Os resultados têm grande impacto para estudantes e profissionais que precisam capturar e reter informações rapidamente. [Imagem: Jeff Luci] |
Redação do Diário da Saúde
“Descansar
a mente, deixando-a vagar em um devaneio, ajuda a fortalecer as
memórias de eventos recentes e reter informações adquiridas
recentemente.
A
novidade é que, mais do que isso, o descanso adequado ajuda a
aumentar o aprendizado futuro.
Os
pesquisadores mostraram que o tipo certo de descanso mental reforça
e consolida as memórias de tarefas recentes de aprendizagem e
estabelece conexões que facilitam aprender coisas novas.
Aprendizagem
futura
Margaret
Schlichting e Alison Preston, da Universidade do Texas em Austin
(EUA) deram aos voluntários do estudo duas tarefas de aprendizagem
em que os participantes deviam memorizar diferentes séries de pares
de fotografias associadas.
Entre
as tarefas, os participantes descansavam e podiam pensar em qualquer
coisa que escolhessem.
Mas
exames cerebrais revelaram que aqueles que usaram esse tempo para
refletir sobre o que tinham aprendido no início do dia se saíram
melhor nos testes que fizeram a seguir sobre o que haviam aprendido.
Além
disso, esses participantes absorveram melhor informações que lhes
foram fornecidas mais tarde, mesmo que estas fossem apenas vagamente
relacionadas com o que haviam aprendido mais cedo.
"Nós
mostramos pela primeira vez que a forma como o cérebro processa a
informação durante o repouso pode melhorar a aprendizagem futura,"
disse Preston. "Nós acreditamos que revisar as memórias
durante o repouso torna essas memórias mais fortes, não apenas
afetando o conteúdo original, mas impactando as memórias que estão
por vir.
Teorias
às avessas
Até
agora, os cientistas assumiam que as memórias anteriores são mais
susceptíveis de interferir negativamente com um novo aprendizado
porque produziriam uma espécie de "engarrafamento" nos
processos cerebrais.
Este
novo estudo mostra que, pelo menos em algumas situações, o oposto é
que é verdadeiro.
"Nada
acontece de forma isolada," defende Preston. "Quando você
está aprendendo algo novo, você traz à mente todas as coisas que
você sabe que estão relacionadas a essa nova informação. Ao fazer
isso, você incorpora a nova informação em seu conhecimento
existente." "
Fonte:
Diário da Saúde
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