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quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Publicidade do governo Temer cresce 65% no semestre"

          "Ordem e Progresso"

"O gasto do governo federal com publicidade cresceu 65% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2015. Levantamento do site Contas Abertas mostra que as despesas subiram de R$ 234,1 milhões, no ano passado, para R$ 386,5 milhões, em 2016. O montante inclui publicidade pública, institucional, legal e mercadológica.

A maior parte do desembolso foi realizada um mês antes de a presidente Dilma Rousseff ser afastada do Palácio do Planalto pelo Senado, em maio, e no mês posterior à posse do presidente em exercício Michel Temer.

Em abril, foram destinados R$ 79,9 milhões para publicidade – quase o dobro (98%) do que no mesmo mês de 2015. Em junho, os gastos foram de R$ 82,1 milhões, valor cerca de 50% superior ao do mesmo mês do ano passado.

O Estado apurou que o governo Temer vai cortar no mínimo 25% dos gastos com publicidade em 2017. O Planalto quer focar suas propagandas em ações de utilidade pública e menos em publicidade institucional.

O governo também vai revisar no próximo ano os gastos das estatais. Eletrobrás e Correios, por exemplo, vão diminuir não só os investimentos em publicidade, mas também os com patrocínios, porque enfrentam problemas de caixa.

A maior parte dos recursos deste ano – R$ 212,4 milhões, que correspondem a 55% da verba – foi gasta com utilidade pública. É nessa área que o governo Temer quer priorizar o investimento. A publicidade institucional, usada para divulgar atos, obras e programas governamentais, recebeu R$ 109 milhões no primeiro semestre. Para o atual governo, os petistas usavam parte dessa verba como “ferramenta de luta política” e “campanha ideológica”.



Ainda há verbas destinadas à publicidade legal – R$ 57,1 milhões –, que se refere à publicação de avisos, balanços, relatórios e comunicados de órgãos por força de lei. A conta de publicidade prevê ainda R$ 8,1 milhões aos serviços “mercadológicos”, em que sociedades controladas pela União atuam em uma relação de concorrência no mercado.

Fonte: Estadão

Após polêmica, publicitário apresenta logotipo do governo Temer com 27 estrelas




O logotipo do governo Michel Temer foi refeito para incluir a versão atual da bandeira brasileira, com 27 estrelas que simbolizam os 26 Estados mais o Distrito Federal.
"Em entrevista à "Folha de S. Paulo", o publicitário Elsinho Mouco, responsável pela identidade visual do governo do presidente interino, Michel Temer, afirmou que a marca anteriormente divulgada se tratava de "um layout, não estava finalizada".

O primeiro logotipo se baseava em uma  versão desatualizada da bandeira do Brasil, que vigorou entre 1960 a 1968. Na marca, a esfera que flutua em cima da palavra "Brasil" tem apenas 22 estrelas, quantidade que aparecia na bandeira durante parte da Quarta República (1946-1964) e da ditadura militar (1964-1985).

Na esfera do logotipo anterior da gestão Temer, não estavam simbolizados o Acre, que passou a aparecer a partir de 1968, e os Estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, que só entraram na versão de 1992. Nessa última mudança, a estrela que representava o extinto Estado da Guanabara passou a simbolizar o Mato Grosso do Sul.
As estrelas na bandeira brasileira estão na posição em que estavam no céu do Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, data da proclamação da República." (com informações do BOL)

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