Matérias interessantes

Boletim epidemiológico atualizado: 31 de dezembro, em Poços de Caldas, MG


Painel da covid19 em Poços de Caldas

Fonte: prefeitura de Poços de Caldas

"Segundo Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas, nesta quinta, 31 de dezembro, são 2796 casos positivos em Poços: destes, 2155 pacientes são considerados recuperados, 525 seguem em isolamento domiciliar, 18 estão em Unidade de Terapia Intensiva e 15 em ala ou leito clínico. São 83 óbitos no município em função da Covid-19, com o registro do óbito da paciente de 84 anos que possuía comorbidade. A Secretaria Municipal de Saúde se solidariza com parentes e amigos neste triste momento de perda. O informe permanece com um óbito em investigação.

Dentre os 2796 casos positivos no município, 50,7% se referem a pacientes do sexo feminino. A faixa etária de maior incidência é dos 30 aos 39 anos, que corresponde a 23,3% dos casos. A taxa de ocupação de Unidade de Terapia Intensiva, nesta quinta, está em 45,61%. São 26 leitos ocupados, sendo 18 por pacientes confirmados e residentes em Poços, o que corresponde a 31,58%. Oito leitos ocupados por pacientes residentes em outros municípios, o que corresponde a 14,04% da ocupação. Nesta quinta, são oito internações de pacientes de outras cidades, conforme descrito na taxa de ocupação de UTIs: cinco pacientes de Andradas, um de Botelhos, dois de Caldas. Lembrando que estes casos não são computados nas estatísticas locais referentes aos números de casos positivos, mas já estão incluídos na taxa de ocupação de leitos de UTI, divulgada diariamente no Boletim Epidemiológico. O Boletim contabiliza 50 óbitos de não residentes. O Boletim também informa que já foram realizados no município, somando as redes pública e privada, 27.225 testes e exames.

Informe Estadual
Segundo o Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, 542.909 são casos confirmados. E destes, 39.570 estão em acompanhamento; 491.437 recuperados e 11.902 são óbitos por Covid-19 registrados em Minas."

Fonte: Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, MG

"Bolsonaro é eleito "corrupto do Ano" por mídia internacional" Que vergonha!

Jair Bolsonaro Foto: Adriano Machado / Reuters


 

Grupo diz que o mandatário brasileiro "venceu por pouco" o chefe da Casa Branca, Donald Trump, e o líder da Turquia, Recep Erdogan

 por Iander Porcella

 "O presidente Jair Bolsonaro foi eleito 'Pessoa Corrupta do Ano' pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), um consórcio internacional que reúne jornalistas investigativos e centros de mídia independente. Em comunicado, o grupo diz que o mandatário brasileiro "venceu por pouco" o chefe da Casa Branca, Donald Trump, e o líder da Turquia, Recep Erdogan, devido a seu suposto papel na promoção do crime organizado e da corrupção.  

"Eleito após o escândalo da Lava Jato como candidato anticorrupção, Bolsonaro se cercou de figuras corruptas, usou propaganda para promover sua agenda populista, minou o sistema de justiça e travou uma guerra destrutiva contra a região da Amazônia que enriqueceu alguns dos piores proprietários de terras do país", afirma o OCCRP.

O consórcio destaca a denúncia contra o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, no caso das "rachadinhas" na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), quando ele era deputado estadual. Além disso, ressalta as investigações contra o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), o filho zero dois do presidente, também por um suposto esquema de repartição de salários de assessores, o dinheiro depositado por Fabrício Queiroz e sua esposa, Márcia de Aguiar, na conta bancária da primeira-dama Michelle Bolsonaro e as acusações contra o próprio presidente.

"A família de Bolsonaro e seu círculo íntimo parecem estar envolvidos em uma conspiração criminosa em andamento e têm sido regularmente acusados de roubar do povo", diz Drew Sullivan, editor do OCCRP. "A destruição contínua da Amazônia está ocorrendo por causa de escolhas políticas corruptas feitas por Bolsonaro. Ele encorajou e alimentou os incêndios devastadores", afirma Rawan Damen, diretor do Arab Reporters for Investigative Journalism e um dos jurados do prêmio.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o líder das Filipinas, Rodrigo Duterte também já venceram a premiação."

Fonte: Terra   


"Aborto legalizado na Argentina e coloca nosso vizinho na vanguarda dos direitos sociais da América Latina"

Manifestantes a favor do legalização do aborto. Foto: Augustin  Marcarian da Reuters
 

Por Mar Centenera e Federico Rivas Molina - direto de Buenos Aires - El País

Legisladores debateram projeto de lei de interrupção voluntária da gravidez que permite o aborto livre até a 14ª semana de gestação e deram vantagem da pauta apoiada pelo Governo Fernández"

"É lei. Na Argentina, as mulheres que decidem interromper a gravidez podem fazê-lo de forma legal, segura e gratuita no sistema de saúde. O Senado aprovou na madrugada desta quarta-feira a legalização do aborto até a semana 14 da gestação por 39 votos a favor, 29 contra e uma abstenção. Enterrou assim a lei em vigor desde 1921, que considerava a prática crime, exceto em caso de estupro ou risco de vida da mãe. Nas ruas, a maré verde, a cor símbolo do feminista no país, explodiu de alegria.

Com a nova legislação, a Argentina está mais uma vez na vanguarda dos direitos sociais na América Latina. A partir desta quarta-feira é o primeiro grande país da região a permitir que as mulheres decidam sobre seus corpos e se querem ou não ser mães, como já fizeram Uruguai, Cuba, Guiana e Guiana Francesa (e regiões como a Cidade do México). Nas demais, há restrições totais ou parciais, como no Brasil. A iniciativa, aprovada na Câmara dos Deputados há duas semanas, prevê que as gestantes tenham acesso ao aborto legal até a 14ª semana após a assinatura do consentimento por escrito. Também estipula um prazo máximo de dez dias entre a solicitação de interrupção da gravidez e sua realização, a fim de evitar manobras que retardem o aborto.  

A pressão de grupos religiosos e conservadores para manter a criminalização do aborto vinha sendo muito forte, mas não suficiente para repetir o resultado de 2018, quando o Senado rejeitou o projeto. Ainda assim, uma forte ofensiva legal é esperada. No país do Papa Francisco, a Igreja ainda tem muito prestígio. E não só porque trabalha em conjunto com o Estado no atendimento aos mais pobres, por meio de centenas de refeitórios populares. A proximidade de Francisco com o presidente Alberto Fernández, que acabou apoiando a legalização, é evidente, e a questão do aborto sempre foi um território incômodo de disputas. A praça em frente ao Congresso era uma prova disso. No lado celeste, exibindo as cores do país, onde os grupos antiaborto se reuniam, os padres celebravam missas diante de altares improvisados e os manifestantes carregavam cruzes e rosários, fotos de ultrassom e um enorme feto de papelão ensanguentado.

Ao contrário da Câmara dos Deputados, onde a aprovação foi folgada, o resultado no Senado mais conservador era mais incerto. Mas desde o início a expectativa acompanhou os verdes. Os números eram muito equilibrados e tudo dependia de um punhado de indecisos, que imediatamente passaram de cinco para quatro: um senador previu que votaria pró-aborto após um mínimo de ajustes no texto da lei. Horas depois, dois senadores e dois senadores também anunciaram seu voto positivo e elevaram os votos afirmativos para 38, ante 32 negativos. Os contrários, além disso, haviam perdido dois votos antes de partir: o do senador e ex-presidente Carlos Menem, 90, em coma induzido por uma complicação renal; e o do ex-governador José Alperovich, de licença até 31 de dezembro por denúncia de abuso sexual.


O triunfo do “sim” à lei logo se definiu, ainda antes da meia-noite, quando faltavam ainda quatro horas de discursos. “Quando eu nasci, as mulheres não votavam, não herdávamos, não podíamos ir à universidade. Não podíamos nos divorciar, as donas de casa não tínhamos aposentadoria. Quando nasci, as mulheres não eram ninguém. Sinto emoção pela luta de todas as mulheres que estão lá fora agora. Por todos elas, que seja lei”, declarou a senadora Silvia Sapag durante o debate, em uma síntese do tom dos discursos verdes.


“Queremos que seja lei para que mais nenhuma mulher morra por aborto clandestino. Por María Campos. Por Liliana. Por Elizabeth. Por Rupercia. Por Paulina. Por Rosario. Pelas mais de 3.000 mulheres que morreram por abortos clandestinos desde o retorno da democracia”, afirmava do lado de fora Jimena López, de 27 anos, com um cartaz que dizia “Aborto legal é justiça social”. Entre os que se opunham à lei, muitos criticaram o momento do debate, em meio à pandemia de covid-19, e outros citaram argumentos religiosos, como María Belén Tapia: “Os olhos de Deus estão olhando para cada coração neste lugar. Bênção se valorizamos a vida, maldição se escolhemos matar inocentes. Eu não digo isso, diz a Bíblia pela qual eu jurei”.

Nas províncias do norte do país, aquelas mais influenciadas pela Igreja Católica e grupos evangélicos, a maioria dos legisladores se opôs. Na capital argentina e na província de Buenos Aires, por outro lado, quase todos os representantes apoiaram a legalização, qualquer que fosse o partido.

Durante 99 anos, na Argentina foi legal interromper uma gravidez em caso de estupro ou risco para a vida ou saúde da mãe, como no Brasil (que também autoriza aborto em caso de anencefalia). Em todos os outros casos, era um crime punível com prisão. Ainda assim, a criminalização não foi um impedimento: de acordo com estimativas não oficiais, cerca de meio milhão de mulheres fazem abortos clandestinos a cada ano. Em 2018, 38 mulheres morreram de complicações médicas decorrentes de abortos inseguros. Cerca de 39.000 tiveram que ser hospitalizadas pela mesma causa.

“Obrigar uma mulher a manter sua gravidez é uma violação dos direitos humanos”, afirmou a senadora governista Ana Claudia Almirón, da província de Corrientes, no norte do país. “Sem a implementação de educação sexual integral, sem a previsão de anticoncepcionais e sem um protocolo de interrupção legal da gravidez, as meninas correntinas são obrigadas a parir aos 10, 11 e 12 anos”, denunciou Almirón.

“Em 2018 não alcançamos a lei, mas conscientizamos sobre um problema: hoje existem mulheres que abortam em condições precárias e insalubres”, afirma Mariángeles Guerrero, integrante da Campanha Nacional pelo Direito ao Aborto Legal, Seguro e Gratuito. “O aborto deixou de ser um assunto tabu que se falava em voz baixa e passou a ser um assunto que tinha de ser debatido politicamente para garantir condições seguras para a realização destes abortos”, acrescenta. Em 1921, quando a lei atual foi aprovada, a Argentina estava na vanguarda regional dos direitos das mulheres, mas a falta de debates posteriores a fez perder a disputa. Agora, o país recuperou o terreno perdido.”  

Fonte: El País    

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

"𝐅𝐢𝐧𝐚𝐥𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐚𝐥𝐠𝐨 𝐩𝐫á𝐭𝐢𝐜𝐨 𝐞 𝐡𝐨𝐧𝐞𝐬𝐭𝐨 𝐝a 𝐂𝐡𝐞𝐟𝐞 𝐝𝐚 𝐂𝐥í𝐧𝐢𝐜𝐚 𝐝𝐞 𝐃𝐨𝐞𝐧ç𝐚𝐬 𝐈𝐧𝐟𝐞𝐜𝐜𝐢𝐨𝐬𝐚𝐬 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐯𝐞𝐫𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐫𝐲𝐥𝐚𝐧𝐝, 𝐄𝐔𝐀"

 

1. Talvez tenhamos que morar com a COVID 19 por meses ou anos. *Não* vamos negar ou entrar em pânico. *Não*  vamos tornar nossas vidas inúteis. *Vamos aprender a conviver com esse fato.*


2. Você *não pode destruir* os vírus COVID19 que penetraram nas paredes das células, bebendo galões de água quente - você *só irá* ao banheiro com mais frequência.

3. *Lavar as mãos é o melhor método* para sua proteção.

4. Se você *não tem* um paciente COVID19 em casa, *não há necessidade* de desinfetar as superfícies da sua casa.

5. Cargas embaladas, bombas de gás, carrinhos de compras e caixas eletrônicos não causam infecção. *Lave as mãos,* viva sua vida como sempre.

6. COVID19 *não é uma* infecção alimentar. Está associado a *gotas de infecção* como a gripe. *Não* há risco demonstrado de que o COVID19 seja *transmitido* pelos alimentos.

7. Você *pode* perder o sentido do olfato com muitas alergias e infecções virais. Este é *apenas um sintoma* inespecífico de COVID19.

8. Uma vez em casa, você *não precisa* trocar de roupa com urgência e tomar banho! Pureza é uma virtude, *paranoia não é!*

9. O vírus COVID19 *não está* no ar. Esta é uma infecção respiratória por gotículas que requer *contato próximo.*

10. O ar está limpo, você *pode caminhar* pelos jardins, pelos parques, apenas *evite aglomerações.*

11. É suficiente usar *sabão normal* contra COVID19, não sabão antibacteriano. Este é um *vírus, não uma bactéria*.

12. Você *não precisa* se preocupar com seus pedidos de comida. Mas você pode aquecer tudo no micro-ondas, se desejar.

13. As *chances* de levar o COVID19 *para casa* com os *sapatos* são *como ser atingido* por um raio duas vezes por dia. Trabalho contra vírus há 20 anos - as *infecções* por gota *não* se espalham assim!

14. Você *não pode* ser protegido contra o vírus tomando vinagre, suco de cana e gengibre! Estes *são para imunidade*, não para cura.

15. Usar uma máscara por longos períodos *interfere* nos *níveis de respiração* e oxigênio. Use-a *apenas* na multidão.

16. Usar *luvas* também é uma *má ideia*; o vírus pode se acumular na luva e ser facilmente transmitido se você *tocar em seu rosto.* Melhor *apenas* lavar as mãos regularmente.

17. A *imunidade* é muito enfraquecida ao *permanecer sempre* em um ambiente estéril. Mesmo se você comer alimentos que aumentam a imunidade, *saia regularmente* de sua casa para qualquer parque / praia. A *imunidade é aumentada* pela exposição a patógenos, não por ficar em casa e consumir alimentos fritos / condimentados / açucarados e bebidas gaseificadas, e não praticar atividades físicas."

Notícias locais: comitê prorroga suspensão de atividades, mas libera festas e eventos em Poços de Caldas, MG

Secretário de saúde de Poços de Caldas, Mosconi


Incoerência liberar festas e eventos

Fonte: G1/Sul de Minas

 A nova resolução será válida até o dia 7 de janeiro.

É incoerente essa medida, justamente nas festas de fim de ano. Em função do colapso que estamos vivendo até que venha a vacina! Até lá teremos muitas vidas perdidas, ou com sequelas deixadas pela covid em pacientes que precisam de internação. Enquanto o mundo para,  Poços de Caldas libera  eventos e festas.  

Se o leitor(a) acompanhar os gráficos ou ler os boletins emitidos pela Secretaria de Saúde de Poços de Caldas, irá ver que não são apenas as mortes do município, temos também as vidas perdidas de outros seres humanos. São os óbitos dos não residentes. Mas que perderam a vida em Poços de Caldas. Não sejamos egoístas. São pessoas com famílias que foram despedaçadas, com a perda de seus entes queridos. Utilizemos a empatia, que é colocar-se no lugar do outro!

"Um estudo realizado pelo Grupo de Estudos em Planejamento Territorial e Ambiental (Geplan) do IF Sul de Minas apontou que o Sul de Minas tem risco de colapso na saúde pública por conta do aumento de casos e mortes em decorrência da Covid-19. A pesquisa mostra que está em andamento um novo crescimento dos casos no Sul de Minas, o que pode se agravar diante das festas de fim de ano.

Nas maiores cidades da região, Poços de Caldas e Pouso Alegre (MG), o crescimento é acelerado no número de casos. O aumento no número de casos na região fez com que o Sul de MG regredisse para a onda vermelha do Minas Consciente."

Fonte: G1/Sul de Minas                   

Como soltar fogos de artifício silenciosos em segurança

 
Por Onda Poços

"Os fogos de artifício silenciosos têm sido a opção nas viradas de ano. A utilização destes artefatos visa preservar animais e humanos que sofrem com os barulhos. Em Poços de Caldas, a loja especializada nestes produtos, está há 20 anos no mercado. De acordo com o empresário Felipe Basso, os fogos silenciosos coloridos são os que mais têm sido procurados pelos moradores. As recomendações do empresário são de que as pessoas devem ler as instruções e não permitirem que crianças manuseiem os fogos. O Corpo de Bombeiros também deu algumas dicas de como soltar estes fogos de maneira segura.

“As comemorações de fim de ano. Algumas pessoas gostam de soltar fogos, muitos gostam de espetáculo que é bonito, até crianças vão querer manusear os fogos de artifício gerando uma situação de risco. O corpo de Bombeiros dá dicas de cuidados na utilização dos fogos”, conta o Subtenente Rogério Nunes Domigues.

  • Não permita que crianças manuseiem fogos de artifício. Para elas existe um tipo específico chamado estalo que deve ser utilizado com a supervisão de adulto.
  • Os fogos não devem ser utilizados por pessoas que fizeram uso de bebida alcóolica.
  • Não se deve soltar os fogos em direção a prédios ou na direção de pessoas. Deve se manter uma distância de no mínimo 30 metros das pessoas e residências para soltar estes fogos com segurança.
  • Os fogos devem ser soltos na direção do vazio e não soltar embaixo de arvores, marquises, ou estruturas que as bombas possam bater e retornar estourando próximo ao solo.
  • Não se deve soltar os fogos segurando com as mãos, para isso, o fabricante acrescenta na embalagem o suporte de chão, para fixar estes artefatos que serão acesos com segurança.
  • Antes de soltar os fogos, recomenda-se a leitura do manual de instrução.
  • Em caso de acidente com os fogos, a pessoa deve lavar muito bem a área atingida com água fria e corrente, isso vai remover sujeiras e resfriar o local do ferimento aliviando a dor. Em seguida a pessoa irá protegerá a lesão com pano limpo e encaminhar a vítima para um hospital ou acionar o corpo de Bombeiros pelo 193."
  • Fonte: Onda Poços   

Bolsonaro aguarda início da vacinação para demitir Pazuello

Atual ministro da Saúde, Pazuello e Bolsonaro
 

 Mariana Tramontina, do UOL

"O governo aguarda o início da vacinação contra o coronavírus para demitir o general Eduardo Pazuello do ministério da Saúde, segundo informa a colunista do UOL Thais Oyama. Pazuello deve ser substituído pelo atual líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP), que já ocupou a pasta no governo Michel Temer.

De acordo com a colunista, assessores próximos do presidente dizem que Jair Bolsonaro atrapalhou o trabalho do ministério no combate à pandemia, como quando obrigou Pazuello a recuar no acordo de compra da CoronaVac.

Antes disso, porém, o general já havia enfrentado episódios como o dos quase 7 milhões de testes para diagnóstico do coronavírus flagrados à beira do vencimento num galpão em Guarulhos. E, mais recentemente, o pregão eletrônico para compra de agulhas e seringas, tardiamente realizado pelo ministério da Saúde e que, das 331 milhões unidades necessárias, só conseguiu comprar até agora 7,9 milhões.

Enquanto isso, Bolsonaro aproveitou hoje o dia de folga no litoral de São Paulo, onde passará o Ano Novo com a família, para passear na praia. Em dia ensolarado na Baixada Santista, ele caminhou pela areia e parou para cumprimentar e conversar com apoiadores. A presença do governante no local atraiu dezenas de pessoas e provocou aglomerações.

Vacinas

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) atualizou ontem o guia de uso emergencial de vacinas contra a covid-19, que trata dos requisitos mínimos para submeter a solicitação de autorização temporária para aplicar o imunizante no Brasil. Segundo o órgão, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), que é o laboratório brasileiro parceiro da AstraZeneca — responsável pela vacina de Oxford —, irá pedir o registro para o uso emergencial.

Em São Paulo, um novo lote com 1,6 milhão de doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac em parceria com o Instituto Butantan, chegou nesta manhã ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, totalizando mais de 10 milhões de doses da vacina em solo brasileiro. Mas para que possa ser distribuído e aplicado, o imunizante ainda precisa de autorização da Anvisa. A vacinação em São Paulo está prevista para iniciar em 25 de janeiro."

Fonte: UOL       

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Bem-vinda a virada de 2020 para 2021 é o que os astros prometem

 

Por Ana Lúcia Dias 


Para o final deste ano de 2020 que foi desafiador, mas trouxe algumas experiências gratificantes que vão deixar saudades, como o contato necessário entre pais e filhos. 


E o nosso distanciamento inevitável dos avós, pessoas vulneráveis. E dos amigos então, ficamos longe deles. Disso, não sentiremos saudades. 


Vamos aproveitar a conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário nos pede para pensar coletivamente e reavaliar todos os nossos valores.  

 

Às 23h59m30segde 31 de dezembro de 2020, ou seja, na virada do ano o Ascendente será Libra, em todo o Brasil, o que trará uma virada de ano mais equilibrado, calmo e avesso às discussões. Este ano novo terá algo de belo, seja pelo respeito as vidas, seja pela beleza das pessoas que poderemos rever daqui a um tempo, só aguentarmos um pouco mais. 

 

Sol em Capricórnio nos traz a responsabilidade que precisamos, tendo como área de experiência, o sentimento Anímico (da Alma), o que torna mais agradável a ideia de ficar em casa (só mais um pouco), utilizando os meios virtuais. Vamos colaborar se quisermos ter futuros anos novos com pessoas que amamos. 


Lua estará transitando pelo signo de Leão, criando um desafio a ser vencido, mas o bom senso tende a prevalecer em todo o país. Salvo as exceções. E a Lua oposição Saturno diz que é chegada a hora de amadurecermos emocionalmente e lidarmos com a lei universal: o distanciamento social e a proteção à pandemia. Não adianta usar máscara para ir a comemorar virada com um monte de gente. Para não tenhamos mais casos depois das festas de final de ano e não se tornar: “O janeiro mais triste que vamos ter”, dizem os especialistas.  


Com Urano Retrógrado em Touro que significa uma colheita de Carma, em especial no casamento e nos relacionamentos, até que se aprenda a ser mais impessoal na definição de nossas necessidades.

 

Urano, o planeta das inovações e progresso retoma o movimento direto, a partir de 15 de janeiro. O que vai nos aliviar, provavelmente com a definição do órgão regulador no caso do Brasil, a Anvisa, de que foram aprovadas as benditas vacinas. 


Plutão, que astrologia considera um planeta, pois influencia toda uma geração, continua em Capricórnio o que nos concede o entendimento, nos faz cair na real, de que não se pode brincar com a própria vida e com a dos outros até que todos estejamos vacinados. Isto infelizmente demorará um tempo. 


E o Saturno continua em conjunção a Júpiter, só que agora, nos graus iniciais de Aquário, nos mostrando os valores que devem ser preservados: o AMOR, a SOLIDARIEDADE, a EMPATIA e a JUSTIÇA (Ascendente em Libra). E o RESPEITO. 


Agora, neste período, temos de fazer valer o Amor pelo Amor é o que indica Vênus em harmonia com Marte. As ações se voltarão mais para sentirmos o outro feliz. 


Netuno em Peixes indica o valor das amizades, que nos lembrarão das medidas de segurança, como sempre lavar as mãos, o que também estimula a criatividade, o uso de máscaras e o álcool em gel. Sem ser chato(a).  


Bem-vindo seja 2021, que será regido por Vênus, a partir de 20 de março de 2021, às 6h38m começa o ano astrológico, é quando o Sol passa a transitar pelo primeiro signo do zodíaco, Áries.

  

Vênus como regente do ano, trará o amor, a compaixão, o prazer, a beleza, a justiça, mas também a indecisão. Nem tudo é perfeito! 

Fonte: Galadriel - Astrologia Cármica e Psicológica