Matérias interessantes

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

SINTOMAS DE LÚPUS PODEM SER AMENIZADOS COM TERAPIAS HOLÍSTICAS


Tratamentos podem unir medicina tradicional e terapias alternativas

Por Solange Lima

Doenças autoimunes como o lúpus (LES) - que afeta principalmente mulheres - podem não ter cura, mas optar por um tratamento multidisciplinar envolvendo a medicina tradicional e terapias holísticas pode reduzir os efeitos dos sintomas.

Na terapia integrativa, trabalhamos com aromaterapia, aromaterapia vibracional e frequencial, Reikiterapia floral e outras técnicas. Todas os métodos citados podem ajudar os pacientes de lúpus como apoio e tratamento complementar. Principalmente no caso das dores, pois todos apresentam quadros de dores articulares, problemas de pele como alergias e coceiras e também nas questões emocionais que a doença traz.

O QUE É LÚPUS?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente como lúpus, é uma doença autoimune, com maior frequência em mulheres. Isto é, uma doença inflamatória que é causada quando o sistema imunológico da uma pessoa ataca os seus próprios tecidos. O Lúpus causa desequilíbrio de todo o sistema imunológico e pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro e todos os demais órgãos.


EXISTEM TRÊS TIPOS DE LÚPUS


1.Lúpus discoide
É mais limitado à pele, causando erupções escamosas ou manchas vermelhas que podem aparecer no rosto, na nuca e no couro cabeludo. Comumente, é confundido com outras doenças de pele até que se chegue ao diagnóstico correto de lúpus.

2. Lúpus sistêmico
Essa já compromete vários órgãos ou sistema do corpo, não sendo restrito só à pele. Os sintomas causados por este tipo de lúpus dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e nas articulações.

3. Lúpus induzido por drogas
Algumas drogas ou medicamentos - está relacionado à exposição contínua a fármacos (ou seja, por mais de 30 dias) - podem provocar uma inflamação temporária, provocando sintomas muito parecidos com os do lúpus sistêmico. Esses sintomas podem desaparecer após a finalização do uso desses medicamentos.

Em todos os três casos, é uma doença que exige tratamento com especialistas. Quando feito de forma correta, o paciente tem condições de levar uma vida normal.

O QUE PODE AGRAVAR O LÚPUS?

Um dos principais fatores que podem agravar a situação do lúpus é a radiação solar, piorando o quadro da doença. Nesses casos, o indicado é evitar o Sol. Principalmente do período das 10h às 15h - quando a incidência de raios ultravioleta é mais forte.

Isso limita muita a vida de uma pessoa que apresenta a doença, principalmente em lugares onde o clima é mais tropical e tem Sol forte o ano todo. Essa reclusão forçada acaba causando problemas emocionais, principalmente com quadros de depressão.

Vale lembrar que o Sol ajuda na produção de vitamina D e nos dá energia. Ou seja, a energia que recebemos do Sol também é importante para manter a nossa saúde.

LÚPUS E TERAPIAS

Terapias naturais e integrativas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de um paciente com lúpus. Note, porém, que cada pessoa é única e deve ser analisada de forma integral, tratando o ser humano como um todo e de forma integralista.



Estresse acumulado gera somatizaçãoCristina Cairo, autora do livro Linguagem do Corpo (1999), cita que o lúpus é uma doença emocional que se desenvolve em pessoas que perderam a esperança e que remoem ódio contra aqueles que a traíram, abandonaram ou humilharam... Sendo assim, se faz necessário um acompanhamento terapêutico para entender cada processo gerador de mágoas e ressentimentos, ajudando a entender essas emoções.

Nesse caso falamos da psicossomática, onde a pessoa somatiza uma doença em consequência de uma questão emocional, a emoção se não resolvida vai para o físico.

COMO A AROMATERAPIA PODE AJUDAR?

Na aromaterapia, temos vários óleos essenciais que podem trabalhar ajudando na limpeza dessas emoções, trazendo aceitação, entendimento e também o perdão.

Há óleos que ajudam no caso das dores articulares, no quadro de inflamações de pele e quedas de cabelo, muito recorrentes em quadros de pacientes com lúpus. A aromaterapia vibracional também tem um papel importante para o controle da doença - atuando de forma muito sutil, principalmente no quadro emocional e energético.”

Fonte: Personare

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!