniDo G1, em São Paulo

Lei veta apenas nomeações nos 3 meses antes do pleito e até a posse.Restrição vale para esferas federal e estadual, e não atinge municípios.


"Com as eleições neste ano, muitos candidatos têm dúvidas sobre como ficam a abertura e a realização de concursos públicos no período eleitoral. Ao contrário do que muitos pensam, os concursos não são interrompidos nessa época. Somente a nomeação de aprovados sofre alteração.

Veja abaixo o tira-dúvidas elaborado pelo G1
Os concursos públicos podem ser realizados durante o período eleitoral? Eles podem ser abertos, lançar editais, receber inscrições e realizar provas durante o período eleitoral. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, “os concursos não estão proibidos em ano eleitoral, podendo ser realizados a qualquer tempo, antes e depois das eleições, conforme entendimento do Tribunal Superior Eleitoral”.

Qual é a limitação?
O artigo 73 da Lei das Eleições (9.504/97) restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses antes do pleito e até a posse dos eleitos. Mas, concursos homologados (quando há divulgação da relação final de aprovados) antes de julho podem nomear os candidatos aprovados.

Quem não pode ser nomeado?
As restrições de nomeações se aplicam somente às esferas de governo em que ocorre a eleição. Neste ano serão eleitos presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais, portanto, não poderá haver nomeações nas esferas federal e estadual no segundo semestre.

O que muda para quem foi aprovado?
Os candidatos que foram aprovados em concursos homologados antes  de 7 de julho devem esperar a convocação para assumir o cargo. Já os aprovados em concursos ainda não homologados devem esperar a homologação.

O que muda para quem está em cadastro de reserva?
Os candidatos em cadastro de reserva, que são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso, continuam nessa lista. Os concursos homologados antes de 7 julho de 2018 podem chamar os aprovados, mas os que não ainda não foram precisam esperar para publicar o resultado final. 

E os concursos municipais?

A realização de concursos e as nomeações em âmbito municipal não sofrem mudanças e podem ocorrer sem restrições.

Existem exceções?
Podem ser nomeados, em qualquer época, os candidatos aprovados para cargos no Poder Judiciário, Ministério Público, nos Tribunais ou Conselhos de Contas, órgãos da Presidência da República ou serviços públicos essenciais e inadiáveis.

Segundo Giuliano Menezes, do curso “Agora Eu Passo”, a limitação atinge apenas a nomeação de empregados públicos e servidores públicos, e não afeta a nomeação ou exoneração de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança.”

Fonte: G1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!