Matérias interessantes

sábado, 8 de janeiro de 2022

Saúde: Brasil já tem a autonomia de vacina 100% nacional

A decisão conclui o processo da Fiocruz para que o Brasil tenha uma vacina 100% nacional (Crédito: Tânia Rêgo / Agência Brasil )

Por Ana Lúcia Dias

Essa autonomia foi conquistada pela Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro e aprovada pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Isso irá proporcionar a fabricação de insumos da FIOCRUZ-AstraZeneca - A vacina 100% nacional, com todas as etapas de produção realizadas no Brasil contra a covid-19, que infelizmente não tem data para acabar.

O Brasil cumpre o papel que o país sempre teve na Ciência, embora negligenciada pelo governo Bolsonaro, o fortalecimento em termos de vacinas.

Nós temos Ciência no Brasil

O país passou os anos de 2020/21 quando o país encontrava-se à mercê  dos insumo farmacêutico ativo (IFA), para a distribuição da vacina por falta de insumos criados pela China e Índia. E mais as complicações políticas causadas, em especial pela família Bolsonaro (Eduardo Bolsonaro que desrespeitou a China nas redes sociais) o que causou mais demora do governo Chinês para liberar o IFA para o país. Época em que o Brasil perdeu mais gente pela covid. 

Essa autonomia se deve aos cientistas brasileiros da FIOCRUZ que sempre acreditaram na Ciência brasileira ser capaz de, em tempo recorde, em apenas um ano desenvolverem essa vacina nacional contra a covid. Parabéns, Ciência Brasileira e Cientistas da FIOCRUZ. A vacina 100% nacional deve chegar aos postos de saúde em fevereiro. Está previsto que sejam entregues ao Ministério da Saúde 130 milhões de doses nos próximos cinco meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!