O terremoto atingiu a região de Mindanau, no Sul das Filipinas. — Foto: Arte g1/Vitória Coelho |
"Ondas de até um metro de altura são esperadas na costa oeste do Japão."
Por g1
"Um terremoto de magnitude 7,6 atingiu as Filipinas, neste sábado (2). De acordo com o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor aconteceu a uma profundidade de 32 km, na região de Mindanau, por volta das 22h37 (11h37 no horário de Brasília).
Ainda não há informações de vítimas ou danos causados pelo terremoto, segundo a Reuters.
O governo filipino determinou a evacuação de duas províncias no país – Surigao do Sul e Davao – por conta do alerta de tsunami. Há previsão de que o tremor possa causar ondas de pelo menos um metro. As ondas podem atingir também a costa sudoeste do Japão.
O Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos chegou a fazer um alerta para o risco de ondas de até três metros, mas a previsão foi descartada.
A Agência Filipina de Sismologia PHIVOLCS afirmou que ondas de tsunami podem atingir o país à meia-noite (13h no horário de Brasília).
Raymark Gentallan, chefe da polícia local da cidade costeira de Hinatuan, perto do epicentro do terremoto, afirmou à Reuters que a energia foi cortada desde o tremor. "Estamos evacuando as pessoas das cidades costeiras", detalhou. A cidade tem uma população de cerca de 44 mil habitantes.
Terremotos frequentes na região
Mapa identifica a região do Círculo de Fogo do Pacífico — Foto: Ciência/G1 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é sempre bem-vinda!