Matérias interessantes

sexta-feira, 18 de julho de 2025

JORNAL DA CULTURA | 17/07/2025 - Destaque: PL da Devastação foi aprovado pela Câmara dos deputados, pq Lula vetou o PL de aumento de deputados

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP


Por Ana Lúcia Dias, Editora do Jornal OGM

O Congresso ignora o referendo de 1993 — e o presidencialismo segue sendo uma escolha do povo

Há momentos em que o esquecimento é conveniente. O Congresso Nacional, por exemplo, parece ter esquecido — de propósito — que o Brasil já decidiu, nas urnas, qual sistema de governo deseja seguir. Em 21 de abril de 1993, por meio de um referendo nacional, os brasileiros escolheram continuar com o presidencialismo. Você deve lembrar, e para quem não lembra é bom para saber.

As opções eram claras: monarquia ou república, parlamentarismo ou presidencialismo. O resultado também: a maioria escolheu manter o sistema Republicano e presidencialista. E desde então, não houve outro referendo que alterasse essa decisão soberana do povo.

Mesmo assim, volta e meia surgem vozes no Parlamento que sugerem mudanças de rumo, dando a entender que o presidencialismo já não serve — como se o Congresso tivesse autonomia para ignorar a vontade popular expressa nas urnas. O debate sobre o fortalecimento do Legislativo em detrimento do Executivo, por exemplo, tem ganhado espaço, sugerindo um esvaziamento da autoridade presidencial.

No entanto, é preciso lembrar: em um regime presidencialista, a palavra final em decisões do Executivo cabe ao presidente da República. E isso inclui, sim, o presidente Lula, goste-se dele ou não. O sistema é claro quanto a isso — e foi legitimado pelo voto popular.

Se há desejo real de mudança, que se convoque novo referendo. Até lá, cabe ao Congresso respeitar a escolha feita em 1993. Ignorá-la é desprezar a democracia que o próprio Parlamento diz defender. 

E temos de lembrar que somos nós que pagamos os parlamentares que foram eleitos por nós, alguns erradamente, por exemplo, a oposição ao governo Lula, que não deixam os PL serem aprovados e  exige cargos no governo. Partidos como União Brasil, Republicanos, PP. 

Houve uma pesquisa de opinião, realizada pelo Instituto Quest sobre essa questão do aumento dos deputados de 513 para 531, e cerca de 85% dos entrevistados foram contra esse aumento.

Entenda a questão: de acordo com IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica – A população aumentou em alguns estados e, consequentemente diminuiu em outros. Então, 

 

sábado, 12 de julho de 2025

JORNAL DA CULTURA | 12/07/2025 Destaque: mais de 200 barragens no Brasil colocam vidas em risco

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"No Jornal da Cultura deste sábado (12), você vê: Trump amplia guerra comercial e aplica tarifa de 30% sobre produtos da União Europeia e México; investimento em saúde no Brasil fica abaixo da média internacional; Agência Nacional de Águas alerta: mais de 200 barragens têm risco de rompimento; morre em São Paulo Jean-Claude Bernardet, um dos nomes mais importantes do cinema nacional.
Para comentar esses e outros assuntos, Rodrigo Piscitelli recebe o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, e o advogado João Santana.

sexta-feira, 11 de julho de 2025

JORNAL DA CULTURA | 11/07/2025 - Destaque: a UFMG diante do tarifaço do Trump, estima um déficit no PIB

Fonte: Jornal da Cultura,TV Cultura, SP

"No #JornaldaCultura desta sexta-feira (11), você vai ver: Trump sinaliza intenção de conversar com Lula e volta a defender Jair Bolsonaro; Lula diz que irá priorizar negociação, mas não descarta reciprocidade; Empregos na indústria e agronegócio devem ser mais impactados com taxação americana; 40% das moradias em áreas de conservação têm alguma precariedade; Estados Unidos fecham acordo com a Otan para envio de armas à Ucrânia."
Para comentar essas e outras notícias, Rodrigo Piscitelli recebe a professora de direito Eloísa Machado, da FGV, e o economista e doutor em ciência política Ricardo Sennes.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

JORNAL DA CULTURA | 10/07/2025 Destaque: Lula devolve o texto para o presidente norte-americano. A lei da reciprocidade, disse Lula

Fonte: Jornal da Cultura, SP

"No Jornal da Cultura desta quinta-feira (10), você vai ver: Governo brasileiro deve retaliar com tarifas os Estados Unidos após nova sobretaxa; Congresso afirma estar pronto para proteger economia; Quais os impactos para a economia brasileira com o novo tarifaço; Parecer propõe isenção para quem ganha até R$7300 e 10% de taxa para os mais ricos; Ataques de Israel matam 52 palestinos em meio a discussão de cessar-fogo.
Para comentar essas e outras notícias, Rodrigo Piscitelli recebe os jornalistas Patrícia Campos Mello, da Folha de S. Paulo, e Leonardo Sakamoto, doutor em ciência política."

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Ciência: Terra vai girar mais rápido a partir desta quarta (9)

Terra 


 Por  Giovana Christ,, CNN - Brasil

"Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra) e do Observatório Naval dos Estados Unidos mostram que os dias das próximas semanas serão cerca de meio milissegundo mais curtos em relação ao padrão. Nosso planeta dá uma volta em relação ao Sol -- o equivalente a um dia -- em 86.400 segundos. Mas, em alguns dias, o globo terrestre pode ser afetado por diversos fatores que diminuem ou aumentam esse tempo. Esse tipo de medição é feita por meio de relógios atômicos, usados por cientistas desde a década de 1950. De acordo com o site Time and Date, até 2020, o menor tempo de deslocamento (LOD) da Terra tinha sido com um adiantamento de 1,05 milissegundo, mas, desde então, todos os anos o planeta aumenta essa diferença. Até hoje, o dia "mais rápido" de todos foi registrado em 5 de julho de 2024, quando a Terra se adiantou em 1,66 milissegundo. 

Neste ano, os dados preveem que nos dias 9 e 22 de julho e 5 de agosto esse tempo seja semelhante -- ou até menor. Essa diferença pode ser justificada por diversos fatores, como a posição da Lua em relação à Terra, já que nosso planeta gira mais rápido quando o satélite natural está mais ao norte ou ao sul da Linha do Equador. Nos dias apontados para serem os mais rápidos de 2025, a Lua estará em sua distância máxima desses pontos. Ainda, outros fatores que influenciam o movimento de rotação da Terra em relação ao Sol podem ser o movimento complexo do núcleo, dos oceanos e da atmosfera da Terra."

Fonte: CNN, Brasil   

PROVOCA | LEONA CAVALLI | 08/07/2025- No teatro, a luz pode faltar ... O teatro depende de atores e atrizes...

Fonte: Provoca, TV Cultura, SP

"Nesta terça (8), Marcelo Tas recebe Leona Cavalli no Provoca. Atriz e diretora, Leona começou a atuar aos seis anos e estreou profissionalmente no Teatro Oficina, com Zé Celso. Fez peças como As Troianas e Ham-let, e também se destacou no cinema e na TV.
No programa, ela fala sobre a transição para a direção, sua trajetória sem apoio no início da carreira e a experiência à frente de quatro espetáculos — o mais recente é Lady (2025), com Susana Vieira. Aos 55 anos, Leona leva uma vida conectada à natureza, em seu sítio no Rio, com alimentação vegetariana e uma visão cíclica do tempo."

segunda-feira, 7 de julho de 2025

RODA VIVA | RUI COSTA | 07/07/2025 Ministro da Casa Civil do Governo Lula

    
    
    Fonte: Roda Viva, TV Cultura, SP

"O Roda Viva entrevista o ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O governo federal ainda busca alternativas para compensar a queda de arrecadação após o Congresso derrubar o decreto presidencial que aumentava o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). Para falar sobre esse e outros assuntos, o programa recebe o ministro. Nesta edição, participam da bancada de entrevistadores: Josias de Souza, colunista do UOL; Marcello Corrêa, editor de Política do Valor Econômico; Renata Agostini, colunista do jornal O Globo; Vera Rosa, repórter especial e colunista do Estadão; e Vinicius Mota, secretário de redação da Folha de S.Paulo." Com apresentação de Vera Magalhães, as ilustrações em tempo real são de Luciano Veronezi.

sábado, 5 de julho de 2025

OPINIÃO | 35 ANOS SEM CAZUZA | 04/07/2025 Um poeta de ontem, hoje e sempre

Fonte: Opinião, TV Cultura, SP

"O Opinião desta semana, apresentado por Rita Lisauskas, celebra o cantor Cazuza, que nos deixou há 35 anos.
O artista foi um cantor, compositor e poeta brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 4 de abril de 1958. Tornou-se famoso nos anos 1980 como vocalista da banda Barão Vermelho, com sucessos como “Pro Dia Nascer Feliz”. Em 1985, iniciou carreira solo e lançou músicas marcantes como “Exagerado”, “O Tempo Não Para” e “Brasil”. Em 1989, assumiu publicamente ser soropositivo, tornando-se uma das primeiras figuras públicas brasileiras a falar abertamente sobre a AIDS. Um ano depois, aos 32 anos, o artista faleceu e deixou um legado importante para o rock brasileiro e a luta contra o preconceito. Para comentar mais a fundo o tema, recebemos o poeta Ramon Nunes Mello e a crítica literária e professora de Literatura Brasileira na USP Eliane Robert Moraes."

terça-feira, 1 de julho de 2025

PROVOCA | JOÃO BOSCO | 01/07/2025

Fonte: Provoca, TV Cultura, SP

Marcelo Tas recebe João Bosco no Provoca desta terça (1º). O cantor fala sobre a parceria com Aldir Blanc, os sucessos da MPB e o desafio de compor durante a ditadura. Aos 78 anos e mais de 50 de carreira, João impressiona com shows que duram até três horas: “O palco é o lugar que eu mais adoro estar”. Ele relembra a criação de ‘O bêbado e o equilibrista’, clássico com Aldir Blanc, gravado por Elis Regina no fim dos anos 70. Na conversa, João ainda cita nomes da nova geração e brinca: “A bossa nova ainda não é sucesso no Brasil. Um dia vai ser”.

JORNAL DA CULTURA | 01/07/2025 -Destaque: SUS ainda não tem medicamentos superavançados no combate ao câncer / Governo Federal entra no Supremo no caso do IOF

Fonte: Jornal da Cultura, TV Cultura, SP

"No Jornal da Cultura desta terça-feira (01), você vai ver: Judicialização do decreto do IOF pode escalonar crise entre os poderes; Mais de 26 mil postos de saúde no Brasil operam apenas com um médico; Desastres com chuvas atingiram 83% dos municípios do Brasil entre 2020 e 2023; Mercosul fecha acordo de livre comércio com quatro países europeus; Pacote fiscal deve adicionar mais de 3 trilhões de dólares à dívida pública americana.
Para comentar essas e outras notícias, Karyn Bravo recebe a professora de administração pública da Fundação Getúlio Vargas, Élida Graziane, e o médico Arnaldo Lichtenstein, clínico geral do Hospital das Clínicas de São Paulo."