Matérias interessantes
sábado, 17 de maio de 2025
Notícias locais: rapaz em frente ao Supermercado Fonseca, no centro da cidade
Audiência Pública da Viridis – Ao vivo – Projeto Colossus
sexta-feira, 16 de maio de 2025
Meio ambiente: Águas da Prata, SP também está preocupada com a exploração de Terras Raras, em Poços de Caldas, MG
Águas da Prata–SP |
Águas da Prata–SP faz divisa com Poços de Caldas–MG e também se utiliza das águas do Cipó, quer dizer, se a Viridis atingir a parte da reserva hídrica de Poços de Caldas, além da zona Sul, onde será a exploração das Terras Raras, Águas da Prata–SP também será afetada e consequentemente o turismo.
Turismo em Águas da Prata–SP |
Por isso, que neste sábado, 17, na audiência pública que a Viridis convocou no Cenacon, os ambientalistas e a população de Águas da Prata–SP estarão em peso nesta audiência pública promovida pela Viridis para com a população de Poços de Caldas, especialmente da zona Sul para questionarmos como ficam:
1- Nossas águas;
2- Nosso Solo;
3- Nossa saúde;
4- Nosso Futuro.
A comunidade precisa ser ouvida! Chega de decisões alheias ao povo, que sustenta os municípios.
Não deixe de comparecer:
Horário: a partir das 9h
Local: Cenacon
Onde: Av. Vereador Edmundo Cardilo, 3500, Jd Del Rey, em Poços de Caldas
Fraude do INSS: as principais dúvidas do aposentado e ou pensionista
"Presidente do INSS e as principais dúvidas sobre o processo de ressarcimento de aposentados e pensionistas vítimas do golpe."
Por Júlia Nunes, g1
"O INSS abriu um procedimento para identificar os aposentados e pensionistas que foram vítimas da fraude dos descontos irregulares e devolver a elas os valores desviados.
O beneficiário pode verificar se houve descontos não autorizados no seu benefício pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou pelo extrato do INSS.
Após verificar se houve descontos não autorizados, é necessário registrar essa informação junto ao INSS para dar início ao processo de ressarcimento.
Existem três calendários ou expectativas de pagamento, dependendo do período em que os descontos irregulares foram feitos.
O INSS bloqueou qualquer tipo de desconto de entidades associativas na folha dos aposentados e pensionistas."
Notícias locais: secretaria de saúde apura se vereador teve privilégio na realização de exames médicos
Fonte: EPTV 2ª Edição
quinta-feira, 15 de maio de 2025
Meio ambiente: impactos ambientais que a Viridis com seu empreendimento, "Colossus" vai ocasionar à Zona Sul de Poços de Caldas
A Viridis está divulgando sua audiência Pública para sábado agora, 17, até no ônibus São Bento-Sta Teresa, na zona sul; que é a principais área que serão afetadas com a exploração de Terras Raras, em Poços de Caldas.
terça-feira, 13 de maio de 2025
América do Sul: ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica morre aos 89 anos


Conhecido como “presidente mais pobre do mundo” por seu estilo de vida simples, por dirigir um fusca dos anos 1970, doar parte do salário para projetos sociais e pelas reflexões políticas com forte teor filosófico, Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015.
Defensor da integração dos países latino-americanos e caribenhos, Mujica se tornou referência da esquerda do continente durante uma época em que representantes da esquerda e centro-esquerda assumiram diversos governos da região, como Venezuela, Argentina, Equador, Bolívia e Brasil.
"Me dediquei a mudar o mundo e não mudei nada, mas me diverti. E gerei muitos amigos e muitos aliados nessa loucura de mudar o mundo para melhorá-lo. E dei sentido à minha vida", revelou o político em entrevista ao jornal espanhol El País, em novembro de 2024.
Guerrilheiro
Nascido em 1935 em uma família de origem humilde, nos arredores de Montevidéu, Mujica entrou para política ao fundar o Movimento de Libertação Nacional Tupamaros, grupo guerrilheiro urbano que operou nos anos 1960 e 1970 e enfrentou a ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985).
Sua atividade no Tupamaro lhe custou cerca de 14 anos de prisão, tendo sido preso quatro vezes, ferido por seis tiros e escapado da prisão em duas ocasiões. A história da prisão de Mujica, torturado e jogado na solitária por longos anos, foi contada pelo longa-metragem Uma Noite de 12 Anos, dirigido pelo uruguaio Álvaro Brechner.
Em entrevista ao jornalista brasileiro Emir Sader, Mujica revelou que, para suportar a solitária, teve que se relacionar com animais. “Se você pegar uma formiga e colocá-la perto do ouvido, vai ouvi-la gritar. Isso eu aprendi no calabouço. [Também] guardava umas migalhas de pão porque havia uma ratazana que aparecia sempre lá”, contou.
Presidente
Com o fim da ditadura, Mujica foi libertado e participou da criação do Movimento de Participação Popular, que compõe a chamada Frente Ampla, grupo de organizações de esquerda e centro-esquerda que levou Mujica à Presidência da República do pequeno país sul-americano. Antes, foi deputado federal, ministro da Agricultura e senador.
![]() |
José Mujica durante encontro com estudantes na Concha Acústica da Uerj, no campus do Maracanã, em 2015 - Foto: Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil |
Doutor e professor em história na Universidade de Brasília (UnB), Rafael Nascimento destacou que a pobreza no país caiu de 39% em 2004 para 11,5% em 2015. Além disso, houve expansão dos programas de transferência de renda e aumento do salário mínimo, além da distribuição de laptops para estudantes e professores e políticas habitacionais para famílias de baixa renda.
“Mujica é celebrado não apenas por suas realizações políticas, mas por sua ética de vida, por sua simplicidade e por sua luta por justiça social! Ele defende valores como a solidariedade, o respeito à natureza e o consumo consciente, tornando-se uma referência global”, destacou o especialista.
Em 2019, Mujica foi novamente eleito senador, mas renunciou ao cargo em 2020 para evitar o contágio durante a pandemia de covid-19. “Há uma hora de chegar e uma hora de partir na vida”, disse.
Em novembro de 2024, o candidato da Frente Ampla, Yamandú Orsi, venceu a eleição presidencial, marcando a volta da centro-esquerda ao poder no Uruguai após a derrota em 2020. O candidato do grupo de Mujica assume o governo em março de 2025.
Integração latino-americana
“Ou nos integramos, ou não somos nada”, costumava dizer Pepe Mujica, que sempre lembrava que a América Latina possui apenas cerca de 7% da população mundial. Para ele, a integração dos países da região é fundamental para o nosso desenvolvimento.
Mujica argumentava que a história da humanidade é definida fora do continente e que apenas a união dos países da região, independentemente se os governos são de direita ou esquerda, seria capaz de interferir nas mudanças impostas de fora.
“[Após as independências], era mais importante comunicar-se com Paris ou Londres do que entre nós. E agora percebemos que, para defender a pouca soberania que nos resta em um mundo cada vez mais global, se não nos unirmos, não existimos. Precisamos, para nosso próprio interesse, de uma política de colaboração entre todos os latino-americanos para multiplicar nossa força no mundo”, afirmou Mujica, em outubro de 2023, quando participou do lançamento da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos, em Foz do Iguaçu (PR).
Lula condecora Mujica
No dia 5 de dezembro de 2024, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi até o sítio de Mujica, no Uruguai, e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, homenagem dedicada a personalidades estrangeiras.
Para Lula, Mujica foi, entre os presidentes que conheceu, “a pessoa mais extraordinária”. “Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula, emocionado."
Fonte: EBC - Agência Brasil![]() |
Tomara Pepe Mujica! |
segunda-feira, 12 de maio de 2025
RODA VIVA | LUISLINDA VALOIS | 12/05/2025 - Na véspera do Dia da Abolição da Escravatura no Brasil, em 13 de maio
domingo, 11 de maio de 2025
Memorial da Resistência de São Paulo. Confira a programação!
|
|
|