Da
Redação, com assessoria - Garagem 360
“Durante o
funcionamento do veículo, o ideal é que o carro emita o mínimo de
ruídos possível. O motorista deve prestar atenção em
chiados, assovios e rangidos que podem indicar a necessidade de
manutenção em alguma parte do veículo. Pensando nisso, a
DPaschoal, empresa que presta serviços automotivos, listou os
principais barulhos que os automóveis apresentam e que podem
sinalizar uma visita ao mecânico:
Ronco
Semelhante ao barulho
de um ventilador elétrico, esse ruído geralmente se manifesta
com o veículo em movimento. Com sonoridade grave e abafada, pode
estar relacionado ao desgaste dos rolamentos da roda. Caso o
proprietário do veículo não procure por manutenção, há chance
de travamento e de avarias na ponta de eixo, aumentando bastante os
custos para consertar, além dos riscos de acidentes.
Estalos
Comuns no motor ou no
câmbio, os estalos geralmente acontecem no momento da partida no
carro, após o motorista engatar a marcha. Esse ruído pode indicar
danificação no coxim do motor ou no câmbio, partes essenciais
para manter as vibrações e o veículo no lugar.
Outra situação em que
os estalos podem se manifestar é durante a manobra dos carros. Na
maioria dos casos, a origem do barulho vem da ajunta
homocinética, que precisa ser trocada.
Grilo
Vindo da correia do
carro, esse barulho geralmente incomoda ao motorista também no
momento da partida ou na aceleração do carro. Pode indicar que essa
parte do veículo está ressecada e você pode recorrer a duas
saídas: se a correira estiver dentro da vida útil, um spray vai
resolver o problema do barulho. Entretanto, se esse não for o caso,
o motorista precisará trocar esse item do carro.
Agudos
Alguns até falam que
os pneus cantam e esse ruído pode dar a impressão que o carro está
em alta velocidade em uma curva, por exemplo. Contudo, esse
barulho pode ser um indícios de que o veículo está desalinhado,
dessa forma, vale uma visita ao mecânico.
Rangidos e Batidas
Secas
Esses ruídos
geralmente são associados à suspensão do carro. Vão desde um
simples batente protetor de amortecedor até uma complexa caixa de
direção, passando por pivôs, barras, bandejas e buchas. Sendo
assim, é necessário que o proprietário do veículo encoste o
carro no mecânico para evitar problemas em outras áreas automóvel.
Assovio
Presente quando o
motorista freia o veículo, esse ruído pode indicar a necessidade de
troca de pastilhas do freio. Elas estão diretamente ligadas à
frenagem do carro e usá-las desgastadas pode aumentar o
tempo que o automóvel demora para frear.”
Fonte: garagem 360
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