Matérias interessantes

quarta-feira, 22 de março de 2023

Notícias locais: natureza de Poços de Caldas pede SOS

Essas árvores são as que ficam
no espaço dos trailers de lanches
E que estão ameaçadas de morte



Por Ana Lúcia Dias
Foto: OGM
  
Foto: OGM
Enquanto o Brasil com o novo governo, com uma ministra do Meio Ambiente decente, Marina Silva tenta preservar e recuperar as florestas na Amazônia, a vegetação no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica destruída pelo ex-governo Bolsonaro, que dizia não acreditar no aquecimento global. Infelizmente aqui em Minas, conhecida por seus minérios e a mineração desenfreada que destrói também as montanhas de Minas Gerais.


Em Poços de Caldas, MG, o prefeito, Sérgio Azevedo, PSDB, mandou arrancar cerca de 300 árvores, agora em pleno outono, que todos sabemos que é um período em que a natureza se renova, ou seja, as folhas das árvores caem como também as flores, mas ele está querendo transformar Poços de Caldas em uma selva de pedra, assim o turista que busca ar puro, sombras para se proteger do sol. E os pássaros cantando, ou seja, a tranquilidade que buscam em Poços de Caldas, acaba. 



Começou com o prefeito querendo retirar os trailers de lanches, aqueles localizados próximo à Praça Pedro Sanches, super conhecidos por turistas e por gente da cidade, para quê?  Para construir o que ele chama de “Alameda Poços”, ou seja, ao invés de trailers, irão ser quiosques de alvenaria. Só que para isso, é necessário cortar as árvores centenárias em frente ou ao lado dos trailers de acordo com a Legislação Ambiental são necessários no mínimo 15 metros da margem de rio (que acompanha todo o espaço destinado aos trailers). E apenas têm 6,20m. Então, se cortarem todas as árvores vão ter espaço legalizado para construção em alvenaria.

Foto: OGM

E que as famílias donas dos trailers saiam de lá também. Uma coisa absurda, pois vai tirar o ganha-pão de pelo menos 200 pessoas, que pagam o alvará de funcionamento, energia elétrica e água para os Departamentos Municipais de Água e Energia Elétrica. O prefeito Sérgio deu três opções para os donos de trailers para mudarem de lugar.


✔ Ronaldão (estádio de futebol);

✔ Parque Pinheiros;

✔Jardim Azaleia.


Quer dizer, além de separar as famílias amigas de 20 anos ou mais. Ele quer trocar um espaço de movimento constante para um que de vez em quando vai ter movimento. Por exemplo, o Ronaldão quando tiver jogo e quando não tiver?


Não contente com isso, o prefeito mandou cortar ao redor, aproveitando para desmatar toda a Av. João Pinheiro, no centro da cidade. Com a promessa de serem replantadas as árvores, cerca de 300 árvores, mas são árvores muito antigas, demorarão para crescer! E existem hoje, em dia, na ciência botânica e biológica medicamentos para preservar as vida de árvores. Como aconteceu em Florianópolis, SC, uma árvore de mais de 150 anos foi perservada, com vitaminas especifícicas pela ela inclusive com uma espécie de "muletas" para que ela aguente o peso dos galhos. E essa árvore é atração em Florianópolis, todos os turistas querem vê-la.


Quer dizer, atualmente existem maneiras baseadas na ciência de cuidar de uma árvore. Faltou boa vontade em procurar nas universidades em Poços de Caldas.


Apenas uma explicação para este desatino do prefeito, que insiste em dizer, que: “o Ministério Público é favorável a essa ideia absurda. E mais, que onde trailers ficam existe o tráfico de drogas”. Mas o prefeito Sérgio Azevedo não mostra o documento emitido com a aval do Ministério Público de MG.

Fonte: Movimento Poços Com árvores

Na terça-feira, 21 de março, à tarde, cerca de 30 manifestantes estiveram na prefeitura esperando o prefeito, como ele não apareceu. Foram direto para a sessão na Câmara Municipal, onde todas as Leis do município são aprovadas ou não, onde permaneceram até tarde da noite.

    Cerca de 30 manifestantes estiveram na Câmara Municipal. Os vereadores puderam sentir se não houver representatividade por parte dessa Casa Legislativa, nas próximas eleições muitos deles irão "dançar", ou seja, perderam  seus mandatos.   Foto: Mário Carvão

O quadro da votação para “apelo ao prefeito de Poços de Caldas para haver paralisação das obras da ”Alameda Poços”, que se estabeleça um diálogo com a comunidade dos trailers de lanches”. Precisamos pensar muito bem no voto das próximas eleições. Os vereadores são representantes do povo. Parece que eles esqueceram.


Fonte: Movimento Poços Com Árvores. Foto: Jéssica

Mas as pessoas com consciência ambiental, que sabem que mesmo que haja o replantio das árvores, vão demorar anos para crescer. E abrigar com suas sombras e oxigênio expelido por elas (fotossíntese). Foram na madrugada de 21 para 22 de março (Dia Mundial da Água) espalhar cruzes nas árvores, que foram mortas. Houve uma mobilização muito grande para fazer as faixas e cruzes para serem espalhadas na Av. João Pinheiro pelo Movimento Poços Com Árvores. Parabéns a todos que se empenharam não importando o adiantado da hora.


E vamos ver se o prefeito Sergio Azevedo, preserva a democracia (?) e se propõe a ouvir ao povo. Ele não deve esquecer que quem paga o salários dele e dos demais políticos é o povo que votou nele e também quem não votou. O governo tem de ser para todos.


Se ele tivesse reunido com os movimentos de Poços de Caldas e explicado o que iria fazer, ouvindo sugestões como um prefeito que preza pela democracia. Tudo poderia ser diferente!


O movimento de preservação das árvores que traz além do verde tão necessário atualmente, como também o ar puro e a sombra nessa época de aquecimento global, ou seja, com dias mais quentes. Uma cidade arborizada é tudo de bom!


Fonte: Movimento Poços Com Árvores. Vídeo: vereador Tiago Braz

Pena que a maioria das cruzes foram retiradas esta manhã, por funcionários da prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!