Matérias interessantes

quinta-feira, 31 de março de 2016

Redução no salário de secretários e prefeito é proposto em Bom Despacho, MG

Bom Despacho  (Foto: Prefeitura/ Divulgação)

Proposta prevê cortes em Bom Despacho                          (Foto: Prefeitura/ Divulgação)

Por Anna Lúcia Silva

Prefeitura enviou Projeto de Lei à Câmara Municipal. No documento consta ainda cortes de cargos e fusão de secretarias.

A Prefeitura de Bom Despacho enviou nesta semana um Projeto de Lei para apreciação na Câmara que propõe cortes orçamentários como a redução de 10% nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e todos os cargos de livre nomeação. No projeto o Executivo prevê ainda a extinção de 20 cargos comissionados de coordenadores de várias áreas da Prefeitura e fusão de duas secretárias.


"A assessoria da prefeitura explicou que esses cargos estavam à disposição do prefeito para contratação. Ou seja, os cargos ainda não haviam sido ocupados e por isso, foram extintos. Um dos motivos da redução é economizar para não precisar demitir. Outro motivo é que, em breve, os salários de servidores da educação serão reajustados em 11,36%, como explica o Executivo.

No projeto consta também a fusão da Secretaria de Obras com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Na primeira, o secretário responsável é Juliano Barreto, enquanto a outra pasta estava sem representante.

Após aprovação do projeto devem ocorrer ainda cortes de gratificações e reduções. A assessoria explicou que se trata de funções gratificadas, que é quando um servidor ganha uma quantia em dinheiro por mérito. Vinte das 80 funções gratificadas de nível 1 e 2 foram cortadas. As demais terão os valores reduzidos em 10%. A assessoria informou que funcionários de nível 1 ganham R$ 300 e de nível 2 recebe R$ 500 de gratificação. A previsão é a Câmara avalie o documento nas próximas reuniões."

Fonte: G1- Centro-Oeste de Minas

Seria muito interessante que todas as prefeituras fizessem o mesmo, já que a União irá reduzir o repasse aos municípios neste último ano de gestão dos prefeitos. E mesmo que a presidente Dilma venha a sofrer impeachment, até colocar a política econômica do país em ordem, vai demorar. Ninguém tem uma fórmula mágica! 

Só se o congresso nacional, onde estão os representantes do povo, aprovem as medidas propostas pelo governo Dilma, depois do impeachment. O que não seria nenhuma novidade.

Por que não é proposto um referendo para que o povo decida sobre o impeachment da presidente Dilma ? Estamos ou não em um país democrático? Daí todos os interesses políticos, caem por terra. 

Anvisa libera receitas e importação de canabidiol

CBD e THC

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou os médicos a receitarem medicamentos e produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC) em sua formulação.
Também foi autorizada a importação dos medicamentos por pessoa física, desde que exclusivamente para uso próprio e para tratamento de saúde.


Os produtos não foram registrados no país e, portanto, não têm sua segurança e eficácia avaliadas e comprovadas pela vigilância sanitária brasileira. A Anvisa alerta que, por essa razão, os produtos à base de canabidiol e THC podem causar reações adversas inesperadas.
"Muitos desses produtos não são registrados como
medicamentos em seus países de origem, não tendo sido, portanto, avaliados por qualquer autoridade sanitária competente. Assim sendo, não é possível garantir a dosagem adequada e a ausência de contaminantes e tampouco prever os possíveis efeitos adversos, o que implica riscos imprevisíveis para a saúde dos pacientes que os utilizarão," informou a agência.

Canabidiol                    
Extraído da Cannabis sativa, ou maconha, o canabidiol, conhecido como CBD, é utilizado no combate a convulsões provocadas por diversas enfermidades, entre elas a epilepsia.
Em janeiro de 2015, a Anvisa retirou o canabidiol da lista de substâncias proibidas e o classificou como medicamento de uso controlado. Em Maio do mesmo ano, a agência simplificou a importação do canabidiol.
                                               
A norma prevê que o paciente ou seu responsável legal solicite à Anvisa, em formulário próprio, uma autorização excepcional para a importação e utilização do produto, apresentando prescrição médica, laudo médico e declaração de responsabilidade e esclarecimento assinada pelo médico e paciente ou responsável legal.”

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 30 de março de 2016

Estudo canadense mostra que a raiz de dente de leão destrói o câncer em semanas

Um estudo realizado na Universidade de Windsor, no Canadá, pelo Departamento de Química e Bioquímica, deu resultados surpreendentes que significam uma nova esperança para pacientes com câncer. Este estudo descobriu que a raiz da planta dente-de-leão mata células cancerosas, sem quaisquer outros efeitos nocivos sobre as células normais do corpo.


"O bioquímico Siyaram Pandey, da equipe de pesquisadores que realizaram a pesquisa, disse que resolveu fazer a investigação após uma sugestão de uma oncologista da Windsor, dra. Caroline Hamm, que havia notado que alguns pacientes com câncer que tinham bebido chá de dente-de-leão pareciam estar ficando melhor. Siyaram Pandey era inicialmente cético.

A dra. Caroline disse que poderia ser coincidência, mas que deveríamos investigar para ver se havia alguma relação.” Então Pandey mergulhou na pesquisa, trabalhando em amostras de sangue da leucemia e o extrato da raiz de dente-de-leão. Ele e a Dra. Caroline foram surpreendidos ao constatar que as células de leucemia foram forçadas à apoptose, isto é, ao suicídio celular. O mais incrível para eles foi o fato de que as células não cancerosas foram totalmente preservadas. Em outras palavras, o extrato de raiz de dente-de-leão destruía apenas as células cancerosas, o que não acontece com a quimioterapia. Eles experimentaram o extrato da planta em outros tipos de células cancerosas in vitro (culturas de laboratório) e obtiveram os mesmos resultados.

A equipe de investigação solicitou autorização do governo canadense para prosseguir com uma fase de ensaios clínicos. No entanto, há uma alta probabilidade de que esta investigação “desapareça silenciosamente”.

A menos, como diz o site Natural News, a chamada Big Pharma (os grandes laboratórios produtores de medicamentos) descubra uma maneira de reproduzir sinteticamente os ingredientes ativos de dente-de-leão que combatem o câncer e, assim, ganhar dinheiro com isso.

Um exemplo de cura
De acordo com o Natural News, John Di Carlo, de 72 anos, havia sido submetido a sessões intensas de quimioterapia para lutar por sua saúde e, após três anos de tratamento sem sucesso, foi desenganado e enviado para casa para passar seus últimos dias com seus entes queridos. Então, John, que sabia das propriedades do dente-de-leão, começou a beber o chá da raiz da planta como um último esforço para lutar contra o câncer. Esta era uma última tentativa do homem, já que a quimioterapia não tinha resolvido e os médicos não ofereciam outras opções para tratar o câncer. Segundo informa Natural News, depois de quatro meses de consumo do chá da raiz de dente-de-leão, John estava curado da doença."

Como fazer o chá
INGREDIENTES
  • 2 colheres (sopa) da planta (de preferência a raiz)
  • 1 litro de água
MODO DE PREPARO
  1. Coloque a erva e a água para cozinhar.
  2. Quando a água atingir o ponto de fervura, tampe a panela e abafe por cerca de dez minutos.
  3. Depois disso, coe e o chá estará pronto para ser bebido.

Fonte: Dicas online

domingo, 27 de março de 2016

O que é o Alvará?




O que é Alvará?


alvará habilita o estabelecimento a funcionar legalmente e atesta que está dentro das posturas legais exigidas no município, por meio do Código de Posturas, contida na Lei Orgânica do Município. Quem elabora essa Lei do Município é câmara municipal. Não é o estabelecimento que escolhe o horário de funcionamento. 

O Alvará de Funcionamento e Localização de determinado estabelecimento e  é a licença concedida pela prefeitura do Município, para que uma "determinada atividade" possa ou não ser exercida em determinado local. A prefeitura do município que também determina o horário de funcionamento para o estabelecimento, não é o estabelecimento que escolhe o horário de funcionamento. Isto deve ser de acordo com o Código de Posturas, contido na Lei Orgânica do município.




Quem precisa de Alvará?

“Todo o
 estabelecimento comercial, industrial, de prestação de serviços ou de entidades associativas não funcionar sem prévia licença do Município”. Isso inclui, por exemplo, bares, restaurantes, lancherias, farmácias, fábricas, salões de beleza, farmácias, oficinas mecânicas e associações de moradores. Prestadores de serviço sem vínculo empregatício (por exemplo, cabeleireiros e manicures) também necessitam de Alvará, desde que exerçam suas atividades em locais fixos. 

Quem está isento de Alvará?

Não necessitam de Alvará os estabelecimentos da União, do Estado, do Município ou das entidades paraestatais e os templos, igrejas, sedes de partidos políticos, sindicatos, federações e confederações, reconhecidos na forma da Lei. Também não necessitam de Alvará os profissionais autônomos e liberais que sejam empregados de um determinado estabelecimento ou que não exerçam suas atividades em um local fixo (por exemplo, professor particular em domicílio).

Como providenciar o Alvará?

O primeiro passo visando à obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento é a consulta prévia por meio da qual o interessado verifica se determinada atividade pode ser exercida em determinado endereço. Para tanto, o cidadão deve comparecer à prefeitura ou órgão responsável pela fiscalização e informar as atividades pretendidas e o local escolhido. Este órgão, ligado ao município, orienta todo o interessado em desenvolver uma atividade econômica em um determinado imóvel deve realizar a consulta prévia antes de tomar qualquer decisão, adquirir mercadorias ou assinar qualquer documento!

A partir da consulta prévia serão informados todos os documentos necessários para o licenciamento, conforme o caso. A natureza da atividade ou do imóvel onde ela será exercida poderá indicar a necessidade de algum documento ou formulário específico ou mesmo a necessidade de encaminhamento a alguma outra Secretaria Municipal.

Documentação básica para a solicitação de Alvará:

Pessoas Jurídicas: Contrato social, CNPJ, ISSQN (no caso dos prestadores de serviço), declaração de empresa, e via original e cópia simples ou cópia autenticada do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros.

Profissionais Autônomos (sem curso superior): Carteira de Identidade, CPF,declaração de profissional autônomo, e via original e cópia simples ou cópia autenticada do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros.

Profissionais liberais (com curso superior): Carteira de Identidade fornecida pelo Conselho Profissional, ISSQN, declaração de profissional autônomo, e via original e cópia simples ou cópia autenticada do Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros.

Ponto de Referência: Contrato social, CNPJ, ISSQN (no caso dos prestadores de serviço), declaração de empresa declaração de ponto de referência.

Quanto custa o Alvará? (Valores referentes ao exercício de 2014)

Bancos, financeiras, empresas de investimento, sociedades distribuidoras de títulos e valores, transportadoras, seguradoras, corretoras, supermercados e empresas de reflorestamento -    R$ 365,85
Comércio, indústria, prestação de serviço e ponto de referência - R$ 71,31

Profissionais liberais (com curso superior): R$ 12,40

Profissionais autônomos (sem curso superior): R$ 9,30 

Como solicitar autorização para colocação de mesas e cadeiras no recuo de jardim ou passeio?



O qual dispõe sobre a permissão de uso de recuos e do passeio público, fronteiro a bares, restaurantes, lanchonetes e assemelhados, para colocação de toldos, mesas e cadeiras. De acordo com o decreto, essa licença deve ser requerida por meio de Requerimento Padrão, entregue no órgão responsável pela fiscalização. 

Deve ser anexada planta de situação e localização do estabelecimento e croqui do passeio fronteiro com representação de todos os elementos do mobiliário urbano e arborização existentes, bem como a disposição das mesas e cadeiras devidamente cotadas. Caberá ao órgão fiscalizador analisar o pedido de licença, ouvidos os demais órgãos pertinentes, exarando manifestação fundamentada pela sua aprovação ou não. No momento da concessão da licença serão solicitados todos os documentos  necessários para a concessão de novo Alvará de localização e Funcionamento, além de concordância expressa do condomínio ou proprietário do imóvel.

O Alvará de funcionamento equivale ao Alvará da Saúde?


Não. Algumas atividades, principalmente as que envolvem alimentos, embalados ou não, e alguns serviços, como consultórios e clínicas, necessitam, além do Alvará de Localização e Funcionamento, de Alvará expedido pela Secretaria Municipal da Saúde. Tal documento deve ser providenciado junto à Secretaria Municipal da Saúde após a obtenção do Alvará de Localização e Funcionamento.

O que pode acontecer se alguém funcionar sem Alvará?
    
O estabelecimento ou o profissional que estiver funcionando sem o respectivo Alvará sofrerá as penalidades previstas no Código de Posturas do Município, que incluem a notificação, a autuação com aplicação de multa e a interdição administrativa do local. O alvará tem de ficar visível no estabelecimento.


Alvará de Localização e Funcionamento

É um documento concedido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio que autoriza o funcionamento de uma empresa relacionada a indústria, comércio e serviços, conforme o local e a atividade solicitados. 

O Alvará de Localização e Funcionamento é necessário para empreendimentos como fábricas,  bares, restaurantes, lancherias,  farmácias, oficinas mecânicas, associações de moradores.

Prestadores de serviços , sem vínculo empregatício, como médicos, dentistas, cabeleireiros, entre outros, também precisam de licença. 

O QUE É NECESSÁRIO PARA PROVIDENCIAR O ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

- O primeiro passo é buscar informações na  prefeitura e /ou órgão fiscalizador para verificar se a empresa pode ser instalada no ponto desejado. 

-  Com base na atividade e no endereço,  será gerado o Boletim Informativo do Imóvel, que esclarece se é possível abrir o empreendimento,  se o local é adequado (conforme determina o Plano Diretor)  e  quais os documentos necessários.  Dependendo da atividade ou do imóvel, será necessária alguma licença específica. 

-  O Boletim Informativo do Imóvel é necessário para a inscrição no Cadastro Fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda e para solicitar o Alvará de Localização e Funcionamento.

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA PARA SOLICITAR O ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO: 

 Pessoas Jurídicas: 
- Contrato social
- CNPJ
- ISSQN (no caso dos prestadores de serviço)
- Declaração de empresa
- Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros de Três Corações, MG 
 ( via original e cópia simples ou autenticada)

Profissionais Autônomos (sem curso superior): 
Carteira de Identidade:
CPF e 
Declaração de profissional autônomo:


Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros de Três Corações, MG
 ( via original e cópia simples ou autenticada)

Profissionais Liberais (com curso superior): 
Carteira de Identidade fornecida pelo Conselho Profissional.Declaração de profissional autônomo

Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios - APPCI, expedido pelo Corpo de Bombeiros de Três Corações, MG




AUTORIZAÇÃO PARA COLOCAÇÃO DE MESAS E CADEIRAS NO RECUO DE JARDIM OU PASSEIO

O qual dispõe sobre a permissão de uso de recuos e do passeio público, fronteiro a bares, restaurantes, lanchonetes e assemelhados, para colocação de toldos, mesas e cadeiras.

De acordo com o decreto, essa licença deve ser requerida por meio de, entregue no órgão fiscalizador, ou prefeitura do município.

Deve ser anexada planta de situação e localização do estabelecimento e croqui do passeio fronteiro com representação de todos os elementos do mobiliário urbano e arborização existentes, bem como a disposição das mesas e cadeiras.

Ele, o órgão fiscalizador, consultará os outros órgãos municipais envolvidos, e se manifestará pela sua aprovação ou não.

No momento da concessão da licença, serão solicitados todos os documentos  necessários para a emissão de renovação do Alvará de localização e Funcionamento, além de concordância expressa do condomínio ou proprietário do imóvel.


Fiscalização
A Divisão de Fiscalização de Atividades atua no controle do funcionamento das atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e ambulantes. Além da fiscalização rotineira em toda a cidade, também é realizada a fiscalização por demanda de outros órgãos ou por solicitação dos cidadãos por meio de denúncia.
 

A divisão atua diretamente no controle das atividades ambulantes, tendo como prioridade, Centro Histórico do município. O órgão fiscalizador procura regular e ordenar a ocupação do espaço das calçadas, de forma a garantir a livre circulação dos cidadãos, minimizando os incômodos gerados.
 
 
Localização e Funcionamento
Conforme a Legislação em vigor, nenhuma atividade comercial, industrial ou prestação de serviço pode funcionar no município sem o prévio licenciamento, que se configura por meio do Alvará de Localização e Funcionamento. Tal situação gera multa e/ou interdição da atividade não licenciada.

Reclamações e Denúncias
Por telefone: (35) ................


As denúncias deverão conter, obrigatoriamente, o nome e o endereço do denunciante, pois a identificação serve para legitimar o processo e para que possamos informar ao reclamante que providências foram adotadas pela secretaria.

Declarações para que o alvará seja válido

Onde deve ser colocado o Alvará de Funcionamento?


Fonte: Prefeitura de Porto Alegre, RS

sexta-feira, 25 de março de 2016

Festival de Reggae em São Thomé das Letras

O Festival de Reggae vai durar cerca de 10 horas, no sábado da Semana Santa, em São Thomé das Letras.
 

São esperadas: "Ponto de Equilíbrio";
                        "Oriente";
                        "Jaime Bitencourt";
                        " Apreza" 
                          Entre outras...

Será em 26 de março, sábado

A abertura está prevista para às 16 h e o encerramento para às 3 h 

   
           
   



 Promoção solidária: Doe um litro de leite de caxinha ou um kilo de    alimento não perecível e ganhe descontos no ingresso de até 50%. Escolha na hora da compra do ingresso a opção "Ingresso solidário".



   Os shows terão apresentações de 1 hora e meia. Vale a pena conferir !

  Local: Centro de Múltiplos Eventos 
  Horário: das 16 h até às 3 h 
  Sábado, 26 de março.

  Classificação: 16 anos. *proibido a venda de bebida                                          alcoólica para menores de 18 anos.

 Ingressos on-line

Assista os melhores momentos do festival em São Thomé

       Realização:

Apoio Cultural: O Guardião da Montanha - Jornal on-line



                                                                                                                    

Óleos de orégano e de cravo matam larvas do Aedes aegypti

Tempero contra larvas

"A eficácia dos óleos de orégano e de cravo para matar as larvas do mosquito Aedes aegypti foi comprovada por uma pesquisa da PUC de Minas Gerais e da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Em contato com o criadouro, os óleos matam as larvas em até 24 horas.
O próximo passo do estudo, que consistirá no desenvolvimento de um larvicida e sua colocação à disposição do mercado, deverá estar completo até Junho, de acordo com a pesquisadora Alzira Batista
Cecílio, coordenadora da equipe.
"Produto natural não pode ser patenteado. Então, só após a formulação do larvicida, poderemos patentear e iniciar as negociações com as empresas," justificou Alzira.
Produtos naturais contra Aedes
O orégano e o cravo foram selecionados após análises de mais de 20 plantas.
O óleo é extraído com o uso de equipamentos específicos. Por essa razão, não adianta, por exemplo, colocar folhas de orégano ou cravo na água.
O estudo é um desdobramento de outra pesquisa mais ampla, que testa o uso de produtos naturais para combater diversos tipos de vírus.
"Nesse cenário preocupante em relação ao vírus da dengue, decidimos começar a estudar também plantas que pudessem eliminar o vetor," acrescenta Alzira. Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é o transmissor dos vírus zika e chikungunya.

Inseticida atóxico

Futuramente, está previsto também o teste desses óleos no combate a outras fases da vida do mosquito, o que pode levar ao desenvolvimento de um inseticida aerossol ou um repelente.
Segundo Alzira, o objetivo é desenvolver um produto que não contamine o meio ambiente, já que a maioria dos criadouros de larvas está espalhada, podendo ter contato com animais e até água voltada para o consumo humano, como por exemplo nas caixas d'água.
O Aedes atinge o coração e mata animais
de estimação
"Queremos um larvicida que seja degradado rapidamente e não contamine a água, ao mesmo tempo em que tenha boa eficácia. A maioria dos larvicidas usados hoje exige algum cuidado na aplicação e deixa a água com alguma toxicidade", explica."   


Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 24 de março de 2016

Conheça as profissões mais e menos saudáveis

Profissão e saúde

Ficar muito tempo sentado no trabalho pode ser estressante e fazer mal para a saúde. Ter uma jornada longa também faz com que você tenha pouco tempo para se exercitar ou mesmo para cozinhar coisas mais saudáveis quando estiver em casa.
Essas dicas parecem óbvias, mas recentemente, a Associação Norte-Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) foi além e utilizou essas informações para fazer um ranking dos empregos menos saudáveis.
                                                    Também foram identificados os problemas de saúde mais frequentes em diferentes setores da economia.
Apesar de 88% dos voluntários pesquisados (5.566 trabalhadores, homens e mulheres) não fumarem e 78% terem nível de açúcar no sangue considerado bom, apenas 40 % "tinham uma saúde cardiovascular ótima".
Essas são as condições de saúde que a associação identificou por setores econômicos:
Transporte
O principal problema identificado entre motoristas de ônibus, trens e caminhões é o tabagismo. Quase um quarto dos entrevistados (22%) eram fumantes. Isso faz com que tenham um risco maior de sofrerem doenças cardíacas ou até um AVC.
Secretarias e cargos administrativos
São funções exercidas exclusivamente em escritórios, onde muitos sequer se levantam para comer. Isso faz com que 68% desses trabalhadores tenham hábitos alimentares pouco saudáveis. Além disso, 69% deles têm colesterol alto e só 82% realizam atividades físicas regularmente.
Indústria alimentícia
Apesar de trabalhar produzindo alimentos ou servindo refeições, as pessoas que atuam nesse setor são os que têm a pior dieta. Mais de três quartos dos que participaram do estudo (79%) têm maus hábitos alimentares.
Serviços de segurança
Entre os policiais, bombeiros e outros profissionais de segurança que fizeram parte da pesquisa, 90% são propensos a ter sobrepeso ou obesidade, 77% têm níveis ruins de colesterol e 35% sofrem de pressão alta.
Cargos de gerência e profissionais liberais
É o setor mais "saudável", levando em consideração que um terço dos entrevistados dessa área estão no peso ideal, 75% fazem exercícios físicos regularmente e só 6% fumam. Ainda assim, a associação ressalta que 72% deles têm maus hábitos alimentares.


Empregos mais saudáveis
Além dos cargos de gerência e dos profissionais liberais, estão entre os setores mais saudáveis os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e trabalhadores dos setores de arte, entretenimento, meios de comunicação e esportes.
De acordo com a publicação, os instrutores de academia,personal trainers e coreógrafos são os profissionais mais saudáveis, seguidos dos engenheiros de computação, floristas, paisagistas e jardineiros, vendedores de seguros, e profissionais ligados ao setor médico.

Fonte: BBC