domingo, 30 de junho de 2024

Notícias locais fotografia: Instituto Moreira Salles, em Poços de Caldas, Sul de MInas apresenta: "no verbo do silêncio a síntese do grito",

Vendedor de sonhos na Praia de Piatã, Salvador, BA, déc. 1980. Foto de Walter Firmo. Acervo IMS / Coleção Walter Firmo

"No verbo do silêncio, a síntese do grito" – Exposição fotográfica de Walter Firmo: está no IMS - Poços de Caldas do dia 29 de junho até 17/ novembro/2024 (de terça a domingo das 9h às 19h).

"Na 
abertura da exposição no sábado, 29/06, às 16h. O fotógrafo Walter Firmo se reuniu com a professora Janaína Damaceno Gomes e com Sergio Burgi, coordenador de Fotografia do IMS, para uma conversa sobre sua trajetória e sobre os trabalhos presentes na nova exposição. A conversa será seguida de visita pela exposição.

A exposição destaca a habilidade de Firmo em capturar momentos singulares e efêmeros, mostrando a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Seu olhar sensível e aguçado consegue transmitir emoções e contar histórias por meio de suas fotografias, deixando uma marca indelével na história da arte visual do país.

Além das imagens em preto e branco, a exposição também apresenta obras coloridas que revelam a evolução do estilo e da técnica do fotógrafo ao longo de sua carreira. São retratos, paisagens e momentos do cotidiano que mostram a versatilidade e a sensibilidade artística de Walter Firmo.

Walter Firmo
A exposição Walter Firmo: no verbo do silêncio, a síntese do grito estará em cartaz no IMS Poços do dia 29 de junho até o dia 17 de novembro, e a entrada é gratuita. Não perca a oportunidade de conhecer o trabalho desse grande mestre da fotografia brasileira e se deixar inspirar por sua potente obra visual. 

O carioca Walter firmo, hoje com 87 anos cumpriu sua tarefa como fotojornalista para o Jornal Última Hora, de Samuel Wainer na década de 1950, com obras até 2021. 

Foi premiado com o Esso de Reportagem, em 1963, por “Cem dias na Amazônia de ninguém”publicada no Jornal do Brasil com textos e fotos suas. Conhecido por “mestre da cor”. Firmo é autor de retratos memoráveis de ícones da música brasileira como Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Cartola. Dentre outras, como imagens de festas populares em todo o país, desde o carnaval do Rio de Janeiro ao bumba-meu-boi do Maranhão.  Imagine só o talento deste fotografo. Não perca essa oportunidade. A entrada é franca.

Onde: Instituto Moreira Salles na Rua Teresópolis n.º 90 - Poços de Caldas

Quando: de 29/junho a 17/novembro/2024  

Horário: das 9h às 19h de terça a domingo 

Mundo: "está nas mãos dos franceses o destino das democracias"

Jamil Chade
Por Jamil Chade

"Minha carta deste domingo é destinada aos franceses, que hoje têm em suas mãos uma decisão histórica para eles…e para todos nós."

Fonte: Instagram/Jamil Chade 

sexta-feira, 28 de junho de 2024

DIREITO À PREGUIÇA com Rita Von Hunty - em 2021

Fonte: Tempero Drag

Mundo: nos Eua o debate entre Joe Biden e Trump

Joe Biden durante debate presidencial, nos Estados Unidos, em 27 de junho de 2024 — Foto: REUTERS/Brian Snyder

"A principal preocupação da campanha de Joe Biden para o debate dessa quinta-feira (27) era manter o presidente focado e com energia suficiente para afastar os temores sobre a idade avançada e a acuidade mental. O confronto terminou como um pesadelo para os democratas e lançou dúvidas, dentro do partido, sobre a capacidade de ele levar adiante a campanha para a reeleição, a quatro meses do pleito."

"Pressionado por desistência, Biden diz que pretende vencer eleição"

"Presidente dos EUA não deu indicativos de que vai desistir da corrida presidencial. O desempenho do democrata no debate de quinta (27) contra Donald Trump fez aumentar as dúvidas se Biden, de 81 anos, teria condições de governar o país por mais quatro anos. Ex-presidente Barack Obama saiu em defesa de Biden: 'noites de debate ruins acontecem'."

Por g1

"O presidente dos EUA, Joe Biden, disse nesta sexta-feira (28) que pretende vencer a eleição presidencial. Biden está pressionado a desistir da candidatura um dia após ter tido um desempenho ruim no debate contra Donald Trump e o partido Democrata está pensando em substituí-lo na corrida contra o republicano."

Obama sai em defesa do democrata

"Presidente dos EUA não deu indicativos de que vai desistir da corrida presidencial. O desempenho do democrata no debate de quinta (27) contra Donald Trump fez aumentar as dúvidas se Biden, de 81 anos, teria condições de governar o país por mais quatro anos. Ex-presidente Barack Obama disse que 'noites de debate ruins acontecem'."

"Eu pretendo ganhar esta eleição. (...) Quando você cai, você se levanta", disse Biden durante comício eleitoral em Raleigh, na Carolina do Norte, indicando que não pretende desistir da disputa pela Casa Branca.

O presidente dos EUA perdeu o primeiro debate presidencial para Donald Trump, apontam quase todos os analistas políticos. Durante a disputa televisionada, Biden apresentou voz rouca —atribuída a um resfriado—, pouco entusiasmo e hesitou em diversos momentos. Trump, por outro lado, despejou uma série de mentiras com calma e de forma assertiva, sem ser corrigido por Biden.

No comício desta sexta, Biden apresentou forma diferente em relação ao debate. Falou com mais energia em discurso que durou 20 minutos, concluiu suas frases e falou de forma clara.

Durante seu discurso, Biden reconheceu a questão da idade e disse que não debate como antes, mas afirmou que sabe "dizer a verdade" e reforçou sua posição na disputa eleitoral.

"Eu sei que não sou um homem jovem, para dizer o óbvio. (...) Eu não estaria concorrendo novamente se não acreditasse de todo o coração e alma que posso fazer este trabalho. Os riscos são altos demais", disse o candidato democrata.

O ex-presidente Barack Obama saiu em defesa de Biden -- que foi seu vice em seus mandatos entre 2009 a 2017 --, dizendo que "noites de debate ruins acontecem".

"Noites de debate ruins acontecem. Confie em mim, eu sei. Mas esta eleição ainda é uma escolha entre alguém que lutou por pessoas comuns durante toda a sua vida e alguém que só se importa consigo mesmo. Entre alguém que diz a verdade; que sabe o que é certo e errado e falará francamente com o povo americano — e alguém que mente descaradamente para seu próprio benefício. A noite passada não mudou isso, e é por isso que há tanto em jogo em novembro", disse Obama em publicação no X (antigo Twitter) nesta sexta.

Fonte: g1

O porta-voz da campanha de Biden disse nesta sexta que não há conversas para o presidente desistir da candidatura à reeleição, que a estratégia não mudou após o debate e confirmou a presença do democrata no próximo debate, em 10 de setembro.

As eleições dos EUA acontecem em 5 de novembro. A convenção dos democratas, que vai confirmar Biden como candidato à reeleição, será entre 19 de agosto e 22 de agosto —daqui a menos de dois meses.

Após o debate, a imprensa norte-americana citou o estado de pânico de uma série de integrantes do Partido Democrata e a preocupação se o presidente dos EUA terá capacidade de governar por mais um mandato.

É possível substituir Biden?


As críticas ao desempenho do presidente Biden no primeiro debate presidencial na quinta (27) fez crescer uma questão: é possível substituí-lo como candidato do Partido Democrata à presidência?

Em tese, sim. É possível que o Partido Democrata substitua Biden por outro candidato. Mas uma coisa é a teoria; outra, a prática.

Um dos principais problemas é que os delegados que votarão em Biden são, em tese, do próprio presidente, e não do partido -- nos Estados Unidos, os pré-candidatos de cada partido disputam prévias em cada Estado e território do país, elegendo um certo número de delegados em cada um deles. Quem tiver o maior número de delegados ao final do processo se torna o candidato do partido à Presidência.

Foi a campanha de Biden, e não o partido, quem angariou esses delegados em cada estado, que já realizaram suas primárias presidenciais.

As regras democráticas determinam que os delegados que Biden ganhou continuem obrigados a apoiá-lo na próxima convenção nacional do partido, a menos que ele lhes diga que está abandonando a disputa.

A brecha nessa história é que as convenções e suas regras são controladas pelos partidos políticos. O Comitê Nacional Democrata poderia se reunir antes da abertura da convenção, em 19 de agosto, e mudar essas normas, mas isso não é provável por conta de outra norma: deve ser o próprio candidato quem expresse o desejo de retirar sua candidatura.

Biden pensa em desistir?

Não, segundo fontes próximas a ele, que dizem que o presidente vem indicando não ter planos de desistir. Aos apoiadores, na saída do debate, afirmou: “Vamos continuar”. A porta-voz da campanha de Biden, Lauren Hitt, foi ainda mais clara na sexta-feira após o enfrentamento com Trump: “É claro que ele não vai desistir”.

As regras atuais dizem: “Os delegados eleitos para a convenção nacional comprometidos com um candidato presidencial devem, em sã consciência, refletir os sentimentos daqueles que os elegeram”.

Isso já aconteceu?

Não, e esse é um dos problemas."

Fonte: g1/Eleições nos EUA  

"Ser otimista diminui vontade de adiar as tarefas por fazer"


Procrastinação

"Quantas vezes você fez uma lista de tarefas e, embora a tarefa mais importante esteja no topo, você parece estar subindo de baixo para cima, ou distraído com algo totalmente diferente?

Embora alguns estudos tenham mostrado que as pessoas trabalham mais ou até pagam para encerrar um assunto, a maioria das pessoas ainda se debate com a questão de se resolvo logo este assunto ou é melhor deixar pra depois.

Muita gente, porém, quando tenta sair do dilema, repreendendo-se por procrastinar, descobre que, quanto mais tenta superar o impulso para deixar para depois, mais estressada fica, e o ciclo continua.

Quando Saya Kashiwakura e Kazuo Hiraki, da Universidade de Tóquio (Japão), decidiram estudar o assunto, eles encontraram uma resposta interessante para esse dilema: Embora os procrastinadores muitas vezes se censurem por seus "maus hábitos", acontece que a culpa é maior por suas preocupações com o futuro.


E isso resulta em um comportamento inesperado: As pessoas com uma visão otimista do futuro têm menos probabilidade de serem procrastinadores. Através de um inquérito com cerca de 300 jovens, os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham uma visão positiva sobre a diminuição dos seus níveis de estresse no futuro - em comparação com o passado ou o presente - eram menos propensos a sofrer de procrastinação grave.

   
Enquadre o estresse e tire proveito dele.  Imagem: Julia Joshpe/University of Rochester]

Otimismo afasta procrastinação
As opiniões de cada indivíduo sobre o próprio bem-estar pessoal também não parecem influenciar a mania de deixar para depois: Surpreendentemente, não foi encontrada uma relação entre a procrastinação e visões negativas sobre o bem-estar, como a atitude de alguém em relação a si mesmo, ou ainda não encontrar propósito e objetivos na vida.

Assim, melhorar a perspectiva e a preparação das pessoas para o futuro pode ajudá-las a superar a procrastinação e a alcançar um estilo de vida menos estressante.

"Nossa pesquisa mostrou que as pessoas otimistas - aquelas que acreditam que o estresse não aumenta à medida que avançamos para o futuro - são menos propensas a ter hábitos severos de procrastinação," disse Kashiwakura. "Essa descoberta me ajudou a adotar uma perspectiva mais alegre sobre o futuro, levando a uma visão mais direta e à redução da procrastinação," acrescentou a pesquisadora, confessando ser uma procrastinadora inveterada desde a adolescência."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Future optimism group based on the chronological stress view is less likely to be severe procrastinators
Autores: Saya Kashiwakura, Kazuo Hiraki
Publicação: Nature Scientific Reports
Vol.: 14, Article number: 11338
DOI: 10.1038/s41598-024-61277-y
Fonte: Diário da Saúde  

Reflexos do quase golpe militar na Bolívia na America Latina

Fonte: WhatsApp

Preste atenção no que o comentarista Amauri Chamorro.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

"Entenda o que são as plantas fêmeas de maconha"

Por G1
"O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu nesta quarta-feira (26) o parâmetro de 40g ou seis plantas fêmeas como critério para diferenciar usuários de traficantes de maconha, no julgamento que descriminalizou o porte da droga para consumo próprio.

Mas por que plantas fêmeas? As plantas de maconha se dividem em duas categorias: fêmeas e machos. Cada tipo desempenha um papel diferente.

planta fêmea é a responsável por produzir flores ricas em canabinoides, especialmente o THC (tetra-hidrocanabinol), que é o principal composto psicoativo da planta, que deixa a pessoa "chapada".

Os canabinoides são substâncias presentes na cannabis que agem em vários lugares no corpo, inclusive no cérebro. Em outras palavras, são os ativos químicos capazes de desencadear reações no corpo humano. Em relação aos efeitos terapêuticos, eles são os responsáveis por proporcionar sensação de relaxamento e alívio das dores, por exemplo.

Já a planta macho possui níveis mais baixos de THC. Ela produz pequenas bolsas de pólen, essencial para a reprodução. O pólen é necessário para fertilizar as flores das plantas fêmeas, resultando na produção de sementes.

O que é mito e o que é verdade sobre maconha? Faça o QUIZ e veja infográfico sobre a droga




Segundo a médica Carolina Nocetti, que é diretora do comitê que representa o Brasil na Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide, ao contrário da cannabis medicinal, em que os níveis de THC são pequenos, no cigarro de maconha, esses níveis não são controlados e, por isso, podem ser muito altos, o que aumenta o risco de consumo abusivo.

A gente tem parâmetro suficiente para dizer que, em produtos ricos em CBD com até 0,2% de THC, não há incidência de dependência química e tolerância”, explica Carolina.

A médica Carolina Nocetti explica que a maconha vem, inclusive, sendo usada em políticas de controle, como "porta de saída" para pessoas em tratamento de dependência química em drogas mais pesadas.

"Há recomendações de controle de danos que indicam o uso da maconha como alternativa a outras drogas em pessoas em tratamento de dependência química. Isso porque os efeitos colaterais e potencial de vício são menores", afirma.

Fonte: g1  

Meio ambiente: importância da vegetação, das árvores para combater Emergência Climática

Fonte: WhatsApp

Este vídeo é um alerta para todas as prefeituras, incluindo a de Poços de Caldas, que negligenciam a preservação das matas ciliares e comprometeram as árvores da Av. João Pinheiro, em plena emergência climática, uma das principais avenidas da cidade. Onde está o Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG), que estipulou multas de 100 mil reais por árvore removida pela prefeitura? É essencial uma fiscalização rigorosa!

O exemplo do Rio Grande do Sul em maio deste ano deve servir de alerta, mostrando que tais problemas podem persistir se os governos não priorizarem as necessidades das pessoas e o respeito ao meio ambiente. Não é apenas uma questão de preservar seres vivos, mas também de responsabilidade fiscal: nós, contribuintes, sustentamos com nossos impostos, os salários e as prerrogativas dos poderes legislativo, executivo e judiciário, em âmbito municipal, estadual e federal. É tempo de exigir um retorno efetivo desse investimento.

Com as eleições municipais se aproximando em quatro meses, é crucial que façamos uma escolha informada sobre quem ocupará os poderes legislativo e executivo. Cabe a nós eleitores garantir que nossos representantes estejam alinhados com nossos valores de preservação ambiental e responsabilidade fiscal.

"Rezar com os místicos" – Atividade on-line – neste sábado, 29 de junho, às 10h

    Fonte: CEPAT

    "O desejo em Inácio de Loyola"

     Debatedor: Pe. Carlos James dos Santos, SJ 

     Inscrição 

    Transmissão: 

 CEPAT; 

Facebook;

Diversitas UEM;

Humanitas Unisinos - IHU;                                                          

Mais informações.

Notícias locais: III Festival de Bandas e Fanfarras Inclusivas da ADEFIP

    Manifestação na Av. Assis Figueredo, no centro de Poços de Caldas, MG

Por André Marinho, "Território PCD – Um espaço para todos"

"Hoje, venho com o coração cheio de gratidão e admiração para celebrar o sucesso do III Festival de Bandas e Fanfarras Inclusivas da ADEFIP – Associação dos Deficientes Físicos de Poços de Caldas. Não consegui falar com todos vocês no dia, mas quero aproveitar este momento para enaltecer o trabalho incrível que cada um de vocês realizou."

"Primeiramente, quero reconhecer e agradecer aos profissionais dedicados que estiveram à frente deste evento. Vocês são extraordinários. A organização foi impecável e o festival foi um sucesso absoluto. Desde os voluntários até as famílias, todos vocês deram o seu melhor, e o resultado foi um espetáculo de excelência. Continuem assim, e o evento só tende a crescer. Este festival já está cravado no calendário de Poços de Caldas, um marco que se repete anualmente graças ao trabalho impecável de cada um de vocês.


Às famílias que participaram e apoiaram seus entes queridos, meu agradecimento especial. A participação de vocês é essencial. É lindo ver o envolvimento das mães, dos pais e de todos os familiares. Precisamos de mais dessa união, pois é com o apoio familiar que conseguiremos promover mudanças positivas para nossas crianças e jovens.

No evento de 25 de junho, em Poços de Caldas

Agora, quero me dirigir às pessoas com deficiência que participaram deste festival. Eu não mencionarei nomes, mas conheço cada um de vocês pelos rostos, pelos ensaios na ADEFIP, pelos corredores. Eu sei das suas potencialidades, do talento incrível que cada um possui. Quando eu digo que a pessoa com deficiência deve ocupar o espaço que deseja, é disso que estou falando. Vocês foram fenomenais em suas apresentações. Ninguém pode contestar o talento de vocês. Este é o direito de vocês, de estarem ali, mostrando para todos que somos mais do que nossas cadeiras de rodas, mais do que nossas deficiências.


Parabéns, meninos e meninas, vocês deram um show! Vocês têm que continuar ocupando esses espaços, pois só assim conseguiremos mudar nossa sociedade, nosso entorno, e mostrar para aqueles que ainda não acreditam nas nossas potencialidades que somos fortes, talentosos e capazes.

Quanta gente!

Nós, pessoas com deficiência, temos o direito inalienável de ocupar qualquer espaço que desejarmos. Este direito é inegociável e deve ser respeitado por todos. Nossa luta não é apenas por inclusão; é pela plena aceitação e valorização de nossas capacidades e contribuições.


É com grande insatisfação que percebo que algumas pessoas utilizam nossos eventos e espaços para fazer politicagem, aproveitando-se da nossa causa para ganhos pessoais. Isso é inaceitável. Nossa luta é genuína e deve ser tratada com respeito. Não somos números ou votos. Somos seres humanos com direitos e dignidade.


Rejeito firmemente qualquer tentativa de desvirtuar nossos esforços e manipular nossa luta. Precisamos de apoio verdadeiro, de quem realmente se importa com a nossa causa e está disposto a trabalhar conosco para promover mudanças significativas. Nossa união é nossa força, e juntos somos imparáveis.


Vamos continuar a ocupar os espaços que nos pertencem por direito. Vamos mostrar ao mundo que nossas limitações não definem nossas capacidades. Nossa voz é poderosa e nossa luta é justa."


"Juntos, somos mais fortes. Juntos, vamos transformar o mundo."

André Marinho

André Marinho é Bacharel em Direito Graduando em Serviço Social 


Co-fundador do canal INCLUICAST 

Edita o site: Território PCD – Um espaço para todos" 



Fonte: Território PCD – Um espaço para todos"