A Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas irá ofertar, ainda neste primeiro semestre, cursos gratuitos de Educação Profissional e Tecnológica, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).
No município de Poços de Caldas, serão ofertados o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Assistente Administrativo, na Escola Estadual David Campista, e o Curso Técnico em Eletroeletrônica, na Escola Estadual Professor Arlindo Pereira (Polivalente).
Já no município de Conceição da Aparecida, serão abertas vagas para os Cursos Técnicos em Agroecologia e Agronegócio.
O curso FIC é voltado para todo cidadão, independentemente do nível de escolaridade. Os Cursos Técnicos, por sua vez, destinam-se àqueles que já concluíram o Ensino Médio.
Ambas as formações têm por objetivo o aperfeiçoamento profissional, promovendo a inserção de jovens e trabalhadores no mercado de trabalho. Além disso, o PRONATEC oferece aos estudantes a Bolsa Formação, para custeio das despesas com transporte e alimentação.
As aulas serão presenciais, no período noturno e estão previstas para iniciarem-se em fevereiro (no caso dos cursos técnicos) e em março (para o curso FIC).
Os editais para seleção dos estudantes serão divulgados em breve, mas os interessados já poderão realizar um pré-cadastro nas secretarias das escolas, para fins de levantamento de demanda. Mas atenção: o pré-cadastro não é garantia de vaga. Os interessados devem acompanhar a divulgação do edital para, então, efetivarem a sua inscrição.
Escola Estadual David Campista Curso FIC de Assistente Administrativo Rua Mato Grosso, 110 - Poços de Caldas (35) 3722-3473
Escola Estadual Professor Arlindo Pereira Curso Técnico em Eletroeletrônica Avenida Padre Cletus Francis Cox, 400 - Poços de Caldas (35) 3714-1011
Escola Estadual Padre José Antônio Panucci Cursos Técnicos em Agroecologia e Agronegócio Rua Tiradentes, 525 - Conceição da Aparecida (35) 3564-1166
Sobre o PRONATEC:
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego trata-se de um programa criado pelo Governo Federal em 2011, cuja finalidade é expandir a oferta de Educação Profissional e Tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Por intermédio da Bolsa Formação, a União transfere para a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais os recursos para custear a oferta de vagas gratuitas.
Os cursos são direcionados prioritariamente para:
- estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos; - trabalhadores; - beneficiários dos programas federais de transferência de renda e; - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. Fonte: Assessoria de Comunicação do vereador Diney Lenon |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!