quarta-feira, 27 de março de 2024

Noticias locais: na Educação tem funcionário fantasma!

Vereador Diney Lennon, PT denuncia "cabide de emprego" na Educação municipal

Fonte: Assessoria do Vereador Diney Lennon 

Notícias Locais: Audiência Pública "Trabalhadores do antigo aterro sanitário" – Ao Vivo

Fonte: Câmara Municipal de Poços de Caldas, MG

As mais famílias podem recorrer ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social),no caso de Família que trabalhavam no antigo aterro Sanitário.

São catadores de lixo reciclável tão valorizadas em Estados com consciência ecológica.

E ganha-se dinheiro com essa atividade que está sendo negligenciada em Poços de Caldas.

Estamos em uma emergência Climática – O mundo sabe 
disso! Mas parece que Poços de Caldas não está vivendo a mesma situação Por que será? 

Não é nem necessário dizer das atitudes da prefeitura cortando 248 árvores da cidade, na Av. João Pinheiro, todos sabem.


Será que faltam cooperativas, para entrega do lixo reciclável?

No lixão, os trabalhadores que hoje passam fome, separavam o lixo reciclável e conseguiam seu sustento e agora?

terça-feira, 26 de março de 2024

Provoca | Daniela Arbex | 26/03/2024 - "A palavra tem uma potência" - Jornalista mineira que tornou-se conhecida por escrever sobre Brumadinho, nas suas estranhas, entre outras obras

Fonte: Provoca, TV Cultura, SP

"No #Provoca desta terça-feira (26), Marcelo Tas recebe a jornalista mineira Daniela Arbex, autora de grandes livros como ‘Holocausto Brasileiro’, ‘Todo Dia a Mesma Noite’, ‘Longe do Ninho’, ‘Cova 312’ e outros.

Aclamada pelo meio jornalístico e ganhadora dos Prêmios Vladmir Herzog e Jabuti, a escritora que já esteve no programa #Provocações com o saudoso Antônio Abujamra, fala sobre o processo de escrita de suas obras, as histórias por trás de cada caso e sua família.

Na conversa, Tas questiona a jornalista sobre seu livro ‘Todo Dia a Mesma Noite’, que investiga a tragédia da Boate Kiss e, posteriormente, é usado como argumentação no caso. ''Foi muito emocionante para mim quando o Ministério Público agrega o livro ao processo'', cita a jornalista.
Daniela Arbex fala ainda sobre o Hospital Colônia de Barbacena, retratado na obra ‘Holocausto Brasileiro’, e a entrevista que fez com o maquinista que operava a linha de trem que levava os “loucos” para o hospício.
Ao falar sobre seu livro ‘Longe do Ninho’, em que relata o incêndio no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, Daniela conta: ''Eu falo que é uma investigação premonitória quando um técnico fala ‘esse alojamento é inadequado e no caso de uma emergência noturna haverá grandes dificuldades’ e foi exatamente o que aconteceu''."

segunda-feira, 25 de março de 2024

Roda Viva | Alaíde Costa | 25/03/2024

Fonte: Roda Viva, TV Cultura, SP


"Para celebrar e encerrar o Mês da Mulher na TV Cultura, o Roda Viva entrevista a cantora Alaíde Costa.

Aos 88 anos, com sete décadas dedicadas à música, a cantora e compositora nascida e criada em Caxias, no subúrbio carioca, foi uma das fundadoras da Bossa Nova e rompeu barreiras ao longo da vida. O nome dela, no entanto, não recebeu o devido reconhecimento à época.

Nesta entrevista inédita, Alaíde relembra sua trajetória de vida e carreira, dá detalhes de seu último trabalho e conta como venceu o preconceito no mundo da música.
A bancada de entrevistadores será formada por Adriana Couto - apresentadora do Metrópolis, da TV Cultura. e do Mais Preta, da Rádio Nova Brasil; Claudia Alexandre - jornalista e pesquisadora; Leo Lopes - produtor cultural e jornalista da CNN Brasil; e Marina Lourenço - repórter de Pop e Arte do G1.
A apresentação é da jornalista Vera Magalhães, e as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi."

"Bolsonaro passa duas noite na Embaixada da Hugria no Brasil" para escapar da prisão

Bolsonaro na Embaixada da Hungria

Bolsonaro se esconde na Embaixada da Hungria no Brasil para não ser preso

Fonte: UOL

domingo, 24 de março de 2024

"Argentinos fazem manifestação em massa pela memória da ditadura"

Vista aérea da Praça de Maio durante manifestação Imagem: © Emiliano LASALVIA
Por  AFP

"Sob o lema "Hoje mais do que nunca, nunca mais", dezenas de milhares de argentinos saíam em passeata neste domingo, aniversário do golpe militar que deixou milhares de mortos e desaparecidos há 48 anos, e em repúdio ao governo de Javier Milei, que contesta o tratamento histórico da ditadura.


Manifestantes marcham em direção à Plaza de Mayo, em Buenos Aires, em memória das vítimas da ditadura argentina (1976-1983), em 24 de março de 2024

© Luis ROBAYO

Esta é a primeira manifestação do Dia da Memória desde a posse do presidente de extrema-direita, cujo discurso é considerado por líderes de organizações de direitos humanos como "negacionista" acerca dos fatos ocorridos durante o regime militar na Argentina (1976-1983).

Cartazes com frases como "Memória sim, medo não" e "Está tudo guardado na memória" foram exibidos em Buenos Aires, epicentro da convocação liderada pelo coletivo Mães e Avós da Praça de Maio, que se dedica há décadas a recuperar os filhos e netos de desaparecidos. Argentinos têm memória, eles não esquecem as barbáries cometidas contra eles na ditadura militar argentina, inclusive os generais, torturadores foram presos. Neste país não houve a "Anistia Geral e Irrestrita".

Os principais civis do terrorismo de Estado continuam, em sua maioria, impunes: são o poder econômico e empresarial do genocídio. Exigimos julgamento e castigo já", disse Estela de Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio.

A maior passeata em anos “é o grito de rebeldia de um povo frente a um governo fascista que quer destruir a pátria", disse à AFP Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do Nobel da Paz de 1980.

Ao meio-dia, hora da convocação, o governo divulgou um documentário de 13 minutos intitulado "Dia da Memória pela Verdade e Justiça. Completa", que começa com a entrevista de uma vítima de um movimento guerrilheiro de esquerda (ERP) nos anos 1970.

O escritor Juan Bautista Yofre, narrador do curta, afirma que a história como é lembrada foi desenhada para responder a interesses econômicos de organizações de defesa dos direitos humanos e dos governos democráticos posteriores.

MILEI MINIMIZA DITADURA

Tanto Milei quanto sua vice-presidente, Victoria Villarruel, próxima dos militares, questionam o número de desaparecidos consensualmente aceito por organizações de direitos humanos, de 30 mil, e afirmam que a cifra real é próxima de 8.700.

O ex-guerrilheiro Luis Labraña, sequestrado pelo governo militar, relata no vídeo do governo que o número de desaparecidos da ditadura foi uma mentira para levantar dinheiro.

Taty Almeida, líder das Mães da Praça de Maio, contestou durante o protesto: "Estamos diante de um governo negacionista, Victoria Villarroel diz que aqui não houve genocídio, e sim uma guerra. Não!"

Durante sua campanha presidencial, Milei havia discursado que houve "uma guerra" nos anos 1970, na qual foram cometidos "excessos".

Para muitas pessoas, seu argumento relativiza a existência de um plano sistemático de eliminação de opositores, comprovado em centenas de julgamentos.

Na Praça de Maio, a multidão exibia cartazes com frases como "30.000 razões para defender a pátria" e "30.000 de verdade".

Em um evento inédito, os principais centros sindicais do país se uniram pela primeira vez à convocação, em um contexto de severa crise econômica, com 276% de inflação anual e mais da metade dos 46 milhões de argentinos vivendo abaixo da linha da pobreza.

Após 48 anos do golpe, 1.173 pessoas foram condenadas por crimes de lesa-humanidade em 316 sentenças proferidas em todo o país"

Fonte: JC  

"Irmãos Brazão infiltraram miliciano em reunião do PSOL para espionar Marielle, diz Lessa em delação"

Divulagação Google

Por Gabriel de Sousa , Estadão

BRASÍLIA - O ex-policial militar Ronnie Lessa, executor da vereadora do Rio Marielle Franco (PSOL), afirmou em delação premiada que o deputado federal Chiquinho Brazão (U"nião-RJ) e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão infiltraram um miliciano de Rio das Pedras (RJ), uma comunidade pobre da Barra da Tijuca, para monitorar a parlamentar em uma reunião do PSOL.

Vereadora Marielle Franco

De acordo com o relatório do ministro, divulgado neste domingo, 24, Chiquinho e Domingos Brazão colocaram o miliciano Laerte Silva de Lima para levantar informações sobre a atuação de Marielle contra a expansão imobiliária da milícia na Zona Oeste do Rio.

Durante o encontro do PSOL, Marielle pediu para a população cariosa não aderisse a novos loteamentos situados em áreas de milícia. O relatório estabeleceu que o motivo da execução da vereadora foi a sua oposição a um projeto de Chiquinho Brazão, na época vereador, que visava a regularização de condomínios irregulares em regiões dominadas por grupos paramilitares.

O relatório do magistrado cita também uma reunião que os irmãos Brazão tiveram com Lessa e Robson Calixto Fonseca, mais conhecido como “Peixe”, que é assessor do TCE-RJ. No encontro, foi apresentada uma exigência do ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, que seria a de não assassinar a vereadora se ele estivesse saindo da Câmara Municipal do Rio.

“Dessa primeira reunião, extraem-se três pontos: os Irmãos Brazão infiltraram o nacional Laerte Silva de Lima nas fileiras do PSOL para levantamento interno de informações, o que resultou na indicação de que Marielle pediu para a população não aderir a novos loteamentos situados em áreas de milícia. Foi apresentada aos sicários a proposta de recompensa pelo crime e estabelecida a única exigência, qual seja, a execução não poderia se originar da Câmara dos Vereadores”, diz o trecho da decisão de Moraes.

Neste domingo, 24, Chiquinho e Domingos foram presos pela PF por serem considerados os mandantes da execução. Rinaldo Barbosa também foi preso por obstruir as investigações e participar do planejamento do crime. Já Robson Calixto Fonseca foi alvo de busca e apreensão e foi afastado das funções públicas por Moraes.

O advogado Ubiratan Guedes, que representa Domingos, e o advogado Alexandre Dumans, que representa Barbosa, negam a participação deles no assassinato da vereadora. A defesa de Chiquinho Brazão foi procurada neste domingo, mas não se manifestou. No último dia 20, em nota, ele se disse “surpreendido por especulações que buscam envolver no crime”." 

"Suspeitos de mandar matar Marielle, os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa chegam a Brasília e vão para presídio federal

Os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa ficarão celas individuais       

As prisões integram a Operação Murder Inc, que também vasculhou 12 endereços do Rio de Janeiro, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A decisão dele passará por votação da Primeira Turma da Corte em sessão virtual que será realizada entre a 0h e 23h59m de segunda-feira, 25. Moraes também retirou o sigilo da decisão, do parecer da PGR e do relatório final da PF. Os documentos foram disponibilizados pela PF.

Motivo

Segundo o ex-policial militar Ronnie Lessa, autor das mortes e delator, Marielle estava "atrapalhando os interesses dos irmãos, em especial, sua atuação junto a comunidades em Jacarepaguá, em sua maioria dominadas por milícias, onde se concentra relevante parcela da base eleitoral" da família Brazão. A vereadora teria pedido para a população não aderir a novos loteamentos situados em áreas de milícia.

"Os elementos apresentados pelo discurso do colaborador podem ser sintetizados em duas questões primordiais: a suposta animosidade dos Brazão com integrantes do PSOL, apontada por conta de levantamentos de políticos da legenda que teriam sido solicitados no interesse dos Irmãos, e a atuação de Marielle Franco junto a moradores de comunidades dominadas por milícias, notadamente no tocante à exploração da terra e aos loteamentos ilegais", diz a Polícia Federal.

Fonte: Estadão Conteúdo         

sábado, 23 de março de 2024

Jornal da Cultura | 23/03/2024 Destaque: nos casos da Enel, responsável pela energia elétrica em SP, recomenda-se que o consumidor procure o Tribunal de Pequenas Causas

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"No #JornalDaCultura deste sábado (23), você vai ver: Depoimento de Mauro Cid. Aumento de queixas de consumidores contra empresas e serviços. Frente fria: Governo Federal se colocou à disposição do poder estadual no atendimento e resgate das vítimas da chuva no rio de janeiro.
Veja também: um novo texto visando cessar-fogo em gaza pode ser votado na ONU na segunda-feira.

Para comentar as principais notícias, Rodrigo Piscitelli recebe o advogado Roberto Delmanto, e a economista Lia Lopes."

#JC

Ontem, "Mauro Cid desmaia ao saber que seria preso novamente por decisão de Moraes"

Fonte: UOL

"Reportagem da Folha de S. Paulo mostra que o tenente-coronel Mauro Cid passou mal ao saber que seria preso nesta sexta-feira (22). Funcionários do STF (Supremo Tribunal Federal) informaram que ele desmaiou ao ser avisado da ordem de prisão, mas logo depois se recuperou. Ele chegou a ser atendido por brigadistas no local."

sexta-feira, 22 de março de 2024

Utilidade Pública: importância de uma lagartixa em nossas casas no ambiente urbano




Lagartixa protege sua família

Fonte: TIK TOK


Mundo: "Terremoto de magnitude 7,6 atinge as Filipinas"

O terremoto atingiu a região de Mindanau, no Sul das Filipinas. — Foto: Arte g1/Vitória Coelho

"Ondas de até um metro de altura são esperadas na costa oeste do Japão."

Por g1

"Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu as Filipinas, neste sábado (2). De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a uma profundidade de 32 km, na região de Mindanau, por volta das 22h37 (11h37 no horário de Brasília).

Ainda não há informações de vítimas ou danos causados pelo terremoto, segundo a Reuters.

O governo filipino determinou a evacuação de duas províncias no país – Surigao do Sul e Davao – por conta do alerta de tsunami. Há previsão de que o tremor possa causar ondas de pelo menos um metro. As ondas podem atingir também a costa sudoeste do Japão.

O Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos chegou a fazer um alerta para o risco de ondas de até três metros, mas a previsão foi descartada.

A Agência Filipina de Sismologia PHIVOLCS afirmou que ondas de tsunami podem atingir o país à meia-noite (13h no horário de Brasília).

Raymark Gentallan, chefe da polícia local da cidade costeira de Hinatuan, perto do epicentro do terremoto, afirmou à Reuters que a energia foi cortada desde o tremor. "Estamos evacuando as pessoas das cidades costeiras", detalhou. A cidade tem uma população de cerca de 44 mil habitantes.

Terremotos frequentes na região


Os terremotos são comuns nas Filipinas por causa da localização do país no chamado "Círculo de Fogo do Pacífico".

O "Anel de Fogo" ou "Círculo de Fogo do Pacífico" é uma área de 40 mil quilômetros em forma de ferradura que circunda o Oceano Pacífico. Na região, há pelos menos 450 vulcões ativos e alta incidência de terremotos.

Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1

A área abrange países como Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão, além do Sudeste Asiático e da Oceania.

Esse é o local de maior atividade sísmica do mundo. Em média, um abalo sísmico é registrado a cada cinco minutos na região. Segundo a Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA), o "Círculo de Fogo" é resultado do encontro de diferentes placas tectônicas."

Fonte: Globo News

Fonte: g1.com/Mundo  

Jornal da Cultura | 22/03/2024 - Consumo do álcool pode ocasionar câncer

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"Confira os destaques do Jornal da Cultura desta sexta-feira (22): Mauro Cid é acusado de descumprir medidas judiciais e de obstrução de justiça; governo bloqueia quase R$ 3 bilhões para cumprir limite de gastos previstos no arcabouço fiscal; dengue avança em ritmo acelerado enquanto vacinação segue lenta; USP terá primeiro espaço na América Latina para produção de órgãos em animais compatíveis para transplante humano; proposta americana de cessar-fogo é vetada por Rússia e China na ONU; Kate Middleton anuncia que está com câncer.

Para comentar essas e outras notícias, Karyn Bravo recebe o médico patologista Paulo Saldiva, professor titular da Faculdade de Medicina da USP, e o jornalista e doutor em ciência política Leonardo Sakamoto.

#JornalDaCultura #JC

Na Bahia: Itacaré, o conhecido paraíso baiano, a Embasa – Empresa Baiana de Água e Saneamento descumpre sua função

Fonte: WhatsApp

Isto acontece em função da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, a Embasa, que deveria fornecer água tratada para toda população, está despejando parte do esgoto não tratado, em manguezais ao lado de manancial, isto está afetando a saúde dos habitantes.  

Na tentativa de golpe, ninguém pode ser anistiado

Supremo Tribunal Federal  

"INELEGIBILIDADE🚨 Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliam que todos os políticos que eventualmente sejam condenados no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado terão os seus mandatos cassados, caso ocupem cargos eletivos, e terão seus direitos de concorrer suspensos. Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo, “essa determinação, porém, ocorreria somente após o trânsito em julgado, ou seja, após todos os recursos apresentados pela defesa se esgotarem na Justiça”.

Este grupo incluiria, conforme as análises, a deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP), assim como ex-ministros e militares sob investigação, como o general Augusto Heleno, que cogitou concorrer ao Senado em 2022. Jair Bolsonaro (PL) e o general Walter Braga Netto foram declarados inelegíveis no ano passado, em virtude de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)." Fonte: Instagram

Legião Estrangeira | TikTok banido dos EUA | 20/03/2024 - Um batepapo entre Jornalistas correspondentes estrangeiros

Fonte: Legião Estrangeira, TV Cultura, SP

"Nesta edição do Legião Estrangeira, o público acompanha o polêmico projeto da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que ameaça a permanência do TikTok no país.

A edição também repercute os resultados das eleições para a presidência na Rússia, assim como seus impactos no Ocidente. Ainda é discutido o receio da comunidade internacional ao avanço dos setores mais radicais da direita em Portugal, e o embate entre ativistas pelos direitos dos animais e a família real no Reino Unido.

Aqui no Brasil, o Presidente Lula pede o cancelamento de um ato para marcar os 60 anos do golpe militar, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos.

Para debater esses assuntos, o programa conta com a apresentação de Alberto Gaspar e os convidados Verónica Goyzueta, peruana, correspondente do jornal ABC da Espanha e cofundadora do portal Sumaúma; Jan Rocha, inglesa que atua como freelancer e já correspondeu para a BBC e o The Guardian; e João Gabriel de Lima, brasileiro, colaborador da Global Media e dono do Diário de Notícias."

Extrema-direita preparou-se para adentrar no Brasil

Extrema-direita preparou tudo para adentrar no Brasil e precisava de um energúmeno para consolidar seu intento. E conseguiu. O Bolsonaro e sua quadrilha familiar com ajuda do "estimado" por Bolsonaro e família, o Donald Trump e Steve Bannon. Para eles foi muito fácil. 

Brasil não preserva sua memória histórica. O Brasil é um país que não sabe, não estuda, sua memória histórica, tanto assim, que se perguntar a um brasileiro mais velho ou jovem se eles sabem quando houve ditaduras e/ou governos autoritários de extrema-direita no país? O mais velho vai dizer que não lembra, e o jovem vai dizer que não sabe, ou pegar o celular para pesquisar.

Fonte: whatsApp 

O jornalista Leandro Demori, Intercept Brasil, faz essa denúncia.


Educação Nacional: Câmara dos Deputados aprova a mudança no Ensino Médio com mudanças

Relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União -PE)

As mudanças são sobre carga horária de matérias obrigatórias

Por Emily SantosPaloma RodriguesLuiz Felipe Barbiéri, g1 e TV Globo — Brasília

"O governo federal enviou em outubro de 2023 um projeto de lei para o Congresso para ajustar pontos do Novo Ensino Médio, aprovado durante o governo de Michel Temer (MDB).

O relator, deputado Mendonça Filho (União-PE), apresentou seu relatório em dezembro com alterações a pontos propostos pelo Ministério da Educação (MEC). Entre eles estava a carga horária prevista para matérias obrigatórias, o que desagradou os governistas.

Outro ponto que mudou em relação ao projeto enviado pelo governo é a obrigatoriedade do ensino de espanhol, que passa a ser facultativo.

"A proposta do governo defendia o espanhol como segunda língua obrigatória. Mas não dá para você encaixar dentro das 3 mil horas a obrigatoriedade de duas línguas estrangeiras. O Espanhol será a língua preferencial, mas a obrigatoriedade de uma segunda língua estrangeira ficará a cargo de um sistema estadual de educação", explicou o relator.

Mendonça Filho também admitiu no texto, excepcionalmente, o ensino à distância de matérias obrigatórias, como matemática, química, entre outras.

Pesquisa mostra que 65% dos estudantes aprovam o Novo Ensino Médio

Como é e como pode ficar o Novo Ensino Médio

CARGA HORÁRIA

Como é hoje:
1.800 horas para disciplinas obrigatórias; e 1.200 horas para optativas (itinerários formativos ou curso técnico escolhidos pelo aluno).

O que foi aprovado pela Câmara:

2.400 horas para disciplinas obrigatórias; e 600 horas para optativas (itinerários formativos escolhidos pelo aluno).

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

Como é hoje:
Apenas português e matemática precisam estar presentes em todos os anos do ciclo, assim como estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia.

O que o governo queria:
Tornar obrigatórias em todos os anos língua portuguesa e suas literaturas; língua inglesa; língua espanhola; arte; educação física; matemática; história, geografia, sociologia e filosofia; e física, química e biologia.

O que foi aprovado pela Câmara:
Tornar obrigatórias em todos os anos linguagens e suas tecnologias, integrada pela língua portuguesa e suas literaturas; língua inglesa; artes, em suas múltiplas linguagens e expressões; e educação física; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias, integrada pela biologia, física e química; ciências humanas e sociais aplicadas, integrada pela filosofia, geografia, história e sociologia.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Como é hoje:
As redes definem quantos e quais itinerários formativos vão ofertar.

O que o governo queria:
  • Delimitação de 4 possibilidades de itinerários formativos, devendo cada um contemplar ao menos 3 áreas do conhecimento; ou curso de formação técnica e profissional. Cada escola deveria ofertar no mínimo dois itinerários.

O que foi aprovado pela Câmara:
Delimitação dos itinerários formativos para aprofundamento nas áreas do conhecimento, devendo cada um contemplar ao menos uma dessas áreas; ou curso de formação técnica e profissional.

  • Cada escola deve ofertar no mínimo dois itinerários (exceto as que ofertarem também o ensino técnico).

CARGA HORÁRIA DO ENSINO TÉCNICO

Como é hoje:
  • 1.200 horas (equivalente à carga de outras disciplinas optativas).

O que o governo queria:
  • Permissão excepcional para que as redes ofertassem disciplinas obrigatórias em 2.100 horas, desde que articuladas com um curso técnico de, no mínimo, 800 horas.

O que foi aprovado:
•2.100 horas para disciplinas obrigatórias, com possibilidade de compatibilizar 300 horas entre formação geral básica e ensino técnico

até 1.200 horas para o curso técnico escolhido

ENSINO À DISTÂNCIA

Como é hoje:
A legislação permite que os conteúdos possam ser dados por meio de atividades on-line e que os sistemas de ensino possam firmar convênios com instituições de educação à distância.

O que o governo queria:
  • Proibir a oferta dos componentes curriculares da Formação Geral Básica na modalidade de Educação à Distância e regulamentação da oferta dessa modalidade em contextos específicos para os itinerários formativos.

O que foi aprovado pela Câmara:
  • Carga horária destinada à formação geral básica deve ser ofertada de forma presencial, admitido, excepcionalmente, ensino mediado por tecnologia, com base em regulamento a ser elaborado."


Fonte: g1.com/ Política