quinta-feira, 30 de abril de 2020

Educação: governo vai dispensar escolas de cumprir os 200 dias do ano letivo

Boletim atualizado 30 de abril, em Poços de Caldas - compare


Compare o dia de ontem e o de hoje. É preocupante.

É incrível que as pessoas não escutem os órgãos competentes,  que sabem o que estão dizendo: a ciência,  a medicina. E a OMS - Organização Mundial de Saúde.

Não é por bel prazer que temos de ficar em casa. É por necessidade, para não superlotar os hospitais, que não tem equipamentos suficientes para tanta gente. Por este motivo que  o ISOLAMENTO SOCIAL é tão importante. Portanto, FIQUE EM CASA, NÃO SAIA A TOA. E se tiver de sair de casa: use máscara e não esqueça de levar junto o álcool gel. E lave assim que for possível as mãos, que essa é a melhor maneira de combater o coronavírus.

O Brasil já ultrapassou a China em número de casos e é o 10º no ranking mundial. Não se esqueça que no Brasil como em todo o mundo existe a subnotificação, quer dizer, têm muita gente morrendo em casa e está sendo colocado no atestado de óbito: causa desconhecida ou qualquer outra coisa, embora as pessoas tenham morrido de complicações respiratórias. Um dos sintomas da covid-19. De acordo com informações temos 15 vezes mais casos no país, que os divulgados pelas secretarias de saúde ou o Ministério da Saúde.

Isso também vai passar! Tenha um pouco mais de paciência!

Enquanto não houverem testes para os habitantes de Poços de Caldas, vamos ficar na dúvida, se somos assintomáticos ou somos "positivos". Todo o cuidado é pouco.

"Os casos no Estado de Minas Gerais estão estimados em 94.362 notificações; 84.994 casos suspeitos; 1.827 confirmados e 82 óbitos."

Fonte: www.saude.mg.gov.br/coronavirus 

Guedes: "Ninguém será bem-sucedido se não perceber que vida está acima"

Ministro da Economia, Paulo Guedes



"Guedes elogiou a atuação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e disse que "precisa pedir ajuda" quando medidas prejudiciais à economia caminham no parlamento."

Por Conteúdo Estadão

"O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a pregar o consenso entre parlamentares governistas e da oposição no enfrentamento à crise. Sem citar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ele negou qualquer embate com o Congresso. "Ninguém vai ser bem-sucedido se não perceber que a vida de brasileiros está acima de diferenças. Nunca me afastei ou ofendi qualquer membro do Congresso durante essa pandemia. Do meu lado, nunca ofendi ou cortei relações com ninguém", afirmou, em audiência pública da Comissão Mista do Congresso que acompanha as medidas relacionadas ao novo coronavírus.

Guedes elogiou a atuação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e disse que "precisa pedir ajuda" quando medidas prejudiciais à economia caminham no parlamento. Após a aprovação pela Câmara de um socorro a Estados e municípios maior do que o considerado adequado pela equipe econômica, Guedes passou a negociar com Alcolumbre mudanças no texto pelo Senado.
Questionado pelas parlamentares sobre mudanças na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL) que beneficiariam os bancos, Guedes negou ter conhecimento de medidas nessa direção. "Não sabia de redução da CSLL, se isso for verdade é um absurdo. Vou sair daqui e perguntar para a Receita Federal", respondeu."
Fonte: notícias ao minuto - Economia

"Estão prontos para arcar com a responsabilidade"

A taxa de contágio no Brasil é a maior em 48 países, segundo projeção matemática do Imperial College, de Londres.



Por Tiago Mafra 

"As esferas administrativas no Brasil estão *atuando no escuro*, contando com o acaso, à espera da sorte. Não se pode dizer que é por falta de informação.

Faltam testes, há subnotifição, mas mesmo assim insistem em relativizar e flexibilizar a quarentena. Obviamente, se não houver mecanismos de verificação, os dados serão sempre inferiores às previsões ditas alarmantes.

Sem percepção do alastramento do vírus, não há como traçar estratégias regionais e locais de combate, muito menos ser eficaz nas táticas de isolamento.

Nesse cenário, sob justificativa da situação "estar sob controle" e de "não haver ainda transmissão comunitária", *Poços de Caldas afrouxa suas regras*, permitindo a reabertura do comércio, igrejas e bares.

*Transfere* ainda, a *responsabilidade* de averiguação de público em cada estabelecimento, para o próprio proprietário ou gestor, que na *ausência de uma política de proteção* aos empreendimentos por partes do Governo Federal, não atacará sua possibilidade de vendas depois de 1 mês de portas fechadas. O caso das igrejas é caso a parte, em especial para aqueles que tratam a fé como mercadoria.

Em Poços de Caldas, com uma população de aproximadamente 170 mil habitantes, se 10% se contaminar e desse percentual, 7% desenvolver a forma grave da doença, estamos falando na *possibilidade de quase 1200 mortes*.

*OBS.: taxa de contágio no Brasil é a maior em 48 países, segundo projeção matemática do Imperial College, de Londres.*

A administração local está pronta para arcar com essa responsabilidade?"

Tiago Mafra - Professor de Geografia, Especialista em Filosofia, Mestre em Educação (UNESP). Coordenador do Pré Vestibular Comunitário Educafro desde 2009. 

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Coronavírus: Brasil tem recorde de 6.276 casos confirmados em 24 horas



Fonte: veja on-line

ONU denuncia Brasil por em risco "milhões de vidas"

Fonte: Instagram    

Vereadora de Poços de Caldas faz um apelo a prefeitura de Poços de Caldas

Boa noite, com muita propriedade, responsabilidade e coerência, alerto para o grande problema que teremos pela frente se ações rígidas e testagem de todos profissionais de saúde não forem realizados. Seguimos vigilantes...



Apelo da vereadora de Poços de Caldas muito pertinente

Fonte: whatsapp

Boletim Epidemiologico atualizado em Poços de Caldas, MG

Fonte: whatsapp

Impedido trafego de automóveis e caminhões na zona sul de Poços de Caldas

Cones colocados na rua Alzira Barbosa 





















Impedido o transito em ruas que dão acesso a rua Filomena Acconcia Togni (rua de trás do Parque Ecológico),zona sul em função do DMAE- Departamento  de Água e Esgoto de Poços de Caldas estar fazendo uma troca nos canos, de esgoto por maiores devido ao crescimento de residencias e comércios no bairro Sao Bento.

A DMAE esta  hoje no final da rua Alzira Barbosa fazendo este trabalho desde segunda-feira, 27 apesar da pandemia. Mas segundo o topografo da obra, Douglas este trecho da rua sera arrumado ainda hoje, 29. Amanha, eles continuarão trabalho em uma rua de terra a cerca de cem metros de onde foi realizado o tralho hoje.


Trabalhadores do Dmae              



Topografo Douglas






terça-feira, 28 de abril de 2020

"Brasil bate novo recorde de mortes por covid-19 em um dia"

Boletim Epidemiologico atualizado de Poços de Caldas


"Contaminação do Coronavírus está subindo muito rapidamente".

Seguem algumas normas para comerciantes reabrirem seus comércios em Poços de Caldas


Seguindo o Decreto número 13.311 de 28 de abril de 2020, a Prefeitura de Poços de Caldas disponibiliza o modelo de cartaz que deve ser impresso em formato A3 (297mm x 420mm) e afixado na entrada dos estabelecimentos.


Fonte: Prefeitura de Poços de Caldas, MG           

Sera que fui infectada (o) pela covid-19? Veja quais as diferenças entre os sintomas


Pandemia do coronavirus ou da politica qual mata mais?



















Por  Gilvander Moreira  - Articulista as Terças-feiras

Pandemia do coronavirus ou da politica qual mata mais?

"NOSSAS VIDAS VALEM MAIS!"











NOSSAS VIDAS VALEM MAIS!  

Vem aí nossa PRIMEIRA LIVE. Dia 30/04, 19h. 

Com a professora de história da UFF, Virgínia Fontes
- economista e professora da PUC-S.P. Rosa Maria Marques  

Mediação é da economista e professora aposentada da UFMG, @dirlenepsol 


 Acompanhe pelo youtube Nossas Vidas valem mais 
e pelo facebook: @8MRMBR  

#MulheresFalandoDeMulheres! 
#8MBh! #CapitalismoEoTrabalhoDomésticoNaCriseAtual! #EspalhaAPalavra!

Fonte: frei Gilvander Moreira

Sera que e hora da reabertura do comercio em Poços de Caldas?


Ao lado, o ultimo boletim atualizado.

O prefeito de Poços de Caldas, Sergio Azevedo falou na sua rede social que iria decretar a reabertura do comercio, com as medidas obrigatórias de saúde, como: mascaras e álcool gel 70.


Sera que as pessoas irão se ariscar se a Unimed local declarou recentemente que em Poços de Caldas já temos a transmissão comunitária da covid-19.


Sera que temos hospitais equipados suficientes, pra uma epidemia da covid19 em Poços de Caldas que possa atender a população? Não seria bom ouvirmos especialistas da área antes?


Lembrando que em montanhas, o frio já começou. E mais, o prefeito de Poços de Caldas,  Sergio Azevedo ainda propõe que o comercio seja reaberto na sexta-feira, 1. de maio, "dia do trabalho", possivelmente ele esqueceu que e feriado mundial. E que em função da pandemia não teremos turistas.

.
Vereadora de Poços de Caldas, Ciça falando sobre a reabertura dos comércios no município 


segunda-feira, 27 de abril de 2020

Roda Viva | Sebastião Salgado | 27/04/2020


Fonte: TV Cultura

Mais de 200 mil mortos e quase três milhões de infectados no mundo




Pelo menos 809.400 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.

Por  NOTÍCIAS AO MINUTO


pandemia de covid-19 já matou mais de 200 mil pessoas e infectou quase três milhões em todo o mundo desde que surgiu em dezembro na China, segundo um balanço da AFP. De acordo com os dados da agência de notícias francesa, a partir de números oficiais, foram registrados 206.567 mortos e mais de 2.961.540 infectados em 193 países.
 
Pelo menos 809.400 foram consideradas curadas pelas autoridades de saúde.
Os Estados Unidos, que registraram a primeira morte ligada ao coronavírus no final de fevereiro, lideram em número de mortos e casos, com 54.877 e 965.933, respectivamente.
Pelo menos 107.045 pessoas foram declaradas curadas pelas autoridades de saúde nos Estados Unidos.
Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são Itália, com 26.644 mortos para 197.675 casos, Espanha com 23.521 óbitos (209.465 casos), França com 22.856 mortos (162.100 casos) e Reino Unido com 20.732 óbitos (152.840 casos).
A China (excluindo os territórios de Hong Kong e Macau), onde a epidemia começou em dezembro, contabilizou 82.830 casos (três novos entre domingo e hoje), incluindo 4.633 mortos (uma nova) e 77.474 curados.
Até hoje foram registrados na Europa 124.759 mortos para 1.379.443 casos, nos Estados Unidos e Canadá 57.513 mortos (1.012.573 casos), na América Latina e Caribe 8.292 mortos (169.174 casos), na Ásia 8.077 mortos (204.217 casos), no Oriente Médio 6.392 mortos (156.097 casos), na África 1.425 mortos (32.015 casos) e na Oceânia 109 mortos (8.023 casos).
A AFP alerta que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do número real de infecções, já que um grande número de países está agora testando apenas os casos que requerem atendimento hospitalar.”
Fonte:  NOTÍCIAS AO MINUTO

So podia ser mulher!

Fonte: whatsapp


Mesmo assim existem alguns homens que não reconhecem, talvez por inveja. E os feminicidios - assassinato de mulheres -- continuam, mesmo durante a pandemia da covid-19.


Fonte: whatsapp

Mulher, sob qualquer ameaça: Denuncie 
Ligue 191 - Policia Militar ou ligue 180

domingo, 26 de abril de 2020

"PGR extingue secretaria de Direitos Humanos"

© Sérgio Lima/Poder360 Procurador-geral da República, Augusto Aras,
em sua posse no Palácio do Planalto


















Por poder 360


O procurador-geral da República, Augusto Aras, extinguiu a secretaria de Direitos Humanos, vinculada a seu gabinete, na última 6ª feira (24.abr.2020). A mudança vem com a aprovação de 1 novo regimento interno para a cúpula do órgão. A secretaria era comandada por Ailton Benedito de Souza, conservador e apoiador de Bolsonaro que já teve a indicação para a comissão que investigou crimes da ditadura barrada.

Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), as atribuições da pasta serão mantidas pela Assessoria de Articulação Parlamentar. Outra que deve ser absorvida pela assessoria é a secretaria de Relações Institucionais. As pastas têm 60 dias para fazerem as readequações previstas no novo regimento. Eis a íntegra (349 KB).

Ailton Benedito é procurador federal de Goiás. Já cobrou explicações do Facebook sobre a remoção de 196 páginas e 87 perfis da rede social e suspendeu 1 curso de extensão da Universidade de Brasília chamado de  “O golpe de 2016 e a universidade pública brasileira”.”


Fonte: poder 360

"O MUNDO É MARAVILHOSO"

MUNDO MARAVILHOSO - francisfoto

Por J.J. Abdala - E articulista de O Guardião da Montanha - Jornal on-line









“Tenho total convicção de que o mundo é maravilhoso, de que a grandeza e a perfeição reinam plenamente no mundo inteiro, e cabe a cada um de nós fazer deste mundo um mundo ainda melhor, haja o que houver, tempestades passam e após ela o sol surge a nos iluminar radiando seu brilho fundamental a existência humana.
Estamos suscetíveis, nestes momentos nos sentindo fragilizados, pois fomos brutalmente acertados e retirados de nossas zonas de conforto, aquela solidez que por vezes acreditávamos ter, esvaiu-se de nossas mãos qual torneira aberta, nos dando a sensação de estarmos órfãos.
 A cada notícia vinda da TV ou de qualquer meio de comunicação nos atormenta a alma, nos deixa em pânico, nos questiona os valores morais da vida humana, da vida em comunidade, nos indaga qual rumo tomar diante disso que é tão novo, e que ao mesmo tempo é tão real, pois a morte é a única certeza da qual temos nessa aventura tão prazerosa da qual a chamamos de vida.   
A aqueles que têm fé, se apegam a um ser supremo, vivenciamos isso, a fé nos impulsiona os sentimentos, por mais cruéis que sejam eles. Não podemos perder a esperança de um mundo melhor, livre e cheio de paz.
Com essa reviravolta no meio do caminho, tenho a leve impressão de que chegamos à temida Terceira Guerra Mundial, ou não, mas descobri também que não será o país que tem mais armas ou que se julga ser o mais poderoso, é o que pode vencer esta guerra, pois não será tiros ou balas de canhão, armamento nuclear que poderão barrar o inimigo invisível, esse vírus que vem ceifando vidas mundo afora.  
A nação ou país que pode frear o inimigo é aquele do qual soube investir em ciência, tecnologia, saúde, infraestrutura hospitalar, que respeita seus cientistas, seus profissionais da saúde, os maiores soldados nesta guerra. Porque estamos diante de um inimigo que não morrera com um tiro ele é invisível porém não invencível.
Todas as armas da ciência e da saúde se fazem necessárias neste momento de pandemia, e é claro a sua colaboração também neste momento é grande valia cada um de nós fazendo a nossa parte, no momento em que o mundo inteiro, anseia pela cura e o fim desta guerra.
A inversão de todos os valores está aí, diante de nossos olhos, só não vê quem não quer, não existe país ou nação mais poderoso neste momento, o que existe é a busca infinita e incessante dos que querem o bem maior.
 Tudo fechado, comércio, ruas desertas, agora de nada adianta uma roupa bonita da qual ninguém vai ver, uma carro novo na garagem do qual de lá não sairá o que conta nesta batalha é a vida é o sobreviver, viagens faremos depois, economia vamos trabalhar e reerguer novamente, mas as vidas até aqui perdidas, isso infelizmente não podemos trazer de volta.
Então qual é o maior tesouro neste momento? É a vida, qual é o nosso refúgio ou abrigo? Nossas casas, nosso lar. 
Que ironia do destino, nem mesmo a famosa Muralha da China, foi capaz de barrar este vírus, quando se ouviu boatos sobre ele, inclinávamos os ombros e dizíamos a está longe lá do outro lado do mundo, pois ele chegou, chegou sem permissão, veio entrando sem bater, não viu classes, cor nem raças, depois viemos com a desculpa de grupo de risco, de idosos, mentira ele é tão astuto que pega a quem cruze pelo seu caminho.
Tudo mudou em questões de semanas, quando vimos o homem e a nação mais poderosa do mundo se curvar diante de sua incapacidade ou pequinês humana, é assustador, parece que o mundo parou. Foi à ameaça de um o vírus invisível colocar em risco a nossa sobrevivência, para ser instaurada a Terceira Guerra Mundial, o pânico gerado no mundo, as dúvidas normais sobre tudo que é novo, mas que já existia, nos fez rever conceitos, nos fez rever de quanto vale a vida, de quanto é bom viver, de quanto custa a nossa liberdade o direto e ir e vir, de quanto éramos tolos, fúteis, alienados, de quanto dávamos valor a coisas tão bobas, e deixávamos escapar por entre os dedos a vida, os pequenos detalhes, os abraços que agora não podem mais ser dados, os apertos de mãos, os beijos, no máximo um aceno, pela sacada, pelas janelas. Tudo mudou os heróis que alguns idolatram como, por exemplo, jogadores de futebol, nem partidas de futebol são permitidas mais, agora os heróis são os profissionais da saúde, aqueles que estão na linha de frente, que deixam seus lares, suas famílias para cumprir uma missão mais do que sublime, salvar vidas, aquele professor ou professora do seu filho, que agora leva o título de educador, mas que fique claro educação se traz de casa. Todos esses agora são muitos, os operadores de segurança, os operadores da saúde, os cientistas. Enquanto alguns políticos classe mais suja que existe, DEUS me perdoe, estão lá, rasgando dinheiro, se aproveitando da ausência de licitações para enfim fazer o que sabem de melhor, ROUBAR.
Nesta guerra não existe rico nem pobre, existe seres humanos em busca da sobrevivência só isso, que agora faz da sua casa, sua trincheira de guerra. Espero que quando tudo passar, possamos viver em um mundo muito melhor, mais alegre, mais humano, mais decente, mais saudável, com menos arrogâncias, com mais amor, com mais cuidado aos que ao nosso lado estão e com bem menos ambição, pois vimos que o dinheiro não é tudo, que ele é bom a como é, mas do que adianta ter ele neste momento se você nem mesmo pode ir ao banco, do que adianta milhões na sua conta se nem da sua casa você pode sair, você nem sabe se amanhã estará vivo, qual é a sua garantia? Agora o momento é de rever seus conceitos para pós-pandemia juntos construirmos um mundo novo, sólido, porque o mundo é belo, e a vida é preciosa, após todo esse caos passar, você, vocês verão que precisaram passar por tudo isso, pela clausura, pelo isolamento, pela incubação, para ressurgir para renascer como um ser humano melhor."  

J.J. Abdala, escreve aos domingos. Reside no Paraguay. É graduado em Direito, ex-diplomata e Licenciado em comércio internacional e Ciências Políticas na Universidade Católica Nuestra Señora de La Asuncion.
Este blog não responsabiliza-se por conteúdos /artigos assinados. 

"A pandemia expôs o apartheid não oficial do Brasil em toda a sua brutalidade”

Eliane Brum, jornalista, escritora, colunista do "El País" Foto: Lilo Clareto/Arquipélago EditorialEliane Brum, jornalista, escritora, colunista do "El País" Foto: Lilo Clareto
/Arquipélago Editorial



Fonte: El Pais