Matérias interessantes

terça-feira, 23 de abril de 2024

Sul de Minas – Cruzília: no Dia Mundial do Livro, o ex-prefeito de Cruzília, advogado, escritor Adolfo Maurício Pereira doou vinte mil livros de seu acervo particular

Fonte: EPTV 2ª Edição

Por Ana Lúcia Dias

Adolfo Maurício Pereira: apaixonado pela Cultura

Hoje é um dia especial para Adolfo Maurício Pereira, uma figura admirável em Cruzília, MG. Além de escritor e advogado, Adolfo Maurício foi prefeito da cidade em duas gestões distintas, de 1983 a 1988 e novamente de 1993 a 1994. No entanto, sua contribuição vai além da política, estendendo-se ao campo cultural e educacional.

Adolfo Maurício é um verdadeiro apaixonado pela cultura e pela literatura, como evidenciado pela sua recente doação de 20 mil livros de seu acervo pessoal. Essa generosa contribuição enriquecerá certamente o acesso à leitura e ao conhecimento no município de Cruzília, no Sul de Minas,

Entre os feitos notáveis de Adolfo está a criação do Festival de Música Popular Brasileira em Cruzília. Esse evento, realizado anualmente no mês de julho, atrai talentos de todo o país e destaca a riqueza da música brasileira. Nomes ilustres como Marcus Viana, Silvio Brito, João Boa Morte, Tibério Gaspar e Flávio Venturini já se apresentaram nesse palco, idealizado e produzido por Adolfo Maurício. Foi realizado pela primeira vez em 27 de dezembro de 1972, dia da cidade.

Além disso, durante sua primeira gestão como prefeito, Adolfo Maurício foi o responsável pela criação do "Centro de Eventos" de Cruzília. Esse espaço, além de sediar exposições de gado, é reconhecido como o berço dos Cavalos Mangalarga e Mangalarga Marchador, uma fonte crucial de renda para os habitantes locais.

Não podemos esquecer que Cruzília é também conhecida internacionalmente pelos seus queijos premiados, um reflexo do empenho e habilidade dos produtores locais.

Como escritor, Adolfo Maurício consolida sua marca com obras como "Abastardando" (1980), "Livro das Mesmices" (1999) e "Profanador de Sambaquis" (2001), entre outros que certamente enriquecem o cenário literário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!