Matérias interessantes

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Notícias locais: 64 milhões da saúde para outro município de São Paulo


Ao invés de gerir a saúde do município, promovendo melhores condições de trabalho para a Saúde com o Piso Nacional da Enfermagem, que foi aprovado e que o custeio se encontra na prefeitura de Poços de Caldas. 

Não, a prefeitura de Poços de Caldas, prefere passar para outro município para gerir a saúde do município. E atente bem para outro município do Estado de São Paulo.

Fonte: Tiago Mafra

De onde o Presidente Lula tirou o novo ministro do STF, o Cristiano Zanin

Cristiano Zanin
Coluna: Mario Sabino
                       Metrópoles

"Cristiano Zanin nunca se comportou como um homem de esquerda. Ele só advogou para um homem de esquerda, que nem é tão de esquerda assim"

"Os petistas estão nervosos com a atuação de Cristiano Zanin nos primeiros julgamentos dos quais ele participou como ministro do STF. Cristiano Zanin votou contra a descriminalização do porte de drogas e contra a tipificação da homotransfobia como crime de injúria racial (voto solitário). Ninguém sabe qual será a sua decisão quanto ao marco temporal para a demarcação de terras indígenas (a esquerda não quer, a direita quer).

O nervosismo do PT é porque ele foi indicado por Lula e, como Lula é de esquerda, logo Cristiano Zanin teria de ser de esquerda e seria obrigado a votar de acordo com o ideário da esquerda. O silogismo é falso porque as suas premissas não têm base na realidade dos fatos.

Ponto 1: Lula não indicou Cristiano Zanin por ideologia. Indicou-o por um arco de motivos que vão da gratidão pelo trabalho dele como seu advogado de defesa na Lava Jato à garantia de que teria no novo ministro votos favoráveis naqueles assuntos de ordem criminal e política que lhe interessam diretamente.

Ponto 2: Lula não é de esquerda por inteiro em matéria de costumes, embora se esforce para parecer que seja, por conveniências eleitorais e porque a atual Dona Encrenca o atormenta lá em casa.

Ponto 3: para repetir Oscar Wilde, “só um idiota não julgaria pelas aparências”. Cristiano Zanin não se veste como um homem de esquerda, não se penteia como um homem de esquerda, não fala como um homem de esquerda, nunca se comportou como um homem de esquerda e jamais disse que era um homem de esquerda. Pelo contrário, era considerado de direita na faculdade e, na sabatina no Senado, até encantou os mais conservadores. Por que votaria como um homem de esquerda? A verdadeira surpresa será se vier a fazê-lo, não o contrário.

Cristiano Zanin só advogou para um homem de esquerda, que nem é tão de esquerda assim. A esquerda não julga pelas aparências. Nem a imprensa brasileira.

Quem é Cristiano Zanin 



"Advogado do presidente Lula, Cristiano Zanin defendeu o petista nos processos da Operação Lava Jato. Nome precisa passar pelo Senado"

"Cristiano Zanin é o nono nome escolhido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Supremo Tribunal Federal (STF) nos três mandatos do petista como presidente. Foram quase dois meses de espera até que o mandatário anunciasse a decisão. Isso porque a Corte está com uma cadeira vaga desde 11 de abril, quando Ricardo Lewandowski se aposentou.

Lula tentava medir a temperatura do Congresso Nacional para aprovação de seu advogado na Operação Lava Jato como novo ministro do Supremo. Com a sinalização de que o nome não deve enfrentar resistências no Senado, o petista decidiu comunicar a escolha ao Legislativo.

Cristiano Zanin Martins nasceu em Piracicaba, interior de São Paulo, em 1975. Quase duas décadas depois, em 1994, mudou-se para a capital, onde cursou direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Após se formar, em 1999, o advogado seguiu na universidade, onde fez especialização em direito processual civil. Além disso, foi professor de direito civil e direito processual na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp).

Cristiano Zanin foto: Antonio Cruz da Agência Brasil

Ele trabalhou em escritórios tradicionais da cidade, como o Arruda Alvim e Teixeira Martins Advogados, antes de abrir a própria empresa, em 2022, com a esposa, Valeska Martins. A mulher é filha de seu ex-sócio Roberto Teixeira, que se filiou ao PT em 1982 e trabalhou como advogado de Lula desde então. Teixeira é amigo do presidente e atuou na ação que permitiu ao petista acrescentar o apelido Lula ao sobrenome da família.

Em 2013, Zanin se tornou advogado de Lula e de sua família. Dados do acervo do STF mostram que, dos 135 processos impetrados por Zanin no tribunal, 81 são dedicados à defesa do, hoje, presidente da República e sete à família do petista.

Uma das primeiras ações que teve atuação de Zanin e ganhou repercussão na mídia foi a de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha. “Meu cliente está cansado de ser vítima desse bullying eletrônico, feito com a manifesta intenção de atacar a sua honra”, disse Zanin à época, em 2013.

Lava Jato

Em 2016, Zanin passou a assumir os processos do próprio Lula, no âmbito da Operação Lava Jato. Lula foi investigado pela relação com empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras.

O MPF apurava o suposto repasse de R$ 30 milhões das construtoras para empresas de Lula, além do pagamento de despesas do ex-presidente e de parentes. Na época, Lula foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento, o que gerou protestos e críticas de juristas. O petista sempre negou as acusações e declarou ser vítima de perseguição.

“Toda pessoa tem o direito de defender a sua honra, a sua imagem. Evidentemente, o fato de envolver uma pessoa dessas gera um interesse maior da imprensa e corremos o risco de aquilo ser deturpado na mídia. Nós temos sempre o cuidado de fazer uma avaliação minuciosa de cada providência jurídica que será adotada, pois trata-se da pessoa com maior capital político do país”, disse Zanin sobre Lula em entrevista de 2016.

O atual presidente foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex de Guarujá, em São Paulo, e ficou preso de abril de 2018 a novembro de 2019.

O advogado foi o autor, em 2021, do pedido que resultou na anulação pelo STF de todas as condenações do petista no caso. O órgão entendeu que Lula não teve seus direitos respeitados, já que as decisões não poderiam ter sido tomadas pela vara responsável pela Lava Jato, a de Curitiba, e que o caso deveria ser reiniciado no Distrito Federal. Mas a Justiça do local reconheceu a prescrição dos crimes, e Lula não responde mais por eles. Com isso, o petista concorreu e venceu as últimas eleições à Presidência, em 2022.

Lula também teve as condenações que retiravam seus direitos eleitorais anuladas em abril de 2021. No mesmo julgamento, Sergio Moro foi considerado parcial em suas decisões. O então juiz teve diálogos vazados nos quais orientava ilegalmente ações da Lava Jato.

Pós-anulação

Desde a soltura de Lula, Zanin tem focado sua atuação em processos por calúnia contra o mandatário. Durante as eleições, o escritório em que trabalha judiciou centenas de ações contra parlamentares, candidatos, partidos e pessoas físicas por publicação de notícias falsas sobre o atual presidente.

Em janeiro deste ano, Zanin foi hostilizado no Aeroporto Internacional de Brasília. As agressões ocorreram enquanto o advogado escovava os dentes em um banheiro."

Fonte: Metrópoles  

Cursinho pré-vestibular gratuito, em Poços de Caldas, MG

Fonte: Educafro

Se você vai prestar vestibular e não fez nenhum cursinho pré-vestibular, não adianta só ter o ENEM como base, em especial se quiser prestar em alguma Universidade Pública. Taí uma oportunidade!

Estão abertas as inscrições no IF, Instituto Federal Campus Poços de Caldas, MG para fazer o Educafro, o cursinho comunitário.

Condições: ser estudante de baixa renda; que não tem condições financeiras de pagar um cursinho pré-vestibular. 

Faça sua inscrição, essa é a sua oportunidade!

Censura à imprensa no governo Lula? Isso mesmo, o Deputado da União Brasil, partido esse que se diz democrático, impõe censura à Imprensa na CPMI dos atos em 8 de janeiro

Deputado Arthur Maia do União Brasil, BA Foto: © Luis Macedo/Agência Câmara 

Por Agência Brasil

"O presidente da CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro, deputado federal Arthur Maia (União-BA), editou ato nesta segunda-feira (28) que determina uma série de restrições o trabalho dos profissionais de imprensa.


Maia impôs um credenciamento específico para jornalistas acompanharem a CPMI. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados já têm um credenciamento para jornalistas trabalharem nas Casas Legislativas, mas o ato define um novo credenciamento para os jornalistas e fotógrafos.

O ato proíbe ainda que jornalistas credenciados interfiram nos trabalhos da CPMI; que façam a captura de imagens de conteúdo privado de integrantes da comissão sem autorização; e que divulguem informações privadas ou confidenciais da CPMI sem autorização.

O deputado Arthur Maia ainda determinou que qualquer violação das novas regras sujeita o profissional a sanções, além de responsabilização civil e penal.

“Embora o direito à liberdade de expressão e seu corolário–consubstanciado na liberdade de imprensa – consistam em pilares do Estado Democrático de Direito, não há direito absoluto no ordenamento jurídico pátrio, de maneira que tal previsão deve ser sopesada com os direitos próprios da personalidade, como o direito à intimidade e proteção da vida privada”, argumenta o deputado no ato.

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgaram nota em que classificam como censura à imprensa as restrições impostas pelo presidente da CPMI.

“Não cabe a uma autoridade do colegiado definir qual jornalista ou fotógrafo pode ou não cobrir uma sessão de uma comissão do Congresso Nacional, ou o que pode o não reportar à sociedade, por isso apelamos para que as decisões sejam revistas. Os profissionais de imprensa não podem ficar à mercê da discricionariedade do presidente da CPMI ou de qualquer outra autoridade de colegiado do Legislativo, sob pena de se fazer avançar o cerceamento ao trabalho dos jornalistas dentro do Congresso Nacional”, diz a nota.

Na semana passada, o repórter fotográfico da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Lula Marques, foi impedido de acessar as sessões da CPMI por decisão de Arthur Maia, após o profissional divulgar fotos de uma conversa de um senador integrante da comissão em um aplicativo de celular.

O presidente da EBC, Hélio Doyle, afirmou, em nota, que a decisão viola o livre exercício da profissão e a liberdade de imprensa, além de ser autoritária e injustificável. Ele pediu que a medida seja revista. 

“Essa decisão, que viola o livre exercício da profissão e a liberdade de imprensa, é autoritária e injustificável. Por isso, peço ao presidente da CPMI, deputado Arthur Maia, que reconsidere o descredenciamento do profissional, para não haver qualquer restrição ao exercício de sua atividade. Informo que, caso a decisão não seja revista, a empresa não irá designar outro profissional para a cobertura fotográfica da CPMI".

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) também manifestou-se pela revogação da medida."

Fonte: Notícias ao Minuto                      

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Noticias locais: fraude e cartel na saúde

A denúncia foi feita pelo relator da CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal, o vereador do PT, Diney Lenon 

Fraude e Cartel na saúde

Fonte: Diney Lenon               

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Roda Viva, às 22h | Carlos Gilberto Carlotti Junior | 28/08/2023 - Reitor da USP

Fonte: Roda Viva, TV Cultura

"O #RodaViva entrevista o reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Neste ano, a USP entrou para a lista das 100 melhores universidades do mundo pela QS World University Ranking. É a primeira vez que uma instituição brasileira consegue estar nessa posição. Por outro lado, 11 disciplinas previstas na grade do curso de Artes Visuais foram canceladas no segundo semestre de 2023, devido à falta de professores. O Roda Viva, entre outros assuntos, debaterá sobre quais são os desafios para manter o ensino público e de qualidade.

Com apresentação da jornalista Vera Magalhães, participam da bancada de entrevistadores Fernando Andrade, jornalista da Rádio CBN; Helen Braun, jornalista; Isabela Palhares, repórter da Folha de S.Paulo; Moura Leite Netto, jornalista, doutor em Ciências com ênfase em Oncologia pelo A.C.Camargo Cancer Center e diretor da Sensu Consultoria de Comunicação; e Victor Vieira, editor de Metrópole do jornal O Estado de S.Paulo."

sábado, 26 de agosto de 2023

Notícias locais: campanha de vacinação antirrábica, neste sábado, 26 de agosto, no bairro São Bento, zona Sul

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde em que veio este ano até o São Bento para vacinar cães e gatos

Por Ana Lúcia Dias, OGM

Eles e/ou elas passam por cursos na Secretaria de Zoonose para aplicar as vacinas, por isso que não se intimidam como os tamanhos, em especial dos cães.
 
É um processo rápido e seguro para os animais e uma tranquilidade para os donos, que terão a certeza de que seus companheiros(as) de estimação estarão protegidos.

É a vacina que protege!

De acordo com o rapaz que está preenchendo as cadernetas de vacinação, aquele que está sentado, esteve mais gente que trouxe os animais para serem vacinados na parte da manhã, antes da chuva.

Foram disponibilizadas cerca de 800 doses de vacina e 800 seringas descartáveis. 

O dono do seu companheiro de estimação leva para casa uma caderneta com qual vacina foi aplicada, a data, o nome, raça (felina e/ou canina) se é fêmea ou macho.


Veja as fotos autorizadas:













 











 







Veja como é rápida a vacinação
Fonte: OGM - O Guardião da Montanha - Jornal on-line          

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Vacinação antirrábica é neste sábado, 26 de agosto das 8h às 16h30

Chegou a hora de vacinar nossos bichinhos de estimação. A vacina é muito importante e gratuita.

Os agentes de sanitários são treinados para aplicarem as vacinas em cães e gatos. Não perca essa oportunidade para prevenir da raiva que mata seu bichinho de estimação e é prejudicial se caso o seu cão e/ou gato arranhe, ou morda alguém.

Como sempre em frente ao ESF, no Bairro São Bento, em Poços de Caldas, MG 

Fonte: ESF São Bento  

Informações sobre a raiva:   

"O que você sabe sobre a raiva? Muita atenção!

É uma doença fatal causada por um vírus que acomete todos os mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem.

A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. 

Como reconhecer um cão ou gato raivoso?

O animal fica com o comportamento diferente, geralmente para de comer, procura ficar em locais mais escuros, tenta ingerir líquido, mas não consegue. Pode ficar agressivo, babar e seu latido normalmente fica rouco e prolongado como um uivo. O animal doente normalmente morre sete dias após o início dos sintomas.

Como reagir em caso de agressão por cão ou gato?

Não mate o animal!

Mantenha-o preso em local seguro, durante 10 dias, com água e comida à vontade.

Evite contato próximo e não permita que outras pessoas e animais se aproximem dele.

A pessoa agredida deve lavar bem a ferida com água e sabão e PROCURAR UMA UNIDADE DE SAÚDE PRÓXIMA DE SUA CASA. SE ANIMAL DESAPARECER OU MORRER, RETORNE IMEDIATAMENTE AO CENTRO DE SAÚDE!

Como se prevenir da doença:

✔ vacine seu cão e gato anualmente;

✔ não deixe seu animal solto nas ruas;

✔ jogue o lixo em local correto, evitando assim o acesso desses animais;

✔ não mexa com animais desconhecidos ou doentes;

✔ não separe briga de animais;

✔ passeie com seu animal sempre preso em coleira.

Vacina a única proteção que seu companheiro de estimação tem contra a raiva!"

Fonte: SUS, Ministério da Saúde  

Saúde: "Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta"

 Com informações da BBC


Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta
São recomendadas quatro séries de exercício de prancha, com intervalos de dois minutos, três vezes por semana.
[Imagem: BBC]

Agachamento e prancha

"Exercícios de treinamento de força, como agachamento na parede e prancha, estão entre as melhores maneiras de reduzir a pressão arterial e ajudar no controle da hipertensão.

Em razão disto, a orientação atual, que tem como foco principalmente caminhadas, corrida e ciclismo, deve ser atualizada, afirmam Jamie Edwards e colegas da Universidade Igreja de Cristo de Canterbury (Reino Unido), que realizaram uma meta-análise de ensaios clínicos envolvendo quase 16 mil pessoas.

Todos os exercícios físicos reduziram a pressão alta, mas o agachamento na parede e a prancha levaram a quedas maiores do que os exercícios aeróbicos.

A posição da prancha, que se assemelha a uma flexão, com os cotovelos diretamente abaixo dos ombros e as pernas esticadas para trás, fortalece o abdômen.

Já o agachamento na parede envolve posicionar os pés a 60 cm de uma parede e deslizar as costas para baixo até que as coxas fiquem paralelas ao chão.

Esses exercícios de isometria são destinados a aumentar a força sem mover músculos ou articulações, colocando um estresse no corpo muito diferente do exercício aeróbico.

"Eles aumentam a tensão nos músculos quando mantidos por dois minutos, depois causam um súbito fluxo de sangue quando você relaxa", o professor Jamie O'Driscoll. "Isso aumenta o fluxo sanguíneo, mas você deve se lembrar de respirar."

Veja os dois melhores exercícios físicos para controlar pressão alta
São recomendadas quatro séries de agachamento na parede, com intervalos de dois minutos, três vezes por semana.
[Imagem: BBC]

O quanto os exercícios reduzem a pressão?

A hipertensão arterial sobrecarrega os vasos sanguíneos, o coração e outros órgãos, aumentando o risco de doenças como ataques cardíacos e derrames.

O tratamento geralmente envolve medicamentos, mas os pacientes também são aconselhados a comer de forma saudável, reduzir a ingestão de álcool, parar de fumar e se exercitar regularmente.

Em sua análise, os pesquisadores revisaram dados de 15.827 pessoas que se exercitaram por duas semanas ou mais em 270 ensaios clínicos, publicados entre 1990 e 2023.

Lembre-se que a pressão do sangue nas artérias é medida em milímetros de mercúrio (mmHg) e que medições acima de 140/90 mmHg são consideradas elevadas. A meta-análise revelou que a pressão arterial em repouso foi reduzida em:

  • 4,49/2,53 mmHg após treinamento aeróbico (como corrida ou ciclismo);
  • 4,55/3,04 mmHg após treino de resistência dinâmica ou musculação;
  • 6,04/2,54 mmHg após treino combinado (aeróbico e musculação);
  • 4,08/2,50 mmHg após treinamento intervalado de alta intensidade (explosões curtas de exercício intenso com períodos de descanso entre eles);
  • 8,24/4 mmHg após treinamento de exercícios de isometria (prancha e agachamento na parede).

Estas quedas podem reduzir o risco de a pessoa ter um derrame.

A recomendação é que pessoas com pressão alta considerem fazer quatro séries de dois minutos de agachamento na parede ou prancha com dois minutos de descanso entre elas, três vezes por semana."

Fonte: Diário da Saúde

Checagem com artigo científico:

Artigo: High-Intensity Interval Training and Cardiometabolic Health in the General Population: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomised Controlled Trials
Autores: Jamie Edwards, Megan Griffiths, Algis H. P. Deenmamode, Jamie O'Driscoll
Publicação: Sports Medicine
DOI: 10.1007/s40279-023-01863-8

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

"Torre das Donzelas" , Filme que retrata como as mulheres eram e ficavam presas, na ditadura militar (1964-1985), com depoimentos da ex-presidente Dilma Roussef e outras mulheres que passaram por isso

"Torre das Donzelas", direção de Susanna Lira

"Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história."

Fonte: TVT / Guerrilhas da Memória

Neste sábado, 26 de agosto, das 18h às 22h, no Teatro Morro do Ouro, em Fortaleza, Ceará. Visibilidade Lésbica


Exposição e homenagem à  Alice Oliveira, que foi candidata à vereadora nas últimas eleições municipais, em Fortaleza.



 

Local: Anexo CENA do Teatro Morro do Ouro
End.: Praça Mestre Boca Rica
Horário: das 18h às 22h
Entrada: livre e/ou gratuita           

Fonte: whatsApp

Nesta sexta-feira, 25 de agosto,, na Câmara Municipal da Capital Paulista: "Visibilidade Lésbica"

Sexta-feira, 25/08 as 19h, acontecerá o ato Solene da
 Visibilidade Lésbica na Câmara Municipal.
Será no Plenário 1° de maio com toda a importância que 

momento merece, esperamos vcs✊🏿
Bora Quilombo!

#MandatodeVereadora

#MandatosColetivos

#VereadoraSP

#VisibilidadeLésbica #Lésbica #Lesbianas #SapatãoDeLuta

Fonte: whatsApp