Matérias interessantes

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

"PF cumpre 7 mandados de prisão em novas fases de investigações sobre ataques em Brasília"

Polícia Federal realiza operação, em Brasília 08/02/2024 REUTERS/Adriano Machado - © Thomson Reuters         

 Por Eduardo Simões e Ricardo Brito, Reuters

"SÃO PAULO - A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira sete mandados de prisão preventiva em novas fases das operações que investigam os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 e ao edifício-sede da corporação em Brasília e depredação de outros prédios da capital no dia 12 de dezembro de 2022, informou a PF.

Na operação Lesa Pátria, sobre o 8/1, também estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão e sete de monitoramento eletrônico. Um dos mandados de prisão está sendo cumprido em São Paulo e os outros dois no Distrito Federal. Todos os mandados foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

"Ações ocorrem no Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal", disse a Polícia Federal em nota, sem divulgar os nomes dos atingidos pelas diligências.

"Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que a quantia dos danos causados ao patrimônio público possa chegar à cifra de 40 milhões de reais", acrescentou a corporação.

Entre os alvos de mandados de prisão, conforme uma fonte da PF, estão dois empresários sócios de uma rede de supermercados atacadistas da capital, Adauto Lucio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade. Eles são suspeitos de terem financiado a permanência de pessoas no QG do Exército de Brasília.

A reportagem não encontrou de imediato a defesa dos dois para comentário.

Foi do QG que, no dia 8 de janeiro de 2023, vândalos apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro, inconformados com a derrota eleitoral dele no pleito presidencial do ano anterior, invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF.

"Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido", disse a PF.

DEPREDAÇÃO DA PF

Em outra operação, a segunda fase da Operação Nero, a PF busca aprofundar as investigações para identificar envolvidos na tentativa de invasão ao edifício-sede da corporação em Brasília e depredação outros prédios públicos e privados na capital no dia 12 de dezembro de 2022, segundo comunicado.

Naquele dia, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi diplomado presidente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os suspeitos tentaram invadir a sede da PF para resgatar uma pessoa que havia sido detida, além de terem praticado uma série de depredações pelas ruas de Brasília.

A polícia cumpre quatro mandados de busca e apreensão determinados pelo STF em Rondônia, São Paulo e no Distrito Federal."

Fonte: Reuters

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Jornal da Cultura | 28/02/2024 - Destaque: TSE define parâmetros para a IA (Inteligência Artificial)

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"No Jornal da Cultura desta quarta-feira (28) você vai ver: Diante do G20, Fernando Haddad diz que pobreza precisa ser enfrentada como problema global; TSE aprova série de regras sobre uso da IA nas eleições municipais; Deputados querem discutir textos que blindex parlamentares de investigações; Lula prega a paz entre vizinhos da América Latina; Equipe de Alexei Navalny diz que negociações para soltura de opositor estavam avançadas."

Para comentar essas e outras notícias, Karyn Bravo recebe a economista Juliana Inhasz e o comunicador Marcelo Tas, apresentador do Provoca.

Educação: "filhos ingratos e desrespeitosos o que posso fazer"

Fonte: Pelicano Podcast

"Filhos ingratos e desrespeitosos: o que posso fazer? Tenho recebido muitos pedidos de ajuda através das redes sociais. São pais e mães desesperados, sem saber o que fazer pois seus filhos os desrespeitam e são totalmente ingratos. Não conseguem ver o quanto os pais se dedicam a eles. Esse vídeo explica algumas possíveis causas e sugere soluções. O educador Marcos Meier é psicólogo, professor, pai de três filhos realizados e felizes e um grande especialista na área de educação de filhos e formação de professores. Compartilhe o vídeo para que mais famílias possam ser beneficiadas pelo conteúdo."

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

"Em Cuba, o Socialismo Democrático segue brilhando"

                        Em frente ao Capitólio de Havana, Cuba: Mongui, cubano que 
                      vive em Havana e o frei Gilvander Moreira (à direita na foto)

Por frei Gilvander Moreira

"Em Havana, capital de Cuba, na Fortaleza de San Carlos de La Cabaña, de 15 a 25 de fevereiro de 2024, aconteceu a 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, a maior Feira de Livro do mundo, que é realizada há 32 anos, anualmente. A Fortaleza de San Carlos de La Cabaña foi construída no século XVIII como uma das fortalezas que defendiam a cidade de Havana contra ataques inimigos e saques piratas. La Cabaña foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO, juntamente com a cidade velha de Havana, em 1982, ano em que foi realizada a primeira Feira Internacional do Livro de Havana. 

O Brasil foi o país convidado de honra desta 32ª Feira. Com organização da Embaixada do Brasil em Cuba e do Ministério da Cultura, sob a liderança da ministra Margareth Menezes, na delegação brasileira estavam mais de 65 escritores, artistas e intelectuais, entre os quais Conceição Evaristo, Frei Betto, Emicida, Aylton Krenak. Tive a alegria de ir com algumas pessoas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo que realizaram o sonho de conhecer e conviver um pouco com muitas pessoas cubanas, em Cuba. Eu tinha estado em Cuba em dezembro de 2006, ocasião em que pude conviver com muitas pessoas cubanas em Havana e escrever o artigo CUBA: os desafios de um grande povo “ilhado”. Digo ilhado entre aspas, porque o bloqueio que o império estadunidense continua impondo a Cuba há mais de 60 anos é brutal, pois tudo que o Povo Cubano precisa importar demora chegar a Cuba e custa de quatro a seis vezes mais caro. Se não fosse o bloqueio, Cuba seria hoje um dos países mais desenvolvidos economicamente do mundo, pois tem um povo guerreiro e muito preparado sob todos os aspectos. 

Após os dez dias da Feira do Livro em Havana, a Feira do Livro acontece ao longo do ano nas 15 Províncias (estados) de Cuba, nas escolas, universidades, hospitais, penitenciárias. Em 2024, a 32ª Feira teve a participação de 45 países e apresentação de mais de mil novos títulos de livros. Cerca de três milhões de livros foram doados ou vendidos em preços variados e muitos podem ser baixados gratuitamente em pdf. Com o tema Ler é construir identidade, a Feira Internacional do Livro de Havana promove a leitura como uma das principais atividades para a formação da consciência individual e coletiva e do pensamento crítico autêntico.

Foi encantador e inesquecível ver a multidão de jovens que participou ativamente da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana. Ver e ouvir escritores, tais como Conceição Evaristo, Emicida, nos leva a dialogar com o mais profundo do nosso ser e nos inspira a sermos melhores como humanos, pois diante da brutal Emergência Climática com eventos extremos cada vez mais frequentes e letais, embora haja tempo para muita coisa, só não há tempo a perder para superarmos a barbárie que é o capitalismo e construirmos uma sociedade socialista, democrática, com sustentabilidade ambiental e respeito à imensa pluralidade cultural. 

Pela literatura e por todas as artes, encontramos e convivemos com nossos ancestrais e com pessoas de outros tempos, tal como José Martí, nascido em Havana e considerado o Apóstolo da Pátria em Cuba, esteve nas celas de La Cabaña em sua juventude como prisioneiro político por sua atividade revolucionária. Martí foi um dos maiores poetas e escritores da cultura hispânica, precursor da Revolução Cubana. Seu compromisso político permeou toda a sua obra. Em 1891, José Martí escreveu que "as trincheiras de ideias valem mais do que as trincheiras de pedra" e “o conhecimento liberta”. A ignorância e a cegueira impostas pela ideologia dominante escravizam e matam, muitas vezes usando e abusando do nome de Deus e de textos sagrados. Por exemplo, o absurdo que é crentes e (neo)pentecostais apoiarem o Estado de Israel genocida, por estar dizimando o Povo Palestino há mais de 76 anos com requintes de crueldade, porque imaginam que judeu é cristão e crê em Jesus Cristo. Ledo engano! Salvo raras exceções, os judeus não acreditam em Jesus Cristo como Filho de Deus. A Bíblia dos judeus não tem o Novo Testamento Cristão, pois não acreditam que Jesus Cristo seja o Messias, enviado de Deus. Os judeus não têm um “Novo Testamento”, têm a Mishná, que são comentários de rabinos que ajudam na interpretação dos textos do Antigo Testamento. 

Além de participar da 32ª Feira do Livro em Havana, tivemos tempo para conviver com pessoas cubanas encantadoras. Viajamos umas 17 horas de ônibus em Cuba, de Havana para Cienfuegos, Trinidad, Varadero..., ida e volta. Que maravilha ver com nossos próprios olhos que em Cuba não existe, ou quase não existe, engarrafamento de trânsito, não há rios poluídos, não há agrotóxicos na alimentação – a comida é produzida com adubação orgânica na linha da agroecologia e tem sabor de comida de verdade -, não há violência social, não há drogas, as praças são do povo e continuam sendo lugares de encontros e de boas conversas, sem medo de assaltos. Os jovens estão sempre carregando, com os seus livros, instrumentos musicais e/ou uniformes de esportes, demonstrando que têm acesso amplo à educação e, se quiserem, à música e ao esporte. Saúde, educação, cultura e esporte são prioridades nas políticas públicas.

Em todas as quadras de todos os bairros de Cuba existem funcionando os Comitês de Defesa da Revolução (CDRs) que vigiam para que os imperialistas não minem o processo revolucionário socialista em curso, organizam mutirões de limpeza das áreas públicas e ações de apoio e solidariedade com as pessoas que precisam. Em Cuba existe de fato um Sistema Único de Saúde, o público. Lá não tem planos de saúde, pois não existem hospitais privados. Não há universidades privadas. A saúde e a educação do povo não são mercadorias, mas bens comuns que precisam ser cuidados com absoluta prioridade. O povo é culto, tem consciência histórica e de cabeça erguida afirma “Fidel somos todos nós, os 11 milhões de cubanos”. O comandante Fidel vive e viverá sempre no Povo Cubano inspirando e guiando na defesa da revolução socialista.

Em Cuba não tem a poluição visual do exagero de propaganda que há aqui no Brasil e nos outros países capitalistas. O patrimônio histórico e arquitetônico é muito rico e diversificado, pois há nas cidades cubanas muitos hospitais, cinemas, teatros, museus e obras de restauração de belíssimas ruínas e edificações únicas, prédios atribuídos aos estilos barrocos, neoclássicos, ecléticos, art déco e art Nouveau. Cuba possui importantes núcleos arquitetônicos e históricos considerados “Patrimônio da Humanidade” pela UNESCO. Em Cuba, o povo admira e respeita a bandeira cubana, os mártires da revolução cubana, Fidel, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e a todos os homens e mulheres que doaram as suas vidas pela causa revolucionária. Todos os/as lutadores/as da história são reverenciados/as. 

Pessoas contaminadas pela ideologia capitalista trombeteada aos quatro ventos pela mídia empresarial, propriedade de algumas famílias riquíssimas, caluniam e difamam o socialismo democrático vivenciado em Cuba, porque sabem que se o povo latino-americano e africano descobrirem as belezas, as verdades, a justiça e a ética do socialismo democrático praticado em Cuba, o capitalismo, máquina brutal de moer vidas, desabará como um gigante com pés de barro. Emicida iniciou sua fala em Havana, na 32ª Feira do Livro dizendo: “Muitos nos perguntam “por que ir a Cuba?”, mas a melhor pergunta é “por que não ir a Cuba?””

Voltei de Cuba com a certeza de que o império estadunidense está caindo e Cuba continuará sendo uma estrela cintilante apontando o caminho que a humanidade deve trilhar para impedirmos a “queda do céu”, na linguagem do xamã Yanomami Davi Kapenawa, e um Apocalipse, não querido pelo Deus da vida, mas que está sendo causado pela idolatria do mercado que é tocado a todo vapor pelas grandes mineradoras, pelos agronegociantes e capitalistas do capital especulativo que não enxergam nem um dedo diante dos olhos, além do luxo e do poder que os deixam obcecados. 

Enfim, o heroico povo cubano faz-nos acreditar que os ideais libertários, a utopia de emancipação da humanidade da opressão capitalista, de exploração humana e da natureza, é possível de se realizar e necessária. Mesmo brutalmente bloqueada e perseguida pelo imperialismo estadunidense, Cuba nos inspira e alimenta esta certeza.

Até a vitória, sempre!”, como bradava Fidel e Che Guevara. E o povo revolucionário respondia em um só brado: “Venceremos!”" 

Vídeos abaixo são da visita do frei Gilvander Moreira à Cuba neste mês de fevereiro. Acompanhe. 


1 - Visita a Cuba: Havana e Capitólio por dentro. Fev./2024. Video 1 (Visita a Cuba: La Habana y el Capitolio desde dentro)

2 - Cuba: visita guiada ao belíssimo e suntuoso Capitólio, em Havana. Fev./2024. Video 2 (Cuba: visita guiada al hermoso y suntuoso Capitolio, en La Habana)

3 - Cuba: bloqueio, resistência e direitos sociais. Osvaldo Manuel Bosch entrevistado por frei Gilvander Luís Moreira, em Belo Horizonte, MG, Brasil. 20/09/2016.


4 - Tributo a Tilden Santiago: sua trajetória religiosa e na política - PT, embaixador do Brasil em Cuba

Fonte: frei Gilvander Moreira

Jornalista Chico Pinheiro comenta o dia 25 de fevereiro na Av. Paulista, na capital Paulista

Jornalista Chico Pinheiro
 Jornalista Chico Pinheiro comenta o ato pró Bolsonaro, na Av. Paulista, no último domingo, 25

Fonte: ICL Notícias

Por Ana Lúcia Dias

É que o Bolsonaro pensa que estamos ainda nos anos 60, quando houve o golpe militar no Brasil. Hoje em dia não é bem assim, tanto que temos o Trump que não nos deixa mentir. O Trump não precisou de tanques nas ruas e nem de pessoas armadas. Nem assim, o Trump conseguiu o tão sonhado golpe de Estado na democracia norte-americana. E está sendo processado por incitar o golpe.          

Hoje em dia, os golpes de Estado estão muito mais sofiscados, aja vista aquela depredação do Patrimônio Público ocorrida em Brasília, que era para ser um golpe de Estado se tivéssemos tido uma GLO - "Garantia da Lei e da Ordem".

Graças a Primeira Dama, Janja da Silva e ao Presidente Lula que a ouviu e determinou Intervenção Federal.

Apenas quem é de esquerda perdeu entes queridos na pandemia da Covid-19?

 



Essas fotos são apenas para lembrarmos e nos emocionarmos com a perda de familiares e amigos. Devido a um negacionista, ignorante que comandava o executivo.

O Inominável. Que não comprou a vacina existente em tempo hábil. Com isso, perdemos cerca de 700 mil brasileiros (as) oficialmente. 

E tem um monte de imbecis que ainda defendem e acreditam neste ser deplorável. Pense um pouco!  

Parlamento espanhol também condena o genocídio de Israel em Gaza.

Fonte: Equipe Neves

Apenas os EUA votou contra na ONU, o cessar fogo imediato. 

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Roda Viva | Ilan Goldfajn | 26/02/2024 - Presidente BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento –

Fonte: Roda Viva, TV Cultura, SP

"O Roda Viva recebe Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O BID quer triplicar o financiamento climático na América Latina e no Caribe. Para isso, está disponibilizando 150 bilhões de dólares ao longo dos próximos 10 anos. Qual o papel do Brasil nesse cenário?

A bancada de entrevistadores é formada por Alex Ribeiro, repórter especial do Valor Econômico; Luciana Magalhães, correspondente do The Wall Street Journal no Brasil; Marcela Ayres, repórter de economia da Reuters; Renato Andrade, diretor da sucursal do Globo em São Paulo; e Vanessa Adachi, editora-chefe do Capital Reset."
A apresentação é da jornalista, Vera Magalhães as ilustrações do programa são feitas por Luciano Veronezi.

PF vai incluir discurso de Bolsonaro na Paulista no ‘inquérito do golpe’"

Ato pró-Bolsonaro no dia 25 de fevereiro na Av. Paulista

"A declaração feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro neste domingo, 25, sobre a ‘minuta do golpe’ que supostamente o liga a uma trama ilegal para permanecer no poder após a derrota nas eleições 2022 deve entrar na mira dos investigadores da chamada Operação Tempus Veritatis. A Polícia Federal já usou, em outras investigações, falas e ponderações do ex-chefe do Executivo para contextualizar e situações condutas consideradas suspeitas por parte do próprio Bolsonaro e de seus aliados.

Bolsonaro convocou o ato realizado na Avenida Paulista, ao lado de aliados como o governador Tarcísio de Freitas, para se defender das acusações que recaem sobre ele na investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado que incluía até a prisão do ministro Alexandre de Moraes. A parte mais sensível da investigação atribui ao ex-presidente a redação e revisão de uma ‘minuta de golpe’.

Diante de apoiadores, Bolsonaro bradou: “Golpe é tanque na rua, é arma, é conspiração. Nada disso foi feito no Brasil. Por que continuam me acusando de golpe? Porque tem uma minuta de decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição?”

A fala, proferida diante de milhares de apoiadores na capital paulista, não tem roupagem de uma versão oficial sobre os achados da Operação Tempus Veritatis. De outro lado, não deve ser ignorada pelos investigadores da PF, que podem colocar a frase sob perspectiva quando eles forem analisar o inquérito e estabelecerem ligações entre provas já coletadas no bojo da investigação. Bolsonaro pode até ser chamado a depor novamente, sobre o teor das declarações feitas na Avenida Paulista.

Em outros inquéritos, declarações e falas de Bolsonaro abasteceram as investigações, por vezes consideradas oficialmente provas e em outras ocasiões citadas no contexto da apuração quando a Polícia Federal traça a chamada hipótese investigativa. Por exemplo, a reunião interministerial do dia 22 de abril foi juntada aos autos da investigação sobre uma suposta interferência política na Polícia Federal. Já no caso da reunião com ataques às urnas eletrônicas, falas anteriores e posteriores de Bolsonaro foram compiladas para a descrição de um contexto de ofensas sucessivas do ex-presidente ao sistema eletrônico de votação – o que culminou em sua inelegibilidade.

O advogado Lenio Streck considera que as declarações de Bolsonaro podem ser usadas, sim, como prova na investigação sobre possível crime de tentativa de golpe de Estado. “Bolsonaro disse o que queria e o que não poderia dizer, como pessoa acusada de delito, que quer negar e quando, às vezes, quer negar, acaba confessando”, avalia.

A

Av. Paulista em 2 de outubro de 2021 neste ato contra o Bolsonaro juntou muito mais gente do que este ultimo ato no dia 25 de fevereiro pró-Bolsonaro
 
“Há uma sutileza nessa questão em que ele diz que a minuta era para fazer o Estado de defesa e assim estaria dentro da Constituição. Ocorre que o Estado de Defesa, como está na minuta, era uma decretação de um golpe enquanto não havia nenhum elemento que configurava a possibilidade do Estado de Defesa. Eis a sutileza, não havia dizer que a minuta era de Estado de Defesa. O Estado de Defesa era o subterfúgio para fazer a ruptura institucional. Isso ocorre depois da eleição”, pondera.

Já o advogado Daniel Bialski, que já representou a mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro, considera que a existência de uma minuta e o fato ‘de as pessoas conversarem a respeito de golpe ou manifestação contra a conduta política do Brasil’ não é punível no campo penal. “No Direito Penal, temos os chamados “atos preparatórios, onde não existe crime sem o início dos “atos executórios”, ou seja, alguma execução. Na minha avaliação são atos preparatórios”, indica.

Segundo o criminalista, a conduta poderia ser moralmente punível, mas o fato de o ex-presidente mencionar o documento ‘não configura qualquer tipo de agravante’, principalmente tendo em vista que ‘este fato em si e por si não foi executado’.

“Você pode criticar a cogitação de alguém ou algumas pessoas idealizarem o golpe, mas isto não configura um crime ao ponto de caber punição a qualquer pessoa neste sentido.Isso não pode gerar qualquer tipo de responsabilidade”, explica.

Silêncio

As declarações de Bolsonaro ocorreram dias após ele se negar a responder as perguntas dos investigadores em depoimento da sede de Polícia Federal. Na quinta-feira, 22, a corporação acompanhou as oitivas de 23 investigados por suposto envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado com as marcações ‘silêncio’ ou ‘respondeu aos quesitos’

16 intimados se calaram diante dos investigadores, como Bolsonaro e o general Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Outros sete responderam aos questionamentos na sede da PF, dentre eles dois aliados de primeira hora do ex-chefe do Executivo: o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o presidente do PL Valdemar da Costa Neto.

Os investigados, ainda na esfera policial, podem optar entre falar e se manter em silêncio. A medida integra a fase pré-processual de um caso, ou seja, o inquérito policial – diferente de quando o alvo é intimado a depor diante de um juiz. Aos policiais, o investigado pode escolher dar sua versão dos fatos.

Agentes consultados pelo Estadão explicam que a colheita de depoimentos na fase investigativa é uma ferramenta importante, mas o fato de o investigado ficar em silêncio não impacta as apurações – nem para um lado, nem para outro.

Na fase de apurações o foco da PF é o levantamento de provas. Na Operação Tempus Veritatis o material colhido já se mostra extenso. A investigação foi abastecida com a delação do ex-ajudante de ordens da presidência, tenente-coronel Mauro Cid. A Polícia Federal precisa juntar elementos que corroboram a versão do ex-braço direito de Bolsonaro

Agora, PF está analisando o que foi coletado nas diligências da fase ostensiva da investigação, que cumpriu mandados no último dia 7.

O direito ao silêncio é assegurado ao investigado conforme precisão na Constituição e é uma tática usualmente adotada por defesas, explica a criminalista Beatriz Alaia Colin. Nessa linha, a advogada Carla Rahal Benedetti, doutora em Direito Penal, destaca que a possibilidade de um investigado ter de responder sobre tópicos desconhecidos da defesa – como alegam os advogados de Bolsonaro – levam a estratégia do silêncio a ser a melhor maneira de um alvo de investigação se defender.

O criminalista Miguel Pereira Neto ressalta ainda como o silêncio, em tese, não pode prejudicar os investigados. De outro lado, o especialista pondera que, se o alvo de apuração conseguir elucidar seu não envolvimento com os fatos sob suspeita, é melhor ‘esclarecer os fatos, desde que se tenha conhecimento prévio da investigação’."

Fonte: Isto é/ Estadão Conteúdo   

Notícias locais: no último dia 25, comemorou-se 44 anos da fundação do PT, em Poços de Caldas, MG

Foto no Sintraf - Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
     

Por Executiva Municipal do PT – Partido dos Trabalhadores –

"O encontro do PT - Poços de Caldas no último dia 25, em comemoração aos 44 anos de fundação do partido, oportunizou os seguintes entendimentos:

1. A demonstração de força de um encontro com cerca de oitenta militantes presentes revela os acertos estratégicos do partido nos últimos três anos.

2. Os desafios da democracia determinam a imperiosa necessidade de união contra o fascismo e seus subprodutos regionais.

3. Que tal unidade só será possível com diálogo franco e aberto, sem imposições de qualquer força política.

4. Que é legítima toda manifestação de candidaturas majoritárias, como legítimos são os movimentos que busquem viabilizá-las.

5. Que cada força política democrática tem seu tempo e trajetória de decisões.

6. Que o PT aspira como qualquer outro partido o direito de apresentar uma candidatura para a construção de um frente democrática e popular.

7. Que o PT local realizará uma pré-convenção na última semana de abril para apontar sua proposta de candidaturas majoritária e proporcionais."

Saudações socialistas, em 26 de fevereiro de 2024.

Fonte: Partido dos Trabalhadores, PT de Poços de Caldas, MG

Depoimento do ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro, Anderson Torres

Jornalista Daniela Lima

"@DanielaLima, GloboNews_traz informações sobre o
Ex-Bolsonaro e o ex-ministro da Justiça
Anderson Torres
depoimento de Anderson Torres à Polícia Federal: ex-ministro não implicou Jair Bolsonaro e disse que fala durante reunião, apontada pela PF como de teor golpista, foi “opinião”."

Fonte: X, ex-Twitter/GloboNews

Dr. em Microbiologia, Atila Iamarino fala em Dengue e a Covid

  
    Fonte: Atila Iamarino

"Uma conversa sobre o aumento de casos de dengue e o aumento de casos da COVID neste começo de ano, o que podemos fazer, a segurança e proteção das vacinas e perspectivas futuras."

Compramos 5 milhões de doses de Qdenga, suficiente para vacinar 2,5M pessoas, pouco mais de 1% da população brasileira. Estratégia de vacinar a partir de 10 a 14 anos contorna esse problema da dengue 3 não despertar tanta imunidade em crianças. https://www.gov.br/saude/pt-br/assunt...
Butantan deu ótimos resultados de fase 3. Só 1 dose. É uma vacina atenuada com sorotipos 1, 3 e 4 de baixa replicação. E outro 4 com pedaços do vírus 2. https://www.nejm.org/doi/full/10.1056...
Todas não têm tantos dados sobre sorotipos 3 e 4 pq não tivemos muitos casos. Vacina parecida com a do Butantan está sendo testada na Ásia e devemos saber logo. Butantan-DV também está sendo testada com desafio nos EUA. https://revistapesquisa.fapesp.br/202...
Não tomar aspirina e AAS. Ibuprofeno e afins também. O recomendado é paracetamol e dipirona. https://www.bbc.com/portuguese/articl...
A positividade de testes para covid-19 subiu 16 pontos percentuais em um mês: passou de 20% na Semana Epidemiológica 1 (SE 1), de 31/12/23 a 6/1/24, para 36% na SE 6, de 4 a 10/2/24. A última vez que o percentual atingiu 35% foi em dezembro de 2022. https://www.itps.org.br/comunicacao/p...
Temos uma cobertura vacinal com mais de 83% de duas doses. Em alguns casos, como SP, passa de 94%. DF, o local mais vacinado, tem 94,1%. https://infoms.saude.gov.br/extension...
COVID pode até internar menos crianças do que VSR, mas mata mais em muitas semanas. E mais do que gripe. https://agencia.fiocruz.br/sites/agen...
Das mais de 25,9 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas em crianças menores de 12 anos, há a notificação de apenas 11.885 casos suspeitos de ESAVI, o que corresponde a menos de um caso a cada 100 doses aplicadas: https://x.com/minsaude/status/1733859...
Estudo acompanhando eventos adversos em 99 milhões de pessoas, que já eram acompanhadas antes da vacinação. https://www.sciencedirect.com/science...
Dados disponíveis para quem quiser checar https://www.globalvaccinedatanetwork....
Comparação dos efeitos da vacina com os efeitos da doença: https://www.nytimes.com/2020/01/09/op...
Na Escócia a vacinação contra HPV aos 12-13 anos de idade eliminou TODOS os casos de câncer cervical invasivo. Todos. https://academic.oup.com/jnci/advance...
Vacina da COVID para grávidas aumenta o nível de proteção da criança: https://publications.aap.org/pediatri...
Vacina atualizada para a XBB.1.5 desperta bons anticorpos neutralizantes contra a JN.1, é uma perda ainda não termos. https://www.sciencedirect.com/science...
Anunciaram em novembro do ano passado que doses seriam compradas para 2024, a Anvisa aprovou em dezembro, mas o calendário de vacinação seria de fevereiro a novembro de 2024. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assun...
Estudo de 2022 com população de quase 70 milhões do Reino Unido mostra que as doses do regime completo fazem falta, principalmente para os mais idosos: https://www.thelancet.com/journals/la...
E nossa cobertura com 3 doses está mais próxima de 51%. Com 4 doses não chega a 15%. https://infoms.saude.gov.br/extension...

Fonte: Dr.em Microbiologia, Atíla Iamarino