Matérias interessantes

domingo, 29 de novembro de 2020

sábado, 28 de novembro de 2020

Na Av. Paulista: "a esperança vai vencer o ódio" - Vira São Paulo!

 Apoiadores de Boulos estendem faixa na avenida Paulista com o slogan da campanha: "a esperança vai vencer o ódio" Imagem: Nathan Lopes/UOL

Por Nathan Lopes do UOL, em São Paulo

Em São Paulo, para "a esperança vai vencer o ódio". Vira SP-Vote 50

Fonte: Uol


Informações importantes sobre o segundo turno das eleições municipais de 2020

Se houver segundo turno das eleições no seu município, só existe o segundo turno se os candidatos ficarem empatados, nem que seja o empate técnico e se o município tiver mais de 200 mil eleitores, de acordo com Tribunal Superior Eleitoral - TSE. O segundo turno das eleições é neste domingo, 29 de novembro, que vai acontecer em 57 municípios, sendo 18 deles capitais.

É o mesmo esquema das eleições do primeiro turno: uso obrigatório de máscaras, o álcool gel usado antes de escolher e confirmar seu voto e depois também. Não esqueça a caneta. Em função da pandemia, os horários da votação serão das 7h às 17h do horário local.

Eleitores com mais de 60 anos de idade terão prioridade para votar das 7h às 10h.

Eleitor(a) terá a chance de mudar o executivo de seu município para uma gestão mais democrática, com a participação do cidadão. Pense bem antes de votar!  

Exerça sua verdadeira cidadania, colocando gente para administrar sua cidade. 

Ministério da Saúde não prevê vacinar toda a população contra a covid em 2021

Foto: Sérgio Lima/Poder360 - 24.fev.2020

Governo elabora plano de vacinação

 Limitação não trará riscos, diz pasta

"Ministério da Saúde cita dificuldade de produção de grandes quantidades da vacina e ausência de testes clínicos em determinados grupos, como grávidas e crianças"

Por Marina Ferraz

"Nem todos os brasileiros devem ser vacinados contra a covid-19 em 2021. O Ministério da Saúde informou nessa 6ª feira (27.nov.2020) que a prioridade será a imunização de grupos de maior risco de exposição ao coronavírus e que possam ter complicações pela doença.

A pasta citou dificuldade na produção de grandes quantidades da vacina. Além disso, os testes clínicos com as vacinas não incluíram determinados grupos, como grávidas e crianças, impossibilitando que eles recebam o imunizante.  

Quando a gente fala em imunização, o mundo não entende que terá que ter vacina para todos”, disse Elcio Franco, secretário-executivo do Ministério da Saúde. Ele participou de evento da pasta para apresentar 1 balanço das ações de combate à covid-19.

Elcio falou da Covax Facility, iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), que acompanha 9 estudos clínicos e pretende distribuir doses de vacinas aprovadas para os países signatários.

A própria Covax Facility (…) almeja acesso a 2 bilhões de doses para vacinar todo o mundo. Por aí verificamos que é uma meta bastante ambiciosa porque não se imagina que haverá vacina para todos os cidadãos do planeta.

O Brasil é 1 dos signatários dessa aliança internacional. O país deve ter acesso a 42 milhões a partir da iniciativa.

Segundo o secretário-executivo, a limitação na vacinação não trará riscos para os brasileiros.

O fato de determinados grupos da população não serem imunizados não significa que não estarão seguros, porque outros grupos que convivem com aqueles estarão imunizados. Dessa forma, não vão ter a possibilidade de se contaminar com a doença. É por esse motivo que não vacinamos toda a população, por exemplo, contra a influenza”, disse.

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana, repetiu as dificuldades.

Não temos uma vacina para toda a população brasileira”, declarou. “Não podemos priorizar determinados públicos tendo em vista que essa vacina não está sendo utilizada durante os testes nessa população, a exemplo de crianças e gestantes”.

A pasta está elaborando 1 plano nacional de imunização. Uma versão preliminar deve ser compartilhada na próxima 3ª feira (1º.dez) com especialistas e secretários de Saúde.

Além da Covax Facility, o governo federal tem acordo com a AstraZeneca/Oxford para a aquisição de 100 milhões de doses e transferência de tecnologia. De acordo com o ministério, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) pode produzir mais 110 milhões de doses em 2021.

Representantes do governo brasileiro se reuniram no último domingo (22.nov) com 5 laboratórios que desenvolvem vacinas contra a covid-19. Foram recebidos representantes de Pfizer (EUA), Janssen (Bélgica), Bharat Biotech (Índia), RDIF (Fundo Russo de Investimento Direto) e Moderna (EUA).

A pasta informou ainda que deverá assinar cartas de intenção não-vinculantes com as empresas para permitir uma futura aquisição de doses. Mas qualquer compra de vacina só poderá ocorrer após o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A população do Estado de São Paulo terá ainda acesso ao imunizante da farmacêutica chinesa Sinovac, o CoronaVac. O acordo firmado pelo governo estadual prevê a compra de 46 milhões de doses e a transferência de tecnologia para produção da vacina pelo Instituto Butantan."

Fonte: Poder 360           

Nova denúncia contra prefeito reeleito em Poços

Prefeito reeleito de Poços de Caldas, Sergio Azevedo 
 


Por ondapoços

"Uma representação do do Ministério Público Eleitoral, através da promotora Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, pede a cassação da diplomação dos candidatos eleitos a prefeito, Sérgio Azevedo, e vice-prefeito, Tio Julio.

O processo trata de elegibilidade por abuso de poder econômico ou político, uma vez que a advogada do Procon, Fernanda Soares, teria trabalhado na campanha enquanto acumulava cargo público.

As investigações apuraram que a advogada e também requerida na representação Fernanda Cristina Soares Anastácio foi nomeada para o cargo em comissão de assessora técnica jurídica da coordenadoria de proteção e defesa do consumidor Do Proncon em 2017 e permanece no cargo.

Acontece que Sérgio contou com os serviços especializados da advogada em favor de sua campanha e a de seu vice, assim como dos interesses da coligação e de seus demais candidatos.

A promotora destacou ainda que a atuação de Fernanda não se deu apenas em seu período de afastamento por férias, mas sim durante todo o processo eleitoral. Procurada pela jornalismo da Onda Poços, a advogada, responsável jurídica pela coligação e também citada na ação disse que irão apresentar defesa."

Fonte: ondapoços

"De que planeta Vinieste?"

 

Por Lucas Rafael Chianello

"Após o polêmico gol com “la mano de Díos” contra a Inglaterra, em 1986, Maradona driblou meio time adversário atravessando pouco mais de meio campo e marcou aquele que ficou conhecido como “o gol do século”.


Emocionado, o narrador Victor Hugo Morales pergunta: “Maradona, de que planeta viniste?” (De qual planeta você veio?)

E de fato Maradona não foi um qualquer.

Da infância pobre ao estrelato nos gramados, enquanto latino americano conquistou Napoli da mesma maneira que os colonizadores de outrora, a ponto de muitos napolitanos terem torcido pela Argentina e por ele na semifinal contra a Itália, na Copa de 1990, no estádio San Paolo, que agora levará seu nome.

Não se conta a história de Nápoles sem se falar nas ruínas romanas, no Vesúvio e claro, na passagem de Maradona pela cidade para que o clube local, na década de 1980, freasse a tri hegemonia de Juventus, Milan e Internazionale.

Era através de Maradona que o sul italiano pobre fazia frente ao norte industrializado, como se o Messi, por exemplo, liderasse o Fortaleza ou o Ceará na conquista de um campeonato brasileiro com golaços atrás de golaços.

Em tempos nos quais o pós-modernismo relativiza também o conceito de privacidade, na série Maradona no México, hospedada na Netflix, é possível conhecer um Maradona que as câmeras nunca mostraram antes.

Treinou o Dorados de Sinaloa sob imensa desconfiança, pois a cidade é conhecida como rota do tráfico de drogas, as maiores adversárias de sua vida.

Num dos episódios, reconhece a máxima culpa de não ter sido um atleta melhor em função do uso de entorpecentes e demonstra profundo arrependimento, ao mesmo tempo em que exigia estrutura decente para dar os treinamentos e amparava os jogadores.

E como muitos procuram uma segunda chance, Maradona fez questão de tatuar Fidel Castro em sua panturrilha esquerda após passar por um tratamento de desintoxicação em Cuba, ocasião na qual se revelou o cidadão que se posicionava diante de injustiças sociais e declarava escancaradamente seu apoio aos governos de esquerda sul-americanos (Chávez, Lula, Dilma, Evo Morales, Nestor e Cristina Kirchner) eleitos na década de 2000.

Ao vestir uma camiseta preta com uma estampa de placa de fundo vermelho escrito em branco “Stop Bush”, o S do nome do presidente estadunidense vinha escrito em forma de suástica.

E do alto de suas confissões públicas de utilização de entorpecentes, um desagravo: como bem relata o jornalista Silvio Lancellotti, a narrativa de que Maradona jogou a Copa de 1994 dopado nada mais foi do que uma manipulação sórdida de todos os dirigentes sujos que se tornaram inimigo de um sujeito que desde sempre lutou contra a superexploração dos atletas de futebol, escravos de salários astronômicos como bem definiu Eduardo Galeano em Futebol Ao Sol E À Sombra.

Maradona é um desses personagens da história humana que recorda a célebre frase de Fernando Pessoa:

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."

À sua maneira, Maradona viveu intensamente.

Craque, dependente químico, homem de temperamento explosivo e cidadão que se posicionava, o ponteiro de seu velocímetro emocional sempre estava em nível máximo.

Morreu na mesma data que Fidel, a quem considerava um segundo pai após se tratar em Cuba.

Hora de encomendar uma camisa 10 da Argentina para a minha coleção como forma de homenagem.

Maradona, por siempre, es más grande que Pelé.”

Lucas Rafael Chianello




Lucas Rafael Chianello Advogado, jornalista, filiado ao PT de Poços de Caldas. 
Organizado na tendência da Articulação de Esquerda.

 

Boulos é diagnosticado com a Covid19

Guilherme Boulos
 

Por Ricardo Galhardo

"O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, foi diagnosticado com covid-19 na manhã desta sexta-feira, 27. Embora não apresente sintomas da doença, Boulos entrou em quarentena. As agendas de campanha foram todas suspensas, e a coordenação da campanha vai propor à TV Globo que o último debate, previsto para hoje, seja feito de forma virtual.

Boulos tentava fazer o exame desde o início da semana em função do diagnóstico positivo da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP). O candidato esteve com a deputada na sexta-feira, 20. Como medida de precaução as agendas externas, de rua, foram suspensas e a campanha se dedicou apenas a eventos fechados, com número restrito de participantes. O exame não foi feito antes devido à incompatibilidade entre a agenda do candidato e os horários disponíveis nos laboratórios.

"Diante do resultado positivo, Guilherme Boulos irá cumprir o protocolo de quarentena pelo período necessário. Toda a equipe que trabalha na campanha e que tem contato próximo com o candidato será testado a partir de agora", diz o comunicado enviado pela campanha do PSOL.

Segundo a assessoria de Boulos, ele não vai votar no domingo e uma sugestão foi encaminhada à TV Globo para que o debate de hoje seja feito de forma virtual.


No comunicado, Boulos diz estar preocupado com a possibilidade de uma segunda onda da covid-19 e acusa os governos estadual e municipal de negligência.

"O candidato reforça a preocupação que tem afirmado nos últimos dias sobre os indícios de uma segunda onda da pandemia, até aqui negligenciada pelos governos estadual e municipal, responsáveis pela aplicação das medidas", diz o texto." 

Fonte: Terra      

Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo terá apoio de empresários e investidores

Guilherme Boulos

Por Malu Delgado, Valor – São Paulo
 

"Boulos recebe apoio de 50 empresários e executivos do setor produtivo e financeiro elaboraram um manifesto de apoio à candidatura da chapa de Guilherme Boulos e Luiza Erundina, do Psol. O manifesto intitulado "Boulos e a necessidade de inovação na gestão de São Paulo" tenta dirimir resistências da iniciativa privada ao candidato do Psol. 

O grupo endossa que, se eleito, Boulos governará com reponsabilidade fiscal e manterá diálogo com a iniciativa privada, mantendo o foco no interesse público, como ele próprio tem enfatizado ao longo do segundo turno."

Fonte: valor 

Governo de Minas e a vacinação. Quais são os planos de contingência para a vacinação?

 

Por ondapoços

"A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), divulgou, nesta semana o plano de contingência para vacinação contra covid-19. O documento divide a imunização em três fases: pré-campanha, campanha e pós-campanha.

O plano estrutura  o capital humano, além de  equipação das redes com câmaras frigoríficas, que serão utilizadas para armazenar o imunizante. Além disso, são realizadas compras de insumos para preparar os municípios para vacinar sem que haja aglomeração. A atenção primária à saúde dos municípios deve mapear o público de risco e estimar o quantitativo de doses para a região.

Durante a etapa de campanha, o governo prevê a utilização de escolta policial e adoção de medidas preventivas de segurança, além de policiamento reforçado em um ponto específico de vacinação caso seja necessário."

Fonte: ondapoços

"Empatia: O que acontece no cérebro quando tentamos ver com os olhos do outro?"


Redação do Diário da Saúde 

Habilidades sociais

Ser capaz de sentir empatia e assumir o ponto de vista de outra pessoa são duas habilidades por meio das quais podemos entender outras perspectivas e melhorar nossos relacionamentos.

Mas ainda não está claro como exatamente isso funciona.

Pesquisadores do Instituto Max Planck de Ciências do Cérebro e da Cognição Humana (Alemanha) desenvolveram agora um modelo que pode ajudar a explica ao menos como a empatia e a tomada de perspectiva funcionam no cérebro.

O que o modelo mostrou é que não se trata de uma competência específica, mas sim de muitos fatores individuais que variam de acordo com a situação, acionando diversos circuitos cerebrais.

"Ambas as habilidades são processadas no cérebro por uma 'rede principal' especializada em empatia ou mudança de perspectiva, que é ativada em todas as situações sociais. Mas, dependendo da situação, também envolve redes adicionais," explicou o professor Philipp Kanske.


Se tentarmos "ler os pensamentos e sentimentos" dos outros, por exemplo, observando seus olhos, regiões adicionais do cérebro serão envolvidas em relação a quando tentamos deduzir suas intenções e emoções a partir de suas ações ou de uma narrativa. “O cérebro é, portanto, capaz de reagir com muita flexibilidade às necessidades individuais,” disse Kanske.

Para a empatia, uma rede principal que pode reconhecer situações agudamente significativas, por exemplo, processando o medo, trabalha junto com outras regiões especializadas, por exemplo, para reconhecimento do rosto ou da fala.


Ao tentar mudar de perspectiva, por sua vez, as regiões que também são utilizadas para lembrar o passado ou fantasiar sobre o futuro, ou seja, para pensamentos que lidam com coisas que não podem ser observadas no momento, são ativadas juntamente como a rede central. Também aqui, regiões cerebrais adicionais são ativadas em cada situação concreta.

Teste de empatia

Por meio de suas análises, os pesquisadores também descobriram que problemas sociais particularmente complexos requerem uma combinação de empatia e uma mudança de perspectiva. Pessoas que são particularmente competentes socialmente parecem ver a outra pessoa de ambas as maneiras - com base em sentimentos e com base em pensamentos.

Com isto, em seu julgamento, elas encontram o equilíbrio mais adequado entre os dois.

Nossa análise também mostra, no entanto, que a falta de uma das duas habilidades sociais não significa que essa habilidade como um todo seja limitada. Pode ser que apenas um determinado fator seja afetado, como compreender expressões faciais ou a melodia da fala,” destacou Kanske.

Mas talvez a principal conclusão do estudo é que um único teste não é suficiente para certificar a presença ou a falta de habilidades sociais de uma pessoa. Em vez disso, seria necessário desenvolver uma série de testes para realmente avaliar cada aspecto da empatia ou da capacidade de assumir o ponto de vista de outra pessoa, mas mesmo isso seria difícil dada a multiplicidade de fatores envolvidos em situações reais.”

Checagem com artigo científico:

Artigo: Toward a Hierarchical Model of Social Cognition: A Neuroimaging Meta-Analysis and Integrative Review of Empathy and Theory of Mind
Autores: Matthias Schurz, Joaquim Radua, Matthias G. Tholen, Lara Maliske, Daniel S. Margulies, Rogier B. Mars, Jerome Sallet, Philipp Kanske
Publicação: Psychological Bulletin
DOI: 10.1037/bul0000303  

Fonte: Diário da Saúde

"Acordo da Vale com Governo de MG: leilão de direitos para cofre?"

Fonte: frei Gilvander Moreira

"Grito dos/as Atingidos/as pela mineradora Vale e pelo Estado – com FERNANDA PERDIGÃO, do Fórum Popular da Zona Rural de Brumadinho, MG – Território 1 – “"Acordo da Vale com Governo de MG e Instituições de Justiça é leilão de direitos para por dinheiro no cofre do governo à custa da dor e dos direitos dos/as atingidos/as". Fernanda Perdigão - 27/11/2020. Se possível, assista e divulgue esse videorreportagem de Frei Gilvander para fortalecer a luta pelos Direitos dos/as Atingidos/as”

Fonte: frei Gilvander Moreira

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Secretaria de saúde vai se pronunciar sobre quais medidas serão adotadas em Poços de Caldas com a 2ª onda da covid19

cidade de Poços de Caldas, MG
 

"Membros do Comitê Gestor Covid-19 de Poços de Caldas, agendaram para esta sexta-feira, 27, um pronunciamento sobre as atualizações das medidas de enfrentamento à pandemia no município.

O encontro com a imprensa vai acontecer às 9h30, na sede da DME.

Covid-19 em Poços de Caldas 

Com a morte de mais dois moradores por conta do novo coronavírus, Poços de Caldas contabiliza 54 mortes em decorrência da Covid-19, com dois registros informados no boletim desta quinta: um paciente de 26 anos e uma paciente de 54 anos que possuía comorbidades.

Nesta quinta, 26 de novembro, são 1920 casos positivos em Poços: destes, 1502 pacientes são considerados recuperados, 337 seguem em isolamento domiciliar, 12 estão em Unidade de Terapia Intensiva e 15 em ala ou leito clínico. São 34 novos casos em relação a última atualização, feita na quarta, 25."

Fonte: Onda Poços

"Como construir uma casa sustentável com menos impacto no planeta"



Redação - Go Outside

"NA ARQUITETURA, o tema “sustentabilidade” está longe de ser novo: desde os anos 1970, quando o petróleo virou uma potente “arma” geopolítica e monetária na relação entre os países, profissionais da construção civil têm cada vez mais procurado novas fontes de energia. Ideias de como construir uma casa sustentável devem se tornar cada vez mais populares.

 No entanto, se a maioria das construtoras segue ignorando as práticas sustentáveis, pelo menos ainda resta uma esperança: segundo uma pesquisa recente feita pela ONG norteamericana Global Wellness, 81% das pessoas entre 20 e 39 anos (que geralmente estão adquirindo seu primeiro imóvel) se mostram dispostas a pagar um pouco mais por uma “casa sustentável”.

+ 6 maneiras bem simples de produzir menos lixo

+ Como será nossa alimentação daqui a 50 anos


Em outras palavras, a varanda gourmet e o loft descolado têm perdido importância diante de uma casa sustentável que utilize energia e materiais limpos, pensada na orientação correta em relação ao sol e aos ventos e erguida com base em projetos inteligentes em relação a conforto térmico e durabilidade da edificação. Na tentativa de construir a “casa sustentável ideal”, conversamos com João Paulo Generoso, proprietário da Atos Arquitetura, escritório com base em Campinas (SP) que carrega o selo de duas respeitadas instituições da “construção responsável” – o Green Building Council e a Comunidad Internacional Arquitectura Responsable.

Estrutura eficaz – A alvenaria dá lugar a metais leves, como aço galvanizado, ou a vigas de madeira, que têm como características a praticidade na construção e a alta resistência. Essa escolha economiza 80% de água e permite que a casa sustentável fique pronta na metade do tempo, se comparada aos sistemas convencionais de construção.

Água da chuva: é captada pela cobertura da casa e direcionada à cisterna por uma tubulação de PVC. Antes de chegar à cisterna (a), porém, a água passa por dois filtros, que separam as folhas. Apesar de não ser potável, a água da cisterna deve ser tratada com cloro e, então, bombeada para as torneiras do jardim e descargas dos banheiros.

Tratamento de esgoto: as águas cinza caem em uma caixa de gordura (b1), onde é feita a primeira filtragem. Em seguida, encontram-se com as águas negras em um tanque séptico (b2), que fará a sedimentação das substâncias sólidas. A próxima parada é em filtros biológicos (b3), que trata a água com bactérias para reduzir a camada orgânica e, em seguida, jogá-la na cisterna.

Sol: entender a trajetória dos raios solares (no verão e no inverno) é determinante para definir a posição das janelas e outras aberturas na casa sustentável, resultando em maior iluminação e aquecimento.

 Ventos: têm a função de resfriar ambientes internos. O ar é captado por grelhas e resfriado em galerias subterrâneas ou em espelhos d’água. Em regiões com vento constante, ele pode ser aproveitado para gerar energia através de um sistema eólico.



Hortas e árvores frutíferas: assim você terá sempre alimentos frescos e orgânicos à disposição. (c1)

Sistema de compostagem: seu lixo orgânico (não reciclável) vai virar adubo para o jardim e a horta. (c2

)*Reportagem publicada na edição nº 1454 de setembro de 2017.

O post Como construir uma casa sustentável com menos impacto no planeta aparece primeiro no Go Outside."

Fonte: Go Outside         

"Damares à ONU contraria Bolsonaro e Mourão e diz que há, sim, racismo no Brasil"

 

Clarice Cardoso, do UOL, em São Paulo


"Digo com toda a tranquilidade: não existe racismo no Brasil. É uma coisa que querem importar, mas aqui não existe", disse o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) no Dia da Consciência Negra.

"Há quatro dias, em reunião dos líderes do G20, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acusou a tentativa de "colocar divisão entre raças no Brasil": "Enxergo todos com as mesmas cores, verde e amarelo".

No sentido oposto, um relatório oficial submetido à ONU (Organização das Nações Unidas) e organizado pela pasta de Damares Alves — com 12 anos de atraso —, descreve a abordagem policial brasileira como "seletiva e subjetiva, baseada em estereótipos associados às culturas afro-brasileiras urbanas periféricas". Além de atrasado, o informe descreve a situação do país apenas até 2017 — dois anos antes do primeiro ano da gestão Bolsonaro.

Em sua coluna hoje no UOL, Jamil Chade explica que o documento deveria ter sido entregue em 2008 ao Comitê da ONU para a Eliminação do Racismo. Trata-se de uma das obrigações da convenção sob o mesmo assunto, assinada e ratificada pelo Brasil. Mas nem os governos Lula, Dilma ou Temer cumpriram o que estipula o tratado.

Anteontem, Chade já havia publicado que a agência da ONU para Direitos Humanos criticou o negacionismo do governo brasileiro diante do racismo estrutural. Num recado claro à cúpula no Palácio do Planalto, a entidade insiste que as autoridades precisam reconhecer o problema da discriminação como "primeiro passo" para lidar com a realidade.

Negros no Brasil sofreram todos os tipos de violência e injustiças. Negar o problema é perpetua-lo. O importante, portanto, é que a liderança no mais alto escalão reconheça o problema e tome medidas para lidar com ele. Esse não é um novo problema no Brasil."


Declaração do Alto Comissariado da ONU para Direitos Humanos

Enquanto isso, o Brasil ainda vive o luto e espera as investigações da morte de João Alberto Silveira Freitas, negro de 40 anos espancado por dois seguranças no supermercado Carrefour em Porto Alegre."

Fonte: Uol, em São Paulo 

"Poços e outras cidades da Macrorregião Sul voltam para a onda amarela no Minas Consciente"

Poços de Caldas
 

"Poços de Caldas e outras cidades da macrorregião de Saúde Sul vão regredir para uma fase mais restritiva do Minas Consciente, plano elaborado pelo Governo do Estado para garantir a retomada gradual e segura da economia nos municípios mineiros.

O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (25/11), que constatou o aumento de 50% da incidência da covid-19 nos últimos 14 dias no estado. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

Com a mudança, a macrorregião Sul passa da onda verde para amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade. 

Não esquecendo que a 2ª onda da covid-19 é mais grave do que 1ª onda.

Desde setembro a Prefeitura de Poços de Caldas não segue mais o Programa Minas Consciente, do governo estadual, tendo mais autonomia nas medidas de combate ao vírus.

Para o Governo de Minas, as cidades na onda amarela precisam voltar atrás quanto a reabertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, tais como:

Cinemas, bibliotecas, museus, arquivos;

– Parques e jardins;

– Feiras, congressos, exposições, filmagens de festas, casas de festas, bufê;

– Parques de diversão, discotecas, boliches, sinuca;

– Bares com entretenimento (shows e espetáculos);

As regiões que fazem parte da onda verde são Triângulo do NorteTriângulo do sulOesteCentroNoroesteNorteJequitinhonha e Centro-Sul, fase que possibilita a abertura de serviços não essenciais com alto risco de contágio, como cinemas e bares com música ao vivo.

A região Leste é a única que permanece na onda vermelha, onde somente os serviços essenciais, como supermercados e farmácias, estão autorizados a funcionar.

Monitoramento

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, o Governo de Minas monitora 24 horas o comportamento da pandemia em todas as regiões, cabendo ao Comitê deliberar o avanço ou regressão das macrorregiões que compõem o estado.

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou.

O secretário aproveitou para enfatizar sobre a necessidade de manter os cuidados básicos de prevenção à doença. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, alertou."

Fonte: Ondapoços 

Hoje, 26 novembro vacinação de cães e gatos na zona sul de Poços de Caldas, MG

Equipe de vacinação de cães e gatos na zona sul

 É muito rápido que estes competentes profissionais de saúde aplicam as vacinas.

Por que é importante vacinar seus bichinhos? Eles são como a gente precisam ser imunizados contra as doenças mais comuns em cães e gatos. E a vacina antirrábica e a principal delas. O Sistema DriveThu, ou seja, ir de carro até local de vacinação, foi também para proteger os donos dos bichinhos, em meio a pandemia da covid 19. Os motoristas de máscara e toda a equipe de vacinação também. 

Levar seus bichinhos/pets de carro até o espaço aberto ao lado do Instituto federal - campus - Poços de Caldas de carro e vacinar seus bichinhos com a vacina antirrábica é muito importante. E só hoje, das 8h às 12h.

Essa ação é promovida pela Prefeitura de Poços de Caldas, a partir da Secretaria municipal de Saúde, Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental e a Unidade de vigilância de Zoonoses.

E sem efeitos colaterais nos bichinhos. A vacina é segura!