Matérias interessantes

sábado, 17 de fevereiro de 2024

Reportagem local: os blocos Reino Vegetal e os Bonecos Gigantes desfilaram na segunda-feira, 12 e foi um sucesso!

Por Ana Lúcia Dias, OGM

Na última segunda-feira, 12, que foi um dia de folia facultativa, com a maioria dos estabelecimentos comerciais funcionando no centro de Poços de Caldas. E os blocos continuaram a desfilar. Foi benéfico para o público, especialmente o turista, assistir aos blocos e compreender o motivo pelo qual as pessoas se reúnem para desfilar, despertando a consciência sobre a importância de cuidar do planeta tão maltratado, que podemos sentir nas emergências climáticas.

Foi um trabalho conjunto da ONG de resíduos reaproveitáveis, coordenada pelo Toninho “catador” e por Fábio Guedes, do Ateliê Claudio Guedes, onde foram confeccionadas as fantasias e adereços com materiais reaproveitáveis como o plástico, os adereços e garrafinhas PETS grandes e pequenas, latinhas de alumínio. Veja na imagem na concentração do bloco “Gigantesco Reino Vegetal”, que teve como atração principal Bloco “Gigantes de Casa dos Bonecos”, que também é feito com material reciclável, em Brazópolis, há 160 km de Poços de Caldas, localizada na microrregião de Itajubá, Sul de Minas. 

Imagens da Concentração:

 Adereços  na grama feitos com todo o tipo de plásticos         Toninho "catador" 


Adereços recicláveis utilizados pelo Bloco “Gigantes do Reino Vegetal" e Toninho "catador", que coordena a ONG Resíduos Reaproveitáveis, no bairro de Vila Nova, em Poços de Caldas, MG

Na foto ao lado: o papelão utilizado como adereço para fazer a cabeça do personagem.

No ateliê Claudio Guedes, que foram elaboradas as fantasias e adereços para o bloco com a participação de todos do bloco e mais voluntários. E também na ONG de Resíduos Recicláveis onde os participantes do bloco foram pegar material para confecção das fantasias e adereços.

Ateliê Claudio Guedes

Além das velhas marchinhas de carnaval, que todo o mundo conhece. Foi um desfile que chamou atenção do público, o turista que aproveitou o comércio aberto para ver e comprar artigos típicos da região. E em especial o bloco "Reino Vegetal" chamou muita atenção por demonstrar os adereços e fantasias que se pode fazer com o que jogamos fora.

E os Bonecos Gigantes que encantaram a todos, gente grande e gente pequena ficaram fascinadas. 

Fonte: O Guardião da Montanha, OGM

A concentração dos blocos foi na Praça do Relógio, seguiram pela Rua Francisco Salles em direção à Av. Assis Figueiredo, no Centro de Poços de Caldas.




  Na concentração, os bonecos gigantes sendo fotografados pelo público

Essa família observando todo o trabalho na concentração

Essas imagens acima são da concentração dos Blocos "Reino Vegetal e Bonecos Gigantes".















 
As imagens acima são dos blocos "Reino Vegetal e dos Bonecos Gigantes no desfile na Rua Francisco Salles. 

O público que estava nas lojas, na maioria turistas, também interagiram com os blocos, aplaudindo a iniciativa e fotografando, cantando junto as famosas marchinhas de carnaval, na Av. Assis Figueiredo o desfile continuou nesta  avenida – a principal do centro de Poços de Caldas –, onde além  dos comércios mais tradicionais também pode-se encontrar o Banco do Brasil, o Itaú e nas travessas o Santander, o Bradesco e a Caixa Econômica.

 

Fonte: O Guardião da Montanha - Jornal on-line

Desfile a caminho da av. Assis Figueiredo

Bloco "Reino Vegetal entrando na Av principal do centro de Poços de Caldas









Carros da Guarda Municipal dando cobertura ao desfile.






Moça cantando as marchinhas junto com os blocos

Até nos bares, havia gente se divertindo. 






As imagens acima são do desfile na av. Assis Figueiredo

Fonte: O Guardião da Montanha - Jornal on-line

O desfile terminou na Rua Barros Cobra, em frente o Hotel Nacional INN, onde os hóspedes e o público pararam para ver e fotografar os blocos: "Reino Vegetal e os Bonecos Gigantes"



Graças a estes dois rapazes muito gentis, que são do carro de som, que conseguimos fazer a filmagem e as fotos mais altas que os bonecos gigantes, em razão deles terem deixado e ajudado a subir atrás nas caixas de som. 

Procuramos um lugar com um pouco mais de silêncio para realizarmos a entrevista com o Junior, muito gentil, topou sentar a beira de um jardim. Ele é de Brazópolis é também o responsável pelos bonecos gigantes. De acordo com ele, os bonecos são feitos com material reciclável, portanto, não pesam muito e são diferentes dos bonecos de Olinda, Pernambuco, por serem habitáveis. Assista a entrevista.

Fonte: O Guardião da Montanha - Jornal on-line

Vamos torcer para que as pessoas percebam com essa iniciativa do Blocos: "Reino Vegetal e da Casa dos Bonecos Gigantes", neste carnaval em Poços de Caldas, MG e comecem a reciclar mais em todo o mundo, para a preservação do Planeta, a nossa única casa! Vamos cuidar da nossa casa com mais amor! Afinal não existe planeta B. Nem a IA – Inteligência Artificial – será capaz de criar um novo planeta.






2 comentários:

  1. Gostei demais de ver as Fotos do Carnaval de Poços de Caldas. Achei fantástico os Bonecos Gicantes e como não podia deixar de ser a Entrevista com o Junior que trouxe os Bonecos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Eliana... Agradecemos ao seu comentário e visita.

      Excluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!