Matérias interessantes

sábado, 29 de setembro de 2018

Setembro Amarelo, pela valorização da vida!




O Setembro Amarelo é um alerta às pessoas que podem cometer o suicídio. 


Da esq. para dir. Julio, Gustavo, Paula, Grabriele, Enzo, Dr. Fernando e a Psicóloga, Dra. Laine  
Por Ana Lúcia Dias

Em Poços de Caldas se reuniram estudantes de Medicina da PUCMinas - Unidade Poços de Caldas, no Jardim São Bento, zona sul da cidade, sob a coordenação do Dr. Fernando, da Psicóloga, a Dra. Laine ambos do PSF - Programa de Saúde da Família do Jardim São Bento. 



Os estudantes de Medicina da PUC-Minas- Unidade Poços de Caldas, disseram que esse trabalho de conscientização das pessoas faz parte do  estágio deles. Eles têm em média 20 anos. Estavam distribuindo panfletos para as pessoas que passavam pela avenida Jader Vieira . Um trabalho muito importante.



"Assim como você cuida da sua saúde física é necessário cuidar também, da sua saúde mental. A saúde mental diz respeito à  qualidade de vida que está relacionada com as emoções.  O adoecimento mental, como a depressão, por exemplo, pode acarretar graves consequências na vida de uma pessoa, pela perda de alguém querido, a solidão, levando a depressão que é uma das causas de tentar tirar a própria vida. A  triste notícia é que muitas pessoas acabam conseguindo.

Tentar tirar a própria vida pode significar a tentativa de escapar do sofrimento, do desespero, das preocupações, da rejeição, como se tirando a própria vida pudesse matar aquela dor, aquela tristeza.

Se você ou alguém que você conhece já pensou em tirar a própria vida, lembre-se de que existem pessoas que podem ajudar. 

Converse com alguém de sua confiança. Pode ser um parente, um amigo. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Ou ligue 188, o número do Centro de Valorização da Vida. Uma linha especial para você falar dos seus medos, da sua solidão e da sua angústia. A ligação é gratuita!

Há muitas pessoas tristes nesse momento. Se a tristeza for sua saiba que tudo vai ficar bem. Se a tristeza for do outro, faça ele saber disso."
               

                     NÃO JULGUE, AJUDE!
                  
          FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO!


 Fonte: NASF - Núcleo Ampliado de Saúde da Família - Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, MG  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!