Matérias interessantes

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias locais: São Bento, um dos bairros da Zona Sul, pega fogo!

Bombeiros na R. Alzira Barbosa, Jardim São Bento

Por Ana Lúcia Dias
Desde as primeiras horas desta manhã, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter um incêndio criminoso na beira da pista Geraldo Martins, no bairro Jardim São Bento, zona sul de Poços de Caldas. 

Após horas de trabalho, os mesmos bombeiros tiveram uma chamada com urgência para controlar outra queimada, desta vez no bairro Dom Bosco, na zona leste, onde o fogo já havia atingido o telhado de uma residência. Após conter as chamas, os bombeiros retornaram ao Jardim São Bento, onde o incêndio ainda avançava.

A situação na cidade é crítica. De acordo com os bombeiros, diversos focos de incêndio se espalham por Poços de Caldas, sendo a maioria deles de origem criminosa. "O que será que esses incendiários pensam?" Cidadãos de bem, questionam... Um dos bombeiros, sugeriu ironicamente que os responsáveis pelos crimes fossem obrigados a combater o fogo sem equipamento de proteção. Ele está certo! Esta ideia poderia ser dada a Polícia Federal após deter cerca de 80 suspeitos de incendiar áreas de mata e plantações, resultando na destruição de fauna e flora no país.

Dois corajosos bombeiros que andam para lá e para cá apagando incêndios e salvando vidas

A rotina dos bombeiros é de alto risco. Durante o combate às chamas, eles enfrentam não só o fogo, mas também terrenos difíceis e perigosos. Dois bombeiros, visivelmente exaustos, relataram que um dos maiores desafios são as valas, onde animais peçonhentos como cobras e aranhas se escondem na tentativa de escapar do fogo.

Os bombeiros mineiros não recebem aumento de salários há cerca de 8 anos, durante o mandato do governador Romeu Zema. 

Eles são muito importantes para Minas Gerais, visto que é um Estado grande com grande extensão de área de matas, plantações. E os bombeiros são treinados para não apenas apagar fogo, mas também para salvar vidas, por exemplo, em afogamentos. Eles/as fazem até partos. E precisam ser considerados como profissionais trabalhando em favor da vida.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ao invés de reconhecer este trabalho exaustivo que pode comprometer até mesmo a vida desses profissionais. Por que ele não coloca o exército com aeronaves para combater esses incêndios? Não dá a mínima atenção. Quanta incompetência!

Apenas pensa no seu bolso, afinal cerca de 300% de aumento do próprio salário, não é qualquer cifra. E é a população de Minas Gerais que paga! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é sempre bem-vinda!