Matérias interessantes

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Meio Ambiente: nesta segunda-feira, 9 de outubro às 20h –6ª Live: Defesa da Estação Ecológica de AREDES, em Itabirito/MG, e águas...

Fonte: frei Gilvander Moreira

 " Live – Defesa da Estação Ecológica de Aredes, em Itabirito, MG, e das águas da bacia do rio das Velhas para o abastecimento de BH e RMBH: impactos do PL 387/23, na ALMG. Exigimos o arquivamento do PL 387, JÁ!

Hoje, Segunda-feira, 09/10/2023, às 20 horas, via youtube no CANAL Frei Gilvander Luta pela terra e por direitos, no Canal do CDDH-Betim (Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Betim, MG) e também através de muitas páginas de facebook.

Convidada especial: Jeanine Oliveira, pesquisadora e ambientalista do Projeto Manuelzão. Mediação de frei Gilvander Moreira, da CPT/MG, e de Thomás Toledo, do Movimento Luta de Classe e da UP (Unidade Popular pelo Socialismo).

O PL 387/23 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reflete o interesse privado dos grandes empresários donos da Minar, empresa de mineração que ameaça o território. No entanto, neste lugar existe um complexo arqueológico, biodiversidade e reservas hídricas localizados a mais ou menos 50km de Belo Horizonte, território que desde 2010 compõe a unidade de conservação: estação Ecológica Aredes. Os frutos de um esforço coletivo, envolvendo diversas partes da sociedade, fazem diariamente dessa Unidade de Conservação um dos principais exemplos de recuperação ambiental e de reconversão de território: métodos científicos centralizados na preservação e recuperação ambiental e patrimonial daquele território – na concepção prática da palavra cuidado.

Para seguir resistindo e lutando pela preservação integral de Aredes, teremos uma Semana de Lives em defesa do território. Com apresentação de Frei Gilvander (Comissão Pastoral da Terra) e Thomás Toledo (da Unidade Popular), vamos expandir as discussões e conhecimentos com a presença de convidados/as, em debates sobre a importância em garantir a preservação de todo o local e pelo arquivamento do PL 387/23 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais."

Fonte: frei Gilvander Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!