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sexta-feira, 21 de abril de 2023

Notícias locais: "Precisamos falar sobre o Kevin: quem é Kevin?"

                                                                                    Imagem: racismoambiental.net.br

Por Ana Paula Ferreira, "Educação nossa de cada dia" 

"'Precisamos falar sobre Kevin' é o nome de um filme que trata sobre um jovem com perfil de perversão. Sem empatia, nem demonstração de carinho ou de sentimento de culpa, Kevin manipula, mente, manifesta prazer na dor alheia. Ele planeja um massacre e declara que uma das intenções era receber o holofote da fama, uma vez que sabe que um número expressivo de pessoas consome audiências sangrentas e sensacionalistas.

Kevin é esse rapaz. Meticuloso, astuto e diante desse comportamento frio, muitos acabam por atribuir que a responsabilidade seja individual, de um sujeito desviante da norma social.

Mas em que medida nossa sociedade também não tem elevados índices de perversão? Quando nos preocupamos mais com a história do assassino do que com as vítimas, o que indicamos com isso? Ao consumir ou produzir discursos de ódio ou notícias falsas que modelo social estamos construindo? Quando as famílias não possuem diálogo, ninguém se interessa pelo cotidiano uns dos outros, não há afeto, o que essas pessoas estão comunicando entre si?

Alguns elementos de Kevin podem estar em nós, pertencentes a uma cultura narcísica, de restrição à participação social, acostumados que somos ao individualismo. Aliado a isso, um Brasil que tem em sua gênese colonial o genocídio dos povos originários, as marcas irreparáveis de uma escravidão que foi uma das últimas a ser abolida, e a morte de mulheres, que nos coloca no lastimável ranking mundial de 5º lugar de feminicídio.

Ora, mas se temos enquanto seres humanos condições sociais que nos possibilitam a frieza no trato com o outro ou um histórico de Brasil declaradamente violento, por que o crescimento de ataques às escolas foi maior nos últimos anos?

Múltiplos fatores podem ser elencados, mas não tem como deixar de mencionar o crescimento do discurso de ódio, validado inclusive por personalidades públicas e concomitante, um aumento de 270% de grupos nazistas em 3 anos. Cabe lembrar que nazismo é um regime da extrema direita, violento e que tem cooptado através da internet um público jovem, sedento por visibilidade, vínculos e valorização.

É importante chamar a atenção que foram ataques “às escolas” e não apenas “na” escola. Não aconteceu em shopping, símbolo do capitalismo, nem ataque a metrô, símbolo das metrópoles. E o que a escola ainda representa? Local do convívio com a diferença, de encontro com a diversidade, onde a democracia tem um enorme potencial, o que é algo inaceitável por ultraconservadores que tentam silenciar professores e currículos. Além disso, o massacre em escola também é um indicativo da necessidade de gerar o caos, o pânico, o medo e junto a isso, a preocupação em se armar.

Assim, para os acionistas da Taurus, para os “Senhor das Armas” não adianta liberar o porte de armas se as pessoas não se sentem inseguras o suficiente para se armarem. Essa foi a conclusão que Michel Moore chegou no documentário “Tiros em Columbine” na (ir)responsabilidade do discurso midiático que propaga veementemente o medo para gerar a necessidade de aquisição de armas, câmaras e todos aparatos para as pessoas se blindarem umas contra as outras, afinal o inimigo pode estar em qualquer lugar. No interesse capitalista em vender armas sobrepondo o valor da vida, alguma semelhança com o personagem Kevin?

Contra a lei do mais forte e contra a ideia do “cada um por si” é necessário uma segurança que seja PÚBLICA, com alto nível de preparo técnico e de abordagem humana, de modo que consigam exercer com zelo suas obrigações perante o povo brasileiro, na defesa da vida e da justiça. Reforço que isso é um trabalho fora das escolas, na vigilância das mediações, na utilização da inteligência policial para prevenção de crimes. Só isso basta? Claro que não. Faz-se necessário uma política que seja ampla, porque onde a sociedade é mais desigual mais a violência brota. Portanto, é imprescindível a valorização salarial, geração de renda e de emprego, investimentos em educação, saúde, segurança pública e regulamentação da mídia.

Esse último é um ponto nevrálgico! Enquanto não houver um regramento da internet e da comunicação de massa, enquanto for possível a propagação de notícias falsas, ou o acesso a canais que potencializam a violência e a perseguição a grupos mais vulneráveis, haverá o destaque na sociedade de todo esgoto humano passando em céu aberto, sem controle, sem pudor, sem sentimento de culpa, mostrando que Kevin está mais presente do que imaginamos.

Enquanto isso não é uma realidade, que a família, pais e mães abracem seus filhos, mostrem o quanto são importantes, sejam presentes. E… também estejam na vida em sociedade para defesa e luta por uma sociedade mais justa. Afinal, não há como escolher entre “criar um filho bom para o mundo ou um mundo bom para o filho”. É urgente e necessário que sejam as duas coisas."


Ana Paula Ferreira


Ana Paula além de ser Membra do Coletivo Mulheres Pela Democracia. Ela é Mestre em Educação, supervisora, professora, em Poços de Caldas, MG . É mãe da Isabela de 11 anos.

Fonte: Educação nossa de cada dia


"Precisamos falar sobre o Kevin", o filme

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