terça-feira, 29 de abril de 2025
Notícias locais: Café Interativo com Klaus Petersen - 29/04/2025. Ele é da Viridis, a mineradora que fará a exploração das Terras Raras, em Poços de Caldas
segunda-feira, 28 de abril de 2025
RODA VIVA | RAFAEL FONTELES | 28/04/2025 - Rafael é governador, PT, do Piaui, super bem cotado
domingo, 27 de abril de 2025
sexta-feira, 25 de abril de 2025
Saúde notícias locais: o Dia D da vacinação contra a gripe Influenza, em Poços de Caldas é neste sábado, 26/abril
"Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas promove neste sábado, 26 de abril, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A ação será realizada das 8h às 17h em 16 salas de vacina do município, com atendimento exclusivo ao público-alvo da campanha.
A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, conforme diretriz nacional. Devem se vacinar:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Pessoas em situação de rua
- Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas
- Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais
- Pessoas com deficiência permanente
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade
- Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (12 a 21 anos)
- Trabalhadores dos Correios
A vacina de 2025 oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B. Ela pode ser administrada juntamente com outras vacinas previstas no Calendário Nacional de Imunização. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e cartão de vacinação. Pessoas com comorbidades devem informar sua condição ao profissional de saúde no momento da imunização.
Durante o Dia D, também será possível se vacinar contra a Febre Amarela, caso o cidadão ainda não tenha recebido a dose ou esteja em dúvida quanto à imunização."
Fonte: Onda Poços
Meio ambiente em Poços de Caldas: coleta seletiva – veja os dias da semana em que a coleta seletiva passa em seu bairro
Educação: aproveite as oportunidades
HISTÓRIA DO POLO UAB SANTA RITA DE CALDAS/MG - INAUGURAÇÃO EM 07/09/2007
"A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas
que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm
dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da
educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que
atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes,
gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do
Distrito Federal. Em Santa Rita de Caldas, situada no Sul do Estado de Minas
Gerais, o Polo UAB foi instalado em setembro de 2007 e regulamentado pela
Lei Municipal nº. 1.871/2008."
Fonte: WhatsApp
HELOISA STARLING | CANAL LIVRE: Hípólita Jacinta Teixeira de Melo, única mulher que participou o movimento anticolonial
Em Sampa: "Profissionais da Educação, é hora de lutar!"
SE NÃO NEGOCIAR, É GREVE!
25 DE ABRIL - SEXTA-FEIRA
MASP - AVENIDA PAULISTA
16h.
É neste domingo, 27, às 20h–DOC FOLHA CORRIDA: EXIBIÇÃO ÚNICA E GRATUITA DA ESTREIA DA SÉRIE 27/04, ...
quarta-feira, 23 de abril de 2025
Mulher: sinal universal p mulheres, crianças em situação de risco
O número de feminicídios só aumenta no país. O Brasil é o 5º país no mundo em número de feminicídios.
Nós, mulheres, estamos convivendo com homens que esqueceram de onde vieram. Eles vieram do útero de suas mães, mulheres.
Em caso de ameaça/perigo faça este sinal universal Fonte: Instagram
DENUNCIE! "Quem Ama, Não Mata"
Meio Ambiente: lançamento da Carbon Token, uma inovação em projetos sustentáveis
No Encontro de Startups, no RS, com lançamento da plataforma PaperLess, ou seja, sem papel,
A preservação das árvores que tanto auxiliam no combate ao CO2 (gás carbônico), além disso, a diminuição das emissões de gases de efeito estufa se consolidou como um dos pilares essenciais para garantir a continuidade da vida na Terra.
Por essa razão, governos e organizações internacionais têm estimulado, em escala global, a adoção de iniciativas e investimentos corporativos em projetos sustentáveis, com o objetivo de atingir as metas estabelecidas para mitigar os impactos das mudanças climáticas.
"PAPA FRANCISCO, OUTRO FRANCISCO DE ASSIS, PEREGRINO DE ESPERANÇA"
![]() |
Papa Francisco |
Na madrugada do dia 21 de abril de 2025, no ônibus, voltando de missão no Acampamento Vida Nova, em Jordânia, e da Ocupação Irmã Dorothy, em Salto da Divisa, no Baixo Jequitinhonha, MG, ao passar pela cidade de João Monlevade, voltando para Belo Horizonte, eu fiquei muito comovido ao saber da travessia do nosso querido irmão Papa Francisco para a vida plena. Ele se transvivenciou, se encantou e nos deixou um extraordinário legado de ética, de humanismo, de profecia, de espiritualidade libertadora, de luta pelos direitos humanos, pela ecologia integral...
Francisco pediu um velório e sepultamento simples, sem pompas, que fosse escrito no seu túmulo apenas uma palavra: “Franciscus”. Homem imprescindível, que lutou até o fim pelo que é justo. No seu último dia de vida no nosso meio, no Domingo de Páscoa, ainda teve força para nos abençoar, nos desejar feliz Páscoa e deixar sua última mensagem à Igreja e ao mundo, em que faz apelo “a todos os que, no mundo, têm responsabilidades políticas para não cederem à lógica do medo que fecha, mas usem os recursos disponíveis para ajudar os necessitados, combater a fome e promover iniciativas que favoreçam o desenvolvimento” e lembrou que “estas são as armas da paz: aquelas que constroem o futuro, em vez de espalhar morte!”
Papa Francisco foi outro Francisco de Assis que guiou a Igreja Católica com humildade, sabedoria, sensatez e profecia. O papa João XXIII (1881-1963) tentou reformar a Igreja convocando e iniciando o Concílio Vaticano II. Francisco lançou sementes no concreto duro da instituição Igreja ao convocar e realizar vários Sínodos, mostrando que é por meio da caminhada conjunta, se animando comunitariamente, incluindo todos e todas, dialogando, em missão, sendo “igreja em saída”, que a Igreja e as pessoas que se dizem católicas vão conseguir ser coerentes com o ensinamento e a práxis de Jesus Cristo.
Francisco fez vários Encontros com Movimentos Sociais Populares de todo o mundo. Defendeu a utopia de: “nenhum/a CAMPONÊS/A sem terra, nenhuma PESSOA/FAMÍLIA sem casa, nenhum/a TRABALHADOR/A sem direitos, não há DEMOCRACIA com fome, nem DESENVOLVIMENTO com pobreza, nem JUSTIÇA na desigualdade...”
Papa Francisco, o primeiro pontífice latino-americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja Católica, um dos maiores e melhores profetas de todos os tempos, lutou pela construção de uma igreja de todos, para todos/as e todes. Foi um papa ecumênico que cultivou o diálogo inter-religioso. Ele pregava que a espiritualidade nos une na construção de uma sociabilidade justa e solidária. Francisco, papa da Ecologia Integral, que denunciou a economia capitalista, a idolatria do mercado, como “economia que mata”. Em uma única Casa Comum, “somos todos irmãos e irmãs (“Fratelli tutti”), enfatizou Francisco em livro, em Encíclica, etc.
Como peregrino de esperança e semeador de uma sociedade justa e solidária, e de uma igreja que não reproduza o regime da Cristandade, aliada aos poderes político e econômico, mas uma igreja dos pobres que acolhe misericordiosamente todos/as sem discriminação e que promova a igualdade de direitos, que repudia a intolerância religiosa, o fundamentalismo e o moralismo anticristão, o papa Francisco condenou todas as guerras, o genocídio do Povo Palestino e clamava diariamente pela paz como fruto da justiça. Denunciando o genocídio que o Estado de Israel segue fazendo sobre o Povo Palestino, Francisco disse: “O que Israel está fazendo é crueldade.”
Como Jesus Cristo e Francisco de Assis, com sorriso nos olhos, o papa Francisco sempre acolheu de braços abertos todas as pessoas, especialmente quem sofre algum tipo de discriminação e injustiça: os indígenas, os camponeses, os negros, as crianças, as mulheres, as pessoas LGBTQIA+, os imigrantes, os presos, os refugiados, as pessoas em situação de rua... Francisco sabia que em uma sociedade brutalmente desigual quem se diz neutro e fica “em cima do muro” se torna cúmplice das opressões e injustiças. Francisco sempre escolheu o lado dos humildes, dos empobrecidos/as e injustiçados/as. Francisco teve a coragem de pedir perdão pelos crimes do colonialismo e de reconhecer a sabedoria e os direitos dos Povos Originários/Indígenas. Às juventudes, no Rio de Janeiro, em 2013, Francisco bradou: “Sejam como Jesus Cristo: REVOLUCIONÁRIOS! Não tenham medo de ir contra a corrente”.
Papa Francisco, durante seus 12 anos de pontificado, promoveu importantes reformas na Cúria Romana, combateu com firmeza os abusos dentro da Igreja e fortaleceu a presença de mulheres no Vaticano, incluindo-as em funções de destaque, abriu recentemente um novo processo para reformas na Igreja Católica, inserindo a possibilidade de mulheres servirem como diaconisas e uma melhor inclusão de pessoas LGBTQUIA+ na Igreja. Francisco assumiu posicionamento firme contra a pena de morte, alterou no Novo Catecismo, à luz do Evangelho, a doutrina sobre a pena de morte e prescreveu a sua abolição em todo o mundo, afirmando que “a pena de morte é inadmissível, porque atenta contra a inviolabilidade e dignidade da pessoa, e se compromete, com determinação, em prol da sua abolição no mundo inteiro”. Coerente com o Evangelho de Jesus de Nazaré criticou reiteradas vezes o consumismo desenfreado e as desigualdades sociais, provocados pelo sistema capitalista, tornando-se uma voz respeitada mundialmente.
Aos opressores e exploradores, falsos cristãos, idólatras de extrema-direita e fascistas que o caluniam chamando-o de “comunista” e com outras injúrias, o nosso irmão Papa Francisco diz: "Pai, perdoai-lhes, pois uns sabem o que fazem, outros estão cegados". Inspirando-se em Jesus que perguntou a um dos seguranças do sistema: “Por que me bates?” (Jo 18,23), Francisco respondeu à acusação de “ser comunista” em uma entrevista ao canal C5N, da TV argentina, em 2023. Disse ele: “Minha carta de identidade é o Evangelho de Mateus 25,31-46. Leia Mateus 25 e veja se quem escreveu era comunista”.
As realidades mais profundas, muitas vezes, só conseguimos enxergar de olhos fechados e após perdermos a presença física da pessoa amada. O papa Francisco foi um gigante na vivência do Evangelho de Jesus Cristo e será ainda maior quando as sementes do seu ensinamento e do seu testemunho se enraizarem em milhões de pessoas pelo mundo afora. Como semente que brota nas rachaduras do concreto, a mensagem do papa Francisco continuará irradiando e será cultivada nos corações de milhões de pessoas pelo mundo afora. E gerará primaveras de justiça, paz e amor.
Papa Francisco, agora na glória, viverá presente em nós sempre na luta por tudo o que é justo. Gratidão eterna ao nosso querido irmão papa Francisco, recebido com aplausos na vida plena pelos anjos e anjas, por Francisco de Assis, por Jesus Cristo, pelas crianças palestinas massacradas pelo Estado genocida de Israel com a cumplicidade do desgoverno dos Estados Unidos e por tantos outros irmãos e irmãs, discípulas e discípulos autênticos de Jesus de Nazaré que já fizeram sua travessia definitiva.
Rezemos para que os cardeais do Conclave compreendam o sopro do Espírito Santo e tenham a sensatez de escolher um novo papa que seja fiel ao Evangelho de Jesus Cristo, a Francisco de Assis e ao Francisco de Roma.
Obs.: A vídeos abaixo, dizem respeito ao assunto.
1 - Francisco de Assis e o Papa Francisco: Ecologia Integral - Por Frei Gilvander - 10/6/2020
2 - Frei Betto encontra Papa Francisco e fala na Rádio Vaticano: Dez anos de Francisco, COP3
3 - Papa Francisco, “Igreja em Saída e Sinodal”, Cantoria e Oração (CEBs de MG, ES e RJ): XV Inter CEBs
4 - Papa Francisco: "Terra, Teto e Trabalho!" Sete Lagoas/MG, 28o Grito dos Excluídos. Direitos, Já!
5 - Papa Francisco: “A igreja deve lutar junto com os Movimentos Populares na defesa dos pobres"-15/7/21
![]() |
Frei Gilvander Moreira |
frei Gilvander escreve toda a semana para o Guardião da Montanha.
Cultura local: Flipoços terá inicio, a partir das 17h30, no próximo sábado, 26/abril, e celebra 20 anos com programação intensa e grandes nomes da literatura nacional e internacional
O Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços) completa duas décadas de história em 2025 e prepara uma edição especial para celebrar esse marco. Reconhecido como um dos principais eventos literários do Brasil, o festival acontece de 26 de abril a 4 de maio no Parque José Afonso Junqueira, o mesmo local do ano passado, com uma programação diversificada que une literatura, cultura, gastronomia e sustentabilidade.
Com o tema “Biografias: Celebrando a Vida Através do Tempo”, o Flipoços 2025 propõe uma reflexão sobre grandes personalidades da história, da literatura e das artes. A estrutura do evento também se amplia, com a realização da Vila Literária de Minas Gerais, que pelo segundo ano consecutivo reunirá mais de 100 atividades distribuídas em mais de 10 palcos e espaços parceiros.
Destaques da Programação
Entre mesas temáticas, palestras, debates e lançamentos de livros, o festival homenageia nomes como Virginia Woolf, Antonio Candido, Geraldo Vandré, Paulo Leminski, Elis Regina, Adélia Prado, Oswald de Andrade, Machado de Assis, Mario de Andrade, Fernando Pessoa, Bob Dylan e Nise da Silveira, entre outros.
O evento também traz autores renomados da cena nacional e internacional, como Valter Hugo Mãe, Mary Del Priore, Celso Lafer, Laura de Mello e Souza, Paulo Rezutti, Eduardo Bueno, Itamar Vieira Junior, Lira Neto, Flora Thomson-Deveaux, Jerônimo Pizarro, Ondjaki, Bethânia Amaro, Alexandre Coimbra Amaral e Neca Setubal.
Assuntos como literatura LGBTQIAPN+, clubes de leitura, literatura marginal, políticas públicas do livro, inteligência artificial e regulação, além de mercado editorial, audiovisual e turismo literário também estarão em pauta, com discussões voltadas tanto para o público geral quanto para profissionais do setor.
Experiências Paralelas
Além do conteúdo literário, o festival expande suas atividades com experiências voltadas à gastronomia, educação e meio ambiente:
Espaço Sesc Flipocinhos: programação infantil com contação de histórias, teatro e oficinas.
Carreta Senac: aulas práticas de culinária com foco na cozinha mineira.
2º Ciclo de Cozinha Mineira: vivências gastronômicas promovidas em parceria com Sebrae Minas e outras entidades.
Ação Sustentável com o IFSULDEMINAS: distribuição de mudas e compostos orgânicos, em parceria com o Congresso de Meio Ambiente de Poços.
9º Congresso Nacional de Educação: palestras e apresentações com o tema “Educação e Leitura: Caminhos para a Transformação”.
Ônibus EducaBus da Viação Santa Cruz: aulas de educação no trânsito para crianças.
Leiturinha e a personagem Bebel: atrações para os pequenos leitores.
Levedo & Letras: atrações musicais noturnas com curadoria da Loren Truck Beer.
Feira Literária e Infraestrutura
A Vila Literária reunirá mais de 40 expositores com livros e produtos culturais a preços acessíveis. A rede hoteleira e gastronômica de Poços também apoia o evento, com 15 estabelecimentos parceiros. Para facilitar o acesso ao público, a Viação Santa Cruz oferece descontos especiais nas passagens para quem viaja de São Paulo e de cidades do interior de Minas Gerais.
Agendamento Escolar e Entrada Gratuita
As atividades infantis e escolares precisam ser agendadas previamente pelo e-mail maira@gsceventos.com.br ou pelo telefone (35) 3697-1551. A entrada é gratuita em toda a programação, e quem quiser poderá doar um livro na tenda da GSC Eventos na Vila Literária.
Realização e Apoio
O Flipoços é uma realização da GSC Eventos Especiais, União Literária de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Prefeitura de Poços de Caldas, com patrocínio master da Codemge, Althaia, Valgroup e Rede Itaú. E muitos outros patrocinadores locais também que veem na Cultura maneiras de educar com entretenimento saudável.
Fonte: GSC
Notícias locais: "O GINÁSIO VIROU CACHOEIRA! E OBRA DE 2021 SEGUE INACABADA"
A Força das Ideias! |



