Matérias interessantes
sexta-feira, 31 de março de 2023
Jornal da Cultura | 31/03/2023 - Jornalistas têm agora observatório de defesa à violência
quinta-feira, 30 de março de 2023
Economia: Arcabouço fiscal: Haddad apresenta detalhes da proposta hoje
Ministro da Fazenda Fernando Haddad |
Resumo
✔Proposta substituiu o teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas à inflação
✔Se aprovado, o novo arcabouço vai limitar o crescimento dos gastos a 70% da receita
✔Nova regra também pretende zerar déficit já no próximo ano e deixar as contas no azul a partir de 2025
✔Pela proposta, a dívida pública ficará estabilizada em 2026, último ano do mandato de Lula
- ✔superávit de 0,5% do PIB em 2025;
- ✔superávit de 1% do PIB em 2026;
- e dívida pública da União estabilizada em 2026, último ano do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
quarta-feira, 29 de março de 2023
Notícias locais: vamos apoiar o vereador Diney Lenon, PT Ele pode perder seu mandato. Entenda.
Vereador Diney Lenon |
Diney Lenon, PT, o vereador mais votado em Poços de Caldas, nas últimas eleições, pode perder o mandato, não por falta de Ética e/ou falta no trabalho legislativo. O caso é mais político do que se possa imaginar.
O prefeito Sergio Azevedo protocolou na Corregedoria da Câmara denúncia e cita a cassação.
Por qual razão? Será porque ele recentemente saiu em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras dos trailers de lanches da cidade que o prefeito expulsou do centro da cidade, determinando aos mesmos, lugares onde não terão o mesmo movimento que tinham nas proximidades da Praça Pedro Saches. Ou porque não aceitou, recusou a "bolada" que os vereadores receberam nas férias. Será por ele defender as árvores em Poços de Caldas.
Ser contra o plano do prefeito que quer privatizar, Poços de Caldas inteira como já fez com os pontos turísticos. Por que privatizar tudo em Poços? Essa ideia era compatível com a política econômica do ex-ministro, Paulo Guedes, numa política neoliberal, não de uma democracia, onde o povo tem de ter voz!
Notícias locais: quem puder, tem de ir amanhã, 30 de março, às 14h, na antiga sede do DME
É uma reunião com o Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) que já recebeu um ofício do "Movimento Poços Com Árvores", e demais parceiros, para ser decidido e questionado se o executivo pode a seu bel-prazer ir arrancando cerca de 300 árvores de um mesmo local.
E o papel do Codema onde entra nessa questão?
Quanto mais cidadãs e cidadãos poços-caldenses e/ou moradores de Poços de Caldas preocupados com a qualidade de vida na cidade, melhor. Vem com a gente, participe!
Notícias locais: "Dinheiro no lixo"
Gera renda para o município |
Em Poços de Caldas, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em
2013, garantiu ao município a extensão de prazo até 2015 para a implantação do
aterro sanitário. Em 2016 um novo TAC foi firmado, estabelecendo um prazo para
que o município adequasse o aterro controlado, vencendo em 2019. Somente em
2022 os resíduos passaram a ser transportados para o município de Casa Branca
-SP.
Com o fechamento do aterro, diversas famílias perderam seu trabalho e fonte de
renda. Em que pese o posicionamento oficial da Prefeitura de Poços de Caldas,
as reuniões periódicas das famílias demonstram que as ações das Secretarias
de Promoção Social e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de realocação,
suporte e seguridade, não têm sido efetivas. Na área de transbordo estabelecida
não há um centro de triagem de materiais recicláveis.
Reciclando, além de criar um ambiente saudável, evitam-se as famosas enchentes locais |
Tiago Mafra |
Tiago Mafra é professor de Geografia da rede pública municipal de ensino e no pré-vestibular comunitário Educafro desde 2009. Brigadista de Solidariedade a Cuba (2011), Especialista em Filosofia (2011) e em Políticas Públicas para Igualdade (2018), Mestre em Educação (2019). Secretário Geral do PT de Poços de Caldas.
E-mail: tiago.fidel@yahoo.com.br
Flávio Dino responde Rosângela Moro e a um deputado na Comissão de Constituição e Justiça, CCJ.
terça-feira, 28 de março de 2023
UM MENINO, MUITO ÓDIO E UMA REDE SOCIAL
Meio ambiente: você sabia?
Em Poços de Caldas, Av. João Pinheiro, em 2016 - Foto g1 |
“Os resultados dos trabalhos, publicados na revista científica britânica "Nature", indicam que em mais de 400 tipos de árvores estudados, são os espécimes mais velhos e, os maiores de cada espécie, os que crescem mais rápido e que, consequentemente, absorvem mais CO2.
Esses cientistas contradizem o postulado segundo o qual as árvores velhas contribuiriam menos na luta contra o aquecimento global.
"É como se, para os humanos, o crescimento se acelerasse depois da adolescência ao invés de se retardar", explicou para a AFP Nathan Stephenson, um dos autores do trabalho.
As árvores absorvem da atmosfera o CO2, principal gás causador do efeito estufa, responsável pelo aquecimento global, e o armazenam em seus troncos, seus galhos e suas folhas. As florestas desempenham, assim, um papel de reservatórios de carbono, mas até que ponto elas retardariam o aquecimento é um assunto em aberto.
"Já sabemos que as florestas antigas estocam mais carbono do que as florestas mais jovens", explicou Nathan Stephenson. Mas, prosseguiu o pesquisador, "as florestas antigas têm árvores de todos os tamanhos e não está claro quais cresceram mais rápido, capturando assim a maior quantidade de dióxido de carbono".
Esse estudo dá uma resposta clara a esta questão: "para reduzir o dióxido de carbono presente na atmosfera, é melhor ter árvores grandes (portanto, antigas)", resumiu o cientista. "Esse conhecimento vai nos permitir melhorar nossos modelos para prever como as mudanças climáticas e as florestas interagem", ressaltou Nathan Stephenson.
Cerca de quarenta cientistas participaram desse estudo, que analisou os dados dos últimos 80 anos de 670 mil árvores de 403 espécies diferentes existentes em todos os continentes.”
Fonte: AFP
Precisam de maiores cuidados, as árvores mais antigas e maiores, e não do corte!
Existem na ciência, século XXI, algumas vitaminas que prolongam a vida das árvores antigas e grandes. E apenas uma questão de se pesquisar nas áreas responsáveis, nas universidades para encontrar resultados satisfatórios. E preservá-las em função delas serem combativas ao dióxido de carbono (CO2), principal causador do aquecimento global.
segunda-feira, 27 de março de 2023
Notícias locais: repercussão do corte de cerca de 300 árvores na Av. JoãoPinheiro, em Poços de Caldas, MG
A importância de Dilma Rousseff na presidência do banco do Brics
"Dilma substitui Marcos Troyjo na liderança do banco. Troyjo foi apontado ao cargo pelo governo Jair Bolsonaro"
Por Nilson Brandão, DW Brasil
"A chegada da ex-presidente Dilma Rousseff à presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) evidencia um resgate de prestígio político. Desde o impeachment, ela vinha afastada da vida pública. Diferente de quando era presidente, ela responderá a instâncias superiores na estrutura do banco, e não terá poder de decisão final em todos os assuntos. Enfrentará desafios, como a situação da Rússia no NDB, e terá que lidar com o ingresso de novos integrantes na instituição.
Eleita por unanimidade para a presidência do banco do Brics na última sexta-feira (24/03), Dilma deve tomar posse no cargo no dia 29. Especialistas acreditam que seu perfil, mais técnico-burocrata do que articulador político, deverá favorecê-la na liderança executiva do banco, que em março de 2020 anunciou a suspensão de empréstimos e financiamentos à Rússia, por conta de cenário de "incertezas e restrições”, conforme nota que não citava a guerra na Ucrânia.
O banco e as atribuições da presidência
O NDB foi criado em 2014 pelo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países fundadores, economias emergentes e em desenvolvimento. Desde então, aprovou financiamentos de 32,8 bilhões de dólares para 96 projetos. Hoje, são nove integrantes, com a admissão de Bangladesh, Egito, Emirados Árabes e Uruguai nos últimos anos.
Dilma Rousseff reportará a dois conselhos no NDB. A estrutura hierárquica do banco é encabeçada pelo Conselho de Governadores, composto pelos ministros das finanças dos países-membros, instância máxima decisória. Logo abaixo, vem o Conselho de Administração, do qual a presidência executiva faz parte, mas sem direito a voto (salvo para casos de desempate nas votações).
Em regra, terá atribuições como liderar e supervisionar as atividades do banco, representar a instituição diante de países-membros e garantir o cumprimento de prioridades traçadas, dentre outras. Contará com quatro vice-presidentes: Finanças; Gestão de Tesouraria e Portfólio; Estratégia e Risco; e Recursos Humanos.
O banco tem 207 funcionários – 62% homens e 38% mulheres –, conforme dados consolidados no fim de 2021.
"A presidência do NDB é uma indicação política e pode ser exercida por qualquer brasileiro ou brasileira de alto perfil no governo, desde que, a meu juízo, respeitado o prazo do mandato em vigor", avalia o vice-presidente do Conselho Curador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), embaixador José Alfredo Graça Lima. Como subsecretário para Ásia e Pacífico, Graça Lima atuou como sherpa (articulador e negociador) do Brics entre 2014 e 2016.
Dilma substitui indicado por Bolsonaro
A ex-presidente substitui Marcos Troyjo na liderança do banco. Troyjo foi apontado ao cargo pelo governo Jair Bolsonaro, para o período entre 2021 e 2025, em que a presidência rotativa do NDB cabe ao Brasil. A escolha de Dilma resolve, na prática, duas questões: indicá-la a algum ministério no país traria alto custo político ao governo Lula, além do desconforto que seria manter um presidente, no caso Troyjo, identificado ao governo anterior e rival nas últimas eleições.
A indicação de Dilma é a busca por parte do governo Lula de ter uma pessoa de confiança em um cargo estratégico. O então presidente era tido como uma figura naturalmente incompatível para os anseios, podemos dizer, do governo Lula em termos de política externa", comentou o professor de Relações Internacionais da UERJ, Paulo Velasco, citando que Dilma pode "dar a volta por cima" com o novo cargo.
Velasco também acredita que a performance econômica do governo Dilma, quando o país enfrentou crise e o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu, não se relaciona à "job description" para o cargo. "É uma função muito mais técnica. Ela exerceu funções técnicas no passado com alguma competência, quando ministra, e tem perfil técnico-burocrata", completa Velasco, lembrando, porém, a dificuldade na articulação política.
Embaixador do Brasil na China, onde viveu doze anos, o diplomata Marcos Caramuru explica também que o NDB não é um banco tão complexo, comparado a outras instituições multilaterais. "É um banco que se dedica a financiar projetos de infraestrutura, em geral com risco soberano, portanto um banco razoavelmente simples. Não há grande dificuldade em administrá-lo", analisa o embaixador.
Questão russa será desafio
Caramuru pontua, porém, que o banco tem um problema com o qual lidar: a questão russa. "Essa é uma questão difícil para lidar. Não sei como vai ser resolvido. Acho que não existe luz no final do túnel ainda. Enquanto a guerra estiver presente, vai ser difícil encontrar uma solução para isso", diz Caramuru.
A situação russa e o ingresso de novos integrantes e o relacionamento com novos membros serão desafios para a nova presidência da instituição.
Analistas avaliam que a indicação de uma ex-presidente ao cargo é vista como uma espécie de deferência para os chineses. Sobre perspectivas futuras da gestão de Dilma Rousseff, os especialistas consultados não cravaram tendências esperadas por antecipação. Um deles, observador atento do Brasil na cena internacional e que não quis se identificar para a reportagem, chegou a comentar: "Esse é o tipo do caso que os americanos resumem dizendo que 'the proof is in the pudding' (a prova está na experimentação, tradução livre). Vamos ter de esperar para ver como será", concluiu."
Fonte: DW Brasil
domingo, 26 de março de 2023
Notícias locais: neste domingo, 26, VAMOS SALVAR E DEFENDER AS ÁRVORES DE POÇOS DE CALDAS
Movimento Poços Com Árvores pintam faixas de protesto |
Irão ser cortadas cerca de 300 árvores pela prefeitura de Poços de Caldas, na Avenida João Pinheiro.
Movimento Poços Com Árvores colocou na madrugada essas cruzes em cada toco de árvores que encontraram na Av. João Pinheiro |
sábado, 25 de março de 2023
Lula adia novamente viagem à China por orientação médica
© Getty |
"O adiamento já foi comunicado para as autoridades chinesas com a reiteração do desejo de marcar a visita em nova data."
Por FolhaPress
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou novamente a viagem à China que começaria neste fim de semana. O mandatário apresenta um quadro de pneumonia e, após avaliações médicas, teve que rever a agenda.
A Presidência divulgou a seguinte nota: "O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês - unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral"."
Fonte: Notícias ao Minuto
sexta-feira, 24 de março de 2023
Vera Holtz | Provoca | 21/03/2023
Estamos entrando numa crise financeira global?
quarta-feira, 22 de março de 2023
Notícias locais: natureza de Poços de Caldas pede SOS
Essas árvores são as que ficam no espaço dos trailers de lanches E que estão ameaçadas de morte Por Ana Lúcia Dias |
Foto: OGM |
Foto: OGM |
Em Poços de Caldas, MG, o prefeito, Sérgio Azevedo, PSDB, mandou arrancar cerca de 300 árvores, agora em pleno outono, que todos sabemos que é um período em que a natureza se renova, ou seja, as folhas das árvores caem como também as flores, mas ele está querendo transformar Poços de Caldas em uma selva de pedra, assim o turista que busca ar puro, sombras para se proteger do sol. E os pássaros cantando, ou seja, a tranquilidade que buscam em Poços de Caldas, acaba.
Foto: OGM |
E que as famílias donas dos trailers saiam de lá também. Uma coisa absurda, pois vai tirar o ganha-pão de pelo menos 200 pessoas, que pagam o alvará de funcionamento, energia elétrica e água para os Departamentos Municipais de Água e Energia Elétrica. O prefeito Sérgio deu três opções para os donos de trailers para mudarem de lugar.
✔ Ronaldão (estádio de futebol);
✔ Parque Pinheiros;
✔Jardim Azaleia.
Quer dizer, além de separar as famílias amigas de 20 anos ou mais. Ele quer trocar um espaço de movimento constante para um que de vez em quando vai ter movimento. Por exemplo, o Ronaldão quando tiver jogo e quando não tiver?
Não contente com isso, o prefeito mandou cortar ao redor, aproveitando para desmatar toda a Av. João Pinheiro, no centro da cidade. Com a promessa de serem replantadas as árvores, cerca de 300 árvores, mas são árvores muito antigas, demorarão para crescer! E existem hoje, em dia, na ciência botânica e biológica medicamentos para preservar as vida de árvores. Como aconteceu em Florianópolis, SC, uma árvore de mais de 150 anos foi perservada, com vitaminas especifícicas pela ela inclusive com uma espécie de "muletas" para que ela aguente o peso dos galhos. E essa árvore é atração em Florianópolis, todos os turistas querem vê-la.
Quer dizer, atualmente existem maneiras baseadas na ciência de cuidar de uma árvore. Faltou boa vontade em procurar nas universidades em Poços de Caldas.
Apenas uma explicação para este desatino do prefeito, que insiste em dizer, que: “o Ministério Público é favorável a essa ideia absurda. E mais, que onde trailers ficam existe o tráfico de drogas”. Mas o prefeito Sérgio Azevedo não mostra o documento emitido com a aval do Ministério Público de MG.
Na terça-feira, 21 de março, à tarde, cerca de 30 manifestantes estiveram na prefeitura esperando o prefeito, como ele não apareceu. Foram direto para a sessão na Câmara Municipal, onde todas as Leis do município são aprovadas ou não, onde permaneceram até tarde da noite.
Cerca de 30 manifestantes estiveram na Câmara Municipal. Os vereadores puderam sentir se não houver representatividade por parte dessa Casa Legislativa, nas próximas eleições muitos deles irão "dançar", ou seja, perderam seus mandatos. Foto: Mário CarvãoO quadro da votação para “apelo ao prefeito de Poços de Caldas para haver paralisação das obras da ”Alameda Poços”, que se estabeleça um diálogo com a comunidade dos trailers de lanches”. Precisamos pensar muito bem no voto das próximas eleições. Os vereadores são representantes do povo. Parece que eles esqueceram.
Fonte: Movimento Poços Com Árvores. Foto: Jéssica |
Mas as pessoas com consciência ambiental, que sabem que mesmo que haja o replantio das árvores, vão demorar anos para crescer. E abrigar com suas sombras e oxigênio expelido por elas (fotossíntese). Foram na madrugada de 21 para 22 de março (Dia Mundial da Água) espalhar cruzes nas árvores, que foram mortas. Houve uma mobilização muito grande para fazer as faixas e cruzes para serem espalhadas na Av. João Pinheiro pelo Movimento Poços Com Árvores. Parabéns a todos que se empenharam não importando o adiantado da hora.
E vamos ver se o prefeito Sergio Azevedo, preserva a democracia (?) e se propõe a ouvir ao povo. Ele não deve esquecer que quem paga o salários dele e dos demais políticos é o povo que votou nele e também quem não votou. O governo tem de ser para todos.
Se ele tivesse reunido com os movimentos de Poços de Caldas e explicado o que iria fazer, ouvindo sugestões como um prefeito que preza pela democracia. Tudo poderia ser diferente!
O movimento de preservação das árvores que traz além do verde tão necessário atualmente, como também o ar puro e a sombra nessa época de aquecimento global, ou seja, com dias mais quentes. Uma cidade arborizada é tudo de bom!