Matérias interessantes

domingo, 28 de setembro de 2014

O voto em trânsito...

Por Ana Lúcia Dias
É possível votar em trânsito nos municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores.

Os brasileiros poderão, pela primeira vez, votar fora do seu domicílio eleitoral em todos os municípios com mais de 200 mil eleitores. Este ano, poderá ser exercido em 92 cidades Em 2010, o direito ao voto em trânsito foi admitido apenas nas 27 capitais do país.


De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno, agora em outubro, irão votar em trânsito, 84.418 e 79.513 eleitores, para um eventual segundo turno. Estes eleitores poderão votar apenas para presidente e vice-presidente da República.

Para votar em trânsito, o eleitor deve estar com a situação regular no cadastro eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. O TSE – Tribunal Superior Eleitoral - esclarece que, uma vez cadastrado nessa modalidade de votação, o eleitor fica apto para votar no local onde informou que estará no dia do pleito, mas fica impedido de votar na sua seção de origem.

Democratização

O voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso Nacional em 2009 e aplicado pela primeira vez em 2010. Naquelas eleições, 80.419 eleitores registraram o pedido para votar em trânsito no primeiro turno e 76.458 no segundo turno.
A iniciativa busca assegurar o pleno exercício da cidadania. Moderniza e democratiza nossas eleições de maneira mais ampla ainda porque, se por uma razão qualquer um eleitor de Roraima estiver no Rio Grande do Sul ele poderá votar para presidente, com seu direito à cidadania ficando mais plenamente atendido.
A participação dos eleitores pode ser ampliada em outras eleições. O Senado aprovou, em agosto de 2013, um projeto que estende o voto em trânsito para todos os outros cargos eletivos nos estados – governadores, senadores, deputados federais e estaduais – e, nos municípios, para prefeitos e vereadores. A proposta está agora em análise na Câmara dos Deputados.
Confira abaixo a relação dos 92 municípios que terão urnas especiais para a recepção de votos em trânsito.

 Fonte: Agência Senado                                                  Arte: Flávia Gonçalves
Esta semana vamos nos dedicar mais às dúvidas que podem aparecer para os eleitores... Acompanhe...







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!